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Adaptação de Alternador |
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Mensagem
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lbsoares |
Enviada: Seg Set 24, 2018 8:02 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014 Mensagens: 255 Localização: Santa Catarina
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Ficou muito bom o suporte, também gostei do capricho na montagem dos conectores, terminal crimpado e com isolante termo retrátil. _________________ C20 4.1 MPFI
96/96 Azul Sport |
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Sekiya |
Enviada: Seg Out 01, 2018 11:19 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Finalmente a novela do alternador chegou ao fim...
Demorei um pouco, mas instalei o alternador novo de 90A em substituição ao de 65A, que ao longo dos seus 27 anos, acredito que cumpriu sua função honrosamente.
Pra começar, fiz um teste simples com um multímetro antes de desmontar tudo. A tensão da bateria em repouso estava em 12,34V aproximadamente. Ao ligar o carro, levemente acelerado e estabilizado (1000 RPM), a tensão subiu para 13,37V. Lembrando que a bateria estava parada a 3 semanas, que é o tempo que deixo o carro parado para depois dar uma volta. Com a bateria cheia, o alternador entregava cerca de 13,7V.
Depois, resolvi ligar somente o farol baixo @1000 RPM e o resultado foi:
Depois foi a vez do farol alto @1000 RPM:
E por último, farol alto + Ar Condicionado @1000 RPM:
A tensão caiu para praticamente a tensão de repouso da bateria. Isso sem ligar outros equipamentos tal como limpador de parabrisa ou até mesmo o desembaçador traseiro. Bem preocupante, mas para quem conhece o velho alternador ARNO, sabe que isso é o normal dele.
Para começar, o alternador antigo tem que sair de cena.
Ao retirar o alternador Arno, deu para perceber que seus rolamentos já estão pedindo arrego. Fora o ruído, existe uma folga no eixo do rotor sentida na mão. Outra coisa boa foi que eu comprei uma polia nova, pois nem com reza brava eu consegui soltar a porca. Como o alternador vai ficar encostado, deixei quieto.
Pelas imagens dá para ver que os alternadores tem tamanho semelhante e para quem tem problemas de espaço, é uma ótima alternativa.
Na montagem, primeiro foi o suporte. Montagem tranquila, pois a parte alargada coube com sobras. A única coisa foi ter que cortar a bucha do furo.
O único senão ficou por conta de obstruir o parafuso de fixação do coletor, que antes ficava livre.
Para fixar o alternador, ainda tive uns problemas com o suporte esticador, pois o vão de abertura não permitia a passagem do parafuso M10. Tive que abrir na lima para passar o parafuso. Demorei um tempo neste trabalho.
Depois foi a vez de construir os chicotes de aterramento e do positivo até o motor de arranque. Aproveitei uns fios de 16mm² que eu havia comprado para som automotivo e fiz os cabos. Outra coisa que tive que fazer foi alargar os terminais anel originais para que pudessem ser fixados nos bornes do novo alternador.
Aterramento já fixado:
Após a montagem do chicote, veio a hora da montagem. Tudo sem segredo. O alternador novo coube certinho no local, sem esbarrar na mangueira de aquecimento do coletor e sem desalinhar a polia do outro lado. Ainda tive que colocar umas arruelas de calço, mas bem menos que eu imaginava. Junto com a montagem, fiz a passagem do cabo positivo até o motor de arranque.
Chicotes já conectados:
E finalmente o alternador instalado!! Aproveitei e troquei as correias que haviam sido trocadas em 2009. 2 delas eram originais GM, na época que ainda havia a disposição.
Por último, veio o teste para ver se estava tudo funcionando. Liguei a bateria e ela estava com 12,25V em repouso. Liguei a ignição e tudo ok. Lâmpada piloto acesa e dei partida no motor. Tudo funcionou perfeitamente. De cara, a tensão foi para 14,17V em marcha lenta (650 RPM).
A primeira coisa que fiz, foi logo ligar o farol alto + Ar Condicionado e em marcha lenta, sem acelerar, a tensão ficou em 13,78V. Fiquei impressionado com a diferença entre o novo e o antigo.
Com farol baixo ficou em 13,96V e com o alto ficou praticamente estável em 13,95V
Farol Baixo:
Farol Alto:
Depois de um tempo ligado (cerca de 10 min), a tensão começou a cair e se estabilizar em 13,6V aproximadamente em marcha lenta, variando até 13,73V acelerando. Imagino que seja o regulador inteligente dos alternadores mais modernos entrando em ação. Na hora da partida, como a bateria estava levemente descarregada, o alternador estava enviando mais carga para abastecê-la. Depois de carregada, provavelmente o regulador baixou a tensão para níveis "normais".
Outra coisa que notei, foi que quando você liga algum componente que consome mais energia, parece que há um atraso leve para o alternador fornecer mais energia. É como se a tensão caísse pelo consumo e depois o alternador entrasse em ação, como se estivesse em "stand by", a fim de não ter que fornecer altas correntes desnecessariamente.
Enfim, fiquei satisfeito com a troca e vi que era necessário. Os Arnos antigos já tem a fama de serem fracos e realmente são. Nada se compara aos Bosch recentes. Recomendo a troca. É um investimento que vale a pena. _________________ Abraços
Eduardo |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Out 02, 2018 6:53 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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No meu caso vou por o delco de 140A, que esta só aguardando na fila de projetos.
Tutorial de alto nível, bem registrado com bastante detalhes, merce o selo.
Cade o selo Adalberto???? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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lbsoares |
Enviada: Ter Out 02, 2018 9:51 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014 Mensagens: 255 Localização: Santa Catarina
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Ótimo tutorial, tudo muito bem feito. Parabéns!
Eu fiz algo parecido com um gol 89 AP álcool que eu tinha, o alternador original era 35 A e o carro ficava em uma garagem pequena com uma rampa para sair, se ele não pegasse não tinha como empurrar, somente uma bateria nova, com receio de isso acontecer no inverno, troquei por um de 90A do santana com AC. Ficou muito bom. _________________ C20 4.1 MPFI
96/96 Azul Sport |
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delegado |
Enviada: Ter Out 02, 2018 10:21 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2890 Localização: ipatinga mg
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não prescisa um monte de baterias,basta ter um bom alternador de 90 pra cima que forneça acima de 14 volts com o carro em movimento. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Out 02, 2018 10:46 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Belo tutorial, faz tempo que acompanhava. Está de parabéns pelo serviço e pelas fotos. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Sekiya |
Enviada: Ter Out 02, 2018 6:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Obrigado amigos! Espero que o material possa ajudar alguém.
César, nem espere muito não e coloque logo o alternador novo. Até o vidro elétrico fica mais rápido... rs
Eu lembro do meu irmão questionando o porquê do limpador do para-brisa ser tão lento em uma viagem que fizemos. Na hora nem me liguei, mas hoje imagino que seja por causa do alternador, já que os faróis estavam ligados e o ar também. Questão de segurança. _________________ Abraços
Eduardo |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Out 02, 2018 7:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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Ainda tem a famigerada suspensão para trocar, que me deu uma coça, vou trocar no feriado do dia 12. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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delegado |
Enviada: Ter Out 02, 2018 8:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2890 Localização: ipatinga mg
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custei criar coragem pra trocar a minha e ainda inventei de tirar o carter e trocar a vedação! _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
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ewerton |
Enviada: Ter Out 02, 2018 10:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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adalberto |
Enviada: Ter Out 02, 2018 10:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Esse capitulo final foi longo.
Parabens japa pelo belo serviço
Agora ficou uma duvida.
Nos testes antes da troca voce só acionou equipamentos originais do carro e o alternador era original tambem. Pode-se concluir que como tudo era o de fabrica, o alternador antigo ja estava no vinagre ou "originalmente" ele ja era sub dimensionado ? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Sekiya |
Enviada: Ter Out 02, 2018 11:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Valeu Ewerton e Adalberto!
adalberto escreveu: |
Pode-se concluir que como tudo era o de fábrica, o alternador antigo já estava no vinagre ou "originalmente" ele já era sub dimensionado ? |
Acho que pode ser a mistura dos dois.
O antigo já não estava 100%, embora estivesse mandando carga para bateria normalmente. Ele foi mexido apenas 1x em todo tempo que está na família, pois acendeu a luz no painel. Depois disso, não deu mais problema. Porém, acredito que o anel coletor do rotor já deve estar bem gasto e os rolamentos também (já dá para sentir a folga no eixo).
Originalmente, já é sabido que os alternadores Arno não são dos melhores. Opaleiros e Monzeiros sabem bem que ele não envia toda a energia necessária. Eu acho que ele é subdimensionado sim, principalmente para os modelos mais completos e com ar condicionado. Na época já havia o famoso Bosch 90A de Santana e que deveria ter sido usado pela GM. Mas como o Arno era a "evolução" do Delco e GM era tudo Delco, então sobrou para os donos do carro resolverem este problema. _________________ Abraços
Eduardo |
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Luiz Carlos |
Enviada: Qua Out 03, 2018 12:50 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 2172 Localização: Santo André - São Paulo
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Parabéns Seiya, belo trabalho e muito bem documentado.
Abraços,
Gomes _________________ Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias |
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Sekiya |
Enviada: Qui Out 04, 2018 1:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Obrigado Gomes! _________________ Abraços
Eduardo |
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cipoeiro |
Enviada: Seg Abr 15, 2019 11:05 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Março de 2019 Mensagens: 64 Localização: belo horizonte
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Obrigado colegas.acabei adaptando o alternador de Santana 90a na d20 1989.0 regulador de voltagem Bosch original custou 28,00. Se fosse do astra seria 180 a 200. Os rolamentos ficaram baratinho também.so precisou desbastar embaixo um pouco e um prolongadora no esticador da Correia original. |
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