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Sávio_Oliveira |
Enviada: Dom Mai 17, 2020 4:46 pm Assunto: Pino do capô da D20 |
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Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2016 Mensagens: 17 Localização: Minas Gerais
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Pessoal, boa tarde!
Estou com um problema no pino do capô da minha D20. O capô estava abrindo sozinho ao andar, aí percebi que o pino de fixação estava frouxo e já bastante gasto. Comprei um pino novo mas não estou conseguindo tirar o antigo que está girando para os dois lados e não sai. Retirei a mola para aliviar a pressão e ainda assim não consigo sacar o pino antigo. Alguém poderia me explicar como esse pino é afixado no capô? E será que consigo remover o pino serrando ele?
Seguem em anexo fotos do pino.
Obrigado!
Sávio Oliveira |
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adalberto |
Enviada: Dom Mai 17, 2020 5:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Se não me engano a rosca é uma chapa soldada por dentro, ela deve ter soltado. Eu tentaria segurar o pino com alicate de pressão e fazer esse grande sextavado externo descer um pouco. Se foi a chapa que soltou por dentro, o pino deve entrar e aí voce tem a certeza que é isso mesmo. Sendo isso analisa se cortando o pino o pedaço de dentro sai, ele saindo seria refazer com um trabalho de funilaria e pintura ou soldar uma porca numa chapa resistente e parafusa-la ou rebita-la no lugar. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Sávio_Oliveira |
Enviada: Dom Mai 17, 2020 5:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2016 Mensagens: 17 Localização: Minas Gerais
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Entendi. Meu medo era essa porca ser soldada e está solta mesmo, o que parece ser o caso. Outro fator complicador é que o sextavado externo também está girando sem fim porque o miolo com a rosca quebrou dentro do pino. Então tudo indica que a solução vai ser serrar o pino bem rente ao sextavado e torcer para que o pedaço interno solte. E daí instalar o novo.
Obrigado Adalberto! |
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ewerton |
Enviada: Dom Mai 17, 2020 8:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Tentou por a mão nesse buraco na lateral e girar o pino pra saber o que acontece lá dentro? _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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ARISMAR |
Enviada: Seg Mai 18, 2020 2:33 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
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Caro Sávio_Oliveira
ewerton escreveu: |
Tentou por a mão nesse buraco na lateral e girar o pino pra saber o que acontece lá dentro? |
Exatamente o que o Ewerton recomendou. Você deverá encontrar naquela posição (interna) uma porca e assentamento (arruela), onde é preso esse pino trava do capo.
Essa porca grande externa é para a ajustagem desse pino.
Abraços, ARISMAR(914) |
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Sávio_Oliveira |
Enviada: Seg Mai 18, 2020 2:12 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2016 Mensagens: 17 Localização: Minas Gerais
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Boa tarde Arismar!
Tentei muitas vezes, o espaço é muito limitado, só cabe um dedo. Mas não dá pra perceber a porca interna, só o final do pino girando bambo. Tentei segurar e girar o pino mas é impossível. Em volta do pino na parte interna tem uma protuberância fixa que pode ser a tal porca, mas o formato não é sextavado. Vou arrumar um tempo essa semana pra serrar esse pino, acho que essa vai ser a solução mesmo.
Obrigado! |
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César Oliveira |
Enviada: Seg Mai 18, 2020 3:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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Ai dentro vai uma porca quadrada, esta protuberância é o alojamento desta porca, que pelo que percebi, aqui na minha , a porca esta solta dentro deste estojo.
Podem ter acontecido duas coisas:
1- a rosca enjambrou e prendeu o pino e soltou esta capa em algum dos lados e a porca roda junto.
2- pelo desgaste natural a capa que contem a porca soltou em algum lado deixando ela solta.
Realmente você pode cortar e depois abrir o furo com uma broca, mas eu ainda tentaria segurar a capa toda e ver se consegue fazer o pino rosquear para dentro ou para fora, no momento de desrosquear force no sentido puxando para ver se a porca não prende em algum ressalto e trava o suficiente para retirar, agora se a rosca enjambrou, corta, fura e tenta preservar a rosca pois pra passar um macho para limpar vai ter de dar um jeito de segurar esta porca quadrada de qualquer maneira. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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ARISMAR |
Enviada: Ter Mai 19, 2020 1:12 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
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Caro Sávio_Oliveira
Antes de serrar esse pino, procure entender melhor o que está aí acontecendo, a fim de evitar produzir uma situação mais difícil para essa correção.
No meu entender, serrando esse Pino não vai concorrer para a sua remoção, não vai facilitar em nada; vai sim dificultar todo o processo, pois não terá mais um ponto de apoio adequado para realizar esse trabalho.
1. afrouxe, ao máximo, essa porca externa que prende esse pino;
Você diz que o seu ponto central com rosca está frouxo. Aplique um ou dois pontos de solda para resolver esse problema;
2. feito isso, force o pino para dentro do seu alojamento no capo e agora tente examinar melhor o que está ocorrendo. Identifique o que está ainda prendendo esse pino no interior do capo;
3. localizado e identificado essa (possivelmente uma porca encapsulada), utilize-se de um alicate (há vários tipos) prenda essa porca e gire o pino para solta-lo dessa. O alicate utilizado por bombeiros hidráulicos, chamados de "alicate bomba d'água" deve servir bem para esse local.
Mesmo removendo parcialmente a forração do Capo, você não consegue alcançar aquela posição? Caso positivo, tente essa possibilidade também.
Caso, com tudo isso ainda não obter resultado, consulte um lanterneiro antes de cortar esse pino, assim evitar-se-á, possivelmente, um mal maior.
Na reinstalação do Pino Trava novo, avalie uma fixação mais adequada e simples, tal qual a utilizada nas C10 e D10.
Abraços, ARISMAR(914) |
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Sávio_Oliveira |
Enviada: Ter Mai 19, 2020 10:15 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2016 Mensagens: 17 Localização: Minas Gerais
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Realmente. Pensando bem agora se serrar esse pino tem grandes chances dele não sair e a solução ser bem mais dispendiosoa. Ainda bem que não o fiz. Gostei bem das sugestões, vou analisar melhor o problema. Achei muito boa a sugestão de aplicar pontos de solda na porca externa. Isso vai permitir forçar o pino pra dentro e talvez ter uma visão melhor. No caso da forração, não observei se removê-la ajuda no acesso, vou olhar isso também. |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Mai 19, 2020 1:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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Sávio, soldar o pino na porca externa pode te ajudar a tentar soltar o pino mas continua a porca encapsulada rodando junto com o pino.
Pode tentar afrouxar esta porca externa o máximo que conseguir, se a técnica do alicate que o Arismar comentou é uma boa tentativa, só acho que ele não entra no furo (quadrado) lateral.
Ainda tentaria, fazer um furinho pequeno na chapa externa de onde a porca encapsulada se encontra, e tentava furar a chapa e a porca colocava um pino ou um prego, o que foce para impedir a porca de gira, e ai tentava girar o pino.
E tem outra coisa, se a porca esta solta ou espanada, você tem de pensar que precisa deste dispositivo funcionando para colocar um pino novo com mola. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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adalberto |
Enviada: Ter Mai 19, 2020 7:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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O projeto de um carro envolve muitos estudos de engenharia. Queria saber porque tantos estudos não contemplam certas situações.
A montadora pode pensar: o dono que se dane. Ou então: se der problema limpamos o bolso do dono na hora do reparo.
Mas a montadora se esquece que uma zica dessa pode ocorrer na garantia e aí ela mesma se ferra com trabalho e tempo perdido.
https://www.youtube.com/watch?v=dJ0468IYV34 _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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ewerton |
Enviada: Ter Mai 19, 2020 11:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5105 Localização: Curitiba-Pr
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Parece que o melhor começo é afrouxar ao máximo a porca externa, como o César falou. Vai permitir uma visão do que está acontecendo. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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Sávio_Oliveira |
Enviada: Sáb Mai 23, 2020 4:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2016 Mensagens: 17 Localização: Minas Gerais
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adalberto escreveu: |
O projeto de um carro envolve muitos estudos de engenharia. Queria saber porque tantos estudos não contemplam certas situações.
A montadora pode pensar: o dono que se dane. Ou então: se der problema limpamos o bolso do dono na hora do reparo.
Mas a montadora se esquece que uma zica dessa pode ocorrer na garantia e aí ela mesma se ferra com trabalho e tempo perdido.
https://www.youtube.com/watch?v=dJ0468IYV34 |
Exatamente isso que eu estava pensando hoje. Um pino do capô caramba, não era pra ser um reparo/troca difícil. O maior problema é a falta de espaço e visibilidade, fatores que não foram pensados corretamente na concepção do projeto. Meu palpite é que não levaram em conta a possibilidade de dar problema.
Como tenho andado muito pouco com a caminhonete não estou com muita pressa de resolver esse problema. Hoje tirei um tempo pra dar uma olhada no capô novamente. Consegui afrouxar o miolo da porca externa com um alicate, aí a porca desceu. Porém, o pino não subiu nada. Se tivesse serrado o pino eu estaria com um problema bem maior agora pra resolver. Tentei de todo jeito segurar o pino por dentro e girar, sem sucesso. Mas a solução vai ser essa mesmo, achar uma maneira de segurar a porca interna e girar o pino. |
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César Oliveira |
Enviada: Sáb Mai 23, 2020 6:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10298 Localização: Rio de Janeiro
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Olhando o problema, ainda fico com a tentativa de de um furinho o suficiente para por um pino que pegasse a chapa e a parede da porca, o mais longe da rosca possível.
Antes de tentar rodar, veja se consegue dar um pinguinho de fluido de freio na rosca da porca por dentro, umas gotinhas só deixa de um dia para o outro e tenta pinar chapa e porca, ai faz a força, parece que o que esta segurando a rosca é somete um pouco de corrosão no pino.
A solução do furo pode ser inclusive a solução para prender o novo pino. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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sallespickup01 |
Enviada: Sáb Mai 23, 2020 7:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16157 Localização: SÃO PAULO
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a ultima que me deu esse problema, peguei a esmirilhadeira com disco de cortee fiz um rasgo na parte de traz, (olhando o bico do capu, no lado contrario), ai enfiei uma chave fixa (de boca), segurei a porca, que estava solta e tirei o pino velho, e ja coloquei o outropois se bobiar a porca sai da posição ai da um trampinho a mais, ah e o buraquinho daquele momento em diante saiu original ... KKKK , nem da pra ver _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
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