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 Picapes 4x4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2005 6:38 pm    Assunto: Picapes 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Essa é pra quem tem picapes 4x4:
Ao manobrar em baixa velocidade, virando quase todo o volante e estando com o 4x4 acionado, percebem alguma diferença no comportamento ou ela roda sempre live, sendo em 4x2 ou 4x4?

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Fernando Furini
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tecnica
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2005 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
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Fernando,

Depende do piso.... em piso seco, ou asfalto, ela vai quicar uma das rodas, principalmente do lado de dentro da curva. Isso porque os 4x4 part-time, ou seja, os que vc seleciona 4x2 ou 4x4, não tem diferencial central... e os eixos dianteiros e traseiros trabalham em velocidades diferentes, da mesma forma que as rodas de fora e as de dentro da curva giram em velocidades diferentes.

Já em piso liso (lama Very Happy ) essa quicada não acontece, já que a falta de aderencia permite que a roda possa escorregar.

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Alexandre Piza
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2005 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
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Sabe o porquê da minha dúvida? Por que a Ranger fica uma MERDA pra fazer manobras com o 4x4 acionando e não importa o tipo de piso. Uma MERDA! Desculpem a palavra, mas ela descreve bem o caso.
É o seguinte: 4x4 acionado e você vira mais de uma volta o volante, ela fica pesada e se você está em ponto morto, a Ranger para como se você tivesse freiado. Ela tranca. Só vai se mexer dali se você destorcer o volante ou enfiar o pé na lata pra ela se mexer. Ela até sai e consegue se mover. Mas é como se estivesse puxando um Scania. Fazer curvas de esquina com o 4x4 acionado, só com marcha engatada e acelerando, e mesmo assim, você sente ela puxar o dito Scania.
Detalhe: Não é caso isolado, TODAS as a diesel que testei são assim.
Fiquei curioso pra saber se a S10 é assim também, por usar sistema de tração semelhante.

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Fernando Furini
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 6:02 am    Assunto: 4 X 4 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá pessoal

Esta caracteristica não é do picapes 4 X 4 diesel, mas de todos os veículos 4 X 4, com caixa de transferencia, e não com diferencial central. Como o raio de curvatura do eixo dinanteiro é maior que do traseiro, ou patina no eixo dianteiro ou arrasta no eixo traseiro ao fazer curvas, portanto sem a ajuda do motor não vai andar.

Da mesma forma não pode ser montados pneus de Ø diferentes na dianteira e traseira.

abraços

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Abr 10, 2005 4:33 pm, num total de 1 vez
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
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Kiko, me desculpe, mas não entendi...
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Fernando Furini
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 4:42 pm    Assunto: Exemplo Responder com Citação



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Olá Fernando

Supondo que para fazer uma curva (manobra) tipo 1/2 volta, a roda da frente tem que dar 10 voltas e a traseira 8, repare que nas curvas a rodas dianteiras descreve um raio de giro bem maior que a traseira, como a transmissão é rígida, e não tem por onde tirar esta diferença de 2 voltas, ou dianteira patina ou traseira arrasta.
Esta diferença é maior quanto for maior a distancia entre eixos.

Abraços

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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 4:50 pm    Assunto: Responder com Citação



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Acho que entendi... Mas e como ficam os veículos de 4x4 permanente?
E também, no caso das Ranger parece que o problema é na frente mesmo. Já vi que a dianteira patina fácil manobrando. Mas andar com o 4x4 acionado fica uma maravilha em termos de segurança e estabilidade. Longe de ficar segura como um carro, mas melhora muito.
Queria testar uma S-10 pra ver como se comporta em manobras.

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MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação



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Fernando,

Nos 4x4 permanentes, existe um 3o diferencial, o central. Ele existe justamente para compensar essa diferença de velocidades entre os eixos dianteiros e traseiros.

Em alguns carros, como o Niva e LandRover, o diferencial central é completamente mecanico (caixa de satelites). Em outros, por exemplo Grand Cherokee e EcoSport, ele é de acoplamento viscoso. Para situações 100% offroad, esses veiculos possuem botão ou alavanca para bloquear esse diferencial.

A Ranger, S10 e outros 4x4 part time (ou seja, com 4x2 e 4x4 selecionável), esse 3o diferencial não existe. Por essa razão vc nota esse peso nas manobras... as 4 tentam girar na mesma velocidade, e não tem como.... uma delas vai ter que arrastar.

E por essa razão é que o manual fala explicitamente, que o uso do 4x4 deve ser em situações de BAIXA aderência.... ignorar isso resulta em moer alguma parte da transmissão.

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Alexandre Piza
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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



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Citação:
E por essa razão é que o manual fala explicitamente, que o uso do 4x4 deve ser em situações de BAIXA aderência.... ignorar isso resulta em moer alguma parte da transmissão.

Não fala. O manual da Ranger é uma droga.
Só que qualquer chuvinha é situação de baixa aderência... E por segurança, é bom usar o 4x4.

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Fernando Furini
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