Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Aquecimento em Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 2:25 pm    Assunto: Aquecimento em Q20B Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Depois de pesquisar não achei nada sobre o assunto ...
Bom , ja tinha conversado com o Kiko e com o Alexandre sobre o problema de aquecimento que surgiu após ter trocado o óleo do motor .
Sempre usei o Ursa 40 pra motores Diesel , mas estava em falta qdo troquei pq foi na época da subida do petroleo e sumiram os óleos mais baratos , coloquei óleo pra motor turbinado 20W40 não lembro a marca . Segundo alguns mecas isso seria até melhor para o motor , acontece que o motor chegava prox. de 100 graus em qqer subida , a da Serra pra Mairiporã sempre que chegava no topo tava na 3º marca = 100º .
Troquei o óleo ha uns 2 meses novamente e coloquei o Ursa 40 , subi a mesma Serra e mal passou do 2º risco = uns 82º .
Não tenho uma boa explicação pra isso , mas recomendo não usar óleo para motores turbinados em motores aspirados ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Euduvelo,

será que o óleo não fez uma limpeza no motor e este passou a ser melhor lubrificado/resfriado? O filtro era da mesma marca? Será que não é coincidência? já viu a válvula termostática?

[]'s

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Não entendi ??
Que óleo ??? se for o 20w40 ele só fez aquecer o motor , antes qdo usava o Ursa 40 não aquecia ...
O filtro troco qdo troco o óleo sempre o mesmo . Termostática troquei bem antes de usar o 20W40 ..

Não tenho a menor dúvida que o 20w40 foi o responsavel pelo aquecimento do motor ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 10:13 pm    Assunto: errado Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Eduvelo,

desculpa, eu entendi errado o seu post anterior. Eu tinha entendido que antes de usar o novo óleo o motor marcava 100° no fim das subidas, depois que colocou o 20W40 continuou do mesmo jeito e depois quando pois o ursa novamente baixou para 82°. Agora ficou bem mais claro! Idea

Ah, você não sabe a marca do óleo? As vezes você pode ter usado uma escificação inferior a do Ursa(por ex., o Ursa seria API CG e o outro API CF). eu mesmo quase ia fazendo isso. Dias atrás vi um Castrol 10W40 para vender e quase comprei. Sorete que antes eu vi sua classificação e era CF e o óleo que uso e o Extra Turbo, que é CG. Parece bobeira, mas é bom ficar atento a essas classificações, que pode ocasionar problemas como o seu.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Estranho isso. Nunca soube que o óleo poderia influenciar na temperatura...
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 6:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edú

Será que a sua bomba de óleo não está gasta? Tem manometro de óleo?

O que pode ter acontecido é que a baixa viscosidade do óleo multiviscoso pode ter reduzido a pressão do óleo em relação ao monoviscoso, e ter faltado óleo em circulação, apesar que o que faz lubrificação do pistão é chapisco.

Pode ser que óleo q vc usou era de má qualidade tb.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Jul 21, 2005 5:54 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 9:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Oba , isso ta gerando uma boa discussão , vamos lá ...

A bomba de óleo - como aqueceu subindo pro tunel da mata fria , cheguei em Mairiporã e parei num meca , a prim. coisa , vamos testar a bomba de óleo , blz ... - ta ótima ... Tenho manômetro daqueles que vem a mangueira até ele , que tb está ok ...

Detalhe sobre pressão - qdo aquece trabalha prox. de 2,0 kgf/cm2 , tanto faz com o óleo 15W40 ou com o Ursa SAE 40 a pressão é mesma e a luz de óleo não acende com nenhum dos óleos qdo aquece ...

O óleo que usei - Me enganei não é 20w40 é 15W40 - Ursa Super TD SAE 15W40 - ainda tenho uns 2 litros alguém quer ??

Outro detalhe - qdo tinha o Niva sempre aquecia em subidas longas em trilha , passei a usar o URSA SAE 40 pra Diesel e ele nunca mais aqueceu ...

[]s ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Eduvelo,

você tem as especifações API dos óleos? Fiquei curioso pq como disse anteriormente uso o Extra turbo o pekinho é aspirado.

Uma coisa que noto é que quando a picape tá carregada ele esquenta mais que o normal em subidas e com mesma marcha. Será que é o mesmo problema do Edu?

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Ursa Super TD SAE 15W40 - API CG-4
URSA LA3 SAE 40 API CF , CD

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Edu,

agora eu fiquei curioso e doido, os dois óleos são da texaco, o 15W40 é, teoricamente, melhor(mais evoluído)... Que tal mandar um e-mail para eles e ver qual resposta dão?

[]'s

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Mandei isso pra la - vamos aguardar ...

Possuo um Jipe Engesa E4 Fase 3 - Jordania 91/91 , com motor original - Perkins Q20B sem turbo - Diesel .
Sempre usei óleo URSA LA-3 SAE 40 API CF, CD e nunca tive problema de aquecimento , no ano passado ia ter aumento de óleos lubrificantes e não consegui acha-lo , coloquei o Ursa Super TD SAE 15W40 API CG-4 e começou a ter um aquecimento maior no motor quando em subidas longas .
Fiz nova troca a 3 meses e coloquei o Ursa LA-3 SAE 40 que estava acostumado a colocar e não tive mais problemas de maior temperatura em subidas .
Um óleo mais moderno como o Ursa Super TD não é indicado para motores Diesel não turbinados ?? quais as consequências de usar um óleo para motores turbinados em motores não turbinados ??
Grato pela Atenção ...
Eduardo

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 10:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Belê cara ?

Na teoria não deveria mudar nada, o 15W40 apenas fica um pouco mais fino qdo aquece. Mas, considerando que as pressões no motor turbo são maiores que no aspirado (pressões na camara de combustão, e consequentemente esforço sobre mancais pinos e bielas), a reação do perkinho é bem estranha.

Na D20 eu uso o UrsaTD, inicialmente eu usada o TurboMax da Castrol, mas o motor fumaçava demais com ela. A pressão tb fica nos 2kg qdo quente, subindo para 4kg com a rotação, e não mais que isso. No manual da Maxion, a pressão minima é de 1 kg, inclusive é a pressão minima da cebola de óleo.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

eu tava no meca hoje e por coincidência, tinha um frasco de 1L do óleo Texaco Ursa Super TD 15W40. Lendo seu rótulo, no verso consta mais ou menos assim: 'para motores turbinados ou aspirados trabalhando em condições severas...'

Agora eu travei de vez...

[]'s

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 9:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

bom, eu estava filosofando sobre o assunto e achei duas provaveis causas para o problema: primeiro, óleo com defeito de fabricação. É possível não é?

Segundo, eu já tinha lido isso em algum lugar, mas não consegui me lembrar onde: quando se troca um óleo de especificação inferior por um superior, na teoria este promove uma limpeza melhor do motor, comprometendo assim sua vida útil(óleo) pois vai ficar mais contaminado. Então deve-se reduzir o prazo de troca quando da sua primeira utilização. Isso pode ter acontecido com o Eduardo porque ele sempre usou óleo CF CD e passou para um CG. Quando voltou ao antigo, o motor estava bem mais limpo que quando foi deixado, ou seja, ficou até mais fácil fazer o trabalho de lubrificação.

Lembrando que isto tudo é teoria, na prática pode ser totalmente diferente. Eu acho que esta vai ser a resposta da Texaco...

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 6:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edú e Thales

É possível ter óleo com "defeito" de fabricação no mercado? Ainda mais de uma marca de renome?

No segundo caso, eu nunca vi motor diesel com incrustações ou borras, qualquer motor que vejo ser aberto, está limpo, está preto pois o óleo fica preto, mas nada de sólidos que possa causar algum tipo de entupimento.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB