Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Mudei a relação!!!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rafagoulart
MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2005 8:07 pm    Assunto: Mudei a relação!!!! Responder com Citação

Obrigado amigos, pela orientação. Mudei a relação da minha camionete e estou feliz. Ela relamente esta mais solta, mas ainda não chegou onde eu queria. Outra coisa que me deixou meio tenso foi o fato de que o diferencial ficou roncando e olha que coloquei tudo novo, mas quando ela esta parada e coloco a 1ª ela da um ronco e depois para; na marcha ré também mas só quando ta parada. Alguém pode me ajudar com mais esse problema Question
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2005 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

E ae Rafael,

Colocou qual relação? 3,15:1?
Parece-me que você ainda não ficou satisfeito, mas lembre-se que o câmbio ainda é de 4 marchas, que é um fator limitante e o motor... Não dá para fazer milagres com um Perkinho.

O diferencial ronca ou quando os rolamentos já eram ou quando o ajuste da coroa/pinhão fora mal executado. Se você questiona o ronco com o veículo parado, então não provém do diferencial, é bem mais provável que o ruído venha da embreagem ou problemas nos sincronizadores.

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2005 5:37 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Raafael

Eu não entendi, diferencial ronca quando está parado???

Normalmente o ronco aparece em velocidade.

Na montagem de coroa pinhão, a folga deve ser ajustada, atráves dos calços no pinhão, mas dependendo da qualidade do conjunto até os dentes tem que ser ajustados.

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
ULYSSES
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 12:58 am    Assunto: Responder com Citação

Prezado Rafael,

se o ronco aparece ao engatar a marcha e depois para, com certeza é no câmbio, uma vez que com o carro imobilizado o diferencial tb está. Os engates estão normais?

Talvez possa ser na embreagem, o ronco para qdo vc solta o pedal? Ou ele aparece justamente qdo vc solta o pedal?

Abraço!
Rafagoulart
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 4:44 pm    Assunto: Relação 3,15:1 Responder com Citação

Eu mudei a relação, mas o que está ocorrendo é que quando está parada, para começar a andar, tenho que soltar a embreagem engatada ou para frente ou de ré, é aí que o ronco vem. Quando ela começa a andar, é que dá o ronco, mas quando ganha um pouquinbho de velocidade, ela pára aí é que não entendo. Outra coisa que está me deixando intrigado é que a velocidade do velocímetro não bate com a velocidade real. O velocímetro tá marcando em média de 22 km a menos. O que faço?
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 11:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Com relação ao velocímetro, dá uma olhada no tópico:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=181

Sugiro a você procurar algum local especializado em velocímetros/tacógrafos que eles poderão te sugerir calibrar o velocímetro. Ou eles mexem no instrumento (o que não recomendo) ou eles instalam um "redutor" que compensa a velocidade no cabo, logo na saída do câmbio.

Esse barulho de ronco, uma vez eu pensava que era no diferencial, mas era no escapamento. O miolo do silencioso que fazia barulho de um ronco embaixo do carro. Era audível principalmente nas arrancadas e parava depois. Dá uma verificada: p.ex. dá umas "porradas" no silencioso e veja se ele está fazendo barulho.

ULYSSES
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Nesse caso, realmente pode ser alguma coisa solta, conforme falou o Sekiya. Na Bonanza teve algo parecido qdo afrouxou uma abraçadeira do escapamento. Mas era mais uma vibração do que ronco... se bem que assim, por escrito, fica meio difícil a gente definir ronco, vibração, ruído, etc.

Pode tb ser algo relacionado com o alinhamento do eixo/diferencial na montagem, pois nas arrancadas o eixo tende a girar no sentido contrário das rodas. Se o conjunto do diferencial não estiver bem ajustado na carcaça, o torque gerado pode causar esse barulho, desaparecendo com a redução da inércia.

