Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Cambio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
joaoluiz
MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 2:02 pm    Assunto: Cambio Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Olá.. Estou novamente com dúvida.. A minha picape tem um cambio muito estranho, ele é de 3 marchas só que foi convertido de cambio em cima para cambio em baixo... Então a 1ª ficou no lugar da segunda e a ré ficou no lugar da 1ª.. Muito estranho,

Será que é possível alterar essa configuração ? Colocando a 1ª no lugar certo ?

Outra coisa, tenho vontade de colocar um cambio de 4 ou 5 marchas, alguém sabe o que é necessário para alterar ?

_________________
C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10300
Localização: Rio de Janeiro

Não tenho muita certeza mas o cambio de 4 marchas se não me engano usa a mema capa seca do de 3 marchas( nos dois casos estou desconciderando a marcha-ré), mas se não for, coloca a capa seca que o câmbio encaixa.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Quanto ao trambulador acho que não tem jeito.

Agora quanto a trocar o câmbio clique aqui:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=27

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
NILO WITT
MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006
Mensagens: 31
Localização: Alegrete/RS

Fala Cézar!!!
Pra colocar uma cixa de 4 marchas não precisa trocar a capa seca a dela dá. Voce terá que fazer um ¨buraco no piso¨ pra colocar a palanca de marchas. Se colocar um caixa de 5 velocidades provavelmente vc terá que mudar a relação do diferencial.
A grosso modo era isso, qualquer coisa é só perguntar!
Abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 9:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

João, seu câmbio deve ter sido trocado por um de Jeep ou então fizeram uma adaptação muito usada pelo jipeiros que é adaptar a alavanca de marchas do câmbio da C-10 pro assoalho. Alterar a posição das marchas acho que não é possível. Agora se quiser trazer a alavanca de volta pro volante, se o câmbio for da C-10 mesmo, acho que dá...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Pois é foi feita uma adaptação mesmo.. . estive olhando no trambulador existe até uma solda em cima.... Mas funciona corretamente. O meu problema com esse cambio é só a falta de sincronismo (acho que é isso mesmo) pois o que ocorre: quando ando em uma velocidade menor e tenho que voltar uma marcha, ela não encaixa de jeito nenhum, sou obrigado a parar o carro para encaixar uma marcha menor (no caso de 2º para 1º).
_________________
C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Wander
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Na minha picape também não dá pra voltar da 2a para a 1a. A menos que esteja praticamente com a picape parada. Aliás, nem precisa voltar para a 1a. A 2a dá conta de praticamente TUDO. Tem força de sobra. A 1a, só em casos extremos. Mas, neste caso, é bom parar a picape mesmo para planejar a melhor forma de usá-la.

Creio que se conseguisse passar de 2a para 1a a uns 10km/h, a picape travaria as rodas da tração, tamanha a reduzida da 1a marcha.

Já 3a para 2a. E 4a pra 3a não tenho qualquer problema. Basta diminuir a rotação.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Pois é mas não acha isso um incomodo ? ter que parar para conseguir colocar uma 1ª ?

Isso então é normal ? com a troca do cambio meu antigo de 3 marchas esse problema não será solucionado?

Wander o seu cambio é de 4 marchas, e tem esse mesmo problema ?

_________________
C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
NILO WITT
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006
Mensagens: 31
Localização: Alegrete/RS

Mas eu acho que a caixa do Wander é a da D-10( correto Wander ) normalmente esses cambios são duros mesmo, mas um cambio da C-10 de 4 marchas é muito macio!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 7:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

joaoluiz escreveu:
Pois é mas não acha isso um incomodo ? ter que parar para conseguir colocar uma 1ª ?

Eu NUNCA precisei colocar 1a marcha depois que saio com o carro. A 2a marcha dá conta de qualquer situação. Mesmo em congestionamentos ou subidas íngrimes.

joaoluiz escreveu:
Isso então é normal ?

Não sei, pois é a primeira picape C14/D10 que possuo.

joaoluiz escreveu:
com a troca do cambio meu antigo de 3 marchas esse problema não será solucionado?

Não sei dizer.

joaoluiz escreveu:
Wander o seu cambio é de 4 marchas, e tem esse mesmo problema ?

É de 4a marchas sim (a frente). Mas, como disse, isto de não entrar 1a estando em 2a, não é um "problema", pra mim. Nunca foi preciso.

NILO WITT escreveu:
Mas eu acho que a caixa do Wander é a da D-10( correto Wander ) normalmente esses cambios são duros mesmo, mas um cambio da C-10 de 4 marchas é muito macio!!

Ah, isto é verdade . . . É câmbio de D10.
Mas não é duro, apenas não há rotação pequena o suficiente para entrar de 2a para 1a sem quase parar o carro. Veja bem, QUASE PARAR. Não é preciso parar. Mas andar a uns 05km/h.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Os cambios modernos como CL 2205, todas as marchas são sincronizadas inclusive 1ª e ré, vc engata ré andando para frente e primeira andando para trás.

Mas às vezes nos carros antigos, manter a originalidade é interessante.

Muitos cambios antigos tinham que acertar a rotação para engatar. (pelo menos 2 bombadas na embreagem), naquela época só era motorista, aquele que conseguia reduzir a marcha dos caminhões.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
joaoluiz
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 131
Localização: MG

Outra coisa ainda sobre cambio... Não sei se vocês sabem mas minha picape está toda desmontada.. estou montando tudo e restaurando tudo.. Mas algumas coisas são sistemas muito antigo e vou tentando adaptar sistemas mais novos e facil de achar.. Então encontrei no sistema de embreagem uma vareta de embreagem, não gostei e queria instalar um sistema mais moderno de cabo de aço mesmo.

Alguem já fez isso e como fez, sabe qual cabo seria ideal para essa adaptação ?

João Luiz

_________________
C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10300
Localização: Rio de Janeiro

Boa noite, primeiro você vai ter de definir qual acixa de marchas que vai utilizar.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

joaoluiz escreveu:
Então encontrei no sistema de embreagem uma vareta de embreagem, não gostei e queria instalar um sistema mais moderno de cabo de aço mesmo.

Pois eu estou justamente querendo substituir o atual sistema de cabo da embreagem de minha picape por uma "vareta" ou "aste", de forma a perpetuar e evitar surpresas.

Se o sistema antigo, de vareta, é inquebrável (em seu atual uso), por que deseja substituí-la por algo mais moderno e fácil de encontrar, e altamente quebrável ? Vamos trocar ?

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

no meu câmbio, 260F, reduz de 2ª pra 1ª, mas quase parande como disse o Wander... No Gol que tivemos, quando tava novo não tinha esse problema, mas depois que já tava com 80mil km de reduzir de 2ª pra 1ª quase parando também.

Sobre o sistema de vareta concordo com Wander. Na minha C-10 o acionamento é por vareta, igual a sua e nunca me deu sustos, supresas ou problemas. Já o cabo... tem gente que até anda com um de reserva dentro da picape.

Pra susbtituir seu sistema de vareta por cabo, talvez tenha que trocar a alavanca, a haste que aciona o garfo e onde vai encaixado o cabo(ou vareta) no pedal da embreagem.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 7
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB