Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 315, 316, 317  Próximo
 D-20 CD\89 - maxion S4T plus « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2025 9:09 am    Assunto: Responder com Citação

coisa que sai de fabrica sempre tem mais qualidade, eu adorava comprar umas moura de 40 amperes originais fiat no desmanche, faziam barato por ser de 40, porem virava sozinha uma D20, pois pesquisando tinham cca de 400, e pesavam como uma de 60
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2025 10:09 am    Assunto: Responder com Citação

moura e ac delco eram as melhores nos 90
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mai 08, 2025 7:51 am    Assunto: Responder com Citação

Mais um passo na saga do ar condicionado, acho que comentei anteriormente que fiz a conferência das medidas das mangueiras que fiz para o sistema novo e que ainda ia fazer uma higienização pesada no tubo(original) onde fica a válvula de alta. Por fim já fiz esta higiene e agora meu próximo objetivo é instalar o compressor novo.
Ao chegar nessa parte do projeto eu deparei com uma dúvida, segundo uma corrente de instaladores é necessário a substituição do óleo que o compressor vem de fábrica (óleo de transporte), só que também encontrei outra corrente de instaladores que afirmam que não existe óleo de "transporte" que inclusive esse óleo, dependendo do fabricante é de exelente qualidade e que a quantidade já vem próxima da total necessária só dependendo da extensão do sistema.
Eu ainda não coloquei o compressor no suporte, pois tenho que retirar o que esta no lugar, e convenhamos ele só esta no lugar porque o sistema original de fábrica obriga que ele esteja no lugar pois ele funciona como ponto de ancoragem para que o esticador do alternador funcione. Na minha opinião, é um sistema sem vergonha, acredito que que por questões de economia na linha de produção, pois eu faria alguma coisa independente, mas isso se eu criasse o suporte , como não vou perder tempo em re projetar isso, vou aproveitar o serviço pela metade que a GM fez, só para não perder tempo, mas a vontade era de criar uma forma independente.
Em fim, vou instalar um compressor DENSO, o modelo original não existe mais "NIPO DENSO", esse que comprei é o mais próximo do original sem ser uma cópia, então é ele que vai para o lugar.
Outra coisa que estabeleci também, esta será minha última tentativa de re instalar o ar condicionado na D-20, s eu colocar tudo novo, instalar com esmero e essa porcaria não funcionar eu desisto desse projeto. É claro que vou instir na instalação perfeita mas tudo tem limite.
Por enquanto vou me ater a colocar o compressor da melhor forma que eu conseguir, alinhar as correias da melhor forma, certa vez eu só coloquei o compressor novo sem prender sem nada só para ver como ficava em relação a polia, e ficou muito bem, aparentemente, vamos ver na hora que apertar os parafusos onde esse alinhamento vai parar.
Vou ver se consigo fazer isso nesse fim de semana, se não houver nenhum imprevisto.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Qui Mai 08, 2025 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

eu num to nem aí para o que a gm projetou;qdo comprei meu motor sprint,ele tinha uma correia de uns 3 metros de comprimento e passava numas dez polias e esticadores.eliminei tudo e hoje a correia é esticada como qualquer outra no regulador do alternador e com uma correia pouco maior que uma de fusca!so vai aumentar um pouquinho o tamanho da correia qdo eu colocar o compressor do ar.
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mai 08, 2025 1:55 pm    Assunto: Responder com Citação

O sistema original da D-20 com ar de fábrica também é minimalista, duas correias que compartilham polia da bomba d'água e polia do vira, depois uma correia vai no alternador e a outra no compressor.
Quando me refiro ao serviço porco da GM é que nesse sistema "minimalista", ao invés de usar o compressor do ar condicionado como ponto de ancoragem para o esticador do alternador, que eles tivessem bolado alguma coisa no suporte para que esse ponto não ficasse no compressor.

César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2025 9:08 am    Assunto: Responder com Citação

Ultima forma, esqueci que esse fim de semana é o dia das mães, aproveito para desejar muitas feliidades as mães de todos aqui, dois dois lados da vida, independente disso elas sempre estarão conosco. Segundo alguns autores o amor de mãe é o mais próximo que podemos entender, do amorde Deus por nós.
E devido a eventos familiares e chuva, o projeto mecânico do fim de semana esta cancelado.

César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mai 15, 2025 9:28 am    Assunto: Responder com Citação

Como a agonia é grande para finalizar o projeto do ar condicionado eu aproveitei alguns momentos de folga , e comecei a preparar a colocação do compressor.
A primeira coisa que percebi é que o compressor novo não tem rosca nas orelhas, então antes de mais nada verifiquei a medida e fui buscar na minha "loja de porcas e parafusos, particular", o que ia precisar, demorou um pouco pois são muitas latas com alguma separação por tamanho, mas deu um trabalho achar os parafusos e porcas, todos iguais em rosca e tamnho. Chegou ao ponto de pensar se valeria a pena pegar a moto e ir na loja de parafuso, mas como já era perto do horário de fechar o comércio eu desisti.
Consegui o que precisava no meu estoque, tudo de aço, na moral, tamanho legal e medida 17mm.
O passo seguinte foi retirar o compressor antigo e instalar o compressor novo, isso já em outro momento. A retirada foi rápida, a colocação já nem tanto, tive de ajustar com a esmirilhadeira um pouco a orelha do suporte para que as orelha do compressor se alinhassem, isso devido ao desenho da traseira do compressor e o fato das orelhas serem um pouco mais curtas, primeira barreira superada, consegui colocar e dar curso para esticar, só uma pequena desbastada foi suficiente.
Segunda barreira, o ponto onde o esticador original deveria encaixar na orelha, era obstruido novamente pelo desenho do compressor, o compressor é todo aparafusado com as cabeças dos parafusos proeminentes, diferente do antigo que os parafusos são embutidos. Só que na busca anterior pelos parafusos eu encontrei duas chapas prolongadoras que fiz anteriormente quando instalei o alternador de 90A, e depois que troquei devido a ele ter estragado, eu guardei estas chapas perfuradas, que estavam na medida exata do que eu precisava, prendi a chapa no compressor e o parafuso do esticador eu prendi no furo dessa chapa, ficou beleza.
A fase seguinte era verificar se havia alguma diferença para esticar a correia do alternador, já que o ponto de ancoragem do esticador do alternador fica localizado no compressor (orelha), e para não perder o ritmo, não ia funcionar sem a chapa prolongadora, como eu tinha duas iguais, usei uma no esticador do compressor e usei a outra no esticador do alternador( se eu tivesse que fabricar estas duas chapas eu não teria chegado até onde cheguei), beleza será que resolvi? É logico que não, como o ponto de ancoragem foi lançado um pouco mais distante do que o que estava, o esticador do alternador ficou curto.
Terceira barreira, tive de fabricar outro esticador, mas como nesse dia eu estava ligeiro, já peguei uma cantoneira boa de espessura e cortei outro, fiz o rasgo, o furo e ainda deu tempo de pintar, claro que a agonia falou mais alto e testei ele ainda com a tinta colando um pouco, mas foi, tudo certo até aqui.
Rodei com o carro o compressor no lugar, coreia do alternador beleza, sem novidades.
Acordei bem cedo hoje para verificar o alinhamento das polias e achar o tamanho da correia para a obra.
Colquei uma correia industrial numero 50, ficou justo feito boca de bode, consegui esticar ela e esticar a do alternador, liguei o carro e ficou alinhado e esticado, quero ver quando o compressor pesar, mas isso só no final do processo.
Como tudo isso foi feito na correria, não tinha como fotografar, mas quando for montar o sistema, eu fotografo e peço para o diretor de imagem Adalberto colocar aqui, e vou descrevendo o que narrei aqui, assinalando os pontos a serem observados.

César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2025 1:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda no processo de instalação do compressor, após testes com a correia e tudo mais achei que esta parte estaria concluida, só que não. Resolvi fazer outro esticador, parece coisa de maluco mas não é, vou explicar.
Eu fiz recentemente um esticador novo, uma cópia do que estava no lugar com o antigo compressor só que cerca de 1,5 cm maior na intenção de ficar com mais recurso para esticar a correia, só que fiz o esticador no sentido errado, pois em algum momento precisei usar o esticado ao contrário (o esticador antigo) e não percebi, pois sem a correia não afetava nada em relação a ficar com a ponta muito perto da mangueira do radiador, quando fiz o teste com a correia no lugar eu vi que dependendo da situação aquilo poderia gerar algum problema.
A pergunta que pode ficar é , se esta ao contrário não seria simplesmente virar o esticador? Em um mundo perfeito seria só fazer isso, só que o furo de ancoragem e o rasgo do esticador vão ficar com as medidas invertidas.
Vou falar pelo tamanho das chaves que uso, a história de M6,M8,M10 eu não domino, então vai pela cabeça do parafuso e sua chave.
O rasgo do esticador é para um parafuso que uso chave 17mm e o furo onde prende no alternador eu uso chave 13mm, então se inverter o furo fica fino para o parafuso do compressor, até ai beleza, posso abrir o furo com facilidade, o problema é no rasgo, o parafuso de regulagem vai ficar bambo no rasgo, até teria solução mas representaria muito mais trabalho do que cortar outro pedaço de cantoneira, re furar e re rasgar nas medidas que preciso.
Já até adiantei a peça mas acabei fazendo outras coisas e não foi terminado ainda, como o carro esta em operação, não tem pressa,e eu só vou proseguir com a instalação depois que todos esses detalhes pequeno estiverem zerados.

César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2025 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Consegui terminar o esticador, ficou bem melhor em relação a proximidade da mangueira do radiador, gostei do resultado e fiquei com bastante curso no esticador, em fim, menos um item.
Agora vou me planejar para montar a tubulação em definitivo, eu sei que nesse ponto devo ter de fazer vários ajustes, um ajuste que pode dar algum tipo de interferencia é que a posição dos pontos onde as mangueiras se ligam no compressor, ficou meio de lado, não sei se isso tem algum tipo de influência, ainda cabe consultar os mais experientes, mas pelo que observo alguns casos as mangeuiras saem pelo lado, mas como o sistema não esta conectado , ainda da tempo de mudar alguma coisa. Eu tive de montar dessa forma devido a conexão ficar muito perto do tubo de admissão, e não sei se a distância seria suficiente para conectar a mangueira sem que ela esbarrasse nesse tubo, em fim, agoar é a hora de verificar esta condição técnica e saber se troco o óleo do compressor ou só completo.

delegado
MensagemEnviada: Seg Mai 19, 2025 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

esse pode ser um problema;essas mangueiras sao muito rigidas e dependendo da posição que for colocada,com a vibração ela poe até desenroscar uma conexao;as conexões tem que estar na posição correta de encaixe!
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Mai 20, 2025 9:44 am    Assunto: Responder com Citação

Delegado, o meu receio era com relação ao angulo por questões de funcionamento do sistrema, mas ontem no final da tarde fiz uma conferência com o amigo Machado, que detem conhecimento na área e quanto ao fato de pegar de lado a conexão por si só não interfer no sistema, agora realmente tenho de ter cuidado com as curvas que a mangueira vai ou não fazer.
Agora é descobrir quanto vai de óleo no compressor novo, ele já vem com algum óleo, mas quanto vai no sistema, ai é que esta o mistério.

delegado
MensagemEnviada: Ter Mai 20, 2025 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

entao vc ta bem acessorado,pelo machado;tem varios videos falando desse oleo de compressor novo e se é necessario trocar ou nao.qdo o caraé refrigerista ainda da pra confiar mas qdo não é,os caras inventam teorias pra ganhar like.esse cara aí do rio que vende ar condicionado universal,vc conhece;um tal xerife lobo.?
delegado
MensagemEnviada: Ter Mai 20, 2025 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

https://youtu.be/9wHVnuJYOO8?si=WfBFu8OFFPuDxNz1
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Mai 20, 2025 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu já vi vídeos dele, pelo que informq ele é de Duque de Caxias, mais ou menos próximo daqui, mas não conheço.
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mai 28, 2025 8:03 am    Assunto: Responder com Citação

Atualizando, fiz uma avaliação da posição do compressor em relação as mangueiras e vou precisar fazer algumas modificações , em relação a posição das pontas , inclusive talvez eu tenha de trocar uma conexão de noventa graus por uma reta.
Este detalhe só pude perceber depois de colocar o compressor definitivamente. O que ocorreu é que eu não percebi que mesmo se tivesse conseguido colocar o compressor com as conexões para cima eu não ia conseguir colocar a conexão, pois esta tem válvula de serviço e esta válvula esbarra no coletor de admissão, isso como entrave principal, o entrave secundário é que colocando as conexões para cima, eu teria que fazer uma extensão dos pontos de ancoragem, e observei na prática que não justificaria o trabalho necessáriopara que o alinhmento da correia permanecesse correto.
Resolvi colocar da forma inicial, pulando uma orelha e colocando as conexões de lado, só que ao fazer acabou torcendo muito as mangueiras ( das 03 que fiz , 02 ficarm desalinhadas demais.
A solução mais prática, será, no momento de fazer as conexões definitivas eu vou colocar as pontas no compressor e a outra ponta de cada mangueira eu vou cortar (tenho mangueira de sobra), vou colocar outra conexão, inclusive tem uma que vou preferir mudar de angulo de 90 para uma reta, pelo menos foi o que avaliei inicialmente.
Iso vai me custar mais uma visita na área onde eu fiz as mangueiras, em termos de valor, sem problemas, a mão de obra para prensar não é cara e eu tenho conexões de sobra, pois quando comprei eu optei por um kit, com várias com medidas e angulos variados, pois eu não sabia qual ia precisar.
Pelo que avaliei vou te de trocar duas pontas de duas mangueiras, eu tenho as conexões e as magueiras eu fiz um pouco grandes e com a alteração da posição ficaram ainda com mais sobra, acredito ser somente o trabalho de ir corrigir esse detalhe.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 316 de 317
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 315, 316, 317  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.