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 Uma reforma no Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ajccesar
MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 7:25 pm    Assunto: Uma reforma no Q20B Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Boa tarde, Amigos.

No último mês de Agosto, durante uma troca de óleo, encontrei um fragmento de metal no fundo carter, fiquei muito assustado porque minha picape tem 110 mil km e os últimos 60 mil rodados somente na minha mão. As trocas de óleo e filtros são feitas em casa a cada 3 mil km sempre com óleo Castrol Turbomax e durante as viagens nunca ultrapassei 2000 rpm, a não ser em 5ª marcha vou no máximo até 2500.
Decidi então abrir o motor por partes examinando cada uma detalhadamente. Só não removi o cabeçote e o conjunto dos pistões e virabrequim, mas examinei com cuidado as paredes dos cilindros a procura de riscos que pudessem indicar anéis quebrados, mas estava tudo ok. Uma vez examinada cada uma das partes, começou a parte da montagem. Neste momento resolvi fazer algumas modificações como a colocação de um intercooler, e um resfriador de óleo.
O intercooler usado foi o do caminhão VW 8-150 e o resfriador do D40.
Para colocação do IC, foi necessário fazer uma adaptação no radiador de água que precisava ter uma altura um pouco menor para permitir a passagem dos tubos por baixo dele. Depois de muita procura o radiador que se adaptou perfeitamente foi o da Blazer 4.1 V6 Automatica e além disso coloquei uma ventoinha de 6 pás no lugar da original de 4 pás.
A tubulação utilizada para o IC foi, (não me batam) tubos de PVC de 60mm na entrada e mangotes flexíveis para alta pressão na saída.
E depois de tudo montado, uma pintura básica para deixar as coisas mais bonitas.
A bomba injetora e os bicos foram enviados para um bombista que eu recomendo, fez um trabalho honesto e com um preço muito justo e o serviço ficou 10. Caso se interessem posso enviar o endereço por MP.
Chegou o grande dia... Vamos passear e testar as modificações.
Andei durante um bom tempo, peguei estrada, congestionamento, (normal) e tudo correu muito bem o desempenho melhorou satisfatoriamente.
Mas infelizmente não pude curtir muito mais porque no dia seguinte à inauguração, quando estava lavando minha picape eu levei um pequeno tombo que me custou todos os tendões do ombro direito o que me levou uma cirurgia de 3 horas e a colocação de 3 parafusos para ancorar novamente os tendões rompidos. Agora tenho que ficar 6 semanas com o braço direito totalmente imobilizado e impedido de dirigir.
Estou postando algumas das fotos do trabalho. Tenho muitas outras, mas não sei como posta-las, o tópico só aceita três.
Abraços a todos.



20071018 20h54b.JPG
 Descrição:
Motor acabado.
 Tamanho:  33.27 KB
 Visto:  71331

20071018 20h54b.JPG



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Motor acabado.
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Motor acabado.
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20071018 20h54b.JPG



20070923 12h06a.jpg
 Descrição:
O intercooler do VW 8-150
 Tamanho:  20.57 KB
 Visto:  70300

20070923 12h06a.jpg



20070923 12h06a.jpg
 Descrição:
O intercooler do VW 8-150
 Tamanho:  20.57 KB
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20070923 12h06a.jpg



20070923 12h06a.jpg
 Descrição:
O intercooler do VW 8-150
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20070923 12h06a.jpg



20070804 12h14b.JPG
 Descrição:
Por baixo e sem limpeza ainda. Parece novo
 Tamanho:  73.72 KB
 Visto:  70339

20070804 12h14b.JPG



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Por baixo e sem limpeza ainda. Parece novo
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CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
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José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá ajccesar.
ficou bonito seu motor, mas, quanto pagou no intercooler?

abraços

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José A. Machado

D20/1989.
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ajccesar
MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 11:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá José.

Obrigado pelo elogio. O custo da peça foi R$520,00 e ela veio exatamente como visto na foto.

Abraços

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CESAR
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 3:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Cesar,

A radiador fino que aparece na primeira foto é o radiador mesmo ou o intercooler ?

Abs,
Paulo

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Paulo
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 9:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

César,

e a tubulação de PVC, tá aguentando a pressão e o calor?

abraços

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José A. Machado

D20/1989.
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ajccesar
MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Bom dia.

Vamos responder às duas questões:
O radiador fino que aparece é o radiador de água do motor. é o radiador da Blazer 4.3 V6 Automática. Quando eu optei por este radiador, que possui exatamente as medidas necessárias, (inclusive os suportes superiores encaixaram perfeitamente), eu fiquei preocupado com a eficiencia, mas este radiador, na Blazer, é responsável pela refrigeração do óleo do motor e do cambio automatico além da água. No dia que efetuei os testes eu fiquei preso num congestionamento por quase duas horas debaixo de sol quente e a tenmperatura do motor se manteve logo acima da faixa azul do termometro, onde sempre ficou com o radiador original.
Quanto a tubulação de PVC, como ela está colocada bem abaixo do radiador, a temperatura não o afetará muito. Sei que a durabilidade pode ser menor pois o PVC irá ressecar diminuindo a resistencia aos impacto. Quanto a pressão, segundo a norma NBR 5648/1999, ele deve suportar até 75 mca ou 7,5Kg/cm2, o que é mais suficiente.
Mais para frente, quando eu tiver tempo ($) irei substituir por tubos de aluminio. Só preciso descobrir onde encontrar, como dobra-los e qual o custo.
Para quaisquer outras dúvidas, estou à disposição.



20071018 21h05a.JPG
 Descrição:
Detalhe do tubo de PVC da entrada do IC e do mangote de saida do IC
 Tamanho:  26.51 KB
 Visto:  63499

20071018 21h05a.JPG



20071018 21h05a.JPG
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Detalhe do tubo de PVC da entrada do IC e do mangote de saida do IC
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20071018 21h05a.JPG



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Detalhe do tubo de PVC da entrada do IC e do mangote de saida do IC
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 5:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Cesar,

Um radiador com tríplice função? Êle é separado internamente ? Por ser tão fino e mais baixo e com menor capacidade, será que vai ser suficiente para as necessidades do motor ? Quanto aos tubos de PVC, creio que são uma saída, somente eu os pintaria de alumínio para dissipar melhor o calor. De alumínio, ou melhor ainda, de cobre, também acho que seria melhor.

Abs,
Paulo

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Paulo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Por este radiador pertencer originalmente ao motor 4.3 V6, acho que não vai ter problemas em resfriar um Q20B 3.9, acho que o Vortec esuqenta até mais que o Perkins.
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adalberto
MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 6:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7470
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Cesar, depois manda os dados do bombista para mim.
Pelo jeito o serviço foi completo, tanto o carro quanto o dono foram para a oficina. Espero que esteja tudo bem com seu braço. Agora conta a verdade pra gente pois esse negocio de cair lavando o carro tá esquisito, isso me parece mais uma queda motivada pela ingestão exagerada de de algum liquido etilico para comemorar o exelente trabalho e resultado obtido no carro.

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Adalberto
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Rasch Motoren
MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

ajccesar

- Você pode utilizar tubos de aço carbono galvanizado , porém se fizer questão de aluminio , poderá encontrar na Irmãos Galeazzi distribuidora de metais não ferrosos ( Ipiranga).
- Quanto a curvar tubos , Giba escapes especiais , é uma das opções (ABC)
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dalmo cruz tôrres
MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 3:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006
Mensagens: 113
Localização: poços decaldas MG

Onde v/c comprou o intercooler? me passa o tel.
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sem idéias
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PauloRS
MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 3:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel Martinelli escreveu:
Olá.

Por este radiador pertencer originalmente ao motor 4.3 V6, acho que não vai ter problemas em resfriar um Q20B 3.9, acho que o Vortec esuqenta até mais que o Perkins.


Martinelli,

Pode ser, mas lembre-se que o diesel gera mais calor, as bombas d'água são diferentes, e as velocidades de giro do motor e da ventoinha, também. Os dois radiadores, do V6 e do Q20B, dão de alumíno. Será que o do V6 é tão mais eficiente ? Insisto mais por precaução.

Abs,
Paulo

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PauloRS
MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 3:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
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Ret.
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Editado pela última vez por PauloRS em Sáb Jan 12, 2008 1:26 am, num total de 1 vez
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá Paulo.

Mesmo com o motor diesel gerando mais calor devido a maior taxa de compressão, o motor a gasolina atinge rotações superiores gerando calor igual ou superior ao diesel LSD (na minha opinião). Em relação as diferenças de fluxos gerado pelas bombas de água de cada motor, acho que são quase os mesmos tomando como base o tamnho do bloco dos dois motores. Então, acredito que a troca de calor seje a mesma com o radiador do Vortec, talvez até mais eficiente, vai saber?

O amigo ajccesar já relatou que passou por um congestionamento sem problemas de aquecimento, então acredito que esteje tudo certo com o novo radiador, quem sabe não seje uma futura opção para os Perkins.
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 3:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
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Olá,

Sim, é bom saber. Não sou contra adaptações, ao contrário. Pequenas diferenças, dependendo da forma como a coisa é feita e ao uso que se dá, pode não dar nenhum problema. Acredito que o César seja experiente e cuidadoso, mas se outro for usar...Outra coisa para lembrar: o Perkins é todo de ferro, enquanto que o V6 deve ter mais alumínio, que dissipa melhor o calor. Sem contar outras diferenças.

Abs,
Paulo

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