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Sekiya |
Enviada: Qua Mar 08, 2017 5:45 pm Assunto: [Atenção] Discos Freio TRW VARGA RCDI00140 A-20 C-20 D-20 |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Recentemente adquiri um par de discos de freio TRW RCDI00140 para a Veraneio, pois está sensivelmente empenado.
O disco instalado é um ACDelco 17D11125 trocado em meados de 2003 e embora esteja empenado, há mais de 29,5mm de espessura.
Resolvi fazer a troca, mas me deparei com um sério problema: o furo central do disco é levemente maior que o centralizador/base do cubo. Desta forma, o disco se desloca lateralmente no cubo, impossibilitando centralizá-lo, causando possível desbalanceamento.
Provavelmente, é falha na medida de usinagem da TRW, uma vez que o disco AcDelco se encaixa perfeitamente no cubo. O interessante é que todas as marcas divulgam 97mm de diâmetro central, mas não sei qual é a tolerância de cada uma.
A diferença é de aproximadamente 33 centésimos de mm, mas como os furos dos 6 parafusos allen que o fixam no cubo não são justos, só me restou devolver a peça.
Agora vou procurar outra marca, ou Fremax ou Hipper Freios para ver qual se encaixa melhor. Fica a dica para quem for trocar os discos.
Obs: o disco é vendido como tendo 30mm de espessura. Mas no paquímetro digital, deu menos de 30mm.
Cubo original
Detalhe do cubo
Disco TRW. Notem que a importante informação da espessura e modelo ficariam escondidas pelo cubo, graças a gravação em local errado.
Medida do TRW
Medida do AcDelco _________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Seg Mar 13, 2017 12:02 am, num total de 2 vezes |
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GEIZON |
Enviada: Qua Mar 08, 2017 7:19 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Abril de 2009 Mensagens: 645 Localização: SÃO PAULO
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me lembrei de um pivô inferior que comprei..na hora de montar até sambava no alojamento,não me lembro a marca mas me lembro que era marca conhecida.. |
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Fernando furini |
Enviada: Qua Mar 08, 2017 7:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Isso é algo bem sério... Eu escreveria pra eles pra comentar o ocorrido.
Os seus discos não aguentam uma retífica? _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
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adalberto |
Enviada: Qua Mar 08, 2017 10:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Fernando furini escreveu: |
Isso é algo bem sério... Eu escreveria pra eles pra comentar o ocorrido.
Os seus discos não aguentam uma retífica? |
é o que eu iria comentar. se seus discos estao bons ainda mas um pouco empenados, da um passe e continua usando e nesse meio tempo vai procurando outros . _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Sekiya |
Enviada: Qui Mar 09, 2017 12:17 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Deve ser pivô TRW Geizon! Certeza.
Furini, eu até escreveria para a TRW, mas sinceramente, não vi nenhum canal tipo SAC pra isso no site deles. Fora que já devolvi o produto.
Quanto a retífica dos discos eu acho que aguenta sim, pois não estão tão gastos. Mesmo as pastilhas estão com mais de meia vida. Porém, enfrento 2 problemas: o local que faz a retífica, na hora, que eu conheço, fica um pouco longe de casa (uns 25-30min). Outro problema é que eu teria que desmontar os 2 lados de uma vez só para levar o par. Tenho problema de espaço pra Veraneio (normalmente faço um lado e depois manobro o carro na garagem) e de logística (preciso pegar outro carro para ir e ele fica guardado em outra garagem). Fora o trabalho de tirar o disco fora...
Mas não descarto essa possibilidade não. Aliás, acho que é a solução mais segura e barata no momento. Preciso apenas de coragem e de um ajudante! hehe _________________ Abraços
Eduardo |
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César Oliveira |
Enviada: Qui Mar 09, 2017 7:36 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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Eu escrevi para a TRW com relação aos pivôs fora de medida, deve ter uns 3 anos, até hoje não me responderam, desde este período não compro mais nenhuma peça da TRW, para nenhum dos carros aqui de casa. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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MachadoSL |
Enviada: Qui Mar 09, 2017 8:15 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Sinceramente, depois do episódio com o Rafael que se mudou de país e do César, só noto que a TRW não tem mais qualidade alguma. Eu já não compro nada dela fazem anos. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Sekiya |
Enviada: Qui Mar 09, 2017 12:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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É uma pena, pois a TRW, até hoje, sempre foi considerada uma marca de primeira linha... _________________ Abraços
Eduardo |
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Klinger |
Enviada: Qui Mar 09, 2017 2:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
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Interessante, tive problemas justamente com pivo menor da Nakata, por sinal, quando fui comprar bandejas inferiores, o vendedor queria que eu comprasse trw pois ta tinha tido problema com nakata. Tenho preferência por nakata por causa da coifa/guarda pó, a da trw eh transparente e esfarela.
