Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Motor Perkins 4236 + turbo.. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 11:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá.

Petrus, foi instalado um kit da bodipasa em 1990 na D-10 e nunca deu problema (pelo menos até vender), e na D-20 também é kit da Bodipasa e também nunca deu problema.

Pode ser que no momento da instalação foi feito algo errado ou faltou alguma coisa e com isso veio os problemas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 1:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Acredito que não pois foi instalado certinho numa oficina de confiança, talvez seja porque andamos 95% terra, ainda que as estradas aqui não são grande coisa, é uma trepidação que da até medo.

[]'s

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fastback
MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 6:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, pra não fazer volume abrindo mais um tópico, eu queria tirar algumas dúvidas aproveitando alguns tópicos que lí à respeito mas que deixaram certas dúvidas...

Tenho uma D-10 81 que, pelo o que lí aqui no fórum, usa o 4.236 com o câmbio 240FS e aquele diferencial curto de 3,15:1 se não me engano. (se duvidar, acho que é até mais curto porque ela não passa de 80/90 km/h nem em queda livre Embarassed ) e tenho interesse (só falta a verba e a coragem... Laughing ) em fazer um upgrade no motor.
Nunca fui muito seguro com a idéia de sobrealimentação, em especial com turbina. Mesmo assim, revirei bastante o fórum atrás de esclarecimentos e aprendi que ao contrário do que penso, pelo menos no motor diesel a turbina pode ser muito bem vinda se bem usada.
Junto com esse pensamento veio também uma afeição pelo intercooler... Aí eu queria saber de vocês se alguém sabe quais os ganhos (principalmente em números, potência...) que eu poderia ter com um kit turbo (por exemplo aquele da bodipasa com a turbina APL240 - http://www.bodipasa.com.br/catalogos/kits/kt4236ap.pdf/ ) e, em seguida, os ganhos e vantagens de um kit intercooler também. Sei que o intercooler aliado ao turbo dá uma grande revigorada no motor mas, além dos dois, seria preciso mexer em mais alguma coisa? Pelo o que andei lendo, esse câmbio da minha D-10 é bastante robusto só o que não ajudaria muito neste caso é o diferencial por ser muito curto, correto?
Eu costumo puxar carretinha com bastante peso. No caso de dar essa mexida no motor, eu poderia estar colocando um diferencial mais longo sem prejudicar o serviço de "reboque" e sem correr risco de quebrar o diferencial? Qual seria uma relação boa pro meu caso, que ajudasse um pouco na velocidade final (pra trabalhar com um giro mais baixo...) sem prejudicar a aceleração considerando a força proporcionada pela turbina?

E, um detalhe importante, neste tópico do amigo Marcus (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1019&postdays=0&postorder=asc&highlight=perkins+turbo&start=0/) bem no final da primeira página existem alguns comentários sobre sintomas "superficiais" para poder diagnosticar a viabilidade do motor aceitar a turbina (sem grande prejuízo à vida util, ou mesmo acelerando sua redução caso o motor esteja cansado)
Ví o amigo Kiko dizer que duas formas de se já ter uma idéia seriam: a dificuldade da primeira partida da manhã e o consumo de óleo. No caso do meu perkinho, ele pega de primeira independente do clima (quando está mais frio o motor dá algumas voltas mas sempre pega) e não baixa uma gota de óleo entre uma troca e outra, isso porque ele dá aquela típica "babada" na parte inferior que sempre deixa umas gotinhas no chão à noite. Outro "diagnóstico" que o pessoal citou seria remover a tampa onde se adiciona o óleo e ver se ele sopra, mas não disseram o que nem como. O que seria esse "soprar"??? Seria soprar óleo pra fora?
A minha costuma soltar uma fumaça meio branca, mas sem cheiro de óleo queimado... Seria isso regulagem da bomba ou mesmo bicos?

Abraços, e desculpem o post imenso! Foi pra poupar trabalho escrevendo várias vezes e abrindo posts desnecessários..

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá

Não, é criação de pressão interna, o movimento alternado de ar existe normalmente, mas não pode estar como compressor de ar, criando muita pressão interna.
Um pouco de sopro, tds os motores tem.

Isto se ve no bocal de oleo, mas para isro tem o tampar p respiro (maingueira)

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br

Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Out 15, 2009 9:22 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Out 14, 2009 10:30 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 6:57 pm, num total de 1 vez
Fastback
MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 8:44 am    Assunto: Responder com Citação

Daniel, um turbo+intercooler sem mexer no diferencial seria apenas "pra chegar mais rápido aos 80 por hora"??? hehehe
Outra coisa, com a troca do diferencial, a primeira marcha vai poder ser usada com mais frequência? Pois, como vocês devem saber a primeira dela é curtíssima, só serve pra fazer a caminhonete "dar um pulo" pra sair...

Kiko, o respiro é aquela mangueira na lateral do motor, que passa ali entre os bicos, né? Pra fazer o basta tampar esta mangueira e abrir a tampa com o motor em funcionamento? Aí o que não pode acontecer é esse buraco da tampa do cabeçote estar soprando ar??? É isso?

Abraços!

Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 12:14 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 6:56 pm, num total de 1 vez
Fastback
MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Daniel Martinelli escreveu:
...mas como disse que não baixa óleo, dificilmente terá "sopro" no motor.

O que seria um bom sinal, pelo menos de início, certo? Very Happy

Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 2:05 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 6:56 pm, num total de 1 vez
Fastback
MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Daniel, já que estamos no assunto, o motor à diesel tem as mesmas características dos motores de ciclo otto (gas/alc) quando está com desgaste? Por exemplo escapamento umido ou com vestígios de óleo/melado, fumaça branca e cheiro de óleo queimado?

Pois desde que peguei a minha, o antigo dono disse que o motor havia sido feito há pouco tempo e que ela estava 100%. Mas depois do monte de "coisinhas" que fui achando pra fazer, comecei a duvidar um pouco, principalmente depois que após algum tempo de uso a fumaça do escape começou a ficar clara e dispersa. Me explicaram que o diesel quando não queima totalmente ou quando frio costuma soltar uma fumaça branca semelhante à de óleo queimado. E, notei que a fumaça da minha é mais intensa depois que fica um tempo parada. Ela não costuma soltar aquela fumaça preta, a unica coisa que vejo sair do escape é essa fumaça que conforme o tempo de funcionamento do motor vai ficando cada vez mais clara dando a impressão de estar sumindo...
Fiz algumas viagens com ela e a carretinha, e ao final dessas viagens notei que tanto a tampa traseira quanto o chassis da carretinha, no rumo do escapamento, ficaram bem pretos. Isso é normal?

Abração!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu