Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Mais taxas: Ibama - Nota Verde e Emissão de CO2 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
carioca1000
MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 10:17 pm    Assunto: Mais taxas: Ibama - Nota Verde e Emissão de CO2 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Junho de 2006
Mensagens: 17
Localização: BH-MG

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/veja-o-ranking-dos-carros-mais-poluidores-16092009-21.shl

"SÃO PAULO - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou ontem o ranking dos carros mais poluidores vendidos no Brasil, baseado nas emissões de CO2 e de outros poluentes.

A iniciativa tem a intenção de fazer com que os consumidores nacionais levem em conta as emissões de poluentes na hora de escolher o próprio veículo.

O principal medidor para montar o ranking foi a Nota Verde, que avalia as emissões de três gases poluidores: o monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de hidrogênio. Quanto maior forem as notas, de zero a dez, menos poluidores são os veículos.

O grande vencedor na corrida ecológica foi o Ford Focus 2.0 à gasolina, que obteve a nota 9,2. O Corsa 1.4 movido à gasolina, da General Motors, foi eleito o pior com avaliação de 4,8.

Vale ressaltar que este índice não mede a emissão de gás carbônico, o principal causador do efeito estufa.

Os índices de CO2 podem ser consultados no próprio site do ministério ou na página do Ibama. Confira a lista do MMA logo abaixo (mais próximo ao topo, melhor seu desempenho):

...

Posição Marca Modelo Combustível Cilindrada

1 Ford Focus GASOLINA 2

2 Honda New Fit EX GASOLINA 1.5

...

68 GMB - Chevrolet S10 / Blazer GASOLINA 2.4

...

80 GMB - Chevrolet Blazer GASOLINA 2.4

...

113 GMB - Chevrolet S10 / Blazer ÃLCOOL 2.4

...

238 Ford Ranger XL GASOLINA 2.3

..."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leofs
MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 9:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Tem alguma diferença do "trem de força da S10 e Blazer 2.4???
Se não tem, pq a diferença de notas na gasolina?
Não especificaram se é uma S10 cab simples ou dupla (diferença de pesos).

Quero ver se vão avaliar os ônibus e vans tb.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 4:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Pelo que li num jornal local, o estudo concluiu também que os carros Flex são mais poluidores que os somente à gasolina...

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Set 21, 2009 11:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Pelo que eu entendi, alguns carros flex poluem mais usando álcool do que gasolina. Acho que não teve a comparação entre mesmos modelos/motorização flex e somente à gasolina ou álcool, pois pelo que me recordo nenhuma montadora oferece essa opção atualmente. Me corrijam se estiver errado.

Mas que seria interessante comparar os dados de carros flex com carros movidos somente a gasolina/álcool, seria...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Sex Out 09, 2009 12:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

All.

A interpretação de vcs está equivocada. Inclusive já esclareci ao Thales em outro tópico :
http://www.picapesgm.com.br//forum/viewtopic.php?t=4345

Resumindo : "em relação ao CO2 o alcool "zera" essa emissão pelo fato de ser de origem vegetal e renovável. Daí já tem uma vantagem (grande) pois o CO2 é o principal gás causador do efeito estufa e um dos focos do protocolo de Kioto. Assim, a medição está confusa já que mediu a emissão de CO2, mas não a levou em conta na nota final. Outro ponto é que as montadoras, apesar de manterem os veículos como flex, deviam otimizar o funcionamento do motor para o alcool, combustível mais usado e, nesse ponto, a matéria que citei faz ainda mais sentido.

Como esse site refere-se a picapes, o fato é que se compararem picapes similares, no caso a Ranger 2.3 gasolina, ela aparece em 13 lugar entre os veículos mais porcalhões.

Já as "velhas" S10 Flex figuram nas elogíáveis posições 138 (alcool) e 183 (gasolina). Até em poluição a S10 supera em muito e para melhor a Ranger."

O melhor é consultar a "calculadora" diretamente a página do Ibama, lembrando que o CO2, que melhoraria, de sobremaneira, a nota dos carros flex, foi expurgada do cálculo :
http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB