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Mau |
Enviada: Qui Jun 14, 2007 6:31 pm Assunto: GNV no motor Diesel ? |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Olá gente,
Andei fuçando por aÃ, falando com uns e outros e resolvi abrir esse tópico.
Pois bem, ouvi falar que os motores Diesel também podem ser convertidos para GNV e que o resultado é maravilhoso (?) e que não existe perda de força perceptÃvel.
Os Diesel possuem taxa de compressão média de 16:1, taxa ideal para o tal gás fedidinho ( ).
Dizem também que a conversão é mais cara e que se precisa adaptar uma vela para gerar faisca.
Enfim, alguém já se deparou com esse assunto e sabe me dizer algo mais?
Em tempo, NÃO QUERO colocar um porquinho rosa no porta-malas da Marci. É pura curiosidade mesmo.
Abraço pessoal!
Mau _________________ Saudade da Marci..... |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Jun 14, 2007 6:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Até gasolina funciona em motor diesel com vela!!! |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Jun 14, 2007 6:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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A questão é como fazer a bomba injetora parar de funcionar? |
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Fernando furini |
Enviada: Sex Jun 15, 2007 2:28 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Já existem ônibus urbanos movidos a gnv em teste. Mistura de 95% gnv + 5% de diesel em cada injetada. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
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peembaixo |
Enviada: Sex Jun 15, 2007 2:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Em São Paulo já tem a muito tempo ônibus movido a GNV, só não sei qual tecnologia é usada, se é um motor ciclo otto ou um diesel nesse esquema comentado pelo nosso amigo Fernando. Uma vez tive que ir por um caminho que seguia o itinerário de um ônibus desse movido a GNV e ele devia ter algum problema no escapamento que toda vez que o motorista tirava o pé do acelerador, o busão dava um estouro. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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Mau |
Enviada: Sex Jun 15, 2007 8:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Olá gente,
Continuo pesquisando... Se encontrar algo grudo aqui.
Abraços.
Mau _________________ Saudade da Marci..... |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 1:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Procurem por motor Elko. Queima qualquer óleo/lÃquido que seja combustÃvel, em qualquer mistura. Não possui radiador e sua perda térmica é de 15% contra 32% dos motores da época(1985). E tem boa potência e é econômico e dura mais que um motor a gasolina convencional.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Sekiya |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 2:20 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Li em uma revista do setor de ônibus (jul/ago 2007) sobre o motor diesel/GNV.
A reportagem fala sobre a conversão do motor Diesel em flex (GNV/Diesel). O sistema, no caso, foi desenvolvido pela EMS Automotive System, e funciona através de um prático sistema eletrônico sem precisar alterar o motor.
O sistema é denominado Intelliflex já está em testes em Campinas/SP e ainda trata-se de um projeto piloto.
Este sistema foi criado por Daniel Sofer, diretor de engenharia da EMS, e permite o uso de ambos combustÃveis através do gerenciamento da injeção de combustÃvel, acionado por um pedal eletrônico com tecnologia contactless, dispensando alterações fÃsicas no motor. Para tal existe uma unidade de comando, uma injeção multiponto de GNV de alta precisão e um controle eletrônico da injeção de diesel. O sistema não faz uso de borboleta e não se altera a taxa de compressão e nenhuma alteração interna (comando de válvulas) ou turbina.
Nesse sistema o motor funciona com 100% de diesel e até 98% de GNV e pode ser instalado em motores mecânicos e eletrônicos.
(Adaptado Revista TechniBus Jul/Ago 2007) _________________ Abraços
Eduardo |
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Petrus Veldt |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 7:21 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
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Mau |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Olá gente,
Ando corrido, desculpem, leiam abaixo.
Até!
Mau
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GNV
Bosch apresenta sistema flex entre diesel e gás natural
Interpress Motor [20/08/2007]
A Bosch vai apresentar no final deste mês o sistema DG Flex, que permitirá a veÃculos pesados (ônibus e caminhões) com motores diesel operarem também com gás natural veicular (GNV). Com a ajuda de sensores e um sistema de gerenciamento eletrônico, o equipamento mantém as caracterÃsticas originais do motor. Após partida do veÃculo em diesel, o gás natural é injetado junto com o ar de admissão e a injeção diesel é usada como ignição para a combustão.
Como resultado, o sistema proporciona ao motorista a mesma potência e torque do veÃculo que circula apenas com diesel e traz como benefÃcios a redução nas emissões de gases poluentes e menos gastos com combustÃvel. O item será apresentado por Martha Mello Canelada, engenheira de desenvolvimento da unidade de sistemas diesel da Robert Bosch em fórum da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) que acontece em Curitiba nos dias 30 e 31.
http://www.sulgas.rs.gov.br/index.asp?SECAO=8&SUBSECAO=36&EDITORIA=931 _________________ Saudade da Marci..... |
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Mau |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006 Mensagens: 970 Localização: São José dos Campos / SP
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Out 03, 2007 8:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Sobre o ELKO, tem a comunidade dele no Orkut. Inclusive parece que é viável a adaptação de motores diesel mais antigos(perkins 4.236, p. ex.) em ELKO. Nao fica tao economico quanto um original, mas fica mais economico e vira um flex em todos os sentidos da palavra.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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PauloRS |
Enviada: Qui Jul 31, 2008 2:50 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá a todos,
Esse assunto morreu ? Alguém sabe se os dispositivos mencionados estão disponÃveis para adaptação ?
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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magrão da topeka |
Enviada: Qua Nov 05, 2008 12:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007 Mensagens: 466 Localização: Guarulhos
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Não lembro onde vi um video com uma frota de caminhões Wolks 20310 ja usando o sistema,e pelo jeito fica bom mesmo,pelo que eu entendi da reportagem,o diesel é "queimado" junto com o GNV,e o mais interessante é que quando o motor é mais exigido no torque,a proporção de GNV usada pelo motor é maior que a do diesel.
Pena que na reportgem não falou nada sobre os custos e locais de instalação nem muitos resultados.
No mais se eu achar posto aqui no forum _________________ Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam |
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Marcus |
Enviada: Qua Nov 05, 2008 12:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Outra coisa próxima disso que li numa matéria, é que a CASE esta desenvolvendo um sistema para as colheitadeiras funcionarem DIESEL ou ALCOOL, só faltava aperfeiçoar o sistema (consumo muito elevado no ALCOOL)... mas que ja estava em funcionamento...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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