Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Compressor do AC parou de armar « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Hugo Araújo
MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 3:54 pm    Assunto: Compressor do AC parou de armar Responder com Citação

Olá a todos, estou com uma dúvia, não sei se isso já foi dito por aqui, estou fazendo uma manutenção no ar condicionado da minha S10, pois a muito tempo parou de gelar e eu o deixei parado, ligando somente o ventilador de vez em quando.

Na certa o sistema está sem gás, então vou verificar quanto a vazamentos e fazer uma recarga, só que acontece que quando eu ligo o botão do ar condicionado em sua posição com o motor ligado é claro, o compressor de ar não está armando, antes ele armava por uns 3 segundos e parava, depois armava novamente e parava, agora ele parou de vez, nem armando está, isso será pelo fato de não haver gás no sistema, se eu fizer a recarga ele volta a armar automaticamente ?

Me esclareçam essa aí...abraços

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2011 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim sim, o sistema de ar-condicionado do carro tem pressostatos, eles abrem os contatos caso a pressão esteja alta demais ou baixa demais...
Ele ficava 3 segundos ligado pois quando desligado ainda tinha pressão no sistema, porém quando ligava a pressão da linha de sucção baixa e como ficava no 0 ou próximo o pressostato desarmava o compressor para não haver problema dele moer as engrenagens sem oleo, pois o oleo só é bem arrastado pela linha e retornado ao compressor com uma carga de Gás de no minimo 80% de rendimento...

GNV nunca mais!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
kako
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 8:31 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Hugo, bom dia!

Leve para dar uma carga de gás no sistema, com certeza vai voltar a funcionar, é como o Adeilson disse é normal ele não armar com falta de gás no sistema.

Abraços,

adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2011 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Rapaz, não é só dar carga de gás... se não tem gás é porque vazou, o gás não "some"... ele é pra ficar no sistema até o carro se acabar e um cano furar...
Se seu carro ficar muito tempo sem ligar o AC (coisa de 1 mês já pode acontecer levando em consideração o aquecimento do motor 4.3V6) pode ocorrer de estragar os retentores do compressor... esse serviço no meu compressor que é da 2.2EFI custa 300 reais caso eu leve o carro lá na oficina e eles me entreguem funcionando...

Mas como eu trabalho com Ar-Condicionado residencial, para eu levar só o compressor e eles me entregarem pronto para instalar fica 200...

GNV nunca mais!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Hugo Araújo
MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal, o problema do ar condicionado da minha S-10 foi o seguinte; o ar não estava mais gelando, ou seja acabou o gás, e como disse nosso amigo aqui, o gás não se some sozinho em um sistema fechado, e quando fui fazer o teste para ver, ele estava escapando pela válvula de alta, aquela onde se conecta o bocal do manômetro, levei a picape hoje para fazer a recarga de gás, tudo está ok, vedações das mangueiras e compresor, porém ao colocar o gás e retirar o manômetro imediatamente vazou gás por está válvula, foi feito a troca e pronto, todo o sistema está vedado e com gás.

Ah e o compressor voltou a armar normalmente, agora ficando armado o tempo todo, antes ele não armava justamente pela falta do gás.

Só lembrando, a S-10 utiliza o gás refrigerante R 134a na quantidade de 850 gramas.

Valeu pelas dicas, no meu caso só a recarga resolveu.

adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 8:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Hugo, você observou se o técnico utilizou uma balança para fazer essa carga de gás?

Pois há uma coisa interessante, esse gás precisa ser colocado com a butija de cabeça para baixo (para que entre em forma liqüida) e não pode ser colocado pela Pressão do Manometro pois as condições de temperatura de um veiculo muda a cada segundo que se passa, o certo é colocar as 850Gramas medidas pela balança...

GNV nunca mais!
Hugo Araújo
MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Adeilson,
Bem pelo que vi parece que sim, ele utilizou uma máquina eletrônica de recarga de gás, foi tudo medido corretamente, não foi pelo método do manômetro e da botija não, daí acho que foi feito de acordo.

Eu nem sabia que existia esse sistema de recarga, é feito por um painel eletronico que mostra se há vazamentos e quanto esta sendo carregado.

Agora eu te pergunto, se não houver vazamento nenhum em meu sistema de ar, eu nunca irei precisar repor esse gás ou se deve fazer uma recarga de tempos em tempos ?

adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Não não, nunca...
Um exemplo é... sua Geladeira... faz quanto tempo que tu comprou? e faz quanto tempo que tu mandou fazer uma recarga de gás?

O Gás de Geladeira é o mesmo gás do AC automotivo, alias, o sistema é o mesmo, porém muda que no carro tem a ventoinha elétrica para fazer a troca de ar do condensador por causa da alta temperatura do motor e variações na rotação do Compressor que muda junto com a rotação do motor...

Na geladeira o condensador não tem ventilação forçada pois é feito para funcionar a temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C...

GNV nunca mais!
Hugo Araújo
MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2011 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok meu amigo, então está explicado, agora é ficar de olho pra ver se não vai vazar por algum lugar...
Obrigado pelas dicas.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.