Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
adeilson_1445
MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2016 7:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Eu troquei a do Renault Clio aqui de casa esses dias, se eu trabalhasse numa carvoaria eu tenho certeza que sairia mais limpo, antes ao serviço prenderam a coifa do semi eixo com braçadeira plástica ai já viu ne....
Não soltei o volante do Clio mas o resto dos parafusos eu fiz tudo sem torquimetro, na verdade tenho que tomarsr vergonha na cara e comprar um.
Fiz tudo com 1 macaco garrafa e mais 3 macacos sanfona desses originais do carro mesmo, difícil foi alinhar o eixo piloto, eu acertei a embreagem pela antiga, alinhei o disco com o platô fora e vi como ficava, ai coloquei dessa forma la dentro. Foi difícil fazer encontrar o eixo com o disco pois no Clio na tem posição devtrabalh9, na veranosa eu creio ter bem mais espaço.

Eduardo, se for fazer num final de semana grita ai, o próximo vou estar enrolado com mudanças mas no outro tranquilo.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2016 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Opa! Valeu por oferecer ajuda Adeilson! Estou ainda na fase de estudos e esperando $$ pra poder comprar um kit de embreagem que é a parte mais pesada nos custos. De repente devo fazer o serviço mês que vem...

No Clio você baixou o câmbio todo ou só afastou?
Você falou que não tirou o volante do motor (para retificar) e a embreagem nova como ficou?? Sem trepidações?

Tentei pesquisar sobre os métodos de retífica de volante e só vi um vídeo que faz no torno sem pedra e nem era no Brasil. A maioria faz na pedra.

Pelo que entendi, o que faz no torno deve ser igual ao que faz com discos de freio. Só falta saber se é bom ou é furada fazer assim...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adeilson_1445
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2016 7:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Então, o câmbio eu só afastei, não havia espaço pra nada, pra tirar o cambio do Clio sem tirar o motor tem de tirar o agregado pois ele pega na longarina...
Não fiz e ficou bom, não trepida nem nada, e olha que esta com 156mil km... Geralmente na desmontagem é possível verificar o volante em busca de imperfeições, às vezes não tem ai fica desnecessário a retifica...

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
ewerton
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2016 8:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

No torno deve ficar igual na pedra.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Nathan Algren
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2016 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Eduardo, acredito que o volante do motor da sua Veraneio não vá precisar de retífica, no máximo a remoção do aspecto polido para o assentamento do novo disco. Você pode fazer isso com uma escova de aço e uma furadeira por exemplo. Como você pretende realizar a troca do retentor, melhor remover a transmissão. Não pensei 2x quando realizei esta manutenção no meu S10, aproveitei e limpei bem a caixa seca e troquei o rolamento do eixo piloto. Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2016 1:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Sekiya

Na minha Veraneio antiga (4,3l + 3 marchas) para trocar a embreagem só afastando o câmbio foi um inferno, pois houve a grande contribuição da GM de Portugal que colocou dois parafusos indo da caixa seca em direção ao câmbio impede uma retirada simples do conjunto, pois não sobra espaço para as chaves, platô, disco e companhia limitada.

Na F100 (302V8 + câmbio do Maverick) não tinha perrengue, todos os parafusos iam do câmbio para a caixa seca, bastava tirar o cardã, soltar a travessa do câmbio e puxar o conjunto para trás, colocando uma travessa de madeira apoiada no chassis para manter o câmbio no lugar. Além da janela no túnel central que é enorme.

Como você quer resolver outros problemas pensaria seriamente na possibilidade de tirar todo o conjunto motor-câmbio para facilitar o serviço, não se trabalha deitado, tem muito maior facilidade de se fazer os serviços sem adotar posições do kama sutra.

Se você tiver um guincho girafa é coisa de 15 minutos o powertrain está fora na bancada.

Quanto ao torquímetro, acho uma ferramenta essencial, embora ainda não tenha, tem dois modelos que não achei caro, ambos da warf, um de vareta na faixa dos 40 reais e um de estalo de mais ou menos 160 reais. Para quem faz um uso não comercial (que não é o meu caso) acho suficiente, melhor que apertado só na sensibilidade (ou falta dela) do braço, ainda mais para quem teve duas chaves de roda quebradas por excesso de torque aplicado nos prisioneiros de roda.

Mas antes do torquímetro quero comprar uma pistola de ponto.

_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2016 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

@Christian

Realmente a GM Portugal trabalhou fortemente nos parafusos inferiores do câmbio. Eu estou prevendo que irei sofrer um pouco pois tem uma travessa embaixo e vai ter que sair na chave fixa/combinada, já que não vai caber um soquete dentro da caixa seca entre o parafuso e o platô.

Quanto a tirar o motor, seria perfeito para o trabalho na embreagem, mas aí eu não tenho espaço, nem girafa, e não estou muito disposto a desmontar escape, coxins, arrefecimento, etc. hehe

O torquímetro eu acho legal ter apesar de usar pouco. Mas os veículos atuais pedem, às vezes, até mesmo um transferidor angular. Embora use pouco, eu recomendo um de estalo por ser mais prático de usar e mais compacto de guardar. Os de varetas são bem mais baratos e funcionam bem, mas são gigantes.

@Nathan

Então... o carro está com 400mil km e nunca vi o estado da embreagem e nem do volante. Não sei o que vou encontrar lá.
Mas ao menos não sinto trepidar e não costumo forçar a embreagem. Sei lá... veremos quando baixar.

No caso da sua S10, como estava o volante e com quantos km? (se bem que na S10 o disco é pequeno demais e deve aquecer bem mais)

@Ewerton

Espero que fique bom Ewerton! Não sei né... Como eu não conheço o serviço eu fico meio receoso. Fico pensando também nos furos do volante se no torno dá algum problema. Na pedra não tem perigo. O que ajuda é o volante é plano.

O pai da namorada do meu irmão, que é o torneiro, diz que fica bom. Preciso ir lá na retífica antes pra ver como é...

@Adeilson

Bom saber da sua experiência. Ao menos não deu problema. Se eu ficar muito na dúvida, capaz de eu deixar quieto e montar como está! hehe

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Nathan Algren
MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2016 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Meu S10 estava com 430.000km e a embreagem estava começando a patinar ao realizar trocas acima de 5000 rpm. Ela havia sido trocada aos 220.000km. O volante do motor estava apenas com um aspecto polido na face de contado com o disco. Removi este aspecto polido para melhor assentamento do novo disco e ficou ótimo. A estimativa da km do meu S10 é 75% rodoviário e 25% urbano. Seu raciocínio quanto ao aquecimento está correto e desde os 293.000 km não identifiquei qualquer tipo de vibração ou anormalidade, abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2016 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Durou bem a embreagem Nathan...

Vai ser uma surpresa o que eu encontrar lá. Espero que sejam boas e que eu não tenha dores de cabeça posteriores! rsrsrs

As peças estou comprando aos poucos.

O kit da Luk já está em mãos. Inclusive fabriquei um pino centralizador com o cabo de vassoura. Ficou melhor que o jogo de pino que comprei que não ficou legal.

Rolamento agora é com apoio de plástico reforçado. O que está instalado ainda é de metal. Os de plástico são melhores, piores ou iguais aos antigos?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2016 4:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Nunca coloquei de plástico, o kit de embreagem que esta guardado é de metal.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2016 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Visualmente o corpo parece menor Cesar. Devem ser melhores no atrito entre o rolamento e a moringa quando acionados.
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Nathan Algren
MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2016 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Se não estou enganado, a última troca foi realizada no primeiro trimestre de 2012, são 4 anos e o curso do pedal está próximo de quando novo, apenas a folga do pedal sem acionamento que provavelmente está no máximo, certamente você não terá suspresas desagradáveis mediante ao fato de que sua Veraneio foi bem cuidada, diferente do meu S10, abraço.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2016 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Uma coisa que observei e fiquei pensando:

O rolamento da embreagem, no local de encaixe no garfo possui um formato ovalado. É bem na parte plástica. Não vi nenhuma instrução quanto a sua posição no garfo.

Existe uma posição correta para encaixe??

O rolamento é este mesmo da imagem abaixo:



Dá pra notar que é ovalado e que existem duas marcas de cada lado.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2016 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Deve ser onde os ressaltos do garfo pegam, o garfo se não me engano só tem um jeito de entrar, por causa da trava que tem.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2016 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado pela ajuda Cesar. Eu até medi com um paquímetro o diâmetro do encaixe oval para ver se variava. Pelo que achei, variou bem pouco. Coisa de 1/2 mm. Testei com um garfo novo e o rolamento entra com pressão no alojamento do colar.

Mas outra coisa me deixou com um pé atrás:

- A pista do rolamento junto com o seu corpo se desloca lateralmente (coisa pouca, talvez 1 mm) em relação ao tubo guia que vai na moringa. Isso não está errado?? Pois caso contrário o rolamento acionaria o platô desalinhado.
OU esse movimento é normal?

Na base de apoio do rolamento dá para sentir nitidamente um rebaixo, que provavelmente é onde ocorre o contato do platô. Será que esse jogo lateral é como se fosse um mecanismo autocentralizante?

Desculpe eu fazer tantas perguntas neste tópico, mas como nunca fiz o serviço, gostaria de ter o menor número de dúvidas possíveis e afastar possíveis erros de montagem.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 9
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB