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 Ã²leo do motor 4.1 MPFI « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Stanlei
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 1:11 am    Assunto: òleo do motor 4.1 MPFI Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006
Mensagens: 24
Localização: Rio de Janeiro

Qual o óleo mais recomendado para uso com o motor da C20 1996 4.1 MPFI com 32.000 Km rodados ? posso usar um sintético ?

Obrigado.

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Marcus
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 9:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Opa, primeiramente, seja bem vindo ao forum !

Qdo eu tinha um Omega CD 4.1, e participava do forum do Omega Clube , eu sempre via eles falando de usar óleo sintético....
Eu nunca usei por causa do cu$to... Very Happy sempre usei um da Shell, se não me engano, o SJ, um galãozinhu amarelo....

Bom, meus parabés pela picape..... se for essa da foto, ta muito bonita...

Abraços,

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Marcus V. Laurani
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Stanlei
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 9:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006
Mensagens: 24
Localização: Rio de Janeiro

É essa mesma ! obrigado ! Custou mas achei uma inteira ! rs

Estou pesquisando ainda sobre o melhor óleo ...

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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 10:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Stanlei, é só usar o óleo recomendando em etiquetas do carro ou no manual.
Na verdade pode usar qualquer um. O motor 4.1 é de concepção antiga e "já está acostumado".

Usar sintético em um motor desses eu acho desperdício. Use um bom óleo com classificação SL.
Eu uso o Shell Amarelo 15W50 SL e troco a cada 5mil km. Mas pode usar um 20W50.

_________________
Abraços
Eduardo
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Stanlei
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2006 1:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006
Mensagens: 24
Localização: Rio de Janeiro

A minha dúvida era se eu poderia usar o óleo sintético neste motor, pois como você disse é de concepção antiga. Eu acho que o óleo sintético por ser mais fino ele circula mais rápido e lubrifica melhor em regimes de trabalho forçado , estou certo ?

Abraços.

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Wander
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2006 8:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Óleo sintético é mais resistente ao calor, durando mais tempo entre as trocas.
Sua qualidade é muito superior.
Parece mais caro, mas se fizer as contas, é mais barato e eficiente.
Não existe nenhum inconveniente em usá-lo. Muito pelo contrário.

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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2006 11:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Localização: São Paulo/SP

Na teoria o óleo sintético, por ser melhor duraria mais Km e seria + eficiente. Porém, como a qualidade da nossa gasolina não é das melhores existe aquele temor quanto a formação de borra. Assim, um óleo sintético que duraria pelo menos 10 a 15mil km tem que ser trocado em um período menor. Ou seja: apesar de ser melhor o seu dinheiro é desperdiçado.

Um bom óleo mineral ou com aditivos sintéticos (semi-sintético) custa bem menos e dura pelo menos 1/3 do que duraria um sintético. Porém o sintético custa mais de 1/3 do mineral. Faça as contas.

Eu não diria que o sintético circula e lubrifica melhor. O fato de ele ser mais fino ajuda na partida. Quanto a circulação varia conforme a pressão da bomba e a lubrificação é tecnicamente a mesma.

Resumindo: Pode usar sim (se bem que o manual não diz sobre o seu uso).

_________________
Abraços
Eduardo
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Marcus
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2006 11:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
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Localização: Campo Mourão - PR.

Eu não uso.... não vejo custo/benefício.... tpw... não desfazendo... se tive$$e pra gastar com q não considero uma necessidade, eu colocaria sintético.....
Mas usando um óleo desses que eu citei anteriormente, tb vai lubrificar.... eles recomendam 10mil Km, mas eu troco com 5mil.... Very Happy

Mas no caso do Hoda Civic por exemplo, a revenda recomenda somente o uso de óleo sintético e tds as revisões q foram feitas troca de óleo, foi utilizado.... Very Happy

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Marcus V. Laurani
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jun 30, 2006 11:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Nesses motores modernos eu também iria de sintético. Mas você disse tudo Marcus: também não vejo custo/benefício.
_________________
Abraços
Eduardo
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Stanlei
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 1:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Junho de 2006
Mensagens: 24
Localização: Rio de Janeiro

Ok, obrigado pessoal pelas dicas !
Vou avaliar lá na loja de óleo então o melhor custo/benefício.

Abraços.

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alexm
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
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Stanlei.

Ontem troquei o óleo do motor da minha S10. Inicialmente, quando a comprei, troquei o filtro e o óleo antigo pelo Mobil XHP2500 (API SL/CF e ACEA A2 - mineral), infelizmente discontinuado (com a compra da Mobil pela Esso, deve virar um "Uniflo"). Hoje, 5 mil km depois, troquei filtro (barato e tão importante quanto trocar o óleo) e óleo pelo Mobil Super S 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3, VW 505.00 e Mercedes-Benz 229.1 - semi sintético).

A formação de borra, nossa maior preocupação, é o resultado de vários fatores : combustível adulterado, mistura obrigatória de alcool, uso ou complementação com óleos inadequados, extensão do período de troca, falta de manutenção e/ou cuidado com o sistema de arrefecimento e a eterna confusão entre serviço leve e serviço pesado. Os fabricantes deviam parar de falar em serviço pesado e colocar claramente para os usuários que serviço pesado é uso urbano, com trocas mais frequentes.

Depois de muito ler , o que me norteia são as especificações técnicas do produto. Que o óleo sintético é melhor que o mineral disto não há dúvida : é tecnologia e não palpite. Eles são mais estáveis e resistentes a perda de suas qualidades, seja pelo fator térmico como pelo fator químico (contato com o combustível). Contudo o reverso da moeda é o custo bem mais elevado. Mas tecnologia não é milagre : se as condições (adulteração, baixa qualidade do combustível) são mais severas que o projetado, a vida útil de qualquer produto fica comprometida mais rapidamente.

Assim, utilize sempre óleos com a especificação API/SL ou superior (quando houver) e também fique de olho na especificação européa ACEA, ACEA A2 ou melhor, mais exigentes e que refletem melhor a realidade de nossos motores modernos.

Outro ponto é a viscosidade. Hoje se considera a utilização de óleos com menor viscosidade pois quanto menor a viscosidade, quando o motor está frio, menos tempo será necessário para lubrificar peças nos primeiros segundos após a partida e menor o desgaste que libera partículas que contribuem para a degradação do lubrificante.

A minha S10 está beirando os 100 mil km mas sem vazamentos ou borra e ao invés de utilizar óleos mais grossos, os "famosos" óleos para alta quilometragem (25W50, 25W60), passei sem medo ou dúvidas para um 15W50. Sem problemas, com partidas (ainda mais) fáceis e o motor com o ruído de um "gatinho ronronando". O Wander vai gostar desta comparação ... rsrsrsrs.

Se fosse para aconselhar, recomendaria o mesmo óleo que utilizei : Mobil Super S 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3, VW 505.00 e Mercedes-Benz 229.1 - semi sintético). Em Niterói custa na faixa de R$29,00 o litro. E não esqueça de encher o novo filtro antes de instalá-lo.

Em tempo : Esta última troca fiz em 5 mil km mas a recomendação que normalmente sigo e que inclusive vi num quadro de recomendações da oficina de uma concessionária da GM, em Niterói, é de 4 mil km. Óleo e filtro.

Abs.

Alex
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Vixi Alex, R$29,00 o litro! Shocked Shocked
5 litros = 145,00 Shocked
(Antes de mais nada, o valor pode sair mais barato do que consertar um motor)

Um óleo que vejo a alguns recomendar é o Castrol Magnatec 10W40 (semi-sintético). Está nesta mesma faixa de preço, talvez um pouco menos. Deve ser bom, apesar de nunca ter experimentado.

Outro também que é bem barato e deve ser bom é o Castro GTX Special (frasco cinza) 20W50.

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Abraços
Eduardo
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Wander
MensagemEnviada: Sáb Jul 01, 2006 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

alexm escreveu:
Que o óleo sintético é melhor que o mineral disto não há dúvida : é tecnologia e não palpite.

To dizendo . . .

alexm escreveu:
ao invés de utilizar óleos mais grossos, os "famosos" óleos para alta quilometragem (25W50, 25W60), passei sem medo ou dúvidas para um 15W50. Sem problemas, com partidas (ainda mais) fáceis

A especificação do manual de meu Tempra é 25W50, sintético. Nunca usei outro.

alexm escreveu:
o motor com o ruído de um "gatinho ronronando". O Wander vai gostar desta comparação ... rsrsrsrs.

Very HappyVery HappyVery HappyVery Happy

alexm escreveu:
E não esqueça de encher o novo filtro antes de instalá-lo.

Encher o novo filtro ??????????????

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Stanlei
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 12:52 am    Assunto: Responder com Citação



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Obrigado novamente pelas informações ! provavelmente devo colocar o óleo que uso no meu Passat GTS Pointer, sintético 10w60 ! da valvoline importado, está custando em média uns R$29,00 também !

Vou procurar na casa de óleo este óleo que você indicou Alex.

Abraços.

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Wander
MensagemEnviada: Dom Jul 02, 2006 12:54 am    Assunto: Responder com Citação



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A este preço, não tem erro.
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