Autor |
Mensagem
|
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Out 29, 2006 10:28 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Eu sempre aprendi que um óleo SAE 50 era mais grosso que um SAE 40, que é mais grosso que um SAE 30, isto quando quente. Já um óleo SAE 15W40 teria viscosidade de SAE 15 quando frio e de SAE 40 quando quente.
Kiko, poderia me explicar melhor como funciona este sistema SAE para os óleos?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Out 29, 2006 10:59 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Thales
É exatamente isto que acontece.
Qd frio, o oleo está com viscosidade semelhante a óleo quente, facilitando a circulação, e qd quente está com a mesma viscosidade, como se tivesse frio, ou seja viscosidade inalterado, não prejudicando a lubrificação.
Qt a norma SAE.....vou pesquisar
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Out 30, 2006 12:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Kiko,
já fiz uma pesquisa rápida sobre a norma SAE para óleos e não achei nada. O que achei foi algo bem superficial no site da Castrol, que relata o que compreendi como disse acima.
Para mim SAE 40 era a viscosidade do óleo quando quente. Tanto que tem óleo que é somente SAE 10W, 20W, 30W, que é viscosidade frio. Tem um pessoall que fala que o SAE quente quer dizer o quanto o óleo resiste a temperatura e nada quase tem haver com viscosidade. Tipo um SAE 40 suportaria menos calor que um SAE 50. Confesso que estou desnorteado agora!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 31, 2006 6:22 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
|
Voltar ao Topo |
|
 |
stoll1969 |
Enviada: Ter Out 31, 2006 7:47 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Bodoquena - MS
|
Olá pessoal, aqui faz tempo que estamos usando em câmbio e diferencial o óleo 140, é mais grosso vaza menos, e notemos um desgaste menor das partes. _________________ Marcelo Stoll
Digníssimo D40 azul, acostumado a empurrar f4000 . |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Out 31, 2006 9:20 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Opa... vou por ele no diferencial da C-10 então!!!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 31, 2006 9:29 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Pessoal
O óleo mais viscoso que o recomendado, aumenta a resistencia ao movimento.
Na verdade o oleo é selecionado levando em conta folgas, tipo de atrito, temperatura de trabalho etc. ou simplesmente por que o fabricante do óleo fez uma boa oferta.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
stoll1969 |
Enviada: Ter Out 31, 2006 10:05 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Bodoquena - MS
|
É Thales talvez pare até de vazar, mas se não parar com certeza diminui.
Uma vez o do D40 estava vazando e não tinha tempo pra parar e arrumar ai dei umas 10 bombadas de graxa com a engraxadeira e resolveu o problema um bom tempo.
usamos muito isso , de graxa, nas reduções finais dos tratores de esteiras, normalmente para de vazar. _________________ Marcelo Stoll
Digníssimo D40 azul, acostumado a empurrar f4000 . |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Out 31, 2006 10:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
olá marcelo,
você quis dizer para eu colocar graxa onde vai o retentor, por fora mesmo? Se for, vou tentar...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
stoll1969 |
Enviada: Ter Out 31, 2006 10:31 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 Mensagens: 38 Localização: Bodoquena - MS
|
Não Thales , eu to falando pra misturar graxa no oleo pra engrossar um pouco. mas tem que ser ouca graxa porque se ficar muito grosso a graxa gruda na carcaça do diferencial e a coroa fica seca e depois de seca ela fica azul, si é que me entende.
É só pra dar uma engrossada no óleo pouc coisa, no diferencial de uma d10 umas 3 bombadas de engraxadeira.
Uma vez eu estava no mato e um pau amassao a tampa do dif. da d20 e vazou o oleo, era muito longe e não tinha oleo, não tive dúvida, enchi de graxa bem cheio mesmo. Legal fui até o tratopr de esteira que estava atendendo, tudo beleza, na volta tinha 120km de asfalto, quando faltava uns 30 pra chegar em casa começo e roncarum pouco, nos 20 roncou bem , nos 10 parou, fundiu tudo a coroa ficou azulzinha e o pinhão bangelinha. TOME CUIDADO.. Mas pouca s´pra engrossar o óleo pode por tranquilo, só repara que ele tem que fica lÃquido , gorsso mas lÃquido. Pode confiar.
Se tiver dúvida misture fora e bata com um y colocado na furadeira ai vc ve bem a textura.
Antigamente achava oleo sae 250 , era uma beleza , bem grosso, dif de caminhão só usava dele mas não acha mais pelo menos por aqui.
Abraço espero ter ajudado. _________________ Marcelo Stoll
Digníssimo D40 azul, acostumado a empurrar f4000 . |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Out 31, 2006 10:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Opa.... ajudou sim. Vou por este 140 e ver o resultado. Se não surtir efeito, abro de novo e coloco umas 3 bombadas(é pouca graxa mesmo...). Isso lembra a velha técnica da banana verde no câmbio e diferencial!!
Grato,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
CarLiN |
Enviada: Qui Nov 02, 2006 11:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 3 de Outubro de 2006 Mensagens: 37 Localização: Marília - São Paulo
|
Fala rapaziada....
Vo troca o oleo aqui... o diferencial não tem tração positiva....
Achei este modelo --> LUBRAX TRM-5 SAE 85W/140 .. Vocês recomendam, posso colocar sem problemas ?
Valeu Galera
Abraços _________________ D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
Quem Gosta de Motorzin é Dentista !!
 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Nov 03, 2006 10:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Carlos
Tome cuidado, seu diferencial é Positiva?
Se for só a Texaco (e Ac Delco) tem óleo especÃfico.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
CarLiN |
Enviada: Sáb Nov 04, 2006 9:22 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 3 de Outubro de 2006 Mensagens: 37 Localização: Marília - São Paulo
|
Fala Mestre Kiko
Deixa eu lhe pergunta.. A partir de que ano ou modelo as D-20 foram produzidas com tração positiva, como funciona, tem outra maneira de verificar se é ou não tração positiva ??
Sobre a tração positiva, aqui no meu caso, fiz todos os testes que você disse e não constatei que a tração é positiva, a não ser que a mesma esteja danificada.
Encontrei esses dois Lubrificantes.
-> LUBRAX TRM-5 SAE 85W/140
-> LUBRAX GL-5 SAE 85W/140 Qual escolher ??
Obrigado pelas Dicas
Abraços _________________ D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
Quem Gosta de Motorzin é Dentista !!
 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Nov 04, 2006 10:02 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Carlos
A tração positiva aqui no Brasil existe desde a década de 60, pode ser que o sistema Mudou, mas não é nenhuma novidade.
Os óleo citados são óleos para diferencial comum.
O óleo para tração positiva é Texaco LS 85W140 ou 3450 (90), a não ser q alguma marca começou a fabricar, como a GM trocou de fornecedor de Texaco para BR pode ser q a BR começe a fabricar, ou tb pode ser q a Texaco detem direitos da formulação.
No seu caso é melhor comprar junta e abrir o diferencial, drenar e limpar bem, antes da troca de olep, e ver se é realmente tração positiva.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|