Autor |
Mensagem
|
joaoluiz |
Enviada: Seg Jun 12, 2006 2:02 pm Assunto: Cambio |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005 Mensagens: 131 Localização: MG
|
Olá.. Estou novamente com dúvida.. A minha picape tem um cambio muito estranho, ele é de 3 marchas só que foi convertido de cambio em cima para cambio em baixo... Então a 1ª ficou no lugar da segunda e a ré ficou no lugar da 1ª.. Muito estranho,
Será que é possÃvel alterar essa configuração ? Colocando a 1ª no lugar certo ?
Outra coisa, tenho vontade de colocar um cambio de 4 ou 5 marchas, alguém sabe o que é necessário para alterar ? _________________ C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005 |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Seg Jun 12, 2006 2:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Não tenho muita certeza mas o cambio de 4 marchas se não me engano usa a mema capa seca do de 3 marchas( nos dois casos estou desconciderando a marcha-ré), mas se não for, coloca a capa seca que o câmbio encaixa. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Seg Jun 12, 2006 8:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
|
|
 |
NILO WITT |
Enviada: Seg Jun 12, 2006 8:46 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 31 Localização: Alegrete/RS
|
Fala Cézar!!!
Pra colocar uma cixa de 4 marchas não precisa trocar a capa seca a dela dá. Voce terá que fazer um ¨buraco no piso¨ pra colocar a palanca de marchas. Se colocar um caixa de 5 velocidades provavelmente vc terá que mudar a relação do diferencial.
A grosso modo era isso, qualquer coisa é só perguntar!
Abraço |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Jun 12, 2006 9:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
João, seu câmbio deve ter sido trocado por um de Jeep ou então fizeram uma adaptação muito usada pelo jipeiros que é adaptar a alavanca de marchas do câmbio da C-10 pro assoalho. Alterar a posição das marchas acho que não é possÃvel. Agora se quiser trazer a alavanca de volta pro volante, se o câmbio for da C-10 mesmo, acho que dá...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
joaoluiz |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 6:50 pm Assunto: |
|
|

|
Pois é foi feita uma adaptação mesmo.. . estive olhando no trambulador existe até uma solda em cima.... Mas funciona corretamente. O meu problema com esse cambio é só a falta de sincronismo (acho que é isso mesmo) pois o que ocorre: quando ando em uma velocidade menor e tenho que voltar uma marcha, ela não encaixa de jeito nenhum, sou obrigado a parar o carro para encaixar uma marcha menor (no caso de 2º para 1º). _________________ C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005 |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 6:54 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
Na minha picape também não dá pra voltar da 2a para a 1a. A menos que esteja praticamente com a picape parada. Aliás, nem precisa voltar para a 1a. A 2a dá conta de praticamente TUDO. Tem força de sobra. A 1a, só em casos extremos. Mas, neste caso, é bom parar a picape mesmo para planejar a melhor forma de usá-la.
Creio que se conseguisse passar de 2a para 1a a uns 10km/h, a picape travaria as rodas da tração, tamanha a reduzida da 1a marcha.
Já 3a para 2a. E 4a pra 3a não tenho qualquer problema. Basta diminuir a rotação. _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
joaoluiz |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 7:08 pm Assunto: |
|
|

|
Pois é mas não acha isso um incomodo ? ter que parar para conseguir colocar uma 1ª ?
Isso então é normal ? com a troca do cambio meu antigo de 3 marchas esse problema não será solucionado?
Wander o seu cambio é de 4 marchas, e tem esse mesmo problema ? _________________ C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005 |
|
|
 |
NILO WITT |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 7:15 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 31 Localização: Alegrete/RS
|
Mas eu acho que a caixa do Wander é a da D-10( correto Wander ) normalmente esses cambios são duros mesmo, mas um cambio da C-10 de 4 marchas é muito macio!! |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 7:21 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
joaoluiz escreveu: |
Pois é mas não acha isso um incomodo ? ter que parar para conseguir colocar uma 1ª ? |
Eu NUNCA precisei colocar 1a marcha depois que saio com o carro. A 2a marcha dá conta de qualquer situação. Mesmo em congestionamentos ou subidas Ãngrimes.
Isso então é normal ? |
Não sei, pois é a primeira picape C14/D10 que possuo.
com a troca do cambio meu antigo de 3 marchas esse problema não será solucionado? |
Não sei dizer.
Wander o seu cambio é de 4 marchas, e tem esse mesmo problema ? |
É de 4a marchas sim (a frente). Mas, como disse, isto de não entrar 1a estando em 2a, não é um "problema", pra mim. Nunca foi preciso.
NILO WITT escreveu: |
Mas eu acho que a caixa do Wander é a da D-10( correto Wander ) normalmente esses cambios são duros mesmo, mas um cambio da C-10 de 4 marchas é muito macio!! |
Ah, isto é verdade . . . É câmbio de D10.
Mas não é duro, apenas não há rotação pequena o suficiente para entrar de 2a para 1a sem quase parar o carro. Veja bem, QUASE PARAR. Não é preciso parar. Mas andar a uns 05km/h. _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 7:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Os cambios modernos como CL 2205, todas as marchas são sincronizadas inclusive 1ª e ré, vc engata ré andando para frente e primeira andando para trás.
Mas às vezes nos carros antigos, manter a originalidade é interessante.
Muitos cambios antigos tinham que acertar a rotação para engatar. (pelo menos 2 bombadas na embreagem), naquela época só era motorista, aquele que conseguia reduzir a marcha dos caminhões.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
joaoluiz |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 7:53 pm Assunto: |
|
|

|
Outra coisa ainda sobre cambio... Não sei se vocês sabem mas minha picape está toda desmontada.. estou montando tudo e restaurando tudo.. Mas algumas coisas são sistemas muito antigo e vou tentando adaptar sistemas mais novos e facil de achar.. Então encontrei no sistema de embreagem uma vareta de embreagem, não gostei e queria instalar um sistema mais moderno de cabo de aço mesmo.
Alguem já fez isso e como fez, sabe qual cabo seria ideal para essa adaptação ?
João Luiz _________________ C-10 - 4300 cc - 1976 - adquirida 22/06/2005 |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 8:10 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Boa noite, primeiro você vai ter de definir qual acixa de marchas que vai utilizar. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 8:11 pm Assunto: |
|
|

|
Então encontrei no sistema de embreagem uma vareta de embreagem, não gostei e queria instalar um sistema mais moderno de cabo de aço mesmo. |
Pois eu estou justamente querendo substituir o atual sistema de cabo da embreagem de minha picape por uma "vareta" ou "aste", de forma a perpetuar e evitar surpresas.
Se o sistema antigo, de vareta, é inquebrável (em seu atual uso), por que deseja substituÃ-la por algo mais moderno e fácil de encontrar, e altamente quebrável ? Vamos trocar ? _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 10:06 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
no meu câmbio, 260F, reduz de 2ª pra 1ª, mas quase parande como disse o Wander... No Gol que tivemos, quando tava novo não tinha esse problema, mas depois que já tava com 80mil km de reduzir de 2ª pra 1ª quase parando também.
Sobre o sistema de vareta concordo com Wander. Na minha C-10 o acionamento é por vareta, igual a sua e nunca me deu sustos, supresas ou problemas. Já o cabo... tem gente que até anda com um de reserva dentro da picape.
Pra susbtituir seu sistema de vareta por cabo, talvez tenha que trocar a alavanca, a haste que aciona o garfo e onde vai encaixado o cabo(ou vareta) no pedal da embreagem.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
|