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Stanlei |
Enviada: Qui Jun 29, 2006 1:11 am Assunto: òleo do motor 4.1 MPFI |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Rio de Janeiro
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Qual o óleo mais recomendado para uso com o motor da C20 1996 4.1 MPFI com 32.000 Km rodados ? posso usar um sintético ?
Obrigado. _________________ Hilux SW4 3.4V6 1999
Passat GTS Pointer 1988
C20 Deluxe 4.1 MPFI 1996-Vendida
S10 Executive 4.3V6 2001-Vendida |
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Marcus |
Enviada: Qui Jun 29, 2006 9:05 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Opa, primeiramente, seja bem vindo ao forum !
Qdo eu tinha um Omega CD 4.1, e participava do forum do Omega Clube , eu sempre via eles falando de usar óleo sintético....
Eu nunca usei por causa do cu$to... sempre usei um da Shell, se não me engano, o SJ, um galãozinhu amarelo....
Bom, meus parabés pela picape..... se for essa da foto, ta muito bonita...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Stanlei |
Enviada: Qui Jun 29, 2006 9:11 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Rio de Janeiro
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É essa mesma ! obrigado ! Custou mas achei uma inteira ! rs
Estou pesquisando ainda sobre o melhor óleo ... _________________ Hilux SW4 3.4V6 1999
Passat GTS Pointer 1988
C20 Deluxe 4.1 MPFI 1996-Vendida
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Sekiya |
Enviada: Qui Jun 29, 2006 10:59 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Stanlei, é só usar o óleo recomendando em etiquetas do carro ou no manual.
Na verdade pode usar qualquer um. O motor 4.1 é de concepção antiga e "já está acostumado".
Usar sintético em um motor desses eu acho desperdÃcio. Use um bom óleo com classificação SL.
Eu uso o Shell Amarelo 15W50 SL e troco a cada 5mil km. Mas pode usar um 20W50. _________________ Abraços
Eduardo |
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Stanlei |
Enviada: Sex Jun 30, 2006 1:08 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Rio de Janeiro
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A minha dúvida era se eu poderia usar o óleo sintético neste motor, pois como você disse é de concepção antiga. Eu acho que o óleo sintético por ser mais fino ele circula mais rápido e lubrifica melhor em regimes de trabalho forçado , estou certo ?
Abraços. _________________ Hilux SW4 3.4V6 1999
Passat GTS Pointer 1988
C20 Deluxe 4.1 MPFI 1996-Vendida
S10 Executive 4.3V6 2001-Vendida |
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Wander |
Enviada: Sex Jun 30, 2006 8:31 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Óleo sintético é mais resistente ao calor, durando mais tempo entre as trocas.
Sua qualidade é muito superior.
Parece mais caro, mas se fizer as contas, é mais barato e eficiente.
Não existe nenhum inconveniente em usá-lo. Muito pelo contrário. _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Sekiya |
Enviada: Sex Jun 30, 2006 11:45 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Na teoria o óleo sintético, por ser melhor duraria mais Km e seria + eficiente. Porém, como a qualidade da nossa gasolina não é das melhores existe aquele temor quanto a formação de borra. Assim, um óleo sintético que duraria pelo menos 10 a 15mil km tem que ser trocado em um perÃodo menor. Ou seja: apesar de ser melhor o seu dinheiro é desperdiçado.
Um bom óleo mineral ou com aditivos sintéticos (semi-sintético) custa bem menos e dura pelo menos 1/3 do que duraria um sintético. Porém o sintético custa mais de 1/3 do mineral. Faça as contas.
Eu não diria que o sintético circula e lubrifica melhor. O fato de ele ser mais fino ajuda na partida. Quanto a circulação varia conforme a pressão da bomba e a lubrificação é tecnicamente a mesma.
Resumindo: Pode usar sim (se bem que o manual não diz sobre o seu uso). _________________ Abraços
Eduardo |
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Marcus |
Enviada: Sex Jun 30, 2006 11:50 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Eu não uso.... não vejo custo/benefÃcio.... tpw... não desfazendo... se tive$$e pra gastar com q não considero uma necessidade, eu colocaria sintético.....
Mas usando um óleo desses que eu citei anteriormente, tb vai lubrificar.... eles recomendam 10mil Km, mas eu troco com 5mil....
Mas no caso do Hoda Civic por exemplo, a revenda recomenda somente o uso de óleo sintético e tds as revisões q foram feitas troca de óleo, foi utilizado....  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Sekiya |
Enviada: Sex Jun 30, 2006 11:57 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Nesses motores modernos eu também iria de sintético. Mas você disse tudo Marcus: também não vejo custo/benefÃcio. _________________ Abraços
Eduardo |
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Stanlei |
Enviada: Sáb Jul 01, 2006 1:04 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Rio de Janeiro
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Ok, obrigado pessoal pelas dicas !
Vou avaliar lá na loja de óleo então o melhor custo/benefÃcio.
Abraços. _________________ Hilux SW4 3.4V6 1999
Passat GTS Pointer 1988
C20 Deluxe 4.1 MPFI 1996-Vendida
S10 Executive 4.3V6 2001-Vendida |
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alexm |
Enviada: Sáb Jul 01, 2006 7:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Stanlei.
Ontem troquei o óleo do motor da minha S10. Inicialmente, quando a comprei, troquei o filtro e o óleo antigo pelo Mobil XHP2500 (API SL/CF e ACEA A2 - mineral), infelizmente discontinuado (com a compra da Mobil pela Esso, deve virar um "Uniflo"). Hoje, 5 mil km depois, troquei filtro (barato e tão importante quanto trocar o óleo) e óleo pelo Mobil Super S 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3, VW 505.00 e Mercedes-Benz 229.1 - semi sintético).
A formação de borra, nossa maior preocupação, é o resultado de vários fatores : combustÃvel adulterado, mistura obrigatória de alcool, uso ou complementação com óleos inadequados, extensão do perÃodo de troca, falta de manutenção e/ou cuidado com o sistema de arrefecimento e a eterna confusão entre serviço leve e serviço pesado. Os fabricantes deviam parar de falar em serviço pesado e colocar claramente para os usuários que serviço pesado é uso urbano, com trocas mais frequentes.
Depois de muito ler , o que me norteia são as especificações técnicas do produto. Que o óleo sintético é melhor que o mineral disto não há dúvida : é tecnologia e não palpite. Eles são mais estáveis e resistentes a perda de suas qualidades, seja pelo fator térmico como pelo fator quÃmico (contato com o combustÃvel). Contudo o reverso da moeda é o custo bem mais elevado. Mas tecnologia não é milagre : se as condições (adulteração, baixa qualidade do combustÃvel) são mais severas que o projetado, a vida útil de qualquer produto fica comprometida mais rapidamente.
Assim, utilize sempre óleos com a especificação API/SL ou superior (quando houver) e também fique de olho na especificação européa ACEA, ACEA A2 ou melhor, mais exigentes e que refletem melhor a realidade de nossos motores modernos.
Outro ponto é a viscosidade. Hoje se considera a utilização de óleos com menor viscosidade pois quanto menor a viscosidade, quando o motor está frio, menos tempo será necessário para lubrificar peças nos primeiros segundos após a partida e menor o desgaste que libera partÃculas que contribuem para a degradação do lubrificante.
A minha S10 está beirando os 100 mil km mas sem vazamentos ou borra e ao invés de utilizar óleos mais grossos, os "famosos" óleos para alta quilometragem (25W50, 25W60), passei sem medo ou dúvidas para um 15W50. Sem problemas, com partidas (ainda mais) fáceis e o motor com o ruÃdo de um "gatinho ronronando". O Wander vai gostar desta comparação ... rsrsrsrs.
Se fosse para aconselhar, recomendaria o mesmo óleo que utilizei : Mobil Super S 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3, VW 505.00 e Mercedes-Benz 229.1 - semi sintético). Em Niterói custa na faixa de R$29,00 o litro. E não esqueça de encher o novo filtro antes de instalá-lo.
Em tempo : Esta última troca fiz em 5 mil km mas a recomendação que normalmente sigo e que inclusive vi num quadro de recomendações da oficina de uma concessionária da GM, em Niterói, é de 4 mil km. Óleo e filtro.
Abs.
Alex
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GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV) |
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Sekiya |
Enviada: Sáb Jul 01, 2006 9:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Vixi Alex, R$29,00 o litro!
5 litros = 145,00
(Antes de mais nada, o valor pode sair mais barato do que consertar um motor)
Um óleo que vejo a alguns recomendar é o Castrol Magnatec 10W40 (semi-sintético). Está nesta mesma faixa de preço, talvez um pouco menos. Deve ser bom, apesar de nunca ter experimentado.
Outro também que é bem barato e deve ser bom é o Castro GTX Special (frasco cinza) 20W50. _________________ Abraços
Eduardo |
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Wander |
Enviada: Sáb Jul 01, 2006 9:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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alexm escreveu: |
Que o óleo sintético é melhor que o mineral disto não há dúvida : é tecnologia e não palpite. |
To dizendo . . .
alexm escreveu: |
ao invés de utilizar óleos mais grossos, os "famosos" óleos para alta quilometragem (25W50, 25W60), passei sem medo ou dúvidas para um 15W50. Sem problemas, com partidas (ainda mais) fáceis |
A especificação do manual de meu Tempra é 25W50, sintético. Nunca usei outro.
alexm escreveu: |
o motor com o ruÃdo de um "gatinho ronronando". O Wander vai gostar desta comparação ... rsrsrsrs.
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alexm escreveu: |
E não esqueça de encher o novo filtro antes de instalá-lo.
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Encher o novo filtro ?????????????? _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Stanlei |
Enviada: Dom Jul 02, 2006 12:52 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006 Mensagens: 24 Localização: Rio de Janeiro
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Obrigado novamente pelas informações ! provavelmente devo colocar o óleo que uso no meu Passat GTS Pointer, sintético 10w60 ! da valvoline importado, está custando em média uns R$29,00 também !
Vou procurar na casa de óleo este óleo que você indicou Alex.
Abraços. _________________ Hilux SW4 3.4V6 1999
Passat GTS Pointer 1988
C20 Deluxe 4.1 MPFI 1996-Vendida
S10 Executive 4.3V6 2001-Vendida |
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Wander |
Enviada: Dom Jul 02, 2006 12:54 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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