Infelizmente não lembro mais a marca dos discos que troquei, mas lembro que a marcação era diferente dessa foto que mostrou, se não me angano, na borda externa do disco, quase certo de ser outra marca.
Pior que saiu de trw e nakata, ficamos praticamente sem peças de reposição.. _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
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sallespickup01 |
Enviada: Qui Mar 09, 2017 9:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16157 Localização: SÃO PAULO
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hiperfreios é bom, mais EU jamais trocaria os seus Sekiya, faz um lado e depois o outro, se esse é o problema, e nem precisa desmontar do cubo... _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
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binho santos |
Enviada: Sáb Mar 11, 2017 10:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2013 Mensagens: 134 Localização: Bahia
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Os pivôs que geralmente dão essas diferênças são os SKF _________________ O senhor é meu pastor e nada me faltará |
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Sekiya |
Enviada: Dom Mar 12, 2017 11:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Percebi uma coisa: o disco empenado deve ser o esquerdo. Pois o direito está bem mais gasto que o esquerdo. Não dá nem pra medir com o paquímetro por causa da borda. Já o esquerdo é possível. Acho que pelo fato do empeno afastar as pastilhas, o lado direito "mordia" o disco primeiro e acabou se desgastando mais.
Por isso, resolvi procurar um Fremax BD8602 e acabei achando um par por um preço muito bom (menos até que os TRW). Deve ser de estoque antigo, pois a data é de 2013. O Fremax é pintado e não vai ficar enferrujado e o furo do centro está na medida correta.
Mas vejam a espessura:
Agora vou trocar e se for o caso, levo os antigos pra retificar quando sobrar um tempo... _________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Seg Mar 13, 2017 11:56 am, num total de 1 vez |
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César Oliveira |
Enviada: Seg Mar 13, 2017 7:46 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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Eduardo, o maior desgaste de um lado, pode ser também, flexível desgastado ou o cavalete prendendo o calíper, já que vai fazer a troca, verifique a lubrificação dos rolamentos e troque o fluido de freio. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Sekiya |
Enviada: Seg Mar 13, 2017 11:59 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Vou ficar atento a esses detalhes Cesar. Obrigado pela dica. _________________ Abraços
Eduardo |
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Sekiya |
Enviada: Qua Mai 31, 2017 10:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Enfim fiz a troca dos discos e pastilhas. A última troca de pastilha era datada de 2002 segundo o controle que faço. Os discos foram trocados no início de 2004.
Pelo que encontrei, ao contrário do que disse em post anterior, o desgaste estava bem parecidos em ambos lados. Muito pouco desgaste, diga-se de passagem. Isso porque o carro rodou cerca de 50mil km com esse set de discos+pastilhas (uso praticamente 95% em rodovias).
Os discos ainda tem 29,60mm de espessura. Ou seja: tá novo! Se não estivesse empenado eu nem teria tido todo o trabalho de trocar. É muito trabalhoso trocar discos, pois tem que mexer nos cubos (tem que engraxar e regular tudo de novo). Fora isso, os 6 parafusos allen de 1/2 polegada são chatos para trabalhar. Até se soltaram sem problemas usando uma alavanca longa e soquete. Na reinstalação, torqueei com 100-110 Nm de torque.
Tive ainda uma surpresa de encontrar o retentor do lado direito vazando graxa. Tive trabalho em dobro só de limpeza.
Não sei se foi erro meu na instalação do retentor durante a troca de rolamento que fiz, mas a borda metálica estava deformada. Não me recordo de ter batido tão forte na instalação. Será que pode deformar só com o calor??
Kit novo instalado
Sem esse soquete, impossível o trabalho
Lado esquerdo sem surpresas
Lado direito melado
Retentor novo. Dá para perceber na foto, o lábio do retentor deformado na parte superior
100-110 Nm de torque
Pastilhas velhas (Cobreq) e novas (Fras-le)
Engraxando a pista da pinça
Aproveitei e soltei a manga de eixo dos pivôs e coloquei mais graxa dentro dos pivôs Nakata que instalei, pois na troca que fiz recentemente perdi um deles durante a instalação e ao abrir a coifa para verificação, vi que tinha muita pouca graxa no pivô (parecia graxa com bissulfeto - cinza). Tanto é que um dos superiores estava extremamente duro ao movimento e melhorou um pouco. Usei uma seringa comum para injetar a graxa. _________________ Abraços
Eduardo |
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