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Kiko |
Enviada: Sáb Mai 03, 2003 6:13 am Assunto: Suspensão Dianteira Bonanza 93 ~ |
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Gostaria de saber se alguem tem soluções para deixar mais estável a suspensão dianteira da Bonanza 93 em diante. Ou marca/modelo de amortecedor que não seja Cofap L-12047 ou do Rogério que seja mais firme. |
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tecnica |
Enviada: Sáb Mai 03, 2003 11:35 am Assunto: Sugestões p/ Bonanza |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Kiko,
Vc pode tentar os amortecedores Rancho. Uma das séries, se não me engano a 9000, permite inclusive que vc regule a dureza de dentro do veiculo ( o kit vem com um compressor, valvulas e manometro).
A suspensão dianteira da GM não é de todo ruim. A questão é que todo o peso dianteiro influi na geometria. Assim, considerando que todos os componentes estejam em ordem e alinhados, durante uma curva, o chassi vai torcer e alterar a geometria projetada.
O que eu tenho observado, em discussões de jipeiros inclusive, é que é importante vc aumentar a rigidez torcional do chassi. Os jipeiros normalmente acrescentam travessas, e nos pontos mais crÃticos, colocam um reforço em formato de U por dentro da longarina.
E tem as receitas tradicionais: molas mais duras, e pneus com perfil mais baixo em rodas maiores, tipo aro 16 ou 17. Usar pneus 100% estrada tb ajuda ( e bastante, principalmente sob chuva ).
Espero que tenha ajudado.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Kiko |
Enviada: Dom Mai 04, 2003 6:14 am Assunto: Suspensão Bonanza |
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Visitante
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Alexandre, agradeço pela resposta.
Mas eu procuro na verdade uma solução com peças originais, como por exemplo: existem amortecedores originais de marca Cofap, Nakata, Monroe e no caso da Cofap para D-20/Silverado/Grand Blazer/GMC 6-100 e 6-150.
Gostaria de saber se entre estes amortecedores tem alguma diferença dinamica. Tanto a GM como a Cofap não respondem e-mail ou responde "Siga o manual de proprietario" GM - grande ajuda!
Eu acho que deve haver diferença pois á numeração é diferente. |
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tecnica |
Enviada: Qua Mai 07, 2003 11:43 pm Assunto: Susp Dianteira. |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Kiko,
Agora vc me pegou. Tenho experiência com todos, mas em carro de passeio.... o que eu mais gostei foram os Nakata HG, pressurizados, deixavam o carro muito, muito firme, sem ser desconfortável. Os Monroe funcionam bem, mas, não sei se eram um problema do par que eu havia instalado, eles faziam muito ruido de gas ao passar por grandes obstaculos tipo lombada, em irregularidades da rua nem tanto. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Mai 09, 2003 9:49 am Assunto: Re: Susp Dianteira. |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Se sua bonanza foi adaptada para o motor diesel, é logico que vc deve ter trocado os amortecedores e molas, pois caso contrário ela teria ficado de nariz baixo, eu acredito que se vc fez isso e ela está alinhada, a suspensão nao tem nenhum problema, agora se vc quer fazer trilhas com elas aà o bicho pega, pois ela é macia demais e dificulta a dirigibilidade acima de certas velocidades e condiçoes, aà eu acho que é melhor vc partir pra soluções nao originais como as que o alexandre indicou. |
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Otavio |
Enviada: Sex Mai 09, 2003 6:52 pm Assunto: Dicas molas e amortecedores |
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Pessoal, boa tarde!
Em uma outra lista que participo um indivÃduo respondeu uma pergunta dando a dica de dois estabelecimentos, sendo que um deles recondiciona amortecedores e o outro conhece e fornece tudo quanto é tipo de mola. Um outro membro da lista chegou a relatar que já fez serviços com o cara dos amortecedores, e no caso dele os 4 amortecedores recondicionados ficaram mais baratos do que 1 original, para uma BMW compact, e a eficiência deles é excelente. Outro membro da lista disse que já compra deste cara há mais de 10 anos e nunca teve um problema com a qualidade de seus produtos/serviços.
Apesar da palavra 'recondicionado' representar de cara que a qualidade do produto não é boa, foi evidenciado que o cara dos amortecedores prepara e fabrica amortecedores especiais para a maioria dos pilotos de competição deste paÃs, o que na minha opinião é uma put@ responsabilidade e prova de competência.
De qualquer forma, vale registrar esta dica aqui na lista caso alguém algum dia tenha interesse em ir até lá para conhecer o trabalho dos caras:
ROGÉRIO AMORTECEDORES Ltda
R. Guaicurus, 481, 485 - Lapa
São Paulo - SP
3672 3131
Alonso Molas
R. Assungui, 847 - Alto do Ipiranga
São Paulo - SP
5061 0255 e cel. 9643 4985 |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Jun 18, 2003 10:08 am Assunto: Re: Suspensão Dianteira Bonanza 93 ~ |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Porque vc nao tenta um barra estabilizadora, entre as bandejas da suspensão, como as que vejo em picapes usadas como carro de som. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jun 21, 2003 5:45 am Assunto: Barra estabilizadora |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá, Andreson.
Gostaria de maiores detalhes sobre esta Barra Estabilizadora, se possÃvel fotos de como é adaptada, modelo da barra (de que carro), apesar de que maior problema é balanço vertical.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Jun 25, 2003 7:38 am Assunto: Re: Barra estabilizadora |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Kiko, não tenho fotos mas o que vejo é que elas são fixadas nas bandejas de suspensão pela parte frontal inferior e e fixada nas longarinas do chassi, as que já vi pelo jeito não são de carros menores acho que são de caminhoes médios. acho que tem de 1 a 2cm de diametro. |
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Jul 14, 2003 7:48 pm Assunto: Re: Barra estabilizadora |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Ola kiko garimpei informaçoes e fiquei sabendo que a barra estabilizadora utilizada é a mesma da linha opala-caravan, descobri uma veraneio de um colega do meu pai que já possuiu a mesma mas por conta do desgaste o dono nao quis reparar-la, esta veraneio que é dele foi comprada ai do rio de janeiro e tambem as de são paulo posssuem muito este acessorio. Confere se é isso mesmo, ele me falou que era otimo quando ela possuia a barra entrava em curva fechada com mais de 130km/h e ela nem dava sinal de deitar, mesmo depois de trocar o motor por um Q20B ela funcionava do mesmo jeito. |
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Jul 14, 2003 7:49 pm Assunto: Re: Barra estabilizadora |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Acredito eu que as picapes serie 20 mereciam barras estabilizadoras tanto na dianteira como na traseira pois a mesma oscila muito em curvas fechadas principalmente a dianteira. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jul 15, 2003 6:23 am Assunto: Suspensão Dianteira Bonanza 93 |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Andreson,
Agradeço pela ajuda, a Bonanza já tem estabilizador na traseira, e maior problema dela é pula-pula, ou seja, movimentos verticais, que é prejudicado por pouca distanciam entre eixos.
Os amortecedores utilizados são do Rogério.
Será que alguém da região do ABC, não conhece pessoal da Cofap, para saber diferença dinâmicas entre os amortecedores do D-20; Silverado: Grand Blazer etc, que tem o mesmo tamanho?
Recentemente num desnÃvel na pista junto a uma pequena ponte em frente ao shopping Center Norte, o carro deu uma sacudida e pulou meia pista pro lado, sorte que não tinha ninguém lá.
abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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tecnica |
Enviada: Qua Jul 16, 2003 12:50 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi pessoal,
Eu sempre fui meio "pé atrás" com peças retrabalhadas/recondicionadas. Se por um lado tem o capricho do trabalho manual peça por peça, por outro tem as limitadas condições de testes que o preparador tem em mãos (além dos recursos de P&D que a engenharia de fábrica possui).
Mas isso não vem ao caso. Os problemas de estabilidade vem de 3 motivos principais:
- 70% do peso concentrado na frente do carro. A parte boa é que a suspensão dianteira tem um desenho até que razoável, de boa geometria. A parte ruim é que o modo que os braços, bandeja e o sub-frame é amarrado ao chassà é arcaico (pra não dizer precário). As molas dianteiras sofrem com esse esforço todo.
- Eixo traseiro rÃgido + feixe de molas na traseira. Essa combinaçao nunca foi muito católica em pisos irregulares: o peso não suspenso é muito grande, e a irregularidade que atinge uma roda tb afeta a outra, e movimenta todo o conjunto. As Veraneios antigas tb tinham molas helicoidais na traseira + Panhard. Eram bem mais firmes. Essa jogada na lateral acontece pela falta da Panhard, já que os feixes não conseguem manter o alinhamento longitudinal nos momentos de carga lateral extrema.
- Pressão excessiva nos pneus traseiros. Não sei qto vcs usam. No caso da D20, o manual recomenda 35 na dianteira e 45 na traseira, com meia carga ou carregado. Absurdo. Parece que a picape está andando com rodas de concreto. Jogo 30 libras (isso mesmo, 1/3 a menos) na traseira, e há uma sensÃvel melhora na estabilidade, com o trabalho melhor dividido entre os pneus e a suspensão. Recomendaria a vc fazer o mesmo, ja que alivia bem esse jogo da traseira para o alto.
Não notei desgaste anormal dos pneus com essa pressão, inclusive pq a diferença de 5 libras (tomando o eixo dianteiro como referência), é relativamente pequena.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jul 16, 2003 5:55 am Assunto: Suspensão Dianteira Bonanza 93 |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá amigos
Eu tb penso assim, qt a amortecedores "retrabalhadas", mas no meu caso é um pouco melhor q a original Cofap.
O maior problema é realmente o balanço vertical da dianteira.
Como a Cofap tem vários modelos de amortecedores dianteiros, como falei anteriormente.
D-20 93~ L12047/L-12134
Silverado Diesel L-12340
Grand Blazer L-12123
D-40 L-12648
GMC 6.150 L-12648
Nakata
D-20 93~ AC 35721
Silverado DLX 97~ AC 35804
Como eles tem números diferentes, e externamente são iguais então devem ter caracterÃsticas dinâmicas diferentes, estou atrás desta informação.
Primeiro passo eu estou tentando reduzir o pula pula da dianteira.
Qt a baixar a pressão na traseira, já tentei 40 Lb, e o carro aumenta rabeada nas curvas fechadas.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Jul 16, 2003 8:10 pm Assunto: Re: Suspensão Dianteira Bonanza 93 |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Eu acredito que o que está acontecendo kiko, é que vc geralmente anda vazio que no caso de picapes não é muito legal, o que acredito que podia melhorar seria vc trocar as molas traseiras já que no seu caso Bonanza Diesel tem uma capacidade de carga maior já que motor e cambio são mais pesados a suspensão traseira é bem mais reforçada o que faz ela pular ainda mais, talvez se vc trocar as molas traseiras pelas originais da bonanza à gasolina talvez reduza o pula-pula já que são mais macias segundo a fabrica. |
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