Autor |
Mensagem
|
generallee.com.br |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 1:00 pm Assunto: Pneus e sua influência na economia de combustível |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 Mensagens: 160 Localização: São Bernardo do Campo
|
Galera, o texto abaixo visa explicar a importância que o diâmetro externo do pneu em relação ao aproveitamento do combustível e alongamento da relação sem mexer com o diferencial.
Fiz algumas imagens comparando a relação do pneu 31x10,5, um dos mais utilizados e comparei com algumas medidas possiveis, trocando inclusive para aro 16.
Para que utiliza por exemplo 235/75R15, mudando para 275/70R16, claro que tirando aqui a preocupação de raspa ou não raspa, há um rendimento melhor de 7,9%. Ou seja, se o consumo calculado está na casa de 10km/Litro, é possível obter 10,79km/Litro com a alteração do pneu para maior.
Não sou a autoridade em calculos de relação mas, como revendedor de pneus sou obrigado a orientar o cliente visto que o Contran autoriza mudanças de -3% a +3% em relação ao diametro final do pneu.
Para quem tem carro no seguro, isto também é passivel de recusa na hora da indenização, principalmente para a galera que tem carro aro 14 e poe 17" para cima...
Considerei no estudo que o velocimetro está corretamente aferido para pneu 31x10,5".
Comprei o carro em outro estado e como sou desconfiado de rodar com pneu de carro que fica parado muito tempo, levei 4 novos e até o momento rodei 1000km, poderia ter rodado Partindo deste estudo, rodei 963 reais e poderia ter rodado 1079 km...
Um pouco confuso mas muito interessante.
Descrição: |
Relação mais acertada para evoluir do aro 15 para o 16". |
|
Tamanho: |
64.2 KB |
Visto: |
7347 |

|
Descrição: |
Configuração que uso atualmente. |
|
Tamanho: |
44.19 KB |
Visto: |
7404 |

|
Descrição: |
Configuração bem comum nas picapes. |
|
Tamanho: |
42.74 KB |
Visto: |
7255 |

|
Descrição: |
Esta provavelmente será a mudança que farei. Ganharei com isso 5,6% de rendimento no combustível. |
|
Tamanho: |
43.79 KB |
Visto: |
7481 |

|
Descrição: |
Principais comparações que eu fiz. |
|
Tamanho: |
99.53 KB |
Visto: |
7204 |

|
_________________ Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
"Até aqui nos ajudou o Senhor" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
generallee.com.br |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 1:03 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 Mensagens: 160 Localização: São Bernardo do Campo
|
Faltaram estes 2 comparativos ainda...
Descrição: |
Diferença impressionante. |
|
Tamanho: |
43.56 KB |
Visto: |
504 |

|
Descrição: |
Original x o que pretendo usar. |
|
Tamanho: |
43.37 KB |
Visto: |
439 |

|
_________________ Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
"Até aqui nos ajudou o Senhor" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 1:10 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16160 Localização: SÃO PAULO
|
é sabido por aqui que pneu paiores de diametro alongam as marchas, porem pode ser um problema em certos carros deixando sem força em primeira e ré, e em raras vezes na ultima marcha, pois falta potencia do motor pra levar, e ai o consumo piora e muito
_________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
generallee.com.br |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 1:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 Mensagens: 160 Localização: São Bernardo do Campo
|
Sim, sei que já é sabido por aqui.
Só compartilhei uma questão técnica que por muitos é ignorada.
Há bastante debate sobre cabe e não cabe mas raramente é citado este principio matemático.
No meu caso que vou mexer em off-set e tenho o câmbio com a 1a beeeem reduzida, farei a mudança.
_________________ Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
"Até aqui nos ajudou o Senhor" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 2:36 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Cade o 255x75x15?
_________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
generallee.com.br |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 2:51 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 Mensagens: 160 Localização: São Bernardo do Campo
|
Ele dá 1,9% inferior ao 266 (31x10,5)
_________________ Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
"Até aqui nos ajudou o Senhor" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 3:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Esse é um assunto interessante, principalmente porque assim você está mostrando de modo mais fácil de entender.
Aliás, a Estela está com pneus 205 65 15 pretendo no futuro colocar o 205 70 15 para que ela fique um pouco mais alta, talvez assim eu não precise mexer na suspensão e pare de atropelar formigas.
_________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Nathan Algren |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 3:38 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
|
Interessante, obrigado, abraço.
|
|
Voltar ao Topo |
|
 |
generallee.com.br |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 3:54 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 Mensagens: 160 Localização: São Bernardo do Campo
|
Valeu !
_________________ Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
"Até aqui nos ajudou o Senhor" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adeilson_1445 |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 6:45 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2459 Localização: Osasco
|
Na Blazer lembro quando peguei veio com 215/75 r15, ao trocar para o 235/75 r15 o câmbio passou a trocar de marcha em momentos diferentes, os originais são os 235.
Eu queria colocar 255 ou 31x10.5, porém muitos não aconselharam já por conta do Câmbio que é AT e depende muito da relação de marcha para trocas.
_________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 4.0 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR , Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1993, Ford Galaxie Landau 1976 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
ewerton |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 8:27 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
|
|
Voltar ao Topo |
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 8:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16160 Localização: SÃO PAULO
|
na sua mauricio, se coubesse uns 35 ainda assim não chegaria nem perto de um diferencial 2.60, que alias é o ideal pro seu carro, que tem cambio 1 pra traz
_________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adeilson_1445 |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 9:05 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2459 Localização: Osasco
|
Ewerton, ficou melhor, muito melhor, antes dava tranco da primeira para a segunda, hoje ela passa bem suave.
_________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 4.0 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR , Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1993, Ford Galaxie Landau 1976 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
generallee.com.br |
Enviada: Sex Jun 17, 2016 9:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 Mensagens: 160 Localização: São Bernardo do Campo
|
Não tô buscando isso não Salles. Gosto e trabalho com rodas.
Quando for mexer em diferencial vejo isso. E, se for mexer.
_________________ Maurício Carvalho (Dojão)
Veraneio 89 / F1000 97 / Sahara 98 (só filé)
"Até aqui nos ajudou o Senhor" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|