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 Adaptação de radiador de óleo D20 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 3:37 am    Assunto: Adaptação de radiador de óleo D20 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

Arrow Amigos, apaixonado pelas nossas picapes como nos somos, tenho certeza que faremos o que podermos para que ela sempre sofra o menos possivel. Diante disso resolvir colocar um radiador de óleo lubrificante na D20 afim de amenizar o atrito das peças moveis do motor. As fotos a seguir foram tiradas de um celular ok.


Arrow O radiador em dimensão é proporcional ao usado pelo MWM SPRINT (F-250). Aqui ainda fora do lugar...


Arrow Nessa imagem já fixado o adaptador do filtro de óleo onde teremos a saida do óleo lubrificante para o radiador e consequentemente a volta mais "frio" para o motor. Propositalmente deixei as mangueiras de óleo passando por dentro do chassis...


Arrow Vale lembrar que o óleo lubrificante não vai trabalhar "gelado" no motor, mais teve seu grau termico diminuido sensivelmente pois o radiador de óleo ficou posicionado logo a frente do condensador do A/C pegando o vento frontal antes de tudo e depois tendo sobre ele a ação da propria elice de ventilação do motor.

Arrow Notei também que a temperatura do motor abaixou mais um pouco, embora o carro antes não tinha problema de aquecimento.

Arrow Por enquanto é isso, qualquer novidade post posteriormente, o que vcs acham?...
Ps..."Sr.Moderador, caso haja local mais conveniente para este assunto, favor remover para la." Laughing

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Wander
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 8:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Oi Ricardo, legal. Assim o óleo sofre menor ação da temperatura, mantendo-se mais viscoso e, consequentemente, suas propriedades anti-atritantes, aumentando a vida útil dos componentes. Imagino eu . . .

Senhores, analogamente, da mesma forma que :

A) o Ricardo resfriou o ÓLEO LUBRIFICANTE com um radiador;
B) o intercooler resfria o AR quente antes do mesmo adentrar a turbina.

Existe alguma forma de se resfriar o DIESEL ante de entrar na Camera ou, melhor, nos Bicos Injetores, objetivando condensar o diesel, juntando as moléculas, da mesma forma que o intercooler faz com o oxigênio ? Isto seria necessário ? Haveria necessidade ? Ou "pulei o córguinho" agora ?

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Editado pela última vez por Wander em Dom Jun 04, 2006 8:53 am, num total de 1 vez
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 8:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O motor Maxion S4T / S4T plus, já possui um trocador de calor do óleo do motor com a agua do radiador, fica junto com filtro de óleo do motor, que tem a dupla função, aquecer rápidamente a temperatura de óleo quando o motor estiver frio, e resfriar quando estiver quente.

O motor MWM 6.07 TCA possui o mesmo mecanismo junto ao bloco do motor.

O radiador da F-250 é do óleo do motor ou do óleo do DH?? que também tem a função de acionar o servo freio (servo hidraulico)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 12:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

no caso do radiador de óleo, além de manter a viscosidade, a temperatura mais baixa oxida menos o óleo.

Sobre o radiador de diesel, não sou perito pra dizer, mas acho beteira. Lembro-me que a tempos atrás surgiu um produto que prometia até 20% de economia magnetizando as móleluculas do combustível. Pura conversa fiada...

[]'s

Thales

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Gerson Lage
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 12:52 pm    Assunto: Re: Adaptação de radiador de óleo D20 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
Mensagens: 96
Localização: Brasília-DF

Prezado Ricardo,

Qual o custo dessa instalação e onde voce fez esse serviço, foi aqui em Brasília.

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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

Kiko escreveu:
Olá pessoal
O radiador da F-250 é do óleo do motor ou do óleo do DH?? que também tem a função de acionar o servo freio (servo hidraulico)


Arrow Olá Sr. kiko sobre sua frase eu não sei responder, talvez alguem saiba. O que me levou a pensar que era de oleo lubrificante era a semelhança com esse que tinha aqui comigo e possição dele que na F-250 em que vi o mesmo ficava atras do para-choque dianteiro na parte de baixo, não sei se é esse mesmo ao que o Sr. se refere. Na Blazer diesel aqui em casa tem uma coisa parecida mais não com um radiador de óleo e sim como se fosse uma "serpentina", descobrir isso pq apareceu um vazamento de oleo em baixo do farol e eu não entendia o pq, então quando tirei o filtro de Ar do motor vi duas mangueirinhas com braçadeiras embaixo do filtro se conectando em dois caninhos. Bem esses caninhos dão uma volta em frente ao condensador A/C e volta para o compartimento do motor. Ai foi que entendi que o óleo da direção passava por essa "serpentina" e depois leva o oleo para a caixa de direção ou vice-versa. vou postar uma foto aqui...


Na foto acima vejam os traços em vermelho e em azul que fiz para visualizar mais facil. Lembrei ainda que na Blazer a gasolina que tinhamos não tinha esse sistema.

Gerson Lage escreveu:

Prezado Ricardo,

Qual o custo dessa instalação e onde voce fez esse serviço, foi aqui em Brasília.


Olá Sr. Gerson, bem não tive gasto nenhum na colocação do radiador de óleo isso pq já tinha ele aqui guardado desde a época em que tinha carro turbinado os unicos gasto foi com o "parafuso" que segura o filtro de óleo e o adaptador com a saida e entrada de óleo pois o antigo a rosca era diferente, a bitola da rosca da D20 é mais larga do que dos carros a gasolina/alcool, peça que um torneiro conhecido me fez por R$20,00 e o outro gasto foi só a troca de filtro e óleo do motor. Em relação a mão-de-obra tb não tive gasto pois fiz eu mesmo o serviço aqui em casa. Resumindo o radiador pode se comprar em lojas de preparação de carro (SOFS ou no SHN) pois acho que deva ser bem mais barato que comprar um da F-250 para adaptar. E sobre a mão-de-obra se quiser dou uma força aí.

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César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 7:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10300
Localização: Rio de Janeiro

Boa noite, não consegui perceber bem esta peça que o filtro fica preso, tem que tracar, etm que furar? se é no Q20B que você colocou, vou colocar um também, esta peça que o torneiro fez, tem como colocar uma foto ou desenho?
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César Oliveira
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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Seg Jun 05, 2006 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

César Oliveira escreveu:
Boa noite, não consegui perceber bem esta peça que o filtro fica preso, tem que tracar, etm que furar? se é no Q20B que você colocou, vou colocar um também, esta peça que o torneiro fez, tem como colocar uma foto ou desenho?


Arrow Olá César, acho que não soube explicar....rs...a tal peça que o torneiro fez é só onde o filtro de oleo enrosca, pois com a adatpação da peça onde sai/entra o óleo do radiador a antiga ponta foi rosqueada um prolongador que une o adaptador ao filtro e ao motor. Meu Sobrinho pegou a maquina digital ontem, mais já falei com ele e assim que ele me devolver eu tiro a foto da peça que o torneiro precisou fazer ok e acrescento aqui mesmo nessa resposta se der tá.

Arrow editando...
conseguir montar uma imagem dos componentes na parte da adaptação que vai no motor...

esse da imagem é para o motor AP, a diferença fica por conta da posição do parafuso que ao inves de ir antes da flange na D20 ele fica depois da flange e antes do filtro, vou colocar o link que uma loja que vende radiador de óleo, flange no caso da D20 é o mesmo do monza/kadett/S10 e AP só que o parafuso a rosca é maior ok...
http://www.ancona.com.br/fabricante.php?id=20
Arrow esse aqui é pro ML então não sei até qdo vão os anuncios, apartir de 120,00
http://www.fotolog.net.br/radiadores.html
Arrow nesse outro link tem radiador de óleo novo por menos de 200,00
http://www.crestana.com.br/pagina.php?pag=produtos&categoria=117

Arrow Razz agora acho que deve estar bom...rs Laughing

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Editado pela última vez por Ricardo Amorim em Ter Jun 06, 2006 2:24 am, num total de 4 vezes
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Tigues
MensagemEnviada: Seg Jun 05, 2006 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Eu não sou especialista em diesel, mas pelo que eu saiba óleo diesel tem que ser aquecido para funcionar melhor enquanto o óleo lubrificante e o ar trabalham melhor frio.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 06, 2006 5:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O óleo do motor também tem a sua temperatura de trabalho, que tem que ser alta, acima de 120ºC, pelo menos, para manter a caracteristicas do óleo e expulsar as impurezas.
Não pode ficar muito frio.

Mesmo é o caso da água do radiador.

Abraços

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Ter Jun 06, 2006 9:22 pm, num total de 1 vez
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Wander
MensagemEnviada: Ter Jun 06, 2006 8:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
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Kiko escreveu:
expulsar as umpurezas

Expulse esta impureza daí KIKO Very HappyVery HappyVery Happy

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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Ter Jun 06, 2006 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
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Arrow Olá amigos, sobre essa temperatura de óleo do motor ser de 120º C acima nunca ouvir dizer pode até ser mais vai ao contrario do que sempre tinha escutado sobre temperatura e em uma procura rápida pela net também não achei nada sobre tais valores. Mais achei algumas coisas interessantes. Em um site de um Engenheiro tecendo comentários sobre lubrificação de um motor SCANIA com RADIADOR de ÓLEO. “...O trocador de calor (ou radiador de óleo) tem a finalidade de transferir calor do óleo lubrificante, cuja temperatura não pode ser superior a 130°C, para o meio refrigerante utilizado no motor. Nos motores refrigerados a ar o trocador de calor é instalado na corrente de ar. A transferência de calor para o refrigerante é de aproximadamente 50 Kcal / CVh para os motores refrigerados a água e de 100 Kcal / CVh nos motores com refrigeração a ar.segue o link
http://www.joseclaudio.eng.br/diesel1a4.html

Arrow Continuando minha pesquisa achei outro artigo falando sobre o carro Renault de F1 “...Enquanto isso, a temperatura dos sistemas de refrigeração de água e óleo depende de diferentes parâmetros: o primeiro é resultado da potência média usada ao longo do circuito e é de cerca de 120ºC durante as corridas graças ao uso de um sistema pressurizado (3,75 bar) que aumenta o ponto de fervura da água. A temperatura do óleo é mais influenciada pela velocidade do motor e é de aproximadamente 100ºCâ€. segue o link
http://www.mecanicaonline.com.br/velocidade/2005/mecanica_f1/texto_1_freios.htm

Arrow Ainda pensando sobre a temperatura, a água e o óleo do motor entre outras finalidades atuar de forma a manter o motor em uma temperatura “ideal†para o bom funcionamento do conjunto então se nos motores atuais a temperatura da água trabalha na casa dos 100ºC a 110ºC seria difícil a outra parte no caso o óleo trabalhar bem mais quente do que a água, ainda mais em alguns motores em que ambos trocam calor. Contudo concordo com o que o Sr. Kiko nos disse o óleo do motor não pode trabalhar muito frio, pois ele quente lubrifica melhor que frio, entretanto se quente demais tb não cumpre seu papel. Ainda tentei varias vezes ligar no 0800-70-40-720 Sad da Castrol mais não obtive sucesso. Espero ter contribuido com algo aos amigos Razz

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Wander
MensagemEnviada: Ter Jun 06, 2006 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação



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Kiko é engenheiro mecânico . . . Very Happy E tem picapes GM desde 1989 . . . Very Happy
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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Ter Jun 06, 2006 8:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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Wander escreveu:
Kiko é engenheiro mecânico . . . Very Happy E tem picapes GM desde 1989 . . . Very Happy


Arrow O Sr. kiko é engenheiro mecanico vamos respeitar sim claro e eu respeito , mais Wander não entendi sua resposta? poderia ser mais claro por gentileza

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Wander
MensagemEnviada: Ter Jun 06, 2006 8:42 pm    Assunto: Responder com Citação



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Ricardo Amorim escreveu:
Wander escreveu:
Kiko é engenheiro mecânico . . . Very Happy E tem picapes GM desde 1989 . . . Very Happy


Arrow O Sr. kiko é engenheiro mecanico vamos respeitar sim claro e eu respeito , mais Wander não entendi sua resposta? poderia ser mais claro por gentileza


Claro, com prazer . . .

Ricardo Amorim escreveu:
temperatura de óleo do motor ser de 120º C acima nunca ouvir dizer pode até ser mais vai ao contrario do que sempre tinha escutado... Em um site de um Engenheiro...


Desenhando:

1. Kiko é engenheiro mecânico: Tem conhecimento técnico e profissional.
2. E tem picapes GM desde 1989 : Tem 17 anos de experiência pessoal.

Sacou ? Very Happy

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