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Barra de Torção X Molas Helicoidais |
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Sekiya |
Enviada: Ter Jun 07, 2005 11:29 pm Assunto: Barra de Torção X Molas Helicoidais |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá a todos.
Ao ver comentários sobre as picapes médias sempre vejo alguma observação quanto a suspensão dianteira, que na maioria é utilizada barra de torção, isso até surgir a nova Hilux que a possui com molas helicoidais.
Vendo estes comentários sobre elas, percebi que com o tempo a barra de torção cede com o peso, principalmente quando equipado com motor diesel (no caso da S10 pelo menos).
Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de se utilizar a barra de torção? Quais os problemas, riscos...
E as vantagens da mola helicoidal em comparação a barra de torção?
Na minha opinião, o sistema de barra parece ser mais frágil (não sei...), pois não é tão frequente ouvir que a mola helicoidal cede tanto com o peso. _________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Qua Ago 26, 2015 2:58 pm, num total de 2 vezes |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Jun 08, 2005 12:22 am Assunto: Opiniao |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Estou com a mesma opiniao sua Eduardo, acho que são frágeis, mas nao posso comprovar, se a Toyota migrou das barras de torção para helicoidal, deve ter cachorro nesse mato né , porque será que a GM ainda usa os famosos bandejoes com helicoidais na dianteira, depois de decadas e decadas?? Hein Será? Sera? Será?
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Ducato Minibus 14
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jun 09, 2005 6:08 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
A maioris dos carros americanos ainda usam molas helicoidais, pois por ter o movimento linear e direta tem maior maciez, contra barra de torção que tem o seu movimento atavés da alavanca (bandejas ou braços) e tb em relação ao feixe de molas que por sua vez tem a interferencia de atrito entre as laminas.
Na minha opinião a mola helicoidal possui a melhor relação carga x curso, ou seja o mais linear.
A barra de torção tem a vantagem de facilidade de montagem, ocupa menos espaço.
Mas para ter a maciez, a mole tem que ser helicoidal, por este motivo todos os SUVs de luxo usam helicoidal nos dois eixos.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Sekiya |
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 5:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Wolla,
Gostaria de saber o porquê da barra de torção ceder. Seria devido a sua própria caracterÃstica ou tem mais a ver com o material empregado?
Penso que isso é, de certo modo, um incômodo para os proprietários.
Quem tem S10 ou conhece melhor, saberia me dizer o quanto dura a barra de torção ou sua experiência com ela? _________________ Abraços
Eduardo |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 5:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Sekiya
Possivelmente por barras receberem cargas torcionais ampliadas, pois as banadejas servem de alavancas, em alguns veiculos tem quase 1/2 metro, em relação ao feixe ou helicoidais que recebem cargas lineares e diretas.
Apesar que tds os carros trocam molas, tanto barra de torção, helicoidal ou laminas.
Como as barras traseiras da Kombi por exemplo, na empresa que trabalhava comprava em torno de 1 tonelada de barra usada por mes para confeccionar certo tipo de Peças.
As D-20 tb trocam molas dianteiras com frequencia, as traseiras nem tanto, pois a maioria não transportam cargas.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jun 19, 2005 3:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
acho que a mola helicoidal tem o melhor conforto e estabilidade depois das bolsas de ar. Não é a toa que a maioria dos automóveis(carros, picapes, vans etc.) sempre que é viável usam esse tipo de mola. Mas certamente cada tipo de mola possui a sua vantagem, p.ex: feixe de molas é usado para carga até hoje.
Abraços,
Thales |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jun 29, 2005 8:54 pm Assunto: Re: Opiniao |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Andreson Melo escreveu: |
porque será que a GM ainda usa os famosos bandejoes com helicoidais na dianteira, depois de decadas e decadas?? Hein Será? Sera? Será?
[']s |
Olá Andreson,
a GM, no Brasil usou este sistema somente nas picapes Full.
Agora acho que nos EUA o sistema é bem parecido com o daqui. Já vi algumas GM Full em filmes e estive pesquisando também por suspensão a ar e por batentes em páginas em inglês. Pelo esquema e visualmente deu para ver que o conceito da suspensão parece ser do mesmo: Braços Duplos, Inferiores e Superiores desiguais,em forma de A, e molas helicoidal. Será que são muito parecidos a ponto de haver intercâmbio de peças sem adaptação?
Abraços,
Thales |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Jun 29, 2005 9:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Eu já vi varias fotos, e pelas especs do site da GM dos EUA as Full's Size de lá usam o mesmo sistema, talvez mude fixação tamanho e etc _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jun 29, 2005 11:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
As molas helicoidais ainda é a melhor mola, todo mundo usa em mais variados tamanhos de carros.
Quanto a sistema de suspensão. para carro com chassi, não tem muita alternativa, o sistema macpherson é para carro monobloco.
Este sistema está presente nos melhores carros, como Opala, Chevette, Caminhão GMC de década de 50, BMW, MB, e naturalmente nas ACD-10/20 e Silverados, entre outros de tração traseira.
Este sistema surgiu na década de 40 se não me engano.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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João Pedro |
Enviada: Ter Jul 18, 2006 11:11 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2005 Mensagens: 5 Localização: Rio de Janeiro
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Olá amigos!
Há tempos estava afastado do fórum devido a inúmeos problemas,mas isto não vem ao caso.
Pesquisando, "barra de torção", achei a discussão do fórum, e sendo proprietário de uma S10, com o mesmo assunto.
Eis aqui minha dúvida com solicitação.
Algum dos senhores saberia dizer onde encontrar barras de torção mais resistentes para S10?
tenho orientação técnica que ela deveria ter, no mÃnimo, diâmetro de 30mm (para meu caso um máximo de 32mm). As originais tem 28mm.
Sei que nos EUA são encontradas normalmente, mas a importação é demasiadamente burocrática e complicada, podendo mesmo vir errada.
Agradeço a tds. |
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PauloRS |
Enviada: Qua Jul 19, 2006 3:24 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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A Todos,
Na minha opinião os dois sistemas de molas se equivalem e cedem igualmente com o uso e/ou a sobrecarga.
Abraços _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Brucutu |
Enviada: Sex Jul 28, 2006 12:20 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 252 Localização: Vila Velha - ES
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Oi Turma!
Lá vem mais um tópico sobre barras de torção... Ótimo!
Kiko: Nem todos os suvs de luxo usam helicoidais (ver os jipões da Mercedes, o MLqualquercoisa)
Alguns outros têm, inclusive um feixe de molas transversal (e não longitudinal como habitual).
Portanto o tipo de mola tem mais a ver com o projeto (entenda espaço, peso, maciez desejada entre outras coisas) do que com qual é o melhor tipo de todos.
Quanto a barras cederem, a causa, na minha opinião, é o projeto mal feito (no caso da D-20 4x4) pois o motor é muito pesado para o diâmetro da mola utilizada por estes veÃculos. Na minha S-10 que está com 8 anos a mola não arriou, nem nas Rangers que eu conheço (nunca tive uma, nem pretendo).
Fuscas, que também usam barra de torção a mola só arreia depois de centenas de milhares de kilômetros rodados. A esta altura molas helicoidais também teriam cedido.
Problemas como barras partidas deve ser atribuÃdo a problemas de conservação (oxidação por exemplo) e têmpera mal feita.
Pra finalizar (ou por mais combustÃvel na discussão) molas helicoidais não passam de barras de torção esticadas e enroladas, pois ambas funcionam exatamente da mesma forma.
Abraço a todos. _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
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Sekiya |
Enviada: Sex Jul 28, 2006 10:12 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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E quanto a custos de reposição: Qual seria o + caro? _________________ Abraços
Eduardo |
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adalberto |
Enviada: Sex Jul 28, 2006 9:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7429 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Não discuto eficiencia mas em termos de praticidade as molas helicoidais são bem melhores pois até eu mesmo ja troquei molas de um carro uma vez sendo que se fossem de outro tipo acho que eu não seria capaz de fazer o serviço sozinho. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Ago 04, 2006 10:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Pelo que sei, as baras de torção são mais difÃceis de achar. Mola helicoidal, se o veÃculo foi muito vendido e tiver muitos exemplares rodando, é fácil achar. Mola Semi-elÃptica, se não tem do modelo do veÃculo, adapta ou faz uma!!!
Sobre o conforto das molas, claro que algumas são melhores que outras, mas tudo depende do projeto do carro. Tem carros que usam feixe de molas e são bem macios. Tem carros que usam helicoidal e são duros! No quesitos relação custo/benefÃcio, praticidade, espaço, robustez nada supera a helicoidal quando ela é adequada ao uso.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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