Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 UP grade Perkins 4236 e troca de motor em Veraneio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luiz Madeira
MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 12:46 am    Assunto: UP grade Perkins 4236 e troca de motor em Veraneio Responder com Citação

Boa Noite Picapeiros

Acompanho este Fórum há muito tempo. sempre me ajudou em minhas duvidas, porem nunca postei nada por aqui. é a primeira vez. peço desculpas se postei em lugar errado ou cometi alguma gafe.

Tenho 2 duvidas

Minha primeira duvida é a seguinte. Tenho um Caminhão VW 6 80 motor perkins 4236 premium. estou percebendo que logo terei que abrir e retifica-lo. A pergunta é: dá pra aproveitar e fazer um Up grade e transforma-lo num S4T

(Trocar pistão de 5 anéis por pistão de 3 anéis do S4. trocar Bomba injetora CAV por BOSCH e turbinar)

Já que terei que abrir, seria a hora certa de fazer essas mudanças. se é que é possível. visto que esses motores são muito parecidos.

Minha segunda duvida é a seguinte: tenho uma Veraneio 76 motor Brasil 261 e cambio 3 marchas na coluna. queria saber se é possível colocar um motor Q20B, S4 ou S4T nela, sem trocar o cambio de 3 marchas. pois adoro as marchas na coluna, acho muito louco, além de da um ar original.

A duvida é porque o 261 Brasil tem 150 cv e 32 de torque. já os diesel tem entre 87cv a 90cv (aspirado) e 27 de torque. será que 3 marchas no diesel ela teria força pra sair na primeira marcha?

qualquer ajuda é bem vinda

Explorer 97 4.0 V6 cambio manual
VW 82 6-80 Perkins Premium 4236 Clarck 280v
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 7:23 am    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo.

Vamos por partes:
O motor do caminhão - antes de tomar uma direção é preciso avaliar se o custo vai compensar, pois além da retífica você quer fazer modificações que podem elevar o custo de forma, a tornar o custo igual ou maior do que pegar um motor do jeito que você quer, sem ter o aborrecimento que uma obra deste tamanho.

Colocar o diesel na veraneio - Segundo alguns relatos, acho que a veraneio (série 10) não consegue transformar para diesel, é bastante interessante verificar isso antes de iniciar o projeto. de qualquer forma, qualquer um dos motores que você citou, cabem, só vai depender da disposição de gastar $$$$.

sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 8:12 am    Assunto: Responder com Citação

bem vindo...

1 caminhão, compra logo um maxion, ou retifica o seu e só coloca pistão do Q20B 3 canaletas e turbina, pois, se tentar "maxionlizar" o seu D10 (4236) vai uma gerana que compra um maxion e sobra

2 ja na sua veraneio anda com o 3 marchas na boa, porem tem de alongar diferencial, ja docs não faz ai vc tera de comprar um chassi ja diesel, eu tenho um 74, então este é um outro projeto, que as vezes vale mais a pena vendar a sua e comprar uma ja diesel

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 10:49 am    Assunto: Responder com Citação

acompanhando...
Cursino
MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Papo interessante!

DRM Retífica (11) 4724-3692
Nathan Algren
MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Acompanhando, seja bem vindo. Abraços
Luiz Madeira
MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2015 12:08 am    Assunto: Responder com Citação

Valeu César. obrigado pelas dicas.
Grande Salles, sempre leio seus comentários.
Obrigado galera por acompanhar

No caminhão de qualquer maneira terei que gastar. se eu retificar o meu 4236. terei certeza que estou com um motor novo. já se eu colocar outro mais moderno de segunda mão não terei essa certeza.

Na Veraneio será que da muito BO andar com motor diesel e documento gasolina?. ou molhando a mão de algum despachante será que da pra mudar o documento?

Pensei em por GNV na Veraneio e mantê-la original, mas dizem que fica uma merd....
Eu nunca tive carro GNV. a economia compensa o gasto na manutenção?

Quero andar e curtir ela, e não ficar só olhando na garagem. no preço que a mamãe Dilma deixou a gasolina não da pra curtir muito. hahahahaha

Abraço a todos

Valeu

sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2015 12:30 am    Assunto: Responder com Citação

Luiz, eu faria o seu mesmo realmente, com pistoes do Q20B e turbinadinho fica bom, alias um diferencial mais longo tb cai bem, pois os da linha 6 são curtos pacas, tem de colocar do 7-90
agora na vera, é colocar o diesel e andar, dificil alguem reparar, mais se pegar e não tiver jeito eles prendem o doc de andar te dão uma multa de 100 pilas e forçam a passar na vistoria com motor gasolina, ai é com vc, ja despachante nenhum faz, pelo menos na regiao sudeste, se quer certinho compra um chassi e troca, ja o GNV com motor brasil não rola

Luiz Madeira
MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2015 1:19 am    Assunto: Responder com Citação

Salles

È vivendo e apreendendo, essa do diferencial do 6 90 pro 7 90 eu não sabia, e olha que eu manjo de caminhão. achava que a diferença era só na tara e peso bruto total.

mas a receita que você passou é isso mesmo. pistão 3 canaletas e turbo nele. quem sabe acho uma bomba Bosch completa com a capa e a engrenagem e tudo num preço galinha morta. apesar que a CAV nunca me encheu o saco. é só não deixar faltar diesel.

Vizinho meu praticamente deu de graça uma bomba Bosch rotativa dessa. vendeu por R$1500,00 e o comprador ainda deu pelé.

No caso da Veraneio uma opção seria guardar o motor gasolina, no caso de ter que fazer vistoria.

Da dó vende-lá pois é muito inteira, e as diesel que vejo por ai são muito sambada ou inteira mas muuuuiito cara.

Um receio que tenho é se no diesel ela teria arranque na saída por ser 3 marchas

valeu Carlos

Abraços

sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2015 7:48 am    Assunto: Responder com Citação

no caminhão é isso mesmo pistão 3 canaletas e turbo, que fica legal, ah se quer as peças (bomba canos engrenagem e adaptador eu tenho rsrsrsr)

ja na veraneio pode colocar só o motor na frente, porem tem de colocar um desse http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=9850, e eu GARANTO que sai na primeira do 3 marchas sem problemas, e na ultima fica como uma D10 da 135 no pé de GPS

César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2015 8:11 am    Assunto: Responder com Citação

Luiz, dependendo da autoridade, ou do tipo de blitz (lei seca), se houver alteração de característica, o veículo pode ficar retido, até a solução do problema.
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2015 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Luiz já que a pegada ta no valor da gososa, já pensou em colocar um motor a alcool? Como vc mesmo disse o motor a gasolina vai ficar guardado e se não gostar do alcool volta o original.
FabioPedron
MensagemEnviada: Sex Set 11, 2015 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Buenas,
Questionamento interessante esse de pegar motores antigos e "melhorar". Fazer "upgrades" sem reduzir vida útil ou "enfraquecer" estruturalmente o motor é bem complicado.
Motor é dimensionado para o trabalho como vem de fábrica, contudo é possível coisas leves como o turbinar de cima, que dá um gás a mais.
Bom se o cara quer um motor consideravelmente mais potente o ideal é trocar por um mais novo (potente) que evitará dores de cabeça no futuro, ou como já dito, partir para alterações leves.
Vou dar o meu exemplo, tenho uma D10 1979 com o motor 4236, resolvi refaze-lo e com apoio de pessoas mais entendidas (grande Rui) vamos turbinar esse motor, no entanto, com peças específicas para motor turbo. Esse motor vem turbinado de fabrica no massey 292, e assim vamos utilizar peças internas desse modelo para reconstruir o motor (bielas, pistões, comando de válvulas, válvulas, etc). (o comando de válvulas teve que ser trocado...)
Resumindo, vou ter meu motor original (numeração) com sistema turbo original.
A bomba injetora será revisada, pretendo utilizar a mesma.
Não sei exatamente a potência que vai ficar, mas a turbina pode trabalhar tranquila que o motor aguenta! (só preciso cuidar o superaquecimento...!)
No mais era isso. Vamos trocando idéias!
Abraço
sallespickup01
MensagemEnviada: Sex Set 11, 2015 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Fabio o seu motor se colocar o pistão do Q20B 3 canaletas ja pode turbinar, o meu é muiiiito mais preparado que o seu sera e ta tudo original por dentro, exceto comando, que á é performance, tem coisas que podemos fazer outras não...
FabioPedron
MensagemEnviada: Sex Set 11, 2015 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é Salles!
tentamos sempre melhorar e ficar contentes com o resultado!
Como conheço somente o básico de motores alterados, decidi fazer algo que certamente nunca mais vou mexer.
(o cabeçote tive que trocar, pois não aceitaria o comando novo (folga da válvula no acento dela), então optamos por colocar cabeçote do MF 292 já!)
Abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu