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Wander |
Enviada: Seg Jun 12, 2006 9:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Creio que pra D20 o Q20B6 nunca se aplicou, Portanto, abreviaram para o nome do grupo: Q20B. _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 6:23 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
O motor Q-20B é um 4236 melhorada (veicular), pois a denominação é 4236 Q20B-4, mesmo para os 6 cilindros, ficando 4236 para os estacionários e/ou agricolas.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Wander |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 8:01 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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O agrÃcola não é o 4203? Ou ele e o 4236 são agrÃcolas ?
MOTOR 4203 - instalado em um jeep JAVALI
MOTOR 4203 - em uma F75.
MOTOR 4203 - retirado de uma Rural.
MOTOR 4236 - instalado em minha C14.
 _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
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César Oliveira |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 11:28 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Bom dia Thales, não havia entendido a sua colocação, inclusive quando se precisa comprar kit de camisa e pistões são vendidos de 2 em 2 ou seja o Q20B 4(4 cilindros) = 2 conjuntos de 2,no caso do Q20B 6 (6 cilindros) = 3 conjuntos de 2. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 9:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Wander,
do 4203 não sei, mas o 4.236 tem agrÃcola, veÃcular e estacionário. O estacionário é produzido até hoje.
Interessante as fotos do 4.203 que postou. Na 2[ foto, o bicos aparecem retos e não inclinados como nas outras duas fotos.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Rasch Motoren |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 9:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Wander
- Na verdade um mesmo motor pode ser direcionado para o uso marÃtimo , veicular , estacionário ou agrÃcola, desde que seus periféricos e também desempenho estejam adequado para este fim ( não estamos citando motores HSD ) .
- Nos motores Perkins o 1º algarismo , refere-se ao nº de cilindros , e o restante, a sua cilindrada em polegadas cúbicas . ( uma polegada cúbica = 16.387cc ) |
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Rasch Motoren |
Enviada: Ter Jun 13, 2006 10:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Thales Pimenta
- O 4203 com bicos injetores na vertical , é de injeção indireta. ( No caso do Perkins alguns a classificam como injeção mista ).
- Os modelos mais recentes utilizam injeção direta , estes com bicos inclinados. |
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NILO WITT |
Enviada: Qua Jun 14, 2006 9:59 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 31 Localização: Alegrete/RS
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Olá pessoal!! Esses motores de colheitadera dura muito porque justamente tem uma rotação constante e carga constante.
Kiko vou descordar com vc com relação a rotação das colhetaderas, os motores trabalham na rotação máxima o dia inteiro, ou seja um mercedes, po exemplo, trabalha a quase 3000 rpm, é muito mas um motor desses vc vai levar uns 12 anos ou mais pra mexer, conheço uma colheitadera ano 78 com motor original.
Os motores 6357 vieram para aplicação veicular e agrÃcola e os 6358 com bomba de "pé" apenas para aplicação agrÃcola.
Era isso abraços!! |
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Wander |
Enviada: Qua Jun 14, 2006 7:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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To cada vez mais feliz com o meu Perkinho. Olha aà como está hoje, depois de um banho de desengripante, WD, geral.
 _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jun 14, 2006 8:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
Então o 4.203 saiu com injeção direta e indireta... não sabia dessa.
MaurÃcio, pode me detalhar como seria esse sistem de injeção mista? O que difere do indireto e do direto.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
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Rasch Motoren |
Enviada: Qua Jun 14, 2006 9:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
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Thales
- Na injeçaõ direta a Câmara de combustão localiza-se no pistão e o combustÃvel é injetado diretamente nela . Ex: X-10 / S4 / OM366 etc......
- Na injeção indireta a câmara se encontra alojada no cabeçote , e onde o combustÃvel é injetado . EX: L200/ Hilux / Pajero/ Kombi Diesel etc......
- o sistema utilizado no Perkins é bem peculiar, pois a câmara se aloja no cabeçote ,e o bico injetor contém dois orifÃcios de injeção , sendo que um injeta na câmara e outro na cabeça do pistão . Ex: 6.357 e etc...... |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jun 15, 2006 6:41 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Muitos motores de tratores, tem a rotação maxima em torno de 2200 RPM, pois são euipamentos que precisam de torque.
O motor de gerador por exemplo, a rotação tem que estar calibrada em 1800 RPM para gerar energia a 60 Hz.
Porem cada projeto é um projeto, a rotação vai depender do projeto.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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César Oliveira |
Enviada: Qui Jun 15, 2006 6:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Boa noite, Nilo.
O 6.358 só saiu com bomba de pé? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Qui Jun 15, 2006 10:32 pm Assunto: Perkão e perkinho |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Estão se enganando qto as referências dos motores. 6357 e 6358 são os modelos mais antigos, que equipou os GM D60/70 e Ford F-600/700, etc.
Conheço um pouco esses motores, afinal atualmente temos 3 deles em casa e tenho contato com ele desde 1986 (apesar de ter 5 anos nessa época).
O modelo que equipou os caminhões GM apartir de 1986 é o 6354 Q20B6 (aspirado) e apartir de 1991 saiu tb com o 6354 TQ20B6 (turbo).
A particularidade desse motor é a bomba injetora montada na vertical (em pé).
Os primeiros utilizam bomba injetora Lucas/CAV. Já a versão turbo utiliza bomba injetora rotativa Bosch VE. Esse é um espetáculo. Ao contrário do modelo com bomba CAV, esse não solta aquela fumaceira azulada e nem falha enquanto frio o motor.
O primeiro D11000 q meu pai comprou zero, em 1986, rodou conosco 480 mil km sem nunca ter sido mexido em nada, nem em bomba injetora.
Atualmente temos um 86 (somos 2° dono) q está passando dos 400 mil km e continua original. O 93 tem 310 mil km mas já foi aberto duas vezes. O desempenho dele com relação ao aspirado seria como comparar uma D20 turbo plus com uma D20 equipada com o Q20B aspirado.
Diante do exposto, o 4236 Q20B4 é derivado do 6354 Q20B6 e NÃO do 6357 ou 6358 como falaram anteriormente.
Esse motor do caminhão são chamados popularmente de "Perkão" ao passo q o da D20 são chamados de "Perkinho".
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Andreson Melo |
Enviada: Qui Jun 15, 2006 10:50 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Rodrigo o pessoal chama de Perkinho os motores de Caminhoes Ford e Chevrolet mais antigos, não sei anos, mas é o que vejo meu pai falar, que quando aprendeu a dirigir foi caminhao com perkinho idos 1977, 1978, e em seguida surgiu o Perkão como é conhecido. Quanto a motor turbinado parece que meu pai entende, acho que vc entendeu né rodrigo, o seu 93 já foi aberto entao .... kkkk
Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
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