|
A porca sumiu. |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 9:02 am Assunto: A porca sumiu. |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 2172 Localização: Santo André - São Paulo
|
Olá pessoal,
Como vou em Setembro novamente ao Rio grande do Sul, resolvi procurar um mecânico, por pura falta de ferramenta adequada, para sanar um vazamento na mangueira de retorno da bomba de vácuo do freio, acabei descobrindo que vazava não só na mangueira de retorno mas também na de pressão e na mangueira de abastecimento da bomba da direção, além e muito mais grave o sumiço da porca e arruela de trás do eixo da bandeja (balança) inferior lado esquerdo, se fosse só a porca e arruela seria o menor dos problemas: a ponta do eixo está sem um fio de rosca sequer, mostrando que faz bastante tempo que a porca e a arruela sumiram fazendo com que a lateral onde o eixo fica fixado ficou "roçando" o seu alojamento a ponto de acabar com os fios de rosca do eixo liberando a porca e a arruela.
Qual a explicação plausível para tal acontecimento que colocou em sério risco a condução do veículo podendo causar um grave acidente.
Só foi descoberto em função do mecânico ser alguém com uma boa vontade de fazer as coisas da forma que devem ser feitas, ele saiu procurando folgas por toda a suspensão e não simplesmente trocar as mangueiras com ressecamento causando vazamento dos fluídos, foi quando ele encontrou algumas folgas e a pior de todas, a falta da porca e da arruela, é bem verdade que ele condenou a bandeja sugerindo sua troca e nós vamos até o momento, recuperar o eixo numa tornearia.
Fica a pergunta: qual a explicação.
Abraços a todos,
Gomes _________________ Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 1:56 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
|
Boa tarde Luiz.
Li o seu relato 02 vezes, e se entendi, você ficou sem uma das porcas do eixo da bandeja inferior, certo?
Em fim, sua pergunta foi o que poderia ocasionar tal evento, eu só vejo duas possibilidades, claro que é só o meu achismo.
Primeira possibilidade, que a porca não tenha sido apertada conforme manda o figurino. Devemos lembrar que a recomendação é de se fazer o aperto final dessas porcas com o carro no chão, apoiado nas rodas. Seguindo esta linha de raciocínio pode ter ocorrido dessa porca ter sido esquecida para o aperto final.
A segunda possibilidade, essa eu penso ser a menos provável, seria que ao ser colocada, a porca entro enjambrada e foi forçada ao seu lugar , só que essa operação destruiu os fios de rosca, e com a movimentação da suspensão a porca acabou sendo expulsa. A porca se não me engano é uma que uso uma chave 28 mm, é uma porca bem criada, para ela entra forçada e passar despercebido só com pneumática regulada no talo, então acredito bem mais na primeira hipotese .
A ponta do eixo roçou no núcleo da bucha, e deve ter sido esse atrito que arregaçou os fios de rosca.
Você não escutou barulho diferente ali na frente ? Já tive uma boa quantidade de defeitos esquisitos, mas nunca perdi estas porcas, então não faço ideia se faz barulho.
E qual era o estado da bucha de onde a porca se evadiu? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 5:00 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 2172 Localização: Santo André - São Paulo
|
Olá César, as duas opções por você descrita se resume numa única situação: uma operação má conduzida, pois a primeira se resume num esquecimento e a outra numa incapacidade técnica.
A condição das buchas só posso relatar o que se pode ver à distância, pois a bandeja ainda está no lugar, será removida na próxima segunda, espaço na agenda do mecânico, pois o serviço de sacar/recolocar será feito na minha casa.
Porque eu mesmo não retiro: falta de ferramenta adequada, o soquete é o 30, eu tenho mas o cabo de força não foi forte o suficiente para soltar a porca da frente e o operador também já nao e tão forte como ja foi num passado não muito distante, e existe uma escassez de mão de obra absurda aqui na minha região.
Quanto ao possível barulho: sem condições de relacionar qualquer barulho à queda da porca, não tenho a menor ideia de quanto tempo está sem a porca, foi visto por um mero acaso, e o mecânico que viu imediatamente condenou a bandeja.
Grande abraço,
Titular das rodovias |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 6:21 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
|
Bom, pelo a sua conclusão é a mesma que a minha mas são águas passadas, agora é tratar de resolver a pendência.
Eu não sou mecânico mas eu não sei o motivo técnico para o mecânico condenar a bandeja sem ao menos ter retirado ela do lugar, só se ele viu alguma rachadura ou dana de igual quilate, para condenar uma bandeja que , se não estou enganado deve beirar umas 1.000, pratas (nova), eu lembro que comprei uma para um amigo que usada saiu 500,00 e já faz um tempo.
Eu penso que o caboclo fico preocupado de você mandar ele desmontar a bandeja para levar o eixo no torneiro, sabendo que o eixo só sai se sacar ao menos uma das buchas, e isto é um trabalho complicado, se você não tem os recursos necessários para este serviço de forma a não danificar a bandeja no momento da retirada da bucha para liberar o eixo.
No caso de bandeja nova ela já vem com buchas e o eixo no lugar, eu já vi até que tem alguns lugares que já mandam o pivô junto, ntão , resta avaliar a bandeja fora do carro porque pode ser que o mecânico queira fugir desta operação, e no caso de bandeja nova é só tira uma e colocar a outra, no máximo colocar o pivô.
Eu já troquei bandeja devido a ela ter rasgdo na rua e fui obrigado a comprar outra, comprei nova mas não gostei do eixo, achei mais fraco, até mais leve era, eu desmontei e coloquei o eixo da que tinha rasgado, que estva em perfeito estado.
Fica esperto .
Abrço meu amigo, lembranças a Nice. Depois coloca aqui o resultado desta experiência. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
delegado |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 6:25 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2890 Localização: ipatinga mg
|
não recupera esse eixo não ;troca ele. o salles deve ter aí;ate eu acho que tenho no estoque.provavel mente aconteceu o que acontece qdo a gente leva em borracharia.apertam as porcas tanto,seja tortas ou certas que espanam as roscas e ficam caladinhos;no seu caso foi grave pois foi a porca da bandeja.assim naturalmente ela foi saindo. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 6:52 pm Assunto: |
|
|
|
Delegado, o mecânico que vai retirar a bandeja já verificou o estrago in loco e acredita que é só refazer a rosca, o torneio que fará o serviço também viu o estrago, porque levei o carro até a tornearia e disse que poderá refazer a rosca e que ficará com uns 2 mm mais fino, me parece bastante aceitável.
Mas temos que aguardar a retirada para termos certeza da situação.
O Salles já se ofereceu para, ajudar na procura de um eixo usado se for o caso de troca. Só para constar ele fará a troca dos outros componentes da suspensão e das mangueiras com vazamentos.
César, hoje uma bandeja nova, sem o pivô está uns R$ 900,00 e
com o pivô passa de 1100,00.
A Nice agradece pela lembrança e manda um grande abraço a Dra.
Até o próximo capítulo _________________ Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 8:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Apenas um adendo: valor é só pedalar umas trocentas vezes no cartão, o maior problema é qualidade das pçs novas _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 9:30 pm Assunto: |
|
|
|
Pena que aqui no Brasil não tem as tornearias que tem no Pakistão, os caras emendam comando, virabrequi, e outras coisas do arco da velha, e no caso do eixo, o certo para zerar o assunto seria o torneiro encher a ponta com solda e tornear na medida exata que era a original, pois se ele diminuir a espessura para fazer a rosca a porca ele vai ter de trabalhar também, ou seja você terá 3 porcas com a medida original e a porca com a medida para este ponto onde o torneiro trabalhou, não falo da medida externa, deve continuar usando a mesma chave 30 mm, mas digo a rosca inerna, ou seja esta porca não vai entrar em nenhuma outra posição que não seja esta.
Pode paraecer besteira, mas se daqui a algum tempo você mandar mexer na suspensão que tenha de retirar as bandejas e a desmontagem tudo bem sem mistério, agora na hora de montar se o caboclo misturar ass porcas vai ter uma que terá somente 25% de chance de cair no lugar certo de primeira, e isso pode ou não gerar algum problema.
Mas eu entendo bem o que passa com relação a mão de obra, eu também tenho essa dificuldade.
A algum etmpo eu quase comprei um conjunto de cosinettes para fazer rosca em metal. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 10:01 pm Assunto: |
|
|
|
Luiz, eu tô ficando velho mesmo.
Só confirma se o eixo da suspensão da GranBlazer é o mesmo da linha D-20, pois as buchas são as mesmas da suspensão da D-20 moderna e da D-20 até 92.