Já o erro do velocímetro não deveria ocorrer, pois mudar a relação não altera a leitura de velocidade, somente a rotação do motor na mesma velocidade é que será outra. A leitura do contagiros, inclusive, estará correta tb. Para ocorrer distorção, teria que ter mexido no câmbio ou trocado os pneus por outros de diâmetro diferente.

Como regra geral, verifique primeiro o que for mais fácil. Em todo caso, o seu mecânico tem que dar garantia do serviço.

Abraço!

Abraço!
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoall,

Ulysses, discordo quanto ao diferencial não alterar o velocimetro. Dá diferença sim, pois troca-se a relação do diferencial e como a 'leitura' é feita no câmbio, vai dar um diferença sim.

Quanto a solução, pode-se usar outro tipo de relação para as engrenagens do velocímetro no câmbio, basta calcular, só não sei como...

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 12:51 am    Assunto: Responder com Citação

Falando em barulho, outro dia meu pai mandou trocar o rolamento do alternador pois estava escutando um barulho estranho ao substituir nao mudou em nada o barulho continuou, adivinhem o que era? A ponteira do parachoque frouxa vibrava em marcha lenta
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 1:07 am    Assunto: Responder com Citação

Putz, Thales falei besteira... Embarassed

Vai ver eu esqueci que o câmbio fica entre motor e o diferencial, hehehe... perdão pela braçada Laughing

Realmente, se o conjunto motor + transmissão gira mais rápido, a velocidade indicada será diferente da real.

Já o cálculo das engrenagens eu acho que não complicaria tanto, acredito que a troca do pinhão onde vai o cabo do velocímetro deva resolver. O problema deve ser encontrar as peças. Um lugar bom em SP para consertar essas coisas é a Takvel (http://www.takvel.com.br), eles são especializados em velocímetros e tacógrafos. Só não sei se o hodômetro vai ficar certo tb, pois o erro não é igual ao do velocímetro.

Dependendo do custo disso, uma solução mais prática seria colocar um velocímetro eletrônico, o qual é aferível para qquer veículo. Veja em:

http://www.totemonline.com.br ou

http://www.encotec.com.br é o que eu uso, Compass Minitrip

Abraço!
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 6:06 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Andreson

Para verificar ruído dos rolamentos, vc pode utilizar estetoscópio mecanico ou simplesmente uma chave de fenda grande, encoste a ponta da chave de fenda no local do rolamento e encoste ouvido no cabo, vc ouvira o barulho do rolamento, se estiver suave fsssiiii esta bom e se tiver grrrrruuuuuu está ruim. (é bom praticar para poder saber melhor, pois o ruido se ouve, e um pouco dificil de escrever)

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Gerson Lage
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 8:44 am    Assunto: Responder com Citação

Prezado Rafael,

Aqui em Brasília tem uma loja no SOF sul, que instala o "redutor" no cambio para corrigir esta diferença, fica na rua do antigo "Padre Cícero", bem na esquina do último conjunto. Qual a relação que você está usando. Como ficou o comportamento do veículo após a troca.

Abraços

Gerson

Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoall,

tem dois tipos de redutores: um que vai entre o câmbio e o cabo do velocímetro e outro que vai entre o cabo do velocímetro e este no painel.

Já utilizei o do câmbio e não gostei. Não há uma boa fixação, ele fica preso no cabo e na engrenagem que sai do câmbio e cai com o tempo. Depois que caiu uma vez, cai frequentemente... Pode ser que no meu caso tenha ficado ruim a adaptação. De qualquer maneira, prefiro a alteração das engrenagens do velocímetro(coroa e pinhão) que vai no câmbio.

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rafagoulart
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 6:33 pm    Assunto: relação e velocimetro Responder com Citação

Gente obrigado pelas dicas sobre a relação. Agora vou ver as dicas sobre velocimetro.
Ah!!! É bom saber que tem alguém de Brasília (Gerson Laje) aqui fora eu.
Gente, não sei se faço certo, mas faço propaganda do fórum para todos os donos de picapes GM que conheço pois adorei participar.
Abraços
Rafa
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Thales, como era examente este redutor???
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu