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Uma reforma no Q20B |
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ajccesar |
Enviada: Ter Nov 20, 2007 7:25 pm Assunto: Uma reforma no Q20B |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Boa tarde, Amigos.
No último mês de Agosto, durante uma troca de óleo, encontrei um fragmento de metal no fundo carter, fiquei muito assustado porque minha picape tem 110 mil km e os últimos 60 mil rodados somente na minha mão. As trocas de óleo e filtros são feitas em casa a cada 3 mil km sempre com óleo Castrol Turbomax e durante as viagens nunca ultrapassei 2000 rpm, a não ser em 5ª marcha vou no máximo até 2500.
Decidi então abrir o motor por partes examinando cada uma detalhadamente. Só não removi o cabeçote e o conjunto dos pistões e virabrequim, mas examinei com cuidado as paredes dos cilindros a procura de riscos que pudessem indicar anéis quebrados, mas estava tudo ok. Uma vez examinada cada uma das partes, começou a parte da montagem. Neste momento resolvi fazer algumas modificações como a colocação de um intercooler, e um resfriador de óleo.
O intercooler usado foi o do caminhão VW 8-150 e o resfriador do D40.
Para colocação do IC, foi necessário fazer uma adaptação no radiador de água que precisava ter uma altura um pouco menor para permitir a passagem dos tubos por baixo dele. Depois de muita procura o radiador que se adaptou perfeitamente foi o da Blazer 4.1 V6 Automatica e além disso coloquei uma ventoinha de 6 pás no lugar da original de 4 pás.
A tubulação utilizada para o IC foi, (não me batam) tubos de PVC de 60mm na entrada e mangotes flexÃveis para alta pressão na saÃda.
E depois de tudo montado, uma pintura básica para deixar as coisas mais bonitas.
A bomba injetora e os bicos foram enviados para um bombista que eu recomendo, fez um trabalho honesto e com um preço muito justo e o serviço ficou 10. Caso se interessem posso enviar o endereço por MP.
Chegou o grande dia... Vamos passear e testar as modificações.
Andei durante um bom tempo, peguei estrada, congestionamento, (normal) e tudo correu muito bem o desempenho melhorou satisfatoriamente.
Mas infelizmente não pude curtir muito mais porque no dia seguinte à inauguração, quando estava lavando minha picape eu levei um pequeno tombo que me custou todos os tendões do ombro direito o que me levou uma cirurgia de 3 horas e a colocação de 3 parafusos para ancorar novamente os tendões rompidos. Agora tenho que ficar 6 semanas com o braço direito totalmente imobilizado e impedido de dirigir.
Estou postando algumas das fotos do trabalho. Tenho muitas outras, mas não sei como posta-las, o tópico só aceita três.
Abraços a todos.
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O intercooler do VW 8-150 |
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O intercooler do VW 8-150 |
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O intercooler do VW 8-150 |
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Por baixo e sem limpeza ainda. Parece novo |
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Por baixo e sem limpeza ainda. Parece novo |
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Por baixo e sem limpeza ainda. Parece novo |
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_________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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José A. Machado |
Enviada: Ter Nov 20, 2007 11:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
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Olá ajccesar.
ficou bonito seu motor, mas, quanto pagou no intercooler?
abraços
_________________ José A. Machado
D20/1989. |
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ajccesar |
Enviada: Qua Nov 21, 2007 11:42 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Olá José.
Obrigado pelo elogio. O custo da peça foi R$520,00 e ela veio exatamente como visto na foto.
Abraços
_________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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PauloRS |
Enviada: Qui Nov 22, 2007 3:10 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Cesar,
A radiador fino que aparece na primeira foto é o radiador mesmo ou o intercooler ?
Abs,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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José A. Machado |
Enviada: Qui Nov 22, 2007 9:01 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
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César,
e a tubulação de PVC, tá aguentando a pressão e o calor?
abraços
_________________ José A. Machado
D20/1989. |
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ajccesar |
Enviada: Qui Nov 22, 2007 2:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Bom dia.
Vamos responder às duas questões:
O radiador fino que aparece é o radiador de água do motor. é o radiador da Blazer 4.3 V6 Automática. Quando eu optei por este radiador, que possui exatamente as medidas necessárias, (inclusive os suportes superiores encaixaram perfeitamente), eu fiquei preocupado com a eficiencia, mas este radiador, na Blazer, é responsável pela refrigeração do óleo do motor e do cambio automatico além da água. No dia que efetuei os testes eu fiquei preso num congestionamento por quase duas horas debaixo de sol quente e a tenmperatura do motor se manteve logo acima da faixa azul do termometro, onde sempre ficou com o radiador original.