Se confirmar se é o mesmo eixo, eu tenho aqui , eu mando para você, é usado, mas é original.
Verifica se servir eu mando, já garante o eixo, e esquece torneiro _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Jul 17, 2024 10:49 pm Assunto: |
|
|
|
César muito obrigado, e sim é o mesmo da D20 pós 93, mas vamos aguardar a retirada da bandeja, pois poderá ser condenada, e isto só será possível na segunda.
Com relação ao tamanho da porca, não tem outro jeito a não ser que encha o eixo com solda o que acarretará na remoção das buchas, prefiro que faça a rosca com o cosinettes, ou será que os 2 mm a menos trará uma insegurança muito grande?
E Adalberto você tem toda razão, as bandejas novas são mais finas que as da "velha guarda", melhor não precisar trocar.
Titular das rodovias |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Jul 19, 2024 8:19 am Assunto: |
|
|
|
Luiz eu tenho eixo da linha 20, anterior a 92, da 93 em diante eu não teenho reserva. A minha duvida é se o comprimento do eixo é diferente,
A linha 20 anterior a 92, usa a mesma bucha da linha 20 93 em diante, silverado e granblazer, seguindo a linha de raciocínio as buchas são comuns a todas.
Com relação a encher o eixo com solda, seria o caso de tornear e fazer a rosca para a medida original, é claro que só passar o cocinete da menos trabalho, e é claro que se ele for fazer para voltar com a medida original vai dar mais trabalho e consequentemente ele vai te cobrar mais pelo trabalho.
Com relação a perder 2mm na espessura do eixo, no meu entender não vai alterar nada na questão segurança, esse eixo é bem reforçado, acredito que até super dimensionado, tendo em vista que o eixo da éça paralela é mais leve e se não me falha a memória, até a porca é uma medida menor.
Veja o que resolve por ai que o eixo esta aqui, é só dar o sinal verde. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Jul 19, 2024 8:25 am Assunto: |
|
|
|
Desclpe Luiz, esta mensagem que passei era para ter ido ontem, mas devido ao fato de ter ficado sem energia elétrica das 8:40 até 23:40 de ontem, ficamos fora do ar.
Aqui na Ilha estamos enfrentando um problema grave com a light ( fornecedora). _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Luiz Carlos |
Enviada: Sáb Jul 20, 2024 6:07 am Assunto: |
|
|
|
Bom dia César sem crise, concordo plenamente em tudo que você relatou e é por estes motivos que a troca da bandeja, por hora, está descartada mas tudo pode mudar com a remoção da mesma e aí se for o caso te aviso e combinamos o envio.
Graças amigo,
Titular das rodovias |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sáb Jul 20, 2024 9:51 am Assunto: |
|
|
|
Beleza, a disposiçao. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Luiz Carlos |
Enviada: Qua Jul 24, 2024 8:17 pm Assunto: |
|
|
|
Olá pessoal, passando só para atualizar.
A remoção da bandeja aconteceu na segunda passada e resultou numa bandeja sem nenhuma trinca e isto nos mostra que ela não será substituída, só o eixo mesmo que está danificado.
Acertei com o Cesar o envio do eixo que ele tinha no paiol e ele me enviou ontem e hoje chegou e logo fui até um local que trabalha com suspensão e coisas a fins e em menos de 10 minutos o novo eixo estava devidamente instalado e sem danificar nenhuma bucha.
O difícil de entender é o fato de que este eixo de 51 cm de comprimento, informação do Salles, o que o Cesar me enviou tem a medida especificada e o que foi retirado tem 1,5 cm a menos no comprimento o que levou a perda da porca e da arruela: quebrou? foi cortado? não quebrou pois não tem sinais de fratura, creio que foi cortado pois a superfície na ponta do eixo está lisa e plana em toda a sua circunferência. De qualquer forma este eixo estava condenado no momento em que, por qualquer que tenha sido o motivo ele perdeu 1,5 cm no seu comprimento, mas não foi, o que poderia ter acarretado em um acidente que graças ao bom Deus não ocorreu.
Na próxima semana ela irá, com suas próprias rodas, até a Salleslandia para outros reparos de pequena monta mas já passou da hora de serem feitos.
Grande agradecimento ao Cesar pelo desfalque no seu renomado estoque de peças de reposição.
Abraços a todos,
Titular das rodovias |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 2 Ir à página 1, 2 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|