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Manutenção do Sistema de Freios |
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Mensagem
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 6:18 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales
A regra de sangria é começar por roda mais longe para mais perto do burrinho mestre.
Se sangrou uma roda só, não vai valer a pena vc ter usado dot 4, pois nas rodas que o fluÃdo é exigido.
No caso de troca é bom fazer por gravidade, coloque mangueira transparente no sangrador e deixe fluido escorrer até aparecer o fluido novo (cor diferente), vai pelo menos 2 frascos de 500 ml.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 06, 2006 12:11 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Vixi....o meca não usou nem meio frasco de1/2L! Bom o jeito vai ser eu mesmo fazer o serviço aqui em casa.
Pra escorrer o fluÃdo é só abrir a válvula?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 06, 2006 6:54 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales
Sim, é so aflouxar o sangrador.
Eu qdo faço a troca, esgoto o reservatório usando uma seringa de injeção, encho com fluido novo e drenando a antiga pelas rodas, não esquecer de completar o reservatório durante a troca.
Neste processo, após o serviço, nem precisa fazer a sangria do freio.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Ago 06, 2006 10:33 am, num total de 2 vezes |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 06, 2006 9:25 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Pois é... o meu sistema ainda não é duplo, um só. Creio então que vá menos fluÃdo né? No caso agora, o meca retirou o restante do fluÃdo que estava no reservatório. Depois sangrou do lado do passageiro na dianteira(foi a roda que teve problemas). Agora é só fazer as outras três...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Ago 29, 2006 1:27 am Assunto: Manutenção do freio traseiro |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
O freio dianteiro dianteiro eu revisei e já está tudo ok, depois eu comento no outro tópico qual era o problema que fazia ela "fisgar" p/ o lado.
Mas agora eu preciso de algumas dicas (urgente) para revisar o freio traseiro.
Hoje a noite, tirei o tambor o freio do LD para ver o estado das lonas, o que eu verifiquei não foi mto bom, eis q elas "estavam no osso", ou seja, quase chegando ferro, além de muita sujeira (pó) acumulada. Portanto já comecei a desmontar tudo.
Retirei tb um prisioneiro da roda, q estava quebrado, mas acho q não vai dar para colocar o novo, pois não tem como bater em sua face sem retirar a ponta de eixo.
Examinei o cilindro (burrinho), pelo visto vou ter q trocá-lo. Tirei a coifa e empurrei o embolo, está cheio de incrustações (parece um lodo).
O Tambor (campana) é o original, nele tah marcado "Diâmetro Interno Max. 308mm". Como faço para medir? Aparentemente tem muito "material" para gastar ainda...
As lonas originais são coladas no patin (sapata) e deu um trabalho para remover, vai espatifando e não descola.
Posso colocar a lona com rebite? Qual rebite usar?
Acho q colada só se comprar o jg de sapata novo.
Tenho um jg de lona da Fras-le, aquela 2x q é mais grossa. Em cada roda vai uma lona menor e uma maior. Pode ocorrer algum problema se colocar as duas grandes???
Meu tio fez isso na picape dele, parece q melhorou a frenagem traseira. Se caso não tiver problema vou arrumar mais um jg de lona e colocar as quatro grandes...
No caso do burrinho, tem q ser original ou pode-se usar o Bosch? Normalmente tenho visto o pessoal utilizar esses Bosch.
Por enquanto são esses os questionamentos, depois qdo estiver com mais alguma dúvida, eu posto aqui.
Agradeço desde já qq dica e/ou macete q o srs tiverem.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Ago 29, 2006 1:28 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Desculpem-me pela "biblia" acima... hehehehe _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Dalila e Cristiane |
Enviada: Ter Ago 29, 2006 5:43 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Junho de 2003 Mensagens: 107 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Rodrigo
O Bosch é original (antiga Bendix), mas se não está vazando e está apenas sujo, vc pode limpar e remontar.
Para medir vc pode usar 2 pedaços de espeto (de churrasquinho) fazer diametro, marcar com lápis o ponto, e reproduzir e medir com trena.
Abraços
(KIKO) _________________ Tivemos D-10 desde 96, agora temos Bonanza(Diesel) |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Ago 29, 2006 8:09 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10073 Localização: Rio de Janeiro
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Bom dia Rodrigo, das duvidas acima citadas a do prisioneiro é bem simples, coloque o prisioneiro novo na posição coloque algumas porcas de diametro maior pelo lado de fora, coloque a pordca da roda e vá apertartando, o prisineiro tem de estar posicionado corretamente nas estrias, a porca vai puxar o prisioneiro para a posiçà o correta, não sei se você teve dificuldade para retirar o velho? para retirar se aindfa tem como colocar a porca é só colocar a mesma e dar uma pancada com a ferramenta universal(marreta), se o prisioneiro estiver quebrado voc6e vai precisar de uma punção pa explulsar o pedaço que sobrou.
Os arrebites que normalmente se usam para cravar as lonas, são os de bater(aluminio), com relação a colocar as duas lonas traseira do tamanho grande? será que não vai agarrar em demasia ou ficar mais sensivel na hora de pisar mais forte em uma parada brusca? você anda com o carro carregado mais tempo do que ele vazio? seu carro tem ABS? se positivo, será que não vai alterar a calibragem original?todas as picapes que já tive(todas Diesel) se acinava os freios como em uma parada brusca normalmente as rodas traseiras arrastavam primeiro dos que as dianteiras e com as lonas originas. De qualquer forma vá narrando o que vai acontecendo. E antes que eu esqueça, como foi a solução do problema de estas puxando mais para um lado? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Set 03, 2006 11:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Rodrigo,
no caso do cilindro traseiro, passe uma lixa fina 500 ou 600 para limpá-lo. Foi descrito como fazer pelo Aponso, no começo do tópico, nas pinças dianteiras, mas o procedimento é basicamente o mesmo.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
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Sekiya |
Enviada: Seg Set 04, 2006 12:01 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Novidades Rodrigo?
Quanto as lonas eu acho melhor comprar com as sapatas. Rebite mesmo acho que é mais para caminhões e ônibus (lona bem espessa). Não são caras. Agora essa do modelo mais grosso eu não sei dizer.
Se o cilindro atuador estiver com resquÃcios de fluido é melhor trocar. Se for sujeira+graxa aà é limpar e recolocar. Quanto a marca acho que não precisa ser original.
Quanto ao tambor eu me lembro de ter medido na régua, mas acho que na trena já dá para ter uma idéia. Inclusive houve a necessidade de trocar o tambor apesar de visualmente bom. Um sintoma notável é o pedal do freio de estacionamento baixo mesmo após regulagem do cabo. _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Seg Set 04, 2006 12:05 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Sekiya,
porque no caso de haver resquÃcio do fluÃdo seria melhor trocar? O reparo não resolveria?
Quanto as lonas, na C-10 uso lonas rebitadas sem problemas!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Set 04, 2006 12:12 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Aqui sempre usamos rebitadas, sai muito caro compras com as sapatas ou patinho como chamam aqui. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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Sekiya |
Enviada: Seg Set 04, 2006 12:15 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Ao meu ver Thales, o fluido de freio absorve umidade e existe a possibilidade de corrosão no conjunto do cilindro. E outra: o custo de um cilindro não é tão absurdo a ponto de trocar somente o reparo. Fica uma coisa mais simples, pois até achar uma borracha com especificação adequada, tanto em tamanho quanto no material... Na minha opinião não se brinca com freios.
Quanto a lona com rebite é uma boa saber que é possÃvel. Só sei que gastei tão pouco com elas que eu não faria tal serviço. _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Seg Set 04, 2006 12:31 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Sekiya,
lixando o cilindro por dentro, você tira esses resquÃcios e a corrosão. O vazamento que a C-10 tinha no cilindro dianteiro, era o vedador do embôlo que foi para o saco. O que fiz foi trocá-los(2 reais o conjunto de vedadores para um cilindro. Antes que me diga que pode dar problemas, este cilindro havia sido trocado em 2002 quando a roda da picape saiu. Os outros 3 cilindros já tiveram todos os reparos trocados antes disso e estão ok, nunca deram problemas. Ah, o cilindro era TRW-Varga.) O serviço foi lixar, trocar os vedadores, trocar as lonas e sangrar o freio.
Quanto as lonas rebitadas, pelo menos até nas D-20 ~92, tem especificação no catálogo dos rebites para serem usados para fixa-las. E olha que as lonas são bem baratas, paguei 13 mangos o par dianteiro(o traseiro deve ser o mesmo preço).
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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Marcus |
Enviada: Seg Set 04, 2006 4:29 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Olá Rodrigo, q q fazia ela fisgar pro lado ?!?!?! era pro lado direito ?! _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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