Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Suspensão Chevrolet Brasil 1961 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
hideken
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 2:36 pm    Assunto: Suspensão Chevrolet Brasil 1961 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 14
Localização: Divinópolis-MG

Prezados amigos, recentemente adquiri uma Chevrolet Brasil 1961 para restauração. Na verdade comprei, apenas, a cabine e o chassi, pois, a motorização original já havia sido retirada do veículo.
Decidi colocar um motor mais novo (4100 de uma C20), porém, tenho dúvidas sobre como a suspensão original vai "reagir", sendo o novo motor, ao que me parece, bem mais pesado que o antigo 3100.
Gostaria de receber sugestões dos amigos para melhoria da suspensão, se for necessário este procedimento.
Outra questão diz respeiro ao câmbio. Várias pessoas me aconselharam a não utilizar a caixa original (esta eu possuo) de 3 marchas. Um mecânico me sugeriu usar uma caixa de Dodge e respectivo deferencial, mantendo a alavanca na coluna de direção, como eu quero. Será que vai rodar legal?
Um abraço.

_________________
Paz e saúde a todos.
Hideraldo S. Cardoso
Divinópolis-MG
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tigues
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Olá amigo, pelo que sei o motor original é o chevrolet brasil de 4,3 l(261) e com certeza deve ser mais pesado que o 4,1.
A suspenção é igual a da C-10 e aguenta o tranco.
Quanto ao cambio original eu acho um pouco longo e difícil de acostumar, mas se for pra deixar na coluna de direção creio que seja melhor por o original.
boa sorte na empreitada.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 7:09 pm    Assunto: suspensão Chevrolet Brasil Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Hideraldo,

a sua suspensaõ se for original deve ser de feixe de molas. O motor 4.1 da C-20 deve ter um peso semelhante ao Chevrolet Brasil(original) ou ser um pouco mais leve. Se a suspensão for de feixe de molas você pode alterá-la sem problemas: você põem o motor e se a picape ficar dura por este ser mais leve, a solução é tirar uma ou mais lâminas. Se for ao contrário basta colocar mais lâminas. Espero ter ajudado,

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Hideraldo

Como o Tigues falou acima, sendo uma Chevrolet Brasil, o motor original é um 4.3L (cinco mancais).

O 4.1 é um pouco mais leve, então, em razão do peso, não há necessidade de mudanças na suspensão dianteira.

O cambio de 3 marchas originais pode ser mantido, sem problemas.

Não esqueca de mandar as fotos da restauração.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 5:30 am    Assunto: Depende de vc Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Hideken

As adaptações depende do que vc quer, ou seja manter o mais original possível ou transformar em um Hot.

Mas pelo q vc disse: Manter alavanca de cambio na coluna, parece que quer manter a originalidade, neste caso é bom procurar as peças originais do carro.

A suspensão dianteira é de eixo rígido com feixe de molas, portanto o peso do motor não importa muito, pois é facil recalibrar as molas.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
hideken
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 14
Localização: Divinópolis-MG

Prezados amigos,

Agradeço a todos pelas respostas que me foram muito úteis.
Vocês já perceberam que sou principiante no assunto, apesar de ser um entusiasta e admirador fiel das picapes GM, especialmente as antigas e, particularmente, da Chevrolet Apache 58/59 (meu sonho de consumo).
Por enquanto, vou me "deliciando" com a minha Brasil 61.
Na verdade o veículo pertence a mim a um amigo (quase irmão). Estamos na empreitada juntos. Nossa idéia é fazer dela uma espécie de "street", um veículo bonito e gostoso de dirigir.
A princípio tínhamos pensado em adaptar o chassi original colocando a suspensão dianteira de outra picape (C10 ou C20), com molas espirais. Porém, desistimos da idéia por medo de um resultado ruim e do custo.
De acordo com as respostas de todos, creio que dá para manter a suspensão original sem problemas, bastando alguns ajustes nas molas, se for necessário.
Com relação ao câmbio na coluna, é mania mesmo, gosto próprio. Além disso, dá para manter o banco inteiro e o espaço interno fica muito melhor.
Mas ninguém falou da caixa do Dodge e diferencial. Será que é boa idéia?
Abraços.

_________________
Paz e saúde a todos.
Hideraldo S. Cardoso
Divinópolis-MG
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
EDSON
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 11:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 113
Localização: Santo André

bom pelo que sei essa mudança nao vai ser muito significativa, pois com essa suspenção e o conjunto de freio da brasil que é falho, fica perigoso passar de 100 KM com ela, alem do mais a furação do dodge é a mesma do opala, e a da brasil é bem diferente 6 furos, alem do diferencial da brasil ser mais resistente.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
hideken
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 14
Localização: Divinópolis-MG

Caro Edson e demais amigos,
Dizem que a caixa original "encavalava" muito as marchas. Uma caixa de Opala com o diferencial original (que possuo) seria uma melhor opção?

_________________
Paz e saúde a todos.
Hideraldo S. Cardoso
Divinópolis-MG
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 2:33 pm    Assunto: diferencial e câmbio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Hideraldo,

eu manteria o diferencial original por causa das medidas e dos suportes de fixação da suspensão traseira, para não fazer adaptações. Se fosse o caso de alterar a relação do diferencial eu mexeria apenas na coroa e pinhão, pois acho que essa alteração não é difícil não.
Quanto ao câmbio não sei te dizer.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Tigues
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

http://www.autoshow.com.br/desfile451anos/

Essa deve ser 62 ou 63 com caçamba de marta rocha.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
hideken
MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 12:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 14
Localização: Divinópolis-MG

Oi Tigues,

Não tenho certeza quanto ao ano, mas é uma beleza.
Já vi outras com essa caçamba step-side e ficaram realmente maravilhosas. Na minha vou colocar uma dessas.

_________________
Paz e saúde a todos.
Hideraldo S. Cardoso
Divinópolis-MG
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
EDSON
MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 12:57 pm    Assunto: bem Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 113
Localização: Santo André

essa da foto é uma 63, de 58 a 62 a frente é de um farol só, a 63 foi a ultima brasil, depois em 64 veio a c10, a caçamba que esta nela é de marta rocha, e é do meu Amigo Percival, realmente ela esta muito bonita, esta com cambio, motor, diferencial tudo original, e nao encavala não, o cambio em cima só encavala quando as buchas estão gastas, é só trocar e acaba o problema, se quiser colocar cambio em baixo acredito que o correto seria usar o da c10 ou da d10, eu vi uma com cambio de opala e nao ficou muito legal, agora se for trocar motor e cambio , ai acredito que seja melhor o conjunto opala, ou c10. Só uma observaçao repare que a 63 os paralamas da frente sao diferentes do paralamas da 58 a 62, e a caçamba da marta rocha não tem nada a ver com eles, ja vi varias e nao fica legal, somente na 63 fica boa, mas gosto é gosto.
Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
hideken
MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 11:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 14
Localização: Divinópolis-MG

Prezado Edson e demais amigos,

Eu tinha dúvida quanto ao ano de 1962 (se 2 ou 4 faróis). Obrigado por esclarecer.
Os paralamas da 63, realmente, são muito mais bonitos. Aliás toda a frente é muito superior em beleza às demais, na minha modesta opinião.
A propósito, gostaria que alguém me informasse quantas lâminas, originalmente, possuía o feixe de molas da Brasil.
Obrigado.

_________________
Paz e saúde a todos.
Hideraldo S. Cardoso
Divinópolis-MG
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
lordvellos
MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Junho de 2005
Mensagens: 63
Localização: São Paulo

fala meu amigo, bom tou numa empreitada similar, na verdade o meu eh o caminhao brasil 58, que eu estou meio que trannsformando em um hot, por isso, tenho comigo muitas pecas originais que estou precisando vender, como por exemplo chave de seta, chave de luz, lanternas, retrovisro, volante e o mais raro item de todos, a bola de cambio original e emperfeito estado!.. bom se estiver interessado ou souber de alguem me avisa!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB