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òleo do motor 4.1 MPFI |
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Marcus |
Enviada: Dom Jul 02, 2006 2:31 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Sim, se tem condições de utilizar o sintético, sem dúvida alguma....
Mas sei lá.... no carro de meu uso, no caso o Vectra, esse q estou ainda não troquei o óleo, mas no outro, utilizava aqle da Shell, do galãozinho amarelo q não lembro a especificação.... mas lembro q era pra 10mil Km, mas sempre trocava com 5mil Km e o filtro de óleo a cada 10mil Km...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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alexm |
Enviada: Dom Jul 02, 2006 8:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Sekiya.
Ficou um pouco puxado mas como vc mesmo disse : "o valor pode sair mais barato do que consertar um motor". Pelo preço das peças e serviços não é uma hipótese, com certeza é uma afirmação.
O Castrol Magnatec tem especificações API SL/CF, ACEA A3; B3, MB 229.1. Logo, nesse aspecto, é similar ao Mobil Super S e Castrol tb é um nome conceituado quando assunto é lubrificação. Acredito que seja em excelente opção mas, pessoalmente, prefiro produtos da Mobil e considero 15W um excelente indice para o clima brasileiro e para o uso em GNV.
O Castrol GTX 20W50 tem especificações API SL e ACEA A, também sendo uma boa opção mas prefiro óleos menos viscosos e, tendo po$$ibilidade, com as melhores especificações.
Outro aspecto que poderia ser discutido aqui, é a necessidade (e a experiência) com a utilização de aditivação suplementar (Molykote, Militec). Para óleos de motor sou contra. Prefiro investir em produtos melhores a gastar com aditivos.
Wander.
Nunca tive um Tempra, apesar de achar o desempenho deles ótimo. Mas é isso mesmo : 25W50 ? Parece especificação dos ditos "óleo para veÃculos com alta quilometragem" (+100 mil km). Mas o fabricante sabe (ou deveria saber) bem mais que nós.
Quanto a encher o filtro, foi um macete (procedente ou não) que aprendi com o mecânico para reduzir a ocorrência de ar no sistema e evitar que a bomba trabalhe (mesmo por poucos momentos) com ar. No caso da S10, o filtro original da ACDelco tem um furo central (rosqueado) e furinhos ao redor. A operação consiste em derramar o óleo novo nesses furinhos até encher o filtro. Na S10 consome pouco mais de 0,5 litros.
Estou preparando a viatura. O passeio sai ou não sai ?
Marcus.
O óleo a que vc se refere é o Shell Helix Super 15W50 API SL e ACEA A2, mineral. Em outro tópico, citei que apesar dos óleos ACDelco terem como origem a Texaco, na oficina de uma concessionária da GM vi várias caixas deste e do Shell Helix Plus 10W40 API SL e ACEA A3/B3, semi-sintético.
Tenho um amigo que sempre utilizou o amarelinho e o VW Gol (bolinha - 2001), dele com 130 mil km está com o motor em muito bom estado. Ele troca o óleo a cada 3 mil km. E o filtro de forma alternada.
Abs.
Alex
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GM S10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV) |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jul 02, 2006 11:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
usar óleo sintético nos motores que foram desenvolvidos para óleo mineral, pode ser jogar dinheiro fora.
Primeiro porque colocando sintético, você não poderá aumentar a quilometragem de troca. Lembrem-se que antes de uma montadora determinar a km da troca, ela faz inúmeros teste de rodagem e verifica a viscosidade e desgaste do óleo e põe o tempo num meio termo. A não ser que você faça isso com seu carro, pode aumentar sem problemas, do resto vai estar jogando numa loteria, apostando na sorte...
Segundo porque: se não vai poder aumentar a km, acabou toda a vantagem do sintético, simplesmente porque o mineral vai cumprir bem as funções dele naquele prazo estipulado. O sintético também vai. Então porque pagar mais? Pra jogar um óleo menos oxidado fora?
Stanlei, 10W60 para esse motor, achei exagerado. Acho que um xxW50 está de ótimo tamanho...
Eu uso o Shell Helix Plus no Palio. Relação custo benefÃcio ótima: 17 latinhas o litro sem mão de obra e 23 com mão de obra. 100% aprovado!
Sobre encher o filtro, não vaza na hora de colocar(o filtro fica na vertical, geralmente)?
Dicas ao trocar de óleo: trocar o óleo sempre com o motor quente. Assim o óleo fica fino, escorre mais rápido e fica menos resto no motor. E antes de abrir o bujão, abra a tampa de enchimento, que vai facilitar o escorrimento.
Esqueci de comentar acima:
Dizem que o óleo mineral é mais detergente que o sintético. Ou seja, ele limpa mais o seu motor!
Trocar o óleo e não trocar o filtro é como tomar banho e não trocar a cueca!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Editado pela última vez por Thales Pimenta em Seg Jul 10, 2006 12:44 am, num total de 1 vez |
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Sekiya |
Enviada: Seg Jul 03, 2006 11:16 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Eu já ouvi o contrário Thales...
Que o sintético limpa mais (ou melhor: forma menos depósitos).
E agora? _________________ Abraços
Eduardo |
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Marcus |
Enviada: Seg Jul 03, 2006 11:32 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Eheheheh.... realmente é meio polemico... eheheh  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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alexm |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 1:50 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Thales.
Acredito que usar um produto mais moderno, de melhores especificações sempre vai te levar a um melhor resultado. O custo que hoje ser mais alto pode te poupar despesas e problemas na rua, no futuro. Sendo repetitivo, os lubrificantes de especificação superior (normalmente semi sintéticos = óleo mineral + componentes sintéticos como aditivos ou mesmo sintéticos) são mais estáveis e resistentes a perda de suas qualidades, seja pelo fator térmico como pelo fator quÃmico (contato com o combustÃvel, por exemplo). Isto deriva-se do seu processo de fabricação.
Acredito que as fábricas sejam criteriosas (ou deveriam) mas basta observar a "dança" da quilometragem que elas mesmo fizeram. Se as condições de uso são mais severas que o projetado, a vida útil de qualquer produto fica comprometida mais rapidamente e criar um critério para isso, que reflita a realidade de cada um e de todos é muito dificil. E ai, acho que a expressão "prazo estipulado" vai para o vinagre. Mas certamente se vc estiver utilizando um produto com as qualidades supracitadas (superiores), e ainda mais se respeitar os perÃodos de troca, é evidente que obterá uma maior proteção.
Mas como tudo na vida, o ponto principal é a relação custo-benefÃcio. Eu, por exemplo, quando posso, utilizo óleos semi-sintéticos de boa qualidade cujo custo final fica pouco superior a um mineral de boa qualidade mas ao final, os valores convergem. Exemplificando : vc disse que o valor por litro do Shell Helix Super 15W50 API SL e ACEA A2, mineral, é de R$23,00 com mão de obra. se fosse na S10, a conta ficaria no total de R$115,00. Já utilizando o Mobil Super S 15W-50 (API SL/CF, ACEA A3/B3, VW 505.00 e Mercedes-Benz 229.1 - semi sintético) a conta ficou em R$145,00. Mais caro ? Com certeza! Mas a proteção extra, que reduz (ainda mais) as chances de problemas no motor, considerando peças e serviços caros (e o pior : será que serão bem feitos ?) não vale R30,00 a mais ?
Concordo com vc que esse óleo citado pelo Stanlei tb me pareceu viscoso demais (xxW60), mas será que o fabricante pede mesmo isso ?
Colocar o filtro cheio exige mais cuidado. Na S10 ele entra quase a 90 graus mas se for rápido, não derrama ou derrama quase nada.
A dica do motor quente e de abrir a tampa de enchimento é super importante e não deve ser esquecida no momento da troca.
Já em relação as qualidades detergentes dos óleos concordo com o Sekiya. Inclusive um dos motivos para os mecânicos não recomendarem óleos semi-sintéticos os sintéticos para viaturas antigas é justamente o medo que se solte alguma borra incrustrada e obstrua alguma galeria do bloco do motor.
E vamos conversando e aprendendo uns com os outros ...
Abs.
Alex
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César Oliveira |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 8:33 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Bom dia Alex, para carros como os nossos o ideal para ficar mais barato a troca de óleo, é compar o balde de 20l, o $ por lito cai sensivelmente, independente do tipo que você vá usar, descubra se o óleo que você que usar tem apresentação de 20l _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Marcus |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 10:04 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Opa, dae sim Alex... mas o problema, é que aki na minha região, só se encontra uns óleos sintéticos, q o mais barato era R$ 38,00 o litro, a uns 3 anos atrás.... acabei desistindo da idéia, pois esse outro da Shell que vc citou, ficava muito mais barato....
Falando nisso, meu Vectra ta precisando... ehehehhehe  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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Sekiya |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 10:52 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Thales escreveu: |
Eu uso o Shell Helix Plus no Palio. Relação custo benefÃcio ótima: 17 latinhas o litro sem mão de obra e 23 com mão de obra. 100% aprovado! |
alexm escreveu: |
Exemplificando : vc disse que o valor por litro do Shell Helix Super 15W50 API SL e ACEA A2, mineral, é de R$23,00 com mão de obra. |
O Thales citou o de frasco azul (semi sintético). O de frasco amarelo (Super) varia de R$9,00 a R$13,00 (aqui em SP)
César, motor diesel é outra história. São aproximadamente 2-3litros a mais no cárter. É 40% a mais de óleo (tomando como referência o motor 4.1 250). Melhor ir no balde mesmo! Sai mais em conta.
Como carro é para muitos igual a filho (esposa e afins ): o que você puder dar de melhor para ele (ou para ela), faça. _________________ Abraços
Eduardo |
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MARQUES |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 5:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 13 de Junho de 2006 Mensagens: 44 Localização: ARACAJU
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Boa tarde pessoal me tirem uma dúvida que nem os frentista do podto de gasolina que trocam óleo de carros sabem me responder!!!!!!
A quantidade de óleo que um motor 4.1 a gasolina pega é de 5.0 litros com filtro não é?????????
Valeu!!!!!!!!!!!!!1 _________________ -------------------------------------------------------
SILVERADO DLX 4.1 6CC A GASOLINA |
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Sekiya |
Enviada: Ter Jul 04, 2006 8:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Isso mesmo Marques. _________________ Abraços
Eduardo |
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Law Huei |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 9:25 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006 Mensagens: 46
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Tive um omega 4.1 gasolina que entrava 4,5~4,8 litros com o filtro...nunca dava os 5 litros. Abraços |
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MARQUES |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 11:11 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 13 de Junho de 2006 Mensagens: 44 Localização: ARACAJU
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Valeu pela dica pessoal é porque na minha caminhonete eu sempre soloco 5,0 litros com o filtro!!!! _________________ -------------------------------------------------------
SILVERADO DLX 4.1 6CC A GASOLINA |
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alexm |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 12:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
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Sekiya.
Vc está com toda razão ! Me enganei ! O Thales falou realmente do Shell Helix Plus 10W40 API SL e ACEA A3/B3, também semi sintético. Esse óleo apesar de tb ser de excelente qualidade tem preço menor que o Mobil.
Mas apesar de ainda estar dentro das especificações da GM, para uma picape beirando os 100 mil Km e com GNV creio ser melhor utilizar 15W50. E, respeitando os motivos de ordem técnica, prefiro a marca Mobil.
Um dado interessante, que pode abrir um novo tópico, é que em testes nos EUA, o consumo de gasolina, de uma mesma picape, variou em cerca de 18% somente em função da octanagem da gasolina utilizada. Tem até uma tabelinha relacionando compressão do motor com a octanagem (indice IAD) do combustÃvel. Assim, usando o "teorema de Cochambri" uma S10 com compressão 9,2:1 (a minha) deveria ser mais economica utilizando gasolina Premium com octanagem 91 (mÃnimo), que seria a adequada a este motor. As gasolinas comum e aditivada tem octanagem de 87 (mÃnimo) e a Podium, da Petrobrás, indice de 95 (mÃnimo). No manual da minha S10 somente há a recomendação de se utilizar gasolina aditivada mas omite a octanagem adequada ao motor. Assim que reencontrar o link, mando para vcs. Alguém tem conhecimento mais profundo ou experiência sobre este assunto ? Em Niterói, a diferença de preço entre aditivada e Premium não chega a 10 %. E como diria o Tia Patinhas : tostão poupado é tostão ganho ... rsrsrsrsrs.
Abs.
Alex
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Wander |
Enviada: Qua Jul 05, 2006 3:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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alexm escreveu: |
E como diria o Tia Patinhas : tostão poupado é tostão ganho ... rsrsrsrsrs.
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Não é cavalo come anda, sei lá o que ?
(Tia ????)
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___BB.
00 0 _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
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