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FRANÇA JLN |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 2:43 pm Assunto: Nova lei do farol nas estradas. |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 Mensagens: 2133 Localização: Saquarema,RJ
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Olá amigos. Esta nova lei do farol baixo aceso nas estradas obrigatoriamente pode trazer alguns transtornos , entre eles a menor durabilidade da lampada e o maior consumo de energia. Existe a possibilidade de se instalar faroletes de led como luz diurna, já aprovado pelo Denatran. Alguem já tem alguma ideia como(onde) fazer este tipo de instalação e qual a lanterna led mais apropriada para isto?? |
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César Oliveira |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 3:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Peguei o final de um comentário sobre isso no radio e me parece que tem que ser farol baixo mesmo, qualquer outro não serve, a pergunta tinha sido sobre isso mesmo, sobre os carros que já vinham de fábrica com luz diurna, a resposta foi que se não foce o farol baixo, multa da mesma forma como estivesse apagado, como eu não tinha acompanhado o começo da reportagem, pode ter faltado alguma coisa. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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adeilson_1445 |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 3:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2459 Localização: Osasco
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Não César, foi liberado os DRL, que são lampadas de posição Diurna, porém isso vem original em alguns carros mais novos, no caso dos nossos não, tem uns para vender no Mercado Livre porém creio que se não é original vai ser gerado multa do mesmo jeito.
Negócio é usar o Farol baixo e pronto. _________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 4.0 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR , Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1993, Ford Galaxie Landau 1976 |
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FRANÇA JLN |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 3:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 Mensagens: 2133 Localização: Saquarema,RJ
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Mas parece, não tenho certeza, que o Denatran permite a instalação de DRL em carros que não possuem originais de fábrica , mas ainda não definiu as respectivas posições. A Defender tem umas lanternas brancas na frente que trocando as lampadas por led de alta intensidade (250 lumens p.ex.) funciona como um DRL, mas as D20/Bonanzas não tem esta possibilidade. A lanterna é no próprio farol. |
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ewerton |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 5:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Eu sempre usei farol acesso em viagens, mesmo durante o dia. Sobre o consumo, o alternador tem que suportar todos os equipamentos originais ligados. Se tem algo que foi instalado após isso, pode trocar ele por um mais forte. Negócio é ter sempre lâmpadas reserva na viatura. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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César Oliveira |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 5:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Sou do tempo em que esta lei foi sancionada para as motos, começou com farol baixo nas estradas e depois colocaram na lei que em qualquer lugar as motos tinham de estar andando com os faróis acesos.
Acho que só vai mesmo e gastar mais lampadas pois a vida útil delas é por horas de funcionamento, quanto a parte do alternador, acredito que não muda nada só tem de ficar de olho para não esquecer os faróis ligados, e se somarmos a isso, baterias no final da vida útil, ai sim, vai ter problemas, ainda mais que para virar estes motores perkins\maxion, o arranque puxa carga com vontade da bateria. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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adalberto |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 11:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Henrique |
Enviada: Qua Jul 20, 2016 11:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
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Eu também sempre andei com as luzes ligadas na estrada.
Podem reclamar à vontade, mas FAZ diferença. Viajei muito pelo Brasil dirigindo por horas em estrada quente (que faz aquelas "miragens" que esconde os carros que estão vindo) e sempre que tinha algum outro maluco com o farol aceso eu via ele beeeeeeem mais antes. Foi assim que aprendi, aliás: na estrada, na prática mesmo. O troço funciona, e eu apóio a lei integralmente. _________________ Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973
E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005. |
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William |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 10:00 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2012 Mensagens: 589 Localização: São Paulo
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Dirijo nas estradas com os faróis baixos acesos ha mais de 20/30 anos, não dá problema algum com relação a alternador e lâmpadas, nunca tive problemas por isso, a vida útil menor dessas unidades, poderia existir se vc andasse nas estradas todos os dias, por longos períodos, acho que ninguém aqui faz isso, quem mais chega perto é o Law, e acho que é só. _________________ Tá Nervoso? Vai Pescar ... de D-20!!! |
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Sekiya |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 3:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Pelo que li sobre a lei 13290/16 e pelo Ofício Circular nº 7/2016/SEI/CGIJF/DENATRAN/SE, não há nada de diga que apenas o DRL original de fábrica será aceito. Diz apenas que a luz diurna (que pode ser em LED ou Halógena comum como em alguns carros europeus) será aceita.
Entendo que é possível sua instalação e sua regularização (alteração da característica original do veículo). O duro é ter que lidar com a interpretação da "otoridade". É bem possível que a instalação do DRL, neste momento, vá causar dores de cabeça simplesmente pela falta de conhecimento da lei pelos agentes de trânsito. _________________ Abraços
Eduardo |
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Sekiya |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 3:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Quanto a lei em questão, eu sou parcialmente contra. Primeiro que ela é muito mal redigida e poderia ser mais específica.
Sou a favor apenas o uso em rodovias de mão dupla com pista simples ou dupla. Em rodovias de mão única e com barreiras separando os sentidos não vejo tanta utilidade. A segurança "a mais" é bem relativa e acho que varia muito de condutor para condutor.
Outra crítica é com relação a determinação de início e fim de rodovia. Em muitos locais fica claro, mas e no Brasil como um todo? Lembrando que esta lei vale desde a Rodovia dos Bandeirantes até a Transamazônica. Como é passível de penalidade, seria mais justo que o início e fim estivessem demarcados em todas as rodovias.
Quanto a durabilidade do farol e lâmpada, lembro que os mesmos foram projetados levando-se em conta uma média de horas-uso. O fato é que usando mais, tanto o refletor quanto o filamento irão se desgastar e muitos nem irão notar a queda de rendimento do equipamento quando mais se necessita dele (a noite). É por isso que vemos tantos caminhões e ônibus com os faróis bem amarelados e quase sem brilho rodando por aí, principalmente a noite. Isto é seguro? Eu também já cansei de ver lanternas com o interior derretido por causa do calor gerado. Isto vai se tornar um problema mais comum.
Quanto ao aumento de gasto de combustível, é bem mínimo realmente pensando em um único veículo. Hipoteticamente se o carro gastar 1 ml por hora a mais, multiplicando por uma frota circulante de 50 milhões, serão 50.000 litros de combustível queimado a mais por hora. Aí eu lembro dos ambientalistas e dos engenheiros que inventaram o DRL justamente por causa do consumo de combustível e do sistema de iluminação.
Enfim, depois desta crítica, tenho certeza que muitos ainda pensarão: "Ah, mas se salvar uma vida, já está valendo a pena!"... _________________ Abraços
Eduardo |
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ewerton |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 6:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Eu acho que fica mais visível, sempre usei acesso em viagens durante o dia. Mesmo em pista dupla com mureta central, vc vê outro carro no retrovisor a uma distância maior do que os que vem com luz apagada. Os defletores vão ter uma vida menor mesmo mas só precisa usar em rodovias. Só ando com farol apagado na cidade, essa semana foi a primeira vez que entrei na br. Quando cheguei no acesso,vi os outros carros com farol ligado e a ação de acender foi de imediato, quase sem pensar mesmo. Só o uso dentro da cidade acho sem função. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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adeilson_1445 |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 7:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2459 Localização: Osasco
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Em rodovia percebi que antes do carro ao lado entrar no ponto cego ele chama muita atenção no retrovisor, parece besteira mas isso eu gostei, sobre consumo e etc, o que é um peido pra quem está cagado? É 3,5km/l aqui, bola pra frente.
A lei é válida sim.
A justificativa do Eduardo é boa, falta muita coisa no Brasil, como demarcar o que é rodovia ou não, além dos inícios e finais respectivamente. _________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 4.0 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR , Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1993, Ford Galaxie Landau 1976 |
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Luiz Carlos |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 7:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 2172 Localização: Santo André - São Paulo
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É uma questão de hábito, qdo estive pela 1ª vez em São José dos Campos (uma cidade aqui de São Paulo) no inicio dos anos 80, achei muito esquisito pois todos os motoristas usavam farol baixo aceso mesmo de dia, perguntei a um amigo o porque daquilo ele me disse que em São José era assim que se trafegava, com os faróis acesos o tempo todo, vai entender.
Gomes _________________ Grand Blazer DLX 99 Turbo Diesel
Titular das rodovias |
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Sekiya |
Enviada: Sex Jul 22, 2016 3:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Até entendo que se visualizar um ponto mais claro é mais fácil que outro não. É lógica pura. Por isso eu mesmo uso quando trafego em algumas rodovias.
Porém, discute-se muito que "faróis acesos aumenta a segurança". Para mim, pessoalmente, isso é relativo demais. Se assim fosse, tudo que brilhasse seria menos suscetível a acidentes.
É mais fácil todos nós pensarmos sempre em alguns ou poucos veículos trafegando na rodovia junto ao seu veículo. Agora imaginem em uma saída de feriado prolongado, rodovia com fluxo intenso e aquele brilho todo na sua frente e no seu retrovisor. O que vai se destacar agora? Aquele que estiver com o farol desligado? E aquela motocicleta andando no corredor: será mais fácil ou mais difícil identificá-la? E aquela ambulância que sempre vem com farol alto aceso, sirene ligada e giroflex no teto, vai se destacar na multidão?
O que falta, na minha opinião, é atenção. Atenção durante a condução é o mais importante para aumentar a segurança. Não adianta farol aceso para ciclista e pedestres, se estes estiverem distraídos. Não adianta farol aceso para motorista se este não observar atentamente o que acontece ao seu redor. Durante uma ultrapassagem, não é ver um farol aceso que vai determinar se é possível e seguro fazê-la.
Tanto é verdade que a maioria dos acidentes, segundo o que eu já li em inúmeras reportagens, acontecem de dia e em retas e jamais em condições adversas como chuva, neblina/nevoeiro ou em locais com curvas. Sinal que o motorista, quando mais atento, corre menos riscos. Com ou sem farol aceso durante o dia.
Desculpe o longo texto. Mas acho interessante discutir os diversos pontos de vista. _________________ Abraços
Eduardo |
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