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 Condução com Towbar « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10300
Localização: Rio de Janeiro

Tem motorista que nasceu para ser passageiro.
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César Oliveira
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Ricardo Amorim
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 163
Localização: Brasilia

adalberto escreveu:
Wander, se não me engano existe restrição na passagem de D para E pois a E é o máximo permitindo condução de carga perigosas e sendo necessário o curso MOP.


Arrow Olá amigo Adalberto acho que o Wander deve estar com a razão quando falou D para E sem restrição. O curso MOP só é exigido para quem trafega com carga perigosa, indiferente se é carreta ou caminhão truck. Como nem toda carga de carreta é inflamavel/explosiva/acidos... o curso não é obrigatório, logico que para quem é motorista profissional é sempre bom estar habilitado para qualquer carga, para não correr o risco de perder um bom frete, assim sendo o curso MOP torna-se muito bem vindo a quem é motorista de caminhão profissionalmente. Aqui em Brasilia esse curso é ministrado em algumas associações de caminhoneiros/transportes eu mesmo já estive preste a fazer o curso uma vez, mais na época viajei e acabei não voltando para fazer o curso e o tempo se encarregou do esquecimento... acho que é assim que funciona, se alguem achar outra coisa nos comente.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 6:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Pelo que sei as Kombis são dirigidas com carteira B, leva 9 passageiros.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 9:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Andreson, tem mais uma coisinha . . .

Pra categoria D: "...não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infração de natureza média, nos últimos 12 (doze) meses." Very Happy

Fonte: http://www.detran.rs.gov.br/fr_cfcserv.htm#05

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fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 9:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Pesquisando:

"Categoria B
Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista.
Exemplo:veículo de passeio, Towner, caminhonetes até 3.500kg (Fiorino, F100, Pampa, Chevy, S10), camioneta (Parati, Blazer, Kombi)."

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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 9:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Kiko,

A Kombi tem 9 lugares COM o motorista. Logo são 8 passageiros...

E não pesa mais que 3.500kg.

Logo, se enquadra na legislação. CNH Categoria "B" Very Happy


Fonte: http://www.vwboxer.niponvw.com.br/kombih.htm

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Wander escreveu:
Andreson, tem mais uma coisinha . . .

Pra categoria D: "...não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infração de natureza média, nos últimos 12 (doze) meses." Very Happy

Fonte: http://www.detran.rs.gov.br/fr_cfcserv.htm#05


Pode ficar tranquilo Wander, dificilmente pego estrada quando pego é trecho de 10km no máximo, até agora nenhuma infração Wink Very Happy

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Marcus
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Eu renovei pra categoria C qdo tive q renovar a "permissão".... ando pensando sériamente em fazer a categoria E.... Very Happy
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drperes
MensagemEnviada: Qua Mai 10, 2006 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Não há nada no Código de Trânsito sobre o towbar, portanto legalmente ele não existe, sendo considerado um tipo de cambão, portanto tem de haver um condutor no veículo que esta sendo rebocado.

Como o fato é controverso, vai depender sempre da interpretação da autoridade fiscalizadora.

Seria preciso que os fabricantes obtivessem as certificações necessárias e que requeressem aos órgãos de trânsito a sua regulamentação de seu uso.

Marcelo Peres

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Wander
MensagemEnviada: Qua Mai 10, 2006 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Mas aí não rende caixinha, mano ! Sad
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 1:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7498
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

"vai depender sempre da interpretação da autoridade fiscalizadora"
Brassssiillll !!!
Será que em outros paises tambem é assim. Existe lei mas não há regra.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
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Wander
MensagemEnviada: Sex Mai 12, 2006 1:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

amigos, garimpei estes posts em http://www.4x4brasil.com.br/forum

A regra para reboque (com segurança) é de que o carro que está rebocando tenha 1,5x o peso do que está sendo rebocado. Puxar outro, principalmente em estrada de alta com um carro leve é robada e muito perigoso.

Em trechos planos e retos, andando beeemmm devagar não tem problema nenhum, desde q não precise frear forte.

O grande problema está em curvas e descidas. No caso de descidas, NECESSÃRIAMENTE vai precisar de uma pessoa no rebocado para frear, pois o da frente não tem capacidade para isso. Uma alternativa é colocar freio acionado no engate, como é feito em Trailers e carretas para barcos. Já no caso de curvas é extremamente complicado, pois a traseira do carro da frente tende a sair - então tem q fazer a curva beeemmm devagar, com uma pessoa no carro de trás corrigindo a trajetória e freando, conforme o caso.


Recebi uma resposta do DENATRAN. Segue abaixo:

Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda (art. 236 do CTB).

Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN

O Leandro já postou essa informação nesse tópico, mas como obtive a mesma informação do DENATRAN acredito que podemos confiar nisso, já que não há nada mais específico para towbar, além da multa ser aplicada somente para cabo ou corda.
Acho que podemos rebocar nossos jipes com towbar sem problemas.

-----Mensagem original----- De: MJ-DENATRAN [mailto:denatran@mj.gov.br] Enviada: ter 15/7/2003 13:03 Para: Marcelo Cc: Assunto: RES: Reboque de veículos Prezado Senhor, Em atenção à sua consulta informamos que somente constitui infração de trânsito o ato de rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda (art. 236 do CTB). Atenciosamente, Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN -----Mensagem original----- De: Marcelo Enviada em: segunda-feira, 14 de julho de 2003 10:12 Para: MJ-DENATRAN Assunto: Reboque de veículos Caros, Tenho algumas dúvidas em relação ao reboque de veículos por meio de cambão (towbar). Quando digo cambão, me refiro aqueles especiais para o reboque de Jipes, que são no formato de um triângulo, em que uma ponta é presa ao reboque do veículo rebocador e as outras duas pontas são presas ao pára-choque do veículo rebocado, dando a esse uma total direção quando puxado. Sei que pelo atual Código de Trânsito, é necessário que tem um condutor também no veículo rebocado quando esse for feito por corda, cabo ou barra, mas não menciona o cambão (towbar). Gostaria de mais esclarecimentos para poder realizar essa condução com segurança sem infringir a lei. Desde já agradeço a atenção dispensada. Marcelo

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Wander
MensagemEnviada: Sáb Jun 03, 2006 8:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Arnaldo Tomazetti escreveu:
ao fazer curvas fechadas, ele simplesmente arrastava lateralmente o bugue


Me tirem uma dúvida. No caso desta foto, o buggy vai com as o volante travado ou as rodas dianteiras ficam livres ?

No caso de volante travado: Ao fazer as curvas as rodas do buggy são arrastadas ? Mas no caso de treminhoes não é a mesma coisa? Mas não arrastam o último vagão . . .

No caso de volante solto: Ao passar por buracos ou mesmo pela tripidação normal, as rodas do buggy não podem virar ? Então são arrastadas para frente e se acertam ?

No caso não ia ninguém no buggy rebocado . . .
Esta tofo bati em Itaboraí/RJ.


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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 8:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Wander

É claro que a direção tem que estar solta, se não não vai fazer as curvas, a geometria das rodas é tão perfeita que sempre vai estar alinhada ao rebocador, ao passar por buracos, a direção tende a sair da trajetoria, mas o towbar corrige (impede)

Os treminhões tem cambão ligado nas rodas direcionais que esterçam para o lado que o rebocador vai.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá a todos,

Reativando o tópico...
Alguém já usou o tal do "Transmoto"? É uma peça que prende a roda dianteira da moto diretamente no engate e a roda traseira vai no chão.
Este dispositivo é seguro? É lícito? (o fabricante diz que é)
Está a venda no Mercado Livre, e informam que só pode ser usado para motos pequenas (abaixo de 250cm3)
Outra coisa. O motor da minha lancha ultrapassa o limite da carretinha e ele tem que ir suspenso porque a rabeta é muito comprida. A fiscalização pode implicar com isto? Quando vistoriei a carreta, a lancha estava em cima e não falaram nada, apesar que a carreta é da década de 80, quando as exigências eram menores.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
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