Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Ã“leo para Cambio e para o Diferencial ? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Out 29, 2006 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Eu sempre aprendi que um óleo SAE 50 era mais grosso que um SAE 40, que é mais grosso que um SAE 30, isto quando quente. Já um óleo SAE 15W40 teria viscosidade de SAE 15 quando frio e de SAE 40 quando quente.

Kiko, poderia me explicar melhor como funciona este sistema SAE para os óleos?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 29, 2006 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

É exatamente isto que acontece.

Qd frio, o oleo está com viscosidade semelhante a óleo quente, facilitando a circulação, e qd quente está com a mesma viscosidade, como se tivesse frio, ou seja viscosidade inalterado, não prejudicando a lubrificação.

Qt a norma SAE.....vou pesquisar


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Out 30, 2006 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

já fiz uma pesquisa rápida sobre a norma SAE para óleos e não achei nada. O que achei foi algo bem superficial no site da Castrol, que relata o que compreendi como disse acima.

Para mim SAE 40 era a viscosidade do óleo quando quente. Tanto que tem óleo que é somente SAE 10W, 20W, 30W, que é viscosidade frio. Tem um pessoall que fala que o SAE quente quer dizer o quanto o óleo resiste a temperatura e nada quase tem haver com viscosidade. Tipo um SAE 40 suportaria menos calor que um SAE 50. Confesso que estou desnorteado agora!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 6:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Tem mais algumas coisas aqui. (fala muito, não explica nada, mas...)

http://www.ipiranga.com.br/petroleo/distribuicao/download/cartilha.pdf

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
stoll1969
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 7:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006
Mensagens: 38
Localização: Bodoquena - MS

Olá pessoal, aqui faz tempo que estamos usando em câmbio e diferencial o óleo 140, é mais grosso vaza menos, e notemos um desgaste menor das partes.
_________________
Marcelo Stoll
Digníssimo D40 azul, acostumado a empurrar f4000 .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Opa... vou por ele no diferencial da C-10 então!!!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

O óleo mais viscoso que o recomendado, aumenta a resistencia ao movimento.

Na verdade o oleo é selecionado levando em conta folgas, tipo de atrito, temperatura de trabalho etc. ou simplesmente por que o fabricante do óleo fez uma boa oferta.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
stoll1969
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 10:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006
Mensagens: 38
Localização: Bodoquena - MS

É Thales talvez pare até de vazar, mas se não parar com certeza diminui.

Uma vez o do D40 estava vazando e não tinha tempo pra parar e arrumar ai dei umas 10 bombadas de graxa com a engraxadeira e resolveu o problema um bom tempo.

usamos muito isso , de graxa, nas reduções finais dos tratores de esteiras, normalmente para de vazar.

_________________
Marcelo Stoll
Digníssimo D40 azul, acostumado a empurrar f4000 .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

olá marcelo,

você quis dizer para eu colocar graxa onde vai o retentor, por fora mesmo? Se for, vou tentar...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
stoll1969
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006
Mensagens: 38
Localização: Bodoquena - MS

Não Thales , eu to falando pra misturar graxa no oleo pra engrossar um pouco. mas tem que ser ouca graxa porque se ficar muito grosso a graxa gruda na carcaça do diferencial e a coroa fica seca e depois de seca ela fica azul, si é que me entende.

É só pra dar uma engrossada no óleo pouc coisa, no diferencial de uma d10 umas 3 bombadas de engraxadeira.

Uma vez eu estava no mato e um pau amassao a tampa do dif. da d20 e vazou o oleo, era muito longe e não tinha oleo, não tive dúvida, enchi de graxa bem cheio mesmo. Legal fui até o tratopr de esteira que estava atendendo, tudo beleza, na volta tinha 120km de asfalto, quando faltava uns 30 pra chegar em casa começo e roncarum pouco, nos 20 roncou bem , nos 10 parou, fundiu tudo a coroa ficou azulzinha e o pinhão bangelinha. TOME CUIDADO.. Mas pouca s´pra engrossar o óleo pode por tranquilo, só repara que ele tem que fica líquido , gorsso mas líquido. Pode confiar.

Se tiver dúvida misture fora e bata com um y colocado na furadeira ai vc ve bem a textura.


Antigamente achava oleo sae 250 , era uma beleza , bem grosso, dif de caminhão só usava dele mas não acha mais pelo menos por aqui.



Abraço espero ter ajudado.

_________________
Marcelo Stoll
Digníssimo D40 azul, acostumado a empurrar f4000 .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Opa.... ajudou sim. Vou por este 140 e ver o resultado. Se não surtir efeito, abro de novo e coloco umas 3 bombadas(é pouca graxa mesmo...). Isso lembra a velha técnica da banana verde no câmbio e diferencial!!

Grato,

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
CarLiN
MensagemEnviada: Qui Nov 02, 2006 11:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 3 de Outubro de 2006
Mensagens: 37
Localização: Marília - São Paulo

Fala rapaziada....

Vo troca o oleo aqui... o diferencial não tem tração positiva....

Achei este modelo --> LUBRAX TRM-5 SAE 85W/140 .. Vocês recomendam, posso colocar sem problemas ?

Valeu Galera
Abraços

_________________
D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
Quem Gosta de Motorzin é Dentista !! Very Happy

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Nov 03, 2006 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

Tome cuidado, seu diferencial é Positiva?

Se for só a Texaco (e Ac Delco) tem óleo específico.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
CarLiN
MensagemEnviada: Sáb Nov 04, 2006 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 3 de Outubro de 2006
Mensagens: 37
Localização: Marília - São Paulo

Fala Mestre Kiko

Deixa eu lhe pergunta.. A partir de que ano ou modelo as D-20 foram produzidas com tração positiva, como funciona, tem outra maneira de verificar se é ou não tração positiva ??

Sobre a tração positiva, aqui no meu caso, fiz todos os testes que você disse e não constatei que a tração é positiva, a não ser que a mesma esteja danificada.

Encontrei esses dois Lubrificantes.

-> LUBRAX TRM-5 SAE 85W/140
-> LUBRAX GL-5 SAE 85W/140 Qual escolher ??

Obrigado pelas Dicas

Abraços

_________________
D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
Quem Gosta de Motorzin é Dentista !! Very Happy

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Nov 04, 2006 10:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

A tração positiva aqui no Brasil existe desde a década de 60, pode ser que o sistema Mudou, mas não é nenhuma novidade.

Os óleo citados são óleos para diferencial comum.

O óleo para tração positiva é Texaco LS 85W140 ou 3450 (90), a não ser q alguma marca começou a fabricar, como a GM trocou de fornecedor de Texaco para BR pode ser q a BR começe a fabricar, ou tb pode ser q a Texaco detem direitos da formulação.

No seu caso é melhor comprar junta e abrir o diferencial, drenar e limpar bem, antes da troca de olep, e ver se é realmente tração positiva.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB