Autor |
Mensagem
|
lzambonato |
Enviada: Seg Jul 11, 2005 10:59 am Assunto: Ventilador Radiador Blazer (Vortec 4.3 V6) |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Junho de 2005 Mensagens: 10 Localização: Porto Alegre - RS
|
Pessoal, estou trocando a bateria da minha Blazer 1998 4.3 V6. Ao analisar o sofrimento da mesma, li vários tópicos aqui parece que um apenas falou num ventilador do radiador (aliás uma turbina) que já vem acoplado ao sistema. A pergunta pode ser idiota. Aqui em Porto Alegre, um frio desgraçado, ao ligar minha Blazer pela manhã, o ventilador aciona junto, me parece uma completa idiotice, haja bateria para girar todo este conjunto, ou a válvula termostática está comprometida? Abraços, Marcos-POA. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jul 12, 2005 5:42 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Marcos
Pelo que entendi, o seu ventilador é com motor eletrico.
Vc não está deixando desembaçador de para brisa ligado? Nesta seleção alguns carros trabalha obrigatoriamente com ar condicionado ligado.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
tecnica |
Enviada: Ter Jul 12, 2005 8:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Marcos,
O ventilador da Blazer V6 é de acoplamento viscoso, acionado pela correia, não é eletrica... assim a bateria é poupada. Apesar de girar junto na partida a frio, a rotacao da hélice é menor que a do motor, pois, ainda frio, o acoplamento viscoso não transmite toda a rotaçao à helice.
O grande problema da Blazer V6 em termos de bateria é a gde qtde de calor no compartimento do motor. Apesar de ficar em um lugar favorável (atras do farol), o calor é muito intenso, e as baterias da V6 dificilmente duram mais que 2 anos.
Se vc está tendo problemas de descarga, mesmo com bateria nova,, é interessante verificar o alternador, e, principalmente, o consumo com o carro desligado. Por exemplo, um alarme Positron consome, sozinho, 400mAh, o suficiente para, em 5 dias, deixar a bateria sem condições de dar partida. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Ter Jul 12, 2005 9:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Olá pessoal!
Marcos eu estava com problema na Vera de bateria que acabava logo. Já tinha apelado até para promessa e a uns dois meses um eletricista olhou e falou que a correia do alternador estava folgada e depois de ajusta-la nunca mais tive problemas, inclusive nas duas ultimas semanas de frio intenso.
adalberto |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Jul 24, 2005 1:07 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Falando em Ventilador:
Dizem que as fixas roubam potência do motor. Na ordem de quanto???
Quais seriam as vantagens em se colocar um elétrico no lugar do fixo, por exemplo? E qual a vantagem de tê-lo girando constantemente? _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jul 24, 2005 6:23 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
O ventilador rouba até 5% da potencia do motor, quando acoplado diretamente no motor e depende do tamanho e tipo.
Os eletricos tem a vantagem de funcionarem só quando necessário, mas lembre se que o alternador quanto mais estiver sendo solicitado, aumenta o peso para ser girado.
Não há vantagem de ter um ventirador acionado tempo todo, ou seja de acoplamento direto, este existe pois era o sistema mais simples e barato.
Pois na estrada,o ar do vento é maior que do ventilador.
Num congestionamento, faz esquentar o motor pois vc dá carga no motor sem muita rotação, daà o ventilador não refrigera o suficiente.
Quando o motor é intercoolado, tem a vantagem de estar refrigerando mesmo em condição de velocidade baixa.
O eletrico tem a desvantagem somente no caso de defeito no sensor.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Jul 24, 2005 6:41 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Obrigado Kiko pela explicação.
5% é um bocado de potência. Somando isso com o Ar ligado: São 10% a menos de potência.
Alguém já adaptou algum sistema viscoso? O elétrico eu sei que tem nos modelos 4.1i. _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jul 24, 2005 8:01 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
Kiko, não seria o contrario no caso de congestionamentos? Por exemplo: num congestionamento vc tá com o carro anda-para e no caso dos ventiladores fixos este vai refrigerar o motor o tempo todo... já com ventoinha elétrica, vai funcionar quase que diretamente...
Uma vez eu fiz um teste meio caseiro: deixeis a C-10 ligada em marcha lenta por uns 25min e a temperatura ficou sempre no mesmo nÃvel. Já com o Palio a ventoinha ligava de minuto em minuto...
Já na estrada ocorre o contrário, melhor ter uma ventoinha elétrica. Entre os três tipos, eu ficaria com o de acoplamento viscoso.
Abraços,
Thales |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|