Autor |
Mensagem
|
César Oliveira |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 10:17 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Tem motorista que nasceu para ser passageiro. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Ricardo Amorim |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 11:27 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 163 Localização: Brasilia
|
adalberto escreveu: |
Wander, se não me engano existe restrição na passagem de D para E pois a E é o máximo permitindo condução de carga perigosas e sendo necessário o curso MOP. |
Olá amigo Adalberto acho que o Wander deve estar com a razão quando falou D para E sem restrição. O curso MOP só é exigido para quem trafega com carga perigosa, indiferente se é carreta ou caminhão truck. Como nem toda carga de carreta é inflamavel/explosiva/acidos... o curso não é obrigatório, logico que para quem é motorista profissional é sempre bom estar habilitado para qualquer carga, para não correr o risco de perder um bom frete, assim sendo o curso MOP torna-se muito bem vindo a quem é motorista de caminhão profissionalmente. Aqui em Brasilia esse curso é ministrado em algumas associações de caminhoneiros/transportes eu mesmo já estive preste a fazer o curso uma vez, mais na época viajei e acabei não voltando para fazer o curso e o tempo se encarregou do esquecimento... acho que é assim que funciona, se alguem achar outra coisa nos comente. _________________ .
S-10 CD PitBull 2.8 TD intercooler
.
Blazer PitBull 2.8 TD intercooler
. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 6:00 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Pelo que sei as Kombis são dirigidas com carteira B, leva 9 passageiros.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 9:16 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
|
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 9:18 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
Pesquisando:
"Categoria B
Condutor de veÃculo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, excluÃdo o do motorista.
Exemplo:veÃculo de passeio, Towner, caminhonetes até 3.500kg (Fiorino, F100, Pampa, Chevy, S10), camioneta (Parati, Blazer, Kombi)." _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 9:21 am Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 1:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Wander escreveu: |
Andreson, tem mais uma coisinha . . .
Pra categoria D: "...não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravÃssima, nem ser reincidente em infração de natureza média, nos últimos 12 (doze) meses."
Fonte: http://www.detran.rs.gov.br/fr_cfcserv.htm#05 |
Pode ficar tranquilo Wander, dificilmente pego estrada quando pego é trecho de 10km no máximo, até agora nenhuma infração  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 3:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Eu renovei pra categoria C qdo tive q renovar a "permissão".... ando pensando sériamente em fazer a categoria E....  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
drperes |
Enviada: Qua Mai 10, 2006 6:29 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 381 Localização: Limão - São Paulo - SP
|
Cordiais saudações!
Não há nada no Código de Trânsito sobre o towbar, portanto legalmente ele não existe, sendo considerado um tipo de cambão, portanto tem de haver um condutor no veÃculo que esta sendo rebocado.
Como o fato é controverso, vai depender sempre da interpretação da autoridade fiscalizadora.
Seria preciso que os fabricantes obtivessem as certificações necessárias e que requeressem aos órgãos de trânsito a sua regulamentação de seu uso.
Marcelo Peres _________________ Quem não tem GM caça de MIT mesmo. |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Qua Mai 10, 2006 8:00 pm Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sex Mai 12, 2006 1:02 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
"vai depender sempre da interpretação da autoridade fiscalizadora"
Brassssiillll !!!
Será que em outros paises tambem é assim. Existe lei mas não há regra. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Sex Mai 12, 2006 1:41 am Assunto: |
|
|

|
amigos, garimpei estes posts em http://www.4x4brasil.com.br/forum
A regra para reboque (com segurança) é de que o carro que está rebocando tenha 1,5x o peso do que está sendo rebocado. Puxar outro, principalmente em estrada de alta com um carro leve é robada e muito perigoso.
Em trechos planos e retos, andando beeemmm devagar não tem problema nenhum, desde q não precise frear forte.
O grande problema está em curvas e descidas. No caso de descidas, NECESSÃRIAMENTE vai precisar de uma pessoa no rebocado para frear, pois o da frente não tem capacidade para isso. Uma alternativa é colocar freio acionado no engate, como é feito em Trailers e carretas para barcos. Já no caso de curvas é extremamente complicado, pois a traseira do carro da frente tende a sair - então tem q fazer a curva beeemmm devagar, com uma pessoa no carro de trás corrigindo a trajetória e freando, conforme o caso.
Recebi uma resposta do DENATRAN. Segue abaixo:
Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veÃculo com cabo flexÃvel ou corda (art. 236 do CTB).
Atenciosamente,
Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN
O Leandro já postou essa informação nesse tópico, mas como obtive a mesma informação do DENATRAN acredito que podemos confiar nisso, já que não há nada mais especÃfico para towbar, além da multa ser aplicada somente para cabo ou corda.
Acho que podemos rebocar nossos jipes com towbar sem problemas.
-----Mensagem original----- De: MJ-DENATRAN [mailto:denatran@mj.gov.br] Enviada: ter 15/7/2003 13:03 Para: Marcelo Cc: Assunto: RES: Reboque de veÃculos Prezado Senhor, Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veÃculo com cabo flexÃvel ou corda (art. 236 do CTB). Atenciosamente, Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN -----Mensagem original----- De: Marcelo Enviada em: segunda-feira, 14 de julho de 2003 10:12 Para: MJ-DENATRAN Assunto: Reboque de veÃculos Caros, Tenho algumas dúvidas em relação ao reboque de veÃculos por meio de cambão (towbar). Quando digo cambão, me refiro aqueles especiais para o reboque de Jipes, que são no formato de um triângulo, em que uma ponta é presa ao reboque do veÃculo rebocador e as outras duas pontas são presas ao pára-choque do veÃculo rebocado, dando a esse uma total direção quando puxado. Sei que pelo atual Código de Trânsito, é necessário que tem um condutor também no veÃculo rebocado quando esse for feito por corda, cabo ou barra, mas não menciona o cambão (towbar). Gostaria de mais esclarecimentos para poder realizar essa condução com segurança sem infringir a lei. Desde já agradeço a atenção dispensada. Marcelo _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Sáb Jun 03, 2006 8:27 am Assunto: |
|
|

|
Arnaldo Tomazetti escreveu: |
ao fazer curvas fechadas, ele simplesmente arrastava lateralmente o bugue |
Me tirem uma dúvida. No caso desta foto, o buggy vai com as o volante travado ou as rodas dianteiras ficam livres ?
No caso de volante travado: Ao fazer as curvas as rodas do buggy são arrastadas ? Mas no caso de treminhoes não é a mesma coisa? Mas não arrastam o último vagão . . .
No caso de volante solto: Ao passar por buracos ou mesmo pela tripidação normal, as rodas do buggy não podem virar ? Então são arrastadas para frente e se acertam ?
No caso não ia ninguém no buggy rebocado . . .
Esta tofo bati em ItaboraÃ/RJ.
 _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jun 04, 2006 8:20 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Wander
É claro que a direção tem que estar solta, se não não vai fazer as curvas, a geometria das rodas é tão perfeita que sempre vai estar alinhada ao rebocador, ao passar por buracos, a direção tende a sair da trajetoria, mas o towbar corrige (impede)
Os treminhões tem cambão ligado nas rodas direcionais que esterçam para o lado que o rebocador vai.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Seg Jan 19, 2009 3:22 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá a todos,
Reativando o tópico...
Alguém já usou o tal do "Transmoto"? É uma peça que prende a roda dianteira da moto diretamente no engate e a roda traseira vai no chão.
Este dispositivo é seguro? É lÃcito? (o fabricante diz que é)
Está a venda no Mercado Livre, e informam que só pode ser usado para motos pequenas (abaixo de 250cm3)
Outra coisa. O motor da minha lancha ultrapassa o limite da carretinha e ele tem que ir suspenso porque a rabeta é muito comprida. A fiscalização pode implicar com isto? Quando vistoriei a carreta, a lancha estava em cima e não falaram nada, apesar que a carreta é da década de 80, quando as exigências eram menores. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
|