Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Como se troca as cruzetas??? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2005 6:39 pm    Assunto: Rolamento de agulhas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Os rolamentos das cruzetas, por serem de agulhas, sem gaiola, necessitam de lubrificação periodica, pois não há espaço para reserva de graxa.

Eu lubrifico a cada troca de óleo, aproveitando que o carro estar no elevador, e periodo para lubrificação é mais ou menos esta.

Eu não sei como são nos carros de luxo, como Mercedes e BMW.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2005 6:48 pm    Assunto: Graxa na cruzeta Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

olá pessoall,

Quer dizer que até as picapes novas(Silverado, Ranger, Hilux, S-10, F-250, L200, Frontier) precisa de engraixar a cruzeta? Minha pergunta se vai porque nunca vi uma picape moderna no posto sendo engraixada!

Kiko, qual graxa você usa? você mesmo engraxa ou deixa por conta do frentista.

Até pouco tempo levava no posto para engraxar, mas depois de ver a qualidade da graxa e notar que alguns bicos não eram lubrificados mesmo após várias reclamações, eu mesmo passei a fazer o serviço.

abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2005 8:06 pm    Assunto: Cruzetas Blindadas Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Pessoall

Correto, as cruzetas da Spicer é uma das melhores do mercado.

Eu tb achava que não existia cruzetas sem engraxadeiras (blindadas), mas um colega colocou na Ranger dele dessa e segundo ele tem uma durabilidade um pouco maior para o uso misto, mas se for usar 75% do trajeto em trechos poeirentos ou lamacentos, daí é bom usar a cruzeta de trás com engraxadeira (o q ele me falou).

Estive dando uma olhada no site da Dana e eles falam de uma linha de cruzetas sem manutenção chamada de Pré Lub.

Interessante isso, podemos procurar mais informações à respeito.


A D-20 ainda está com as cruzetas originais (215000km) e uma vez por mês engraxo elas. Não vejo tanta dificuldade assim para engraxar.

É importante fazer a correta lubrificação delas para que se tenha uma boa durabilidade.

A titulo de curiosidade:
Eu já vi diversas vezes caminhões que param em postos de beira de estrada e enquanto abastecem é feito o engraxamento das cruzetas. Por isso que tais postos possuem aquela valeta (além de engraxar alguns tb ajustam a lona do freio).

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2005 9:05 pm    Assunto: Graxas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Graxa para lubrificar cruzetas são graxas de uso geral para rolamentos, prefira as de marcas conhecidas.

Eu tenho bomba para graxa com mangueira flexível, pois "eu" engraxo enquanto o carro estiver no elevador para troca de óleo, e como os elevadores são do tipo prancha portanto não se pode girar o cardã, os bicos podem estar para baixo, para o lado e até para cima.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2005 2:25 pm    Assunto: Cruzetas-engraxar Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko, Rodrigo e demais,

Não é difícil engraxar as cruzetas, o problema é a lambreca que fica: enquanto o cardã gira, espirra graxa para todo lado, que depois acumula terra e pó. Ontem fui dar uma olhada em baixo da picape e numa distração encostei no amortecedor traseiro e saí todo engraxado!!!

A engraxadeira que uso é de 1kg e é tudo integrado, depósito, maçaneta da bomba e bico(este é de metal e gira em 360°). Como está meio ruim, pensei em comprar uma nova para 5kg, de mangueira, mas ao ver o preço desanimei. O preço dela fica mais caro que duas cruzetas comuns, então conclui que poderia ser melhor colocar essas cruzetas blindadas(claro, dependendo do preço), já que não teria manutenção.

Eu me recordava que já tinha visto cruzetas sem manutenção períodica, mas não sabia onde. Agora que você disse, foi essa da Dana mesmo. Quanto as picapes, nunca vi essas mais modernas(médias e Full) sendo engraxadas. Como aqui na região a maioria das D-10/20 são de fazendeiros, eles mesmo lubrificam a cruzeta, mas o pessoal dono de S-10, Ranger etc., é dentista, médico e geralmente não fazem esse serviço com as próprias mãos e nunca vi alguma no posto engraxando. Que desleixo!

Quanto ao que seu colega disse sobre usar cruzetas normais atrás, realmente é interessante pois a maioria dos tratores tem que engraxar tudo(rolamentos, tomada de força, aticulações da suspensão, cruzetas etc.).

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2005 9:53 pm    Assunto: Graxas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

A graxa que uso é o mesmo que Rodrigo mencionou da Texaco Makfak Grau 2, uma lata de 1/2 kg, dura mais de 2anos para emgraxar as duas picapes.

No seu caso algo está errado, ou vc engraxa de mais (em frequencia ou em quantidade de graxa), ou vc esquece de lavar a picape por baixo, o ideal é 1 vez por mês.

Pois até os caminhões e tratores das empreiteiras, tomam banho pelo menos 1 vez por mes


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Mai 19, 2005 12:16 pm    Assunto: Excesso de graxa Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko e demais:

bom, devo confessar que faz 2 meses que ela não toma banho Embarassed ... que desleixo!, mas vou lavá-la este final de semana. Quanto ao problema de espirrar graxa, não deve ser por falta de banho, pois quando engraxava no posto sempre jogava água antes e depois de rodar alguns kms lá estava a maldita. Pode ser excesso de graxa, mas de frequência acho pouco provável. Quando lubrificava de 3 em 3 meses tinha a mesma meleca.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Mai 19, 2005 1:39 pm    Assunto: Excesso Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Thales, eu creio que o seu problema deve ser excesso de graxa, quando tinhamos D20 e Veraneio, nos Banhos aproveitava pra engraxar, e pelo que me lembro meu pai ficava no pé pra não exagerar e não acontecer isto de lambuzar tudo por baixo, em meio curso da alavanca já saia o excesso de graxa usada, e ficava somente a nova dentro. Tenho um amigo que tem F4000 e percebi esse problema, pois ele costuma banhar apenas a pintura do mesmo, outro dia instalando som no carro, ao ligar fiacao na bateria percebi a sujeira e alertei o mesmo. Abraços
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB