|
GALERA...COMPREI UMA S10 CD 4.3 V6 - AUTO - COM GNV - HLP!! |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
FredericoFreire |
Enviada: Dom Fev 01, 2009 12:25 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
O problema é que um carro que já faz 4km/l passar a fazer 3km/l... _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Dom Fev 01, 2009 2:20 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Fred,
Acho difÃcil cair para 3km/l. Não consigo notar a direrença com ou sem Ar-condicionado.
Quantos cv será que o ventilador acoplado consome. Será que chega a uns 5cv? _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
Fernando Alvaro |
Enviada: Dom Fev 01, 2009 8:36 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
|
Caro Igor,
Vou conferir com o meu amigo e mantenho informado sobre o custo e o resultado.
Abraços,
Fernando |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:17 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
Igor, o ventilador consome um torque que se traduz em potência aumentando em função da rotação.
Tal torque não é constante, o torque consumido pelo ventilador aumenta com a rotação, e possivelmente esse acréscimo não é linear, talvez exponencial.
Multiplique o valor pela rotação, e terá a potência consumida. A potência consumida máxima ocorrerá na rotação máxima.
Muitas vezes não interessa a potência máxima, o regime de utilização muitas vezes não chega a essa faixa.
Não sei estimar a potência consumida, mas acredito que ela seja suficiente para aumentar muito o consumo de combustÃvel.
Basta dizer que nos EUA é comum removerem o ventilador de acoplamento viscoso (funcionando bem) e substituir por um ventilador elétrico. O resultado é menor consumo e mais potência disponÃvel. Agora imagine fazendo a comparação com um ventilador 100% acoplado durante todo tempo. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Fernando Alvaro |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:29 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
|
O Frederico lembrou de um fato interessante.
Antigamente, os ventiladores tinham funcionamento mecânico, acoplados diretamente na polia, virando junto com o motor de forma contÃnua. A temperatura da água era regulada apenas pela válvula termostática (os opalas, o corcel e o chevete, todos antigos, funcionavam desta forma).
Depois, algumas indústrias passaram a instalar ventilador elétrico (como o Passat, p. ex.), o que é utilizado na maioria dos carros (senão todos).
Outra forma de acoplamento era a embreagem eletromagnética. O ventilador era acoplado na polia que virava em falso. Um magneto fazia o acoplamento do ventilador quando a temperatura da água subia.
Mas, acredito, o mais simples e mais econômico é o elétrico.
Aliás, existem carros que até a bomba da direção hidráulica é elétrica.
Abraços,
Fernando |
|
|
 |
Bekian2009 |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 10:55 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2009 Mensagens: 77 Localização: Rio de Janeiro / RJ
|
Ta legal galera entendi tudo, o que que eu fasso desmonto tudo para dar uma olha ou deixo do geito que ta, consumo ? ela faz em media 6 km /lt, não ta mal, o barulhão vou observa melhor abrindo os vidros por que acho que ele para acima dos 2.000 rpm.
Ontem tirei o tanque, troquei a boia que ficou ótima, coloquei 40 lt ficou marcando sertinho, pouco acima do meio. os primeiros 10 lt ficou no 1/4 e os 20 lt ficou en 2/4, agora o ponteiro so balança um pouco, antes ficava doido ia la no da bateria batia nele e voltava. _________________ Robekian
Blazer DLX 4.3 V6 97
---------------------------- |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 11:46 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá Bekian,
Observa direito antes de desmontar. Com o ventilador acoplado e o motor acima de 3000RPM o barulho é MUITO alto. É fácil perceber até de janela fechada e com o som ligado. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
Bekian2009 |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 1:10 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2009 Mensagens: 77 Localização: Rio de Janeiro / RJ
|
Valeu Igor vou andar primeiro por vola dos 3.000 rpm e vou prestar atenção no barulho de avião ( que por sinal e muito bonito eh eh eh ), depois eu te falo abs.. _________________ Robekian
Blazer DLX 4.3 V6 97
|
|
 |
leco22 |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:20 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2008 Mensagens: 43 Localização: Rio de Janeiro
|
Só para reforçar o que já foi dito, na minha blazer em algumas manhãs faz o "barulho de avião", mas em um quarterão já volta a normalidade. Só fez o barulhão depois de quente umas 3 vezes desde que eu tenho o carro, neste caso o ponteiro se aproximava do meio e depois de umas duas respiradas voltava ao 1/4 normal.
Não tive sensibilidade de notar diferença com a mão ao rodar a hélice, mas de qq forma ela nunca fica "livre", ou seja, não dá pra rodar e ela continuar rodando como um ventilador elétrico comum.
Robekian, o barulho é muito alto mesmo, umas 3 vezes mais forte que um eletro-ventilador de auto comum.
Quanto a reposição, vende-se nos EUA por MUITO menos do que aqui, calculo que pagando tudo saia por pouco mais do que a metade do que pede a GM, tendo um amigo com endereço lá fora vira brincadeira de criança. Lá tb vende-se kits diversos para adaptar a elétrica, o que não é nada complicado de fazer mesmo com peças nacionais. _________________ Motorzinho é coisa de dentista... |
|
|
 |
Fernando Alvaro |
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:44 pm Assunto: |
|
|
|
Leco,
O problema é que desligamos a barca ainda quente, com o ventilador acoplado. Neste caso, realmente, a hélice fica presa, por isso vc. escuta o agradável (e eu tbém gosto do barulho, é imponente), barulho do ventilador quando liga o carro de manhã. Porém, basta acelerar a 2500/3000 RPM que ele desacolpla e o barulho acaba. Nesta hora, pare o carro, desligue o motor, e veja que conseguirá virar a hélice com pequeno esforço. Lembro, contudo, que é bem mais preso do que nas hélices de embreagem eletromagnética, que desacopla por inteiro a hélice. No nosso caso, a hélice ainda fica acoplada, mas não completamente, o que permite virar a hélice com certa força.
OBS: CUIDADO !!! Force com cuidado para não quebrar a hélice. Não pegue pela ponta da pá, e de preferência, pegue duas pás de uma só vez, para dividir o esforço.
Abraços,
Fernando |
|
|
 |
Bekian2009 |
Enviada: Ter Fev 03, 2009 12:51 pm Assunto: |
|
|

|
Obrigado Leco e Fernando pela dica vou observar melhor e depois eu digo para vcs abs... _________________ Robekian
Blazer DLX 4.3 V6 97
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 9 de 9 Ir à página Anterior 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|