Quanto a tubulação de PVC, como ela está colocada bem abaixo do radiador, a temperatura não o afetará muito. Sei que a durabilidade pode ser menor pois o PVC irá ressecar diminuindo a resistencia aos impacto. Quanto a pressão, segundo a norma NBR 5648/1999, ele deve suportar até 75 mca ou 7,5Kg/cm2, o que é mais suficiente.
Mais para frente, quando eu tiver tempo ($) irei substituir por tubos de aluminio. Só preciso descobrir onde encontrar, como dobra-los e qual o custo.
Para quaisquer outras dúvidas, estou à disposição.
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Detalhe do tubo de PVC da entrada do IC e do mangote de saida do IC |
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Detalhe do tubo de PVC da entrada do IC e do mangote de saida do IC |
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Detalhe do tubo de PVC da entrada do IC e do mangote de saida do IC |
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_________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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PauloRS |
Enviada: Sex Nov 23, 2007 5:05 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá Cesar,
Um radiador com trÃplice função? Êle é separado internamente ? Por ser tão fino e mais baixo e com menor capacidade, será que vai ser suficiente para as necessidades do motor ? Quanto aos tubos de PVC, creio que são uma saÃda, somente eu os pintaria de alumÃnio para dissipar melhor o calor. De alumÃnio, ou melhor ainda, de cobre, também acho que seria melhor.
Abs,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Nov 23, 2007 2:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Por este radiador pertencer originalmente ao motor 4.3 V6, acho que não vai ter problemas em resfriar um Q20B 3.9, acho que o Vortec esuqenta até mais que o Perkins.
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adalberto |
Enviada: Dom Nov 25, 2007 6:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7470 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Cesar, depois manda os dados do bombista para mim.
Pelo jeito o serviço foi completo, tanto o carro quanto o dono foram para a oficina. Espero que esteja tudo bem com seu braço. Agora conta a verdade pra gente pois esse negocio de cair lavando o carro tá esquisito, isso me parece mais uma queda motivada pela ingestão exagerada de de algum liquido etilico para comemorar o exelente trabalho e resultado obtido no carro.
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Rasch Motoren |
Enviada: Dom Nov 25, 2007 10:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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ajccesar
- Você pode utilizar tubos de aço carbono galvanizado , porém se fizer questão de aluminio , poderá encontrar na Irmãos Galeazzi distribuidora de metais não ferrosos ( Ipiranga).
- Quanto a curvar tubos , Giba escapes especiais , é uma das opções (ABC)
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dalmo cruz tôrres |
Enviada: Seg Nov 26, 2007 3:37 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006 Mensagens: 113 Localização: poços decaldas MG
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Onde v/c comprou o intercooler? me passa o tel.
_________________ sem idéias |
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PauloRS |
Enviada: Seg Nov 26, 2007 3:45 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Daniel Martinelli escreveu: |
Olá.
Por este radiador pertencer originalmente ao motor 4.3 V6, acho que não vai ter problemas em resfriar um Q20B 3.9, acho que o Vortec esuqenta até mais que o Perkins. |
Martinelli,
Pode ser, mas lembre-se que o diesel gera mais calor, as bombas d'água são diferentes, e as velocidades de giro do motor e da ventoinha, também. Os dois radiadores, do V6 e do Q20B, dão de alumÃno. Será que o do V6 é tão mais eficiente ? Insisto mais por precaução.
Abs,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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PauloRS |
Enviada: Seg Nov 26, 2007 3:49 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Ret.
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Editado pela última vez por PauloRS em Sáb Jan 12, 2008 1:26 am, num total de 1 vez |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Seg Nov 26, 2007 8:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá Paulo.
Mesmo com o motor diesel gerando mais calor devido a maior taxa de compressão, o motor a gasolina atinge rotações superiores gerando calor igual ou superior ao diesel LSD (na minha opinião). Em relação as diferenças de fluxos gerado pelas bombas de água de cada motor, acho que são quase os mesmos tomando como base o tamnho do bloco dos dois motores. Então, acredito que a troca de calor seje a mesma com o radiador do Vortec, talvez até mais eficiente, vai saber?
O amigo ajccesar já relatou que passou por um congestionamento sem problemas de aquecimento, então acredito que esteje tudo certo com o novo radiador, quem sabe não seje uma futura opção para os Perkins.
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PauloRS |
Enviada: Ter Nov 27, 2007 3:10 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
Sim, é bom saber. Não sou contra adaptações, ao contrário. Pequenas diferenças, dependendo da forma como a coisa é feita e ao uso que se dá, pode não dar nenhum problema. Acredito que o César seja experiente e cuidadoso, mas se outro for usar...Outra coisa para lembrar: o Perkins é todo de ferro, enquanto que o V6 deve ter mais alumÃnio, que dissipa melhor o calor. Sem contar outras diferenças.
Abs,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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