Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2016 1:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

sim normal, e sim é facil de comprar a moringa, como vc ta em ozasco odapel é a mais perto que deve ter
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2016 2:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Muito obrigado Salles. Já estava ficando preocupado, já que um eixo piloto é caro.

Vou dar uma procurada lá. É perto de casa, mas pena que não abre sábado... Confused Confused

O volante do motor está assim:




Sem riscos profundos. Sem marcas de patinação e superaquecimento. Sem trincas. Eu to pensando em deixar assim mesmo e fazer como o Nathan relatou.

O garfo (original) está assim:





Este desgaste é relevante?? Ou isso é muito pouco a ponto de manter o garfo?? Eu estou pensando em manter este mesmo.

O retentor traseiro do virabrequim está mais ou menos assim:



Passei o dedo nas bordas do retentor e o máximo que saiu foi aquele melado seco com um pouco de pó. O melado de óleo é da junta da tampa... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Melhor trocar mesmo assim ou deixa quieto? Sinceramente estou com medo de mexer e começar a vazar.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2016 7:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Se o retentor esta assim eu não mexeria, o garfo eu usaria este mesmo no volante eu só limparia e montaria tudo.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Nathan Algren
MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2016 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Se não é do retentor nem mexe, limpa o volante no lugar e monta como o César falou, bom trabalho, abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2016 6:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

eu só trocaria o garfo, pois vejam que um lado ta gasto e do outro praticamente perfeito, isso faz com que o rolamento trabalhe meio de lado e o resultado é o que aconteceu na moringa, no mais é só montar, ah veja bem o parafuso que o garfo trabalha, ele gasta tb, e tem o longo e o curo, prefira o longo deix a embreagem mais macia
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2016 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado Cesar, Nathan e Salles pelas úteis opiniões! As informações de vocês ajudam bastante na hora de analisar as peças.

Salles, pode ser que seja impressão das fotos. Tirei outra para ver melhor:



Vendo a peça na mão, aparentemente o desgaste é parecido. Só a parte interna, onde toca no cubo do rolamento é que tem um lado mais gasto que o outro.

Quanto ao pino, o que está lá deve ser o original e é curto. Visualmente não aparenta ter desgaste, assim como na mola e no local de encaixe no garfo. Deve ser porque tinha muita graxa no local.

Agora quanto a moringa... Não duvido que ele já estava assim quando o câmbio foi adaptado... Evil or Very Mad Pois nesta época o kit de embreagem já era esse e estava em uso no antigo 260F. Isso porque me venderam sendo um câmbio remanufaturado, praticamente 0km. Confused

Agora uma coisa que tá atrapalhando um pouco é instalar a bucha do eixo piloto no virabrequim. Pois tirar foi fácil, agora colocar o novo que está complicado. Dei uma lixada para ficar quase no tamanho do antigo que estava lá, mas mesmo assim ela não quer entrar... Alguma dica?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2016 7:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Coloca a bucha no congelador, deixa lá um bom tempo, e depois corre com ela para colocar no local.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2016 10:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

cara justamente nas costas é o que faz a força no rolamento e quando gasta um lado mais que o outro da problema, as fotos anteriores da pra ver que um lado ta só ralado e do outro bem fundo
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2016 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Amigos, ainda nem consegui montar a embreagem e a bucha do eixo piloto (vou tentar a dica Cesar!). Fora que ainda tem a moringa e o retentor do eixo piloto.

Quando se troca a moringa, tirando o retentor, tem que mexer em mais alguma coisa?

Nestes dias, apenas troquei o cabo de embreagem (foi fácil com tudo desmontado) e a junta da tampa do cabeçote que estava vazando muito pela parte traseira. Aí para completar, tem um cotovelo plástico que sai da termostática e vai para o aquecedor e começou a marejar água na rosca. Pior é que para tirar e refazer a vedação com alguma coisa, vou ter que retirar o suporte do compressor do ar condicionado e o corpo da válvula termostática. Pense em alguém querendo matar o "engenheiro" da obra... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Só para ajudar ainda mais no caso do garfo da embreagem, tirei novas fotos dos apoios:

Este é o lado supostamente mais gasto.



Este é o lado que estaria menos gasto. Dá para reparar que tem um degrau a mais com relação ao outro lado, mas ao meu ver, parecem equivalentes.



Continuo agradecendo a ajuda.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2016 12:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

ai é contigo, pelas primeiras fotos pra mim é claro o desgaste maior num lado, eu não arriscaria por causa de 50,00, só pra esclarecer se começar a cantar o rolamento e vc tiver de trocar o garfo, tem de tirar o cambio de novo...
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2016 12:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Compreendo sua opinião Salles. Por mim não é nem pelo valor e sim pela qualidade das peças paralelas no mercado.
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2016 12:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

não sei se o garfo para embreagem hidráulica é igual ou da mecânica que deve ser seu caso Sekiya, mas a nossa ex-D20 quando fomos trocar os garfos encontrados eram grosseiramente menores e muito pessimamente mal acabados.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2016 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É o mesmo Andreson e realmente hoje as peças não tem aquela qualidade de antes. Em se tratando de garfo de embreagem para série 20, a melhor marca parece ser a IMA, mas é o dobro do preço das outras.

Arrumei um tempo hoje e pensei em preparar o volante do motor e colocar a bucha do eixo piloto. A bucha finalmente encaixou. Depois de uma boa lixada. Aí resolvi lixar também o volante. Ao terminar o serviço me deparei com isso:

Um lado aparentemente mais liso:



E o outro lado com um degrau:



Aí não tive opção, a não ser tirar o volante e mandar retificar. Os trava roscas dos parafusos deram trabalho e o volante estava meio colado no virabrequim, dando um trabalho para soltá-lo.

Levei na retífica do sogrão do meu irmão e voltou assim:




Agora, acho que vai dar para finalizar a embreagem.

Ainda resolvi limpar a parte traseira do motor, pois estava com muito óleo. Ficou assim no final:



E ainda descobri que o retentor do volante do motor é original ainda. Realmente acho que este motor nunca foi aberto mesmo:



Agora o próximo passo é pegar a moringa nova para o câmbio, montar o volante com a embreagem e finalizar a montagem. Isso se não aparecer mais coisas...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Nathan Algren
MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2016 1:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Passe do exterior para o interior, me parece um torno fabricado pela imor, se sim a rotação da placa estava em 1000rpm?! Tem que ter habilidade pra executar uma operação comum a equipamentos CNC em equipamento mecânico !!! Parabéns Eduardo, abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2016 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Ixi Nathan, nem manjo dessas coisas de torno! Hehe
A retífica fica em Osasco, no km 18. Chama-se Retífica Irmãos Carneiro.

Amigos, consegui uma moringa Eaton e estou montando o retentor. No antigo o lábio fica para dentro do câmbio. É assim mesmo?

Imagem:

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Sex Abr 08, 2016 2:21 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 4 de 9
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB