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 Como trocar embreagem/retentor eixo piloto em casa? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 9:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

Sekiya

Eu já tinha visto no site da Summit uma bandeja para adaptar no macaco jacaré para o serviço de retirada do câmbio.

http://www.summitracing.com/int/parts/wmr-w41044/overview/

Depois do seu relato entrei no site da Loja do Mecânico e vi que tem uma nacional similar,

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/67672/1/22/bandeja-para-apoiar-instalar-e-remover-caixas-de-transmissao-de-automoveis-crferramentas-cr504

Só que custa a bagatela de R$530... Para usar esporadicamente é um roubo. A americana, mesmo com o dolar a 4 (para facilitar as contas) é pouco mais que 220 reais.

Mas dá para fazer algo bem simples, só uma bandeja de chapa de aço, que não deve custar caro.

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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 9:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Esta bandeja da loja do mecânico da para fazer com sucata encontrada em ferro velho, solda elétrica, borboletas e parafusos e um pedaço de corrente, agora cobrar 530,00, é chutar o saco do cara e ainda avisar que volta para concluir o serviço.
E foi bom descobrir porque pode ser que seja o próximo projeto de ferramenta a ser feito aqui em casa, valeu por compartilhar a informação.
Vou deixar a preguiça mecânica de lado e começar a agir.

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César Oliveira
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 10:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Rapaz, pior que eu nem sei como farei viu pois tenho só 1 macaco Garrafa 2T, 2 cavaletes, o macaco original dela, o macaco do Vectra do meu Pai e algumas madeiras pra soltar o câmbio da Blazer, acho que vai dar trabalho pois os cavaletes irão ficar com ela apoiada, então...........
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 11:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Se retirar a tampa grande (não sei se blazer tem) que fica dentro, amarra a caixa com uma corda, coloca o macaco em baixo, pede para um auxiliar balançar e puxar a caixa para trás, para soltar do eixo piloto, fica com o macaco quase encostado na caixa, no momento que soltar a caixa vai apoiar no macaco e o cabra que estiver segurando vai ser o responsável pelo equilíbrio da caixa, mas arruma um auxiliar que tenha tomado café da manhã e que não gtenha chassi de mosquito, não é que fique impossível de fazer, só que fica mais difícil.
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César Oliveira
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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César Oliveira escreveu:
Eduardo a sua mina de carvão é bem limpinha, este serviço é assim mesmo, tanto que já estou enrolando a um bom tempo para fazer isso na minha, ou seja, acho que só vou mexer na hora que não der mais para andar.
Parabéns, pelo empenho, capricho e por compartilhar esta informação tão valiosa, pois facilitara bastante a vida dos próximos que precisarem fazer este serviço.
Com relação aos trancos, verifique o cabo de embreagem, parece besteira mas a curvatura do conduíte do cabo de embreagem influência bastante os trancos, principalmente quando engata a marcha ré. Pode fazer um teste com cabo de marca paralela e que tenham conduíte maior ou menor do que você esta usando é um teste que sai relativamente barato em relação a mexer em uma caixa de marcha.


Realmente não é um trabalho comum e é preciso coragem para iniciar. Quem já sabe (como você), nem começa, pois já sabe o fim... rs

Como sempre, tento documentar tudo e espero que ajude mesmo a quem vier a "brincar" de trocar a embreagem.

A mina agora está mais limpa. A cada visita eu faço a extração! hehe
Nem imagino como a da sua D20 está!

Quanto aos trancos, eu preciso mesmo é levar a Veraneio para vocês darem uma volta. Assim dá para avaliar melhor. O cabo que coloquei é igual ao original e nada mudou.

Eu desconfio do câmbio pois quando troquei o flange do cardã e o mecânico deu torque na porca forçando um pouco as engrenagens do câmbio, o tranco sumiu por um momento.

_________________
Abraços
Eduardo
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

MachadoSL escreveu:
Belo serviço Sekiya, ainda mais que mesmo trabalhando sozinho conseguiu fazer muitas fotos, em geral ou eu trabalho ou faço fotos, os dois, geralmente não dá. Meus parabéns pelo serviço.


Obrigado Machado!

Acho que é por isso que eu demorei tanto para realizar o serviço! kkkkk
Devia ter focado mais no trabalho e esquecer as fotos!

Mas eu sempre documento, pois qualquer coisa me ajuda a lembrar a sequência dos fatos e a posição de alguns componentes. Deixo sempre o celular ao lado e por ele mesmo já dá para fazer o upload e postar.

_________________
Abraços
Eduardo
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Então César, na Blazer não tem né, é Automática. hehee

Mas seguindo a sua linha de racíocinio acho que se eu amarrar umas cordas no chassis talvez sem ajuda de ninguém (o que é melhor para mim, favores custam caros por aqui viu...) eu consiga apoiar a caixa e ir descendo aos poucos, me deu boas idéias.
Bom... Como vai demorar uns 2 meses para eu fazer isso então sem estresse, talvez de inicio eu deixe a Caixa de Tração filé antes do câmbio, compre a corrente, as buchas, retentores e desmonte ela, pelo menos quando for montar o sistema ali não terei mais que mexer.

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ewerton
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Não fiz esse trabalho ainda mas achei que com o macaco jacaré ia complicar pelo tamanho da base. Imaginei que devido ao peso da caixa, dimensões do macaco e posição de trabalho, pra tombar seria fácil. Tenho um projeto bem fácil em mente mas ainda não fui atrás do restante das peças.

Esse estalo não pode ser luvas de câmbio ou cardã com folga?

Esse tutorial vai me ajudar bastante quando for mexer na embreagem aqui.

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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 1:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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@Christian

Eu até vi esse suporte (e como o Cesar falou é um chute no $aco mesmo!). Pensei em fazer um em MDF, mas a preguiça me impediu de desenvolver. Mas depois de sofrer, eu recomendo a todos que tentem fazer algo parecido. Ainda mais se o câmbio for maior e mais pesado.

O mais importante é fazer com que o câmbio fique equilibrado e não tombe e claro, fique bem fixo no macaco.


@Adeilson

No seu caso, prepare-se bem e estude o caso com carinho. Vi no fórum 4x4 Brasil um cara que trocou a embreagem do Defender em casa. Usou até a estrutura da cobertura do telhado para sustentar. De repente pode ser uma luz... hehe

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/44564-kit-de-embreagem-7.html

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Abraços
Eduardo
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 1:29 pm    Assunto: Responder com Citação



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Ewerton, quando o câmbio escorregou, na hora lembrei da mensagem que você havia escrito no começo do tópico... rsrs

ewerton escreveu:
Não é o peso. O problema é que fica desajeitado, ai vc tem que alinhar o câmbio e girar o eixo pras estrias se encontrarem.


Coloque seu projeto em prática e depois comece a brincar! hehe

Na verdade, não é bem um estalo. É um soco que se sente um pouco depois do carro começar a andar. O soco, faz mais em 1ª. Mas em 2ª também faz. Teoricamente parece ser mais coxins. Mas já troquei e nada mudou. O cardã (cruzetas/estriado) também foi mexido e está sem folgas.

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Abraços
Eduardo
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mais um serviço com o padrão de qualidade PICAPESGM
Parabens Edu


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Nathan Algren
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação



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Sekiya escreveu:
Ixi Nathan, nem manjo dessas coisas de torno! Hehe
A retífica fica em Osasco, no km 18. Chama-se Retífica Irmãos Carneiro.

Amigos, consegui uma moringa Eaton e estou montando o retentor. No antigo o lábio fica para dentro do câmbio. É assim mesmo?

Imagem:


Meus parabéns pelo trabalho Eduardo, selo de qualidade merecido, conheço esta retífica, também sou morador do km18, abraços
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2016 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Sekiya escreveu:
César Oliveira escreveu:
Eduardo a sua mina de carvão é bem limpinha, este serviço é assim mesmo, tanto que já estou enrolando a um bom tempo para fazer isso na minha, ou seja, acho que só vou mexer na hora que não der mais para andar.
Parabéns, pelo empenho, capricho e por compartilhar esta informação tão valiosa, pois facilitara bastante a vida dos próximos que precisarem fazer este serviço.
Com relação aos trancos, verifique o cabo de embreagem, parece besteira mas a curvatura do conduíte do cabo de embreagem influência bastante os trancos, principalmente quando engata a marcha ré. Pode fazer um teste com cabo de marca paralela e que tenham conduíte maior ou menor do que você esta usando é um teste que sai relativamente barato em relação a mexer em uma caixa de marcha.


Realmente não é um trabalho comum e é preciso coragem para iniciar. Quem já sabe (como você), nem começa, pois já sabe o fim... rs

Como sempre, tento documentar tudo e espero que ajude mesmo a quem vier a "brincar" de trocar a embreagem.

A mina agora está mais limpa. A cada visita eu faço a extração! hehe
Nem imagino como a da sua D20 está!

Quanto aos trancos, eu preciso mesmo é levar a Veraneio para vocês darem uma volta. Assim dá para avaliar melhor. O cabo que coloquei é igual ao original e nada mudou.

Eu desconfio do câmbio pois quando troquei o flange do cardã e o mecânico deu torque na porca forçando um pouco as engrenagens do câmbio, o tranco sumiu por um momento.



Olha ai a oportunidade. Consegue esperar ate la?
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359

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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2016 12:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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É uma ótima oportunidade Adalberto! Não tenho pressa pra resolver isso não. Até porque se tiver que levar o câmbio para arrumar, não vai ser tão cedo que irei descê-lo de novo! rsrs

Veraneio agora, só daqui a 30 dias... (vai ficar guardada de novo)

Nathan Algren escreveu:
Meus parabéns pelo trabalho Eduardo, selo de qualidade merecido, conheço esta retífica, também sou morador do km18, abraços


Obrigado Nathan. A retífica é bem simples, mas pelo menos é de confiança. No dia que precisar de algum serviço, posso intermediar se necessário.

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2016 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 4515
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Só pude ver agora. Parabéns pelo serviço! Não ter pressa é justamente o segredo do sucesso.
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Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
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