Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Pneu perigoso?! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
adaomodesto
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 3:04 am    Assunto: Pneu perigoso?! Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 11 de Julho de 2005
Mensagens: 3
Localização: Osasco/SP

Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer particiar de um forum de nível tão elevado e com membros tão atenciosos.
Comprei na semana passada uma veraneio 88, com motor de A20 e tive que procurar algumas peças...
Navegando por esse forum descobri o sr Juarez da JL utilitários - Vila Mariana/SP - e conversando com o simpático senhor fui mostrar o carro, logo quando ele a olhou perguntou se eu era doido de andar com aqueles pneus (Technic Radial Tracker II 31x10,5 R15 em bom estado) ele falou que os pneus eram muito largos para a carroceria do carro e que em curvas de alta velocidade poderiam rasgar e causar uma desgraça.
Quando o antigo proprietário me vendeu o carro, ele disse que a suspensão de D20 e os pneus largos davam uma grande estabilidade e segurança.
Eu que não entendo nada, observando o veículo acho que na dianteira está tranquilo, no momento minha preocupação maior é na trazeira (que está mais baixa em relação a dianteira - o que deixa pouca distancia entre o para lama e o pneu), mas assim que sair do auto elétrico e eu tiver um $tempo$ vou levar no moleiro para ele dar uma olhada.
Talvez tenha me perdido um pouco ao longo do texto, mas minha duvida é se os pneus 31x10,5 R15 são muito largos para a veraneio, mesmo essa com suspensão de D20.

Abraços

Ps perdoem a ingenuidade, mas para usar a planilha com os calculos de marchas de marcha eu preciso de alguns dados que eu não sei onde encontrar:Rotação de Torque Máximo, Rotação de Potência Máxima; as relações das marchas (só da para verificar desmontando o cambio?!)..., ou seja só sei dos dados dos pneus.

_________________
Veraneio "Camburão" 88
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 5:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Adão

O pneu 31 X 10,5 X R15 equivale a 255 / 75 R15, originais das ACD-20, por tanto quanto ao dimensionamento do pneu td bem, mas como caixa de rodas dos ACD-10 eVeraneios não estão preparados para este oneu, constumam raspar um pouco em curvas e com carro carregado, isto depende muito também do Off-set das rodas.
Mas de qualquer forma, tem marca no pneu que diz que ele está esbarrando em alguma parte do carro?
Se em curvas a certa velocidade pega, na proxima entre mais devagar.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 6:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Adão, seja bem vindo.
Tenho tambem uma Vera ano 73 e uso pneus nas mesmas medidas que o seu e não há problemas.
Realmente como o Kiko falou acima ele pega um pouco quando está muito pesada e passo em alguma saliencia um pouco mais rápido, mas ele pega pelo lado de dentro, isto é, pega na carroçeria e não no para lamas e essa região é lisa não dá para cortar o pneu. Com relação a estabilidade realmente esse pneu melhora muito.
Como o Kiko disse observe no pneu e no carro onde existem marcas e observe tambem em que situações ocorre o atrito, quando isso ocorre causa um barulho bem perceptivel e aí talvez você poderá evitar esse tipo de situação.

adalberto
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

bom só para esclarecer, sua Veraneio é com molas helicoidais ou feixes atrás?

Bom quanto ao problema do pneus, na minha C-10 tem um amassado nasqueles paines laterais no cofre do motor sinalizando que o pneu pegou ali algum dia, mas até hoje nunca aconteceu comigo. Ah, já vi muitas Veraneios-10 que tem esses tipos de pneu, sinal de que não deve ser algo muito grave ou então existe uma solução para não pegar.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Siewerdt
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Acredito que não deve incomodar... Para chegar a cortar o pneu, somente situações muito extremas, como um pedaço de lata pontiagudo ou de superfície cortante mesmo, o que deve ser muito raro de acontecer...

Não tenho muita experiência com pickups, como coloquei em outro tópico, mas antes tinha Vectra com rodas 17" e pneus 225/45 R17, sendo que o original era 185/70 R14... às vezes, pegava por dentro do paralama, mas não chegava a preocupar... Imagina então na camionete... Acho q não tem stress!!!

Wink

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 8:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Adão.

A sua Veraneio é série 20 ou série 10 de pedido especial?
Se for série 20 não tem problema algum, já que os pneus 31x10.5R15 eram fornecidos originais de fábrica sob código XCI e YCI, estes sendo 13mm mais largos que os 255/75R15.
Se sua Veranosa for série 10, talvez um pneu 235 seja ideal, claro que se for de seu agrado.
Tem a questão da roda também, como o Kiko comentou sobre Offset, se sua roda tem o centro muito profundo, pode acarretar problemas de raspagem do pneu no paralama.
Mas se não verificar problema algum, pode usar tranquilo esta medida, apenas tome cuidado ao escolher marcas (verifique Tópicos a respeito aqui em PicapesGM). Note que com o pneu 31 sua Vera vai ficar mais pesada para arrancar, vai exigir mais da embreagem, mas vai ter velocidade final maior.

Abraços

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
adaomodesto
MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 1:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 11 de Julho de 2005
Mensagens: 3
Localização: Osasco/SP

Kiko escreveu:

"... isto depende muito também do Off-set das rodas.
Mas de qualquer forma, tem marca no pneu que diz que ele está esbarrando em alguma parte do carro?"


O que é Off set das rodas?
E eu não percebia (olhando muito por cima) nada nem no pneu, nem na lataria, mas assim que voltar de viagem, com o outro carro da familia (um palio 1,0 97 - que horror!) eu dou uma olhada mais detalhada e digo o que vi.

Thales Pimenta escreveu:

"... bom só para esclarecer, sua Veraneio é com molas helicoidais ou feixes atrás?"


com feixes

Cezar Sato escreveu:

"A sua Veraneio é série 20 ou série 10 de pedido especial?"`


É da série 10, um antiga viatura da PM, com seguro no porta mala e com tomada para o holofote.

Citação:
"...se sua roda tem o centro muito profundo, pode acarretar problemas de raspagem do pneu no paralama."


Quando voltar de viagem também deixo uma foto das rodas.

PS E quanto as duvidas de como usar a planilha de calculo de relação das marchas...

Muito obrigado pela atenção e pelas respostas

_________________
Veraneio "Camburão" 88
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 5:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Adão

O offset, como Cezar falou, e posicionamento da roda em relação a face do cubo, ou seja onde a roda fica parafusada.

Se a roda tiver a mesma medida para dentro e para fora à partir deste ponto é Offset = 0, se estiver mais para dentro é Offset negativo e ao contrário e Offset positivo.

Qual o aro que tem na sua Veraneio?

Uma coisa: Existem muitas pessoas que generaliza muito, viu acontecer uma vez, com alguem e a coisa aumenta, mas na verdade não é bem assim.
Eu mesmo ouvi uma pessoa que tinha um parente com Bonanza, o cara capotou, e dai andava dizendo que a Bonanza capota com facilidade.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Felipe Nery de Azevedo
MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 8:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 30 de Janeiro de 2005
Mensagens: 9
Localização: Niterói-RJ

Kiko escreveu:
Olá Adão

O pneu 31 X 10,5 X R15 equivale a 255 / 75 R15, originais das ACD-20, por tanto quanto ao dimensionamento do pneu td bem, mas como caixa de rodas dos ACD-10 eVeraneios não estão preparados para este oneu, constumam raspar um pouco em curvas e com carro carregado, isto depende muito também do Off-set das rodas.
Mas de qualquer forma, tem marca no pneu que diz que ele está esbarrando em alguma parte do carro?
Se em curvas a certa velocidade pega, na proxima entre mais devagar.

Abraços
Very Happy Very Happy
Sr. Kiko, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se os pneus da Land Rover podem ser utilizados na D-20, pois estou para comprar 5 pneus novos 235 / 85 R16 da marca General USA e receio que eles fiquem raspando na lataria do carro em função da altura.
Fiz um teste trocando apenas um pneu dianteiro executando curvas e subindo uma pequena rampa e ele não raspou.
Obrigado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
drperes
MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 9:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

1. o problema de raspar os pneus dianteiros no paralama ou no chassis não poderia ser resolvido com a regulagem na caixa de direção? Já tive um fusca rebaixado (com catraca) e foi limitado o movimento das rodas dianteiras para não pegar nos paralamas quando esterçado.

2. A minha Nissan veio com os pneus General Grabber (USA) (31x10,5R15) e não gostei muito, são ruins de chuva e apresentam problemas de rachaduras laterais e desgantam muito facilmente, talvez por falta de tropicalização. Foram substituidos pelos tradicionais Pirelli Scorpion.

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Adão,

os dados forma extrídos da página principal do site, seção técnica, série 20. Sempre que precisar de algusn dados procure por lá.

Motor:

Rotação de torque máximo: 2.000rpm
Rotação de potência máxima: 3.800rpm

agora quanto ao câmbio tem que ver o modelo dele: se é de D-20, C-20 4m, C-20 5m, etc.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 4:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Felipe

O pneu 235/85 R-16 também usado na F-250, equivale a 7.50 x 16 tem diametro maior que o recomendado na D-20, mas pode ser usado na D-20 sem problemas.

Lembrete: o carro estará andando um pouco a mais que a velocidade mostrada no velocimentro.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2005 6:47 pm    Assunto: Pneu Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

Amigos do forum, aproveitando esse indice, queria aproveitar para tirar uma dúvida! para uma D 20 88 (brasinca passo fino), posso colocar um pneu 265 75 16??
É só curiosidade mesmo!!!
Obrigado!!

_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2005 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sandro

Pode sim, mas primeiro tem que trocar as rodas pelas da Silverado 98 ~ .

So que vai ter erro de velocimetro.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2005 7:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

Obrigado!
Sr Kiko, estive vendo o IPVA de uma GB, e pensando com meus botões, acho q vou cabianr minha brasinca, e trocar o motor, só ainda ñ me decidi por qual, sei q o plus ficaria mais original, mas o mwm (6.07 TCA), é mais silencioso, mas sei q terei q trocar a caixa tb e concerteza a relação do diferencial, estava pensando se trocar o velocimetro ajudaria??

_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB