Autor |
Mensagem
|
Tigues |
Enviada: Ter Set 21, 2004 9:11 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 505 Localização: Sp - Zona Leste
|
Oi, gente
nos opala, corcel, del rei e pampa se não me engano tb sairam ventoinhas eletromagnéticas que funcinavam de acordo com a nescessidade de tempêratura. _________________ Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garon |
Enviada: Sáb Mar 19, 2005 9:23 pm Assunto: ... |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:20 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Sáb Mar 19, 2005 9:42 pm Assunto: Sistemas de Acoplamento: Arraste Viscoso ou Termo SensÃvel. |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá Garon
Atualmente, quase todos os motores utilizam este sistema de acoplamento por arraste viscoso ou pelo termo sensÃvel. Veja a explicação do Kiko sobre estes dois sistemas.
A vantagem é melhorar a eficiencia do motor, já que o sistema de helice fixa rouba cerca de 7% da potência do motor no momento da aceleração. Se bem que o altenador tb rouba potência qdo estiver gerando maior carga.
Conclue-se, então que esse sistema rouba menos potência do motor, logo sua eficiencia é melhor...
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Mar 20, 2005 12:05 am Assunto: Re: Sistemas de Acoplamento: Arraste Viscoso ou Termo Sensà |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Rodrigo Luvison escreveu: |
Olá Garon
Atualmente, quase todos os motores utilizam este sistema de acoplamento por arraste viscoso ou pelo termo sensÃvel. Veja a explicação do Kiko sobre estes dois sistemas.
A vantagem é melhorar a eficiencia do motor, já que o sistema de helice fixa rouba cerca de 7% da potência do motor no momento da aceleração. Se bem que o altenador tb rouba potência qdo estiver gerando maior carga.
Conclue-se, então que esse sistema rouba menos potência do motor, logo sua eficiencia é melhor...
Abraços |
Leia-se "roubam"  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garon |
Enviada: Sex Abr 08, 2005 5:00 pm Assunto: ... |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:20 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Abr 10, 2005 2:16 am Assunto: Re: ... |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Garon escreveu: |
Oq? "ROUBAM" ???
Mas pq roubam? Oq o Rodrigo escreveu ta certo: é "ROUBA", pois está td no singular na frase q ele colocou...
... hihihi, mas td bem este site não tem como função corrigir ortografias, pois não é sobre GRAMÃTICA e sim sobre PICK-UP e assuntos relacionados, não é mesmo?
... voltando a falar sobre o 4B, parece-me q ano q vem, ele será substituido pela versão eletrônica, tb com 3,9 litros, mas com 150 cv e 56 kgfm (!!!), imaginem! Bããão, né? Daà sim terá torque de sooobra! ...
 |
Se bem que este tópico não é dos + adequados para se comentar sobre esses motores (4B entre outros), mas salvo engano o 4B seria o unico motor "não eletronico" que atenderia os niveis de poluição exigidos, e que para conseguir essa "façanha" teria potencia e torque um pouco reduzidos, potencia na casa dos 120cv. E creio eu que seja uma jogada (leia-se pressão) da ford para com a cummins, pois caso isto aconteça poderá prejudicar a venda do F4000 e F350, fato que aconteceu com introdução do freio a disco traseiro no F4000, não caiu a ponto de prejudicar, mas a ponto que eles perceberam e voltaram a freio a tambor traseiro, coisa tambem que foi muito reclamada do amortecedor de direção sob o eixo dianteiro nos modelos "cara alta" como são conhecidos aqui na minha região, foi resolvidos nos modelos pós 2003. Então o motor eletronico pra mim perde a confiabilidade e robustez de um motor diesel "comum" tipo S4 e Q20B têm, e deixo aqui mais uma vez o meu ponto de vista. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garon |
Enviada: Dom Abr 10, 2005 11:16 am Assunto: ... |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:20 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garon |
Enviada: Seg Abr 11, 2005 10:56 am Assunto: além... |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:20 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Alexandre Tarcitano |
Enviada: Qui Abr 14, 2005 1:25 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 12 de Abril de 2005 Mensagens: 10 Localização: Rio de Janeiro
|
Só para ajudar a esclarecer: a ventoinha acoplada a correia no motor tem o inconveniente de que em altas velocidades o ar aspirado por ela tem menor velocidade do que o ar que entra no veÃculo, criando assim uma espécie de barreira por causa das diferenças de velocidade do ar, fora o fato de roubar um pouco de potência do motor pelo acoplamento. Daà se passou a usar o ventilador elétrico que é comandado pela cebolinha e as ventoinhas de acoplamento viscoso. Essas não atingem a velocidade máxima do motor, elas patinam um pouco em velocidade menor deixando que o ar que passa devido à velocidade do carro refrigere o radiador. (explicações dadas por um fabricante)
Alexandre Tarcitano  |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Dom Mai 22, 2005 11:03 pm Assunto: Fato curioso. |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá pessoal
Junto com o manual do proprietário da D20 1996 vem um suplemento (adendo) com informações sobre a D20 e C20 1996.
Interessante esse fato: nos dados do motor S4T Plus está com potência de 140 cv @2800 rpm e torque de 45 Kgfm a 1600 rpm.
Será que saiu duas versões nas D20, sendo as primeiras com o de 150 cv e 46,5 kgfm de torque e depois esta com 140 cv???
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
LeonanFL |
Enviada: Seg Mai 23, 2005 7:28 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
|
Bom Dia amigos.............
Falando sobre "ventoinhas magneticas", Há uns 10 dias eu tava viajando num MB 1620L dai tivemos um problema com uma correia do hidraulico e tivemos que parar e trocar, quando fomos tirar a hélice o Motorista me disse que nao se pode tomba-la, por causa do magnetico, acho que é o mesmo sistema das D20
Ele tambem falow que no MB 1620L essa ventoinha custa em torno de R$3000,00!!!!
Tecnologia eh bom, mas custa dinheiro.............
Abraços............. _________________ Potência não é nada sem controle |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Daniel_GM |
Enviada: Sex Dez 09, 2005 10:42 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 11 de Outubro de 2005 Mensagens: 4
|
Galera, penso seriamente em trocar meu UNO FLEX por uma bonanza 1987 bunitona... Nao da pra pegar D-20 ou outra qualquer a diesel pois o seguro pra mim, que tenho 23 anos, sai em torno de R$ 7.000,00 !!!!
Ai é DIFICIL
E eu que ajuntei tanta grana , desde o 2ºcolegial, fazem uns 10 anos que eu junto dinheiro ( até ganhei o famoso apelido 'MAO DE VACA", MIGUELAO, entre outros) e saber que nao posso realizar meu sonho, pois o SEGURO inviabiliza tudo...
grande abraços a todos _________________ ________________________
Compro S-10 4x4 CE V6 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Sáb Dez 10, 2005 9:20 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Olá Daniel.
Fazer seguro de um carro desses talvez não compense pois em caso de uma perda total (batido irrecuperavel) ou roubo, você vai receber o valor de mercado e sabemos que ao ter um carro assim vamos querer personaliza-lo ao nosso estilo ficando seu valor acima do mercado. Voce poderia colocar um bloqueador de combustivel e um bom rastreador por satelite fazendo um segurinho apenas para o caso de atender a alguem que voce viesse a bater (seguro para terceiros). Agora se voce quizer mesmo o seguro poderá faze-lo em nome de uma pessoa mais velha como seu pai, tio, avô, etc. Mas no caso de precisar usar o seguro você não pode esquecer de colocar essa pessoa como motorista em qualquer comunicação de acidente e se houver ocorrencia policial você terá que combinar isso com a outra pessoa envolvida no acidente. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Dez 12, 2005 6:25 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
a vida é correr riscos... se nós formos ficar preocupados com tudo que pode acontecer, num se vive. mas claro também qua não podemos deixar de nos previnir. Se eu fosse me preocupar com seguro, não teria picape...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Mar 14, 2006 8:30 pm Assunto: Ventilador com Acoplamento Viscoso |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Alexandre Tarcitano escreveu: |
Só para ajudar a esclarecer: a ventoinha acoplada a correia no motor tem o inconveniente de que em altas velocidades o ar aspirado por ela tem menor velocidade do que o ar que entra no veÃculo, criando assim uma espécie de barreira por causa das diferenças de velocidade do ar, fora o fato de roubar um pouco de potência do motor pelo acoplamento. Daà se passou a usar o ventilador elétrico que é comandado pela cebolinha e as ventoinhas de acoplamento viscoso. Essas não atingem a velocidade máxima do motor, elas patinam um pouco em velocidade menor deixando que o ar que passa devido à velocidade do carro refrigere o radiador. (explicações dadas por um fabricante)
|
Olá pessoal
Lembrei desse tópico sobre ventiladores com acoplamento viscoso ao ver essa flange adaptadora no mercado livre. Segundo o vendedor, retira-se a embreagem da hélice, coloca-se a flange e monta a hécile. Assim ela fica girando direto, ou seja, igual aos sistemas mais antigos (ex. Maxion linha s4).
Link mercado livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-41031704-flange-de-adaptaco-de-ventilador-motor-mwm-f-250-_JM
Para mim é um downgrade (leia-se gambiarra ), não acho q alguém faria isso somente para aumentar o ruÃdo. Fora a perda de potência e aumento de consumo de combustÃvel...
Mas aparece cada uma, que temos q postar aqui p/ deixar registrado!
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|