|
Coletor entupido |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
NeemiasCruz |
Enviada: Qui Ago 18, 2005 8:38 pm Assunto: Coletor entupido |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004 Mensagens: 367 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Olá,
Alguém sabe uma técnica ou produto para desentupir um coletor do motor 4.1 da Caravan ? Tentei colocar ar e uma mangueira e nada.
O problema de desmontar tudo, são as juntas depois e vazamentos.
obrigado,
Neemias C. Silva
Rio de Janeiro |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qui Ago 18, 2005 11:06 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Neemias é o coletor de admissão ou escape? Como assim desentupir? Como entupiu?
Desculpe as perguntas mas nunca ouvi falar disso.
O lance de desmontar os coletores é muito fácil! Problemas com juntas? A de escape e admissão original custa menos de 10 reais nas concessionárias... _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
NeemiasCruz |
Enviada: Sex Ago 19, 2005 7:23 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Julho de 2004 Mensagens: 367 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Olá,
A água do radiador sai por uma válvula e aquece a base do carburador, depois retorna. Porém a água não está passando, pois entupiui, motivo pelo qual o carburador está frio e atrapalhando a combustão, dando uns engasgos e mal desempenho. Já coloquei uma mangueira com uma braçadeira, porém não desentupiu. Se eu colocar muita pressão, pode vazar pela junta e começar entrar água para dentro do motor, junto com o combutÃvel. Existiria algum lÃquÃdo para desentupir ?
Obrigado,
Neemias |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Ago 19, 2005 11:22 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Neemias, o entupimento foi por ferrugem/corrosão?? Se for é melhor desmontar o coletor e limpar com algum arame ou coisa do tipo. Sob pressão é muito difÃcil.
Eu acho que o sistema no coletor é formado por galerias seladas, não tendo problemas com vazamento sob pressão na parte interna do coletor de admissão. Mesmo assim acredito ser melhor desmontar e ver direito o que está acontecendo. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Ago 20, 2005 6:16 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Neemias
As oficinas de retifica possuem banhos quÃmicos que usam para lavar e desobistruir canais de lubrificação e refrigeração.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 12:22 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
|
Prezado Neemias,
Com certeza, vazar para dentro do motor não vai pq são galerias completamente separadas. Acho que a sua preocupação é em relação às juntas de vedação da circulação de água, né?
O problema de aplicar pressão demais na galeria é que, se estiver entupido por corrosão, aà sim existe o risco de "inundar" o motor devido ao rompimento da parede do coletor por causa da ferrugem.
Concordo com o Kiko, a melhor solução é o banho quÃmico com a peça fora do carro. Além de desobstruir, dá para verificar se a corrosão não danificou a peça por dentro.
Abraço! |
|
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 1:45 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Olá Neemias.
Não faço idéia de como seja esta galeria, mas experimente cortar um pedaço de cabo e conduÃte de velocÃmetro velho e apertar no mandril de uma furadeira, introduza a ponta na galeria e acione a furadeira para desobstruir. Peça auxilio de mais uma pessoa para controlar a furadeira. _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 4:28 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Cezar
Este método pode desentupir a passagem, mas como se trata de canal para troca termica, há tambem de reestabelecer a área interna e eliminar incrustações que podem ter efeito isolante termico.
Mas como o coletor é peça fundida, deve ter um orifÃcio por onde o macho de fundição foi retirado.
|
|
 |
NeemiasCruz |
Enviada: Dom Ago 28, 2005 5:23 pm Assunto: |
|
|

|
Olá,
Primeiramente quero agradecer a a todos as dicas. Porém, andei em várias oficinas e todas disseram que teriam que demontar o coletor, etc, e o preço médio era de R$300,00, fora as peças.....
Então fiquei triste, pois, não sei porquê, as pessoas olham para o carro (uma Brasinca 88 - motor 4.1 alcool), e me vêm como uma fonte de dinheiro e um burro....
Então, como sempre, resolvi desmontar o coletor para descobrir como funciona. Aà vai o passo a passo:
- Eu desmontei todo o coletor, de adminissão e escape, porém não era preciso. Eu aproveitei para trocar as juntas. Eu coloquei uma junta sem a borda de metal, porque não a encontrei, pois ela é melhor, porque trasnmite calor do motor para o coletor de adminssão ajudando a manter o Alcool quente.
************ - com o motor frio: ******************
a) Compre um jogo de juntas para a base do carburador (não é a do kit do carburador - é só da base), inclusive uma bem fina, que fica na parte de baixo de uma chapa de ferro;
b) retire os 4 parafusos (porcas) que seguram o carburador (quando apertar esses parafusos, evite apertar muito, para evitar empenar futuramente a base do carburador);
c) não é preciso retirar as mangueiras, porém facilita o trabalho;
d) retire o carburador;
e) retire a junta e jogue fora;
f) retire os 4 parafusos com um alicate de pressão - cuidado para não danificar a rosca dos parafusos da base;
g) então vc verá as galerias todas entupidas - limpe com uma jato d`água e um chave de fenda;
h) limpe bem os resÃdus da junta antiga, coloque a junta fina nova, coloque a chapa retirada e aperte os 4 parafusos com o alicate de pressão; coloque o carburador, com a nova junta, sem apertar muito;
i) solte a parte de baixo daquela magueirona, que fica no pé do radiador, e deixe sair a água, coloque uma mangueira na entrada do radiador e deixe sair as sugeiras, por baixo;
j) remonte a magueirona e coloque aditivo para o radiador - coloque água;
k) verifique as ligações das mangueiras e ligue o carro - complete a água do radiador;
l) com cuidado, coloque a mão na magueira e no pé do radiador e verifique se o mesmo está esquentando. Se estiver, está tudo OK. VEja se não há algum vazamento de água.
- A falta dessa água provoca irregularidade na marcha lenta e falta de força nas altas, pois o carburador esfria e há combustÃvel mal-queimado, inclusive o pé do carburador fica frio, mesmo com o motor quente.
- Coloque a mão, com cuidado para não perder um dedo, na boca do carburador e verifique se esle está com bantante pressão, sugando tudo. se vc colocar a mão e não fazer muita difereça é porque as juntas do coletor estão deixando passaar ar. Nesse caso, compre duas juntas, para serem trocadas simultâneamente: Uma junta do coletor, e outra entre o coletor de escapamento e o coletor de adminissão. Para retira o os coletores, são os seis parafusos que ligam o coletor ao motor; para retirar os entre os coletores, são três parafuso: dois logo abaixo da base do carburador, bem visÃveis e um por baixo do coletor de escapamento. Para retirar os coletore por completo é preciso soltar os três parafusos do escapamento, mãs não é preciso. Cuidado com esses parafusos, por quebram fácil.
Se houver um parafuso muito duro, coloque bastante WD ou outro antiferrugem e deixe por um dia, pois esses parafusos que levam muito calor quebram fácil e aà as coisas complicam. Para retirar um parafuso que quebre dentro será preciso um trabalho com calor ou furá-lo com um mini-broca, e fica tudo complicado. Então bastante cuidado. É melhor esperar para o outro dia.
Um Abraço a todos,
Neemias C. Silva
Rio de Janeiro
P.S. Depois de muito sofre, após tentar comprar um vidro para a Brasinca Passo Fino, coloquei um policarbonato e ficou excelente. Vou enviar para o site um passo-a-passo com fotos que inclusivem serve para fazer vidro lateral de qualquer carro. Saiu cada vidro por R$130,00 |
|
|
 |
Daniel |
Enviada: Sex Set 16, 2005 7:05 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
|
Alguém sabe dizer o que ocasiona o entupimento do respiro do motor, levando também a acumulo de sujeira no coletor de admissão.
Obrigado |
|
|
 |
NeemiasCruz |
Enviada: Sex Set 16, 2005 10:11 pm Assunto: |
|
|

|
São os pós que saem da corrosão da água ao ferro do bloco do motor e do radiador. Esse pós vira uma pasta e fica nos cantos colados. E justamente onde a pressão é menor eles se acumulam. O Antiferrugem colocado no radiador evita isso. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Set 17, 2005 6:39 am Assunto: |
|
|

|
Olá Daniel
Desculpe mas qual é o seu veÃculo?
Preciso saber antes para poder responder a sua pergunta.
|
|
 |
Daniel |
Enviada: Ter Set 20, 2005 2:58 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
|
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Set 21, 2005 5:57 am Assunto: |
|
|

|
Olá Daniel
Neste motor só so o óleo for de má qualidade ou uso de tipo não adequado para o motor, os motores modernos tem problemas com borras.
Ou entrada de água no carter, por problema de junta ou por uso de alcool.
|
|
 |
NeemiasCruz |
Enviada: Seg Abr 10, 2006 9:02 pm Assunto: |
|
|

|
Olá A todos,
Meu carburador estava meio ruinzinho, e eu atribuÃa isso ao fato de ser um carburador de 4 cilindros e o meu carro ser 4.1 alcool. Então eu havia trocado os gilÊs e boi para a configuração do 6 cilindros, e estava mais ou menos bom. ENtão, eu resolvi trocar os Venturis, pois os que estavam lá eram de 23 e 27 e estavam furados. Então mudei para os 24 e 27 novos. Agora, quando acelero o carro morre, porém antes dá um forte suspiro como que sugando ar. As entradas de ar continuam com a configuração original, pois são cravados no carburador.
Observei ambém: O Segundo estágio so abre no final do curso do carburadore abre bem pouco, uns 20% da abertura total, mas, para corrigir isso, eu poderia colocar um parafuso maior.
Quando eu abro o segundo estágio manualmente, fica pingando alcool. No primeiro estágio, não dá pra ver isso. Fica sequinho. Quando acelero continua seco, até morrer o motor.
Parece ser falta de combustÃvel. Mas, onde ficou faltando alterar ? Nos difusores ? Só que eu não eoncontrei difusores do 6 cilindros em lugar nenhum aqui no Rio de Janeiro. As lojas que possuem não vedem pois é para manutenção deles. Então, onde estaria o problema ?
Estou quase desistindo e levando o carro numa loja de carburadores. Mas, o problema, é que sempre que levo o carro, o dono da oficina está ocupado e sempre mando o menino ir adiantando e fica tudo mal montado. No final, faltam porcas, que sempre caem no chão, etc. E além de pagar, ainda tenho que concertar os problemas.
Alguém saberia ?
Obrigado,
Neemias
P.S. Como eu não achei os venturis, levei o carro num cara que só trabalha com carburador, pois ele tinha os dois venturis. Então após montar, ele disse que o carro estava frio, por isso falhava quando acelerava. Pra chegar em casa foi um sufoco. Além disso fiquei com aquela vareta do medidor de gasolina, que fica pra fora amassada, pois o "menino sentou no carro" e colocou o pé em cima, além de ter de escutar que ele fez o que eu pedi, que foi trocar somente os venturis. Para descobrir o defeito, aà é preciso fazer uma revisão e é outro preço. Durma com um barulho desses......... |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 3 Ir à página 1, 2, 3 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|