Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 motor s10 2.2 mpfi grilando « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
mgacla
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 2:06 am    Assunto: motor s10 2.2 mpfi grilando Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Julho de 2005
Mensagens: 20

Olá comunidade este é meu primeiro post ...Estou com o motor da minha s10 grilando levemente (ou será outra coisa? embreagem p. ex. como foi citado em outro tópico). Acontece(algumas vezes) quando o motor está quente e acelerando-se de LEVE em retas e em subidas, qdo o motor está em média e alta rotação não acontece nada. Foi passado scanner e não há problema aparente na injeção. O motor foi retificado faz um ano(c/86000KM), e sempre apareceram estes grilinhos, também foi instalado uma válvula termostática(não original) na época pois não havia antes( comprei a s10 sem a peça) .
Será problema da retífica ou será outra coisa, ou será normal( li em >>>http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/vhc.htm<<<que é normal !!!???
Antes havia um problema de aceleração intermitente e o motor grilava muito mais inclusive em média rotação, e foi resolvido com a troca do sensor de posição da borboleta e do sensor de temperatura. [/b]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 8:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá amigo,

editado pois continha muitas besteiras escritas por mim...

[]'s


Editado pela última vez por Thales Pimenta em Sáb Jul 23, 2005 6:14 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Siewerdt
MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 8:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Não pode ser regulagem de válvulas???
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 8:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Amigo,

Seja bem vindo ao fórum. Vc realmente está com sintomas tipicos de pre-ignição (grilando em acelerações e subidas). As causas mais comuns são:

- Ponto muito adiantado (improvável, pois a i.e. do 2.2 não usa distribuidor).
- Velas com grau termico inadequado (mais quentes).
- Combustivel ruim (experimentou mudar de posto ).
- Formação de ponto quente no cabeçote.

Este ultimo ítem é relevante no seu caso, pois vc citou que o motor já foi retificado. O que pode estar ocorrendo é que a taxa subiu muito (normalmente, na retifica, o cabeçote leva um "passe", para acomodar a junta corretamente), causando a pré-ignição.

Experimente usar velas mais frias (por exemplo, se a vela atual é uma NGK BP5ES, troque para NGK BP6ES), existe uma grande chance da pre-ignição cessar.


Qto ao ponto de ignição, ele não tem como ser regulado, na realidade, ele é ajustado pela injeção de acordo com os parametros dos sensores. Vc citou que o scanner não acusou nada, mas frequentemente um defeito de injeção não aparece no scanner, os valores de cada sensor devem ser comparados com as especificações do fabricante.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mgacla
MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 10:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Julho de 2005
Mensagens: 20

OLà DE NOVO, GOSTARIA DE COMPLEMENTAR AS MINAS INFORMAÇÕES DEPOIS DE LER O POST DA TÉCNICA POIS FOI CITADO 4 PONTOS.
QTO ÀS VELAS EU USO AS ORIGINAIS POIS FORAM INSTALADAS NA CONCESSIONÃRIA E ESTÃO COM 18000KM DE USO, SE ESTE FOR O PROBLEMA GOSTARIA QUE INDICASSEM QUAL A MAIS RECOMENDADA OK. QTO À GASOLINA EU ABASTEÇO SEMPRE EM POSTOS DE BANDEIRA E QUE TENHAM CONTROLE DE QUALIDADE APARENTE, Jà EXPERIMENTEI TODAS AS MARCAS COMUNS E ADITIVADAS MAS DEPENDENDO DO DIA E A ATMOSFERA(CALOR) OS GRILOS APARECEM DO MESMO JEITO.
MESMO ASSIM QUAL O MELHOR PROCEDIMENTO A TOMAR CASO VENHA A LEVAR A PICAPE NA OFICINA, OU SEJA O QUE DEVO PEDIR PARA CHECAREM OU REPARAREM.
OBRIGADO POR ENQUANTO,
AGUARDO...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 1:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Acho que esta S10 tem sensor de detonação... Isto deve ser lembrado.
_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mgacla
MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2005 12:18 pm    Assunto: HELP ME DE NOVO - s10 2.2 mpfi batendo pino Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Julho de 2005
Mensagens: 20

OLà COMUNIDADE, Jà POSTEI ANTERIORMENTE E COMENTEI Q O MOTOR DA S10 (2.2 MPFI)ESTAVA GRILANDO LEVEMENTE. O MOTOR Jà FOI RETIFICADO, REVISADO, USA VELAS ORIGINAIS, USA GASOLINA DE BOA PROCEDENCIA...Jà FIZ DE TUDO. PELO Q Jà FOI DITO O PROBLEMA DOS GRILOS SERIA O PASSE A MAIS QUE HOUVE NO CABEÇOTE ALÉM DOS PISTÕES ESTAREM COM UMA SOBRE-MEDIDA, Q ACREDITO SER ESSE O PROBLEMA.
FOI SUGERIDO VELAS MAIS FRIAS, MAS GOSTARIA DE SABER SE Hà ALGUMA OUTRA POSSIBILIDADE DE REPARO MECANICO E/OU TROCA DE ALGUMA(S) PEÇA(S)???
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2005 7:21 pm    Assunto: Olá Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá amigo, sugiro que antes de postar de uma lida Aqui

Citação:
1. Antes de postar uma mensagem, ou iniciar uma discussão no Fórum PicapesGM, aconselhamos procurar uma resposta através da ferramenta de Pesquisa, pois ela poderá já estar disponível. Muitas vezes, as perguntas poderão já estar respondidas em algum outro tópico, em outro fórum, ou em outros recursos. Quando você notar que nenhuma mensagem foi postada no seu tópico depois de algum tempo, experimente fazer uma busca mais completa pela solução, pois é bastante desconfortável para os membros repetir várias vezes uma mesma resposta.

2.2 Títulos e Mensagens em CAIXA ALTA

Não poste mensagens com título, descrição, ou conteúdo em letras maiúsculas; isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais na listagem dos tópicos.


E creio que este tópico Aqui já é util pra vc. Abraços

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2005 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Oi mgacla

Você, ao invés de criar um novo tópico sobre o mesmo assunto, poderia ter continuado a postar sua dúvida sobre o seu motor no seu primeiro tópico.

Você poderia tentar um remapeamento da central de injeção, a fim de atrasar o ponto de ignição...
(Não sei se estou falando besteira, mas acho que daria para fazer isso)

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
mgacla
MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2005 1:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Julho de 2005
Mensagens: 20

OLà COMUNIDADE, EU SEI Q Jà POSTEI ANTERIORMENTE ESTE ASSUNTO EM OUTRO TÓPICO, MAS NO FINAL DELA EU Jà HAVIA QUESTIONADO DE NOVO MAS NINGUÉM RESPONDEU, OU SEJA O TÓPICO PARECE TER CADUCADO E ENTÃO RESOLVI CRIAR UM OUTRO.
OBRIGADO MESMO ASSIM...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2005 8:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Grande,

Por gentileza, só diga o seu nome, para facilitar a comunicação.

Não aconselho remapeamento da injeção, apesar de funcionar, pois sua central está original, e não vale a pena. O motor originalmente não grila, então, a causa não é o sistema de injeção ou ignição.

Como falamos nos outros tópicos, a causa está na formação dos pontos quentes na camara de combustão, seja por carbonização, excesso de taxa ou velas de graduação incorreta.

Se for excesso de taxa, experimente usar a gasolina podium, para motores importados. E conte o resultado.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2005 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

O rebaixamento do cabeçote só causaria os grilos se fosse rebaixado demais. Em condições normais não haveria motivo pra isso acontecer, sendo que os motores já são feitos para um dia passarem por isso.
Talvez haja carbonização.
Se as velas são originais, não deveria estar acontecendo isso.
Se for mesmo excesso de taxa, há algumas alternativas:
- Como já foi dito, teste o resultado da gasolina pódium.
- Teste uma vela que diminua a taxa ou mude a graduação delas.
Se essas coisas básicas não resolverem, eis aqui sugestões mais drásticas:
Abrir o motor pra medir a taxa, e no caso de ser constatado excesso de taxa, fazer o seguinte:
- Verificar se o cabeçote não foi rebaixado demais. Se foi, pode ser trocado ou então usar uma junta de cabeçote mais alta, mas não usar duas.
- Verificar se os pistões usados não são os do motor 2.0. Se forem, é melhor usar os de 2.2 do que ficar fazendo truques pra destaxar.
- Verificar se está usando a junta correta.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mgacla
MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2005 1:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Julho de 2005
Mensagens: 20

OLÃ, OBRIGADO PELAS RESPOSTAS. A PROPOSITO MEU NOME É CLAUDIO OK. VAMOS LÃ, QTO A GASOLINA EU Jà USEI TODAS AS ADITIVADAS DESDE PODIUM, SHELL V-POWER, ESSO MAXXI, IPIRANGA MASTER DA IPIRANGA... SÓ TEXACO Q NÃO, ALÉM DE POUCAS VEZES USAR A COMUM, DIGAMOS Q MUDA UM E OUTRO MAS O PROBLEMA CONTINUOU ATÉ OS DIAS DE HOJE.
SERà QUE VOU TER QUE MANDAR DESMONTAR O MOTOR PARA VERIFICAR A JUNTA? EM OUTRO SITE ME DISSERAM TBÉM Q DEVERIA TROCAR A JUNTA POR UMA DE MEDIDA MAIOR. SERIA UM SERVIÇO COMPLICADO?

OBRIGADO POR ENQUANTO COMUNIDADE DA PICAPEGM...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2005 1:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Tá parecendo que vai ter que abrir o motor mesmo. Mas se for abrir, pede pra alguém ver a taxa, pois tem algo de errado.
Trocar a junta é fácil, mas aconselho a descobrir qual é o problema pra só então pensar numa solução.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2005 1:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Claudio

Só uma pergunta: Porque você teve que fazer a retífica no motor da S10? Foi desgaste/borra/etc.? Já deu superaquecimento?

Você citou também a válvula termostática não original: O carro esquenta muito ou aparentemente está normal a temperatura?

No outro post você disse que as velas estão com 18mil km de uso. Vc já verificou a folga do eletrodo? Com essa km já dá um desgaste bom...

Antes de mexer no motor tente as velas + frias. É fácil e não sai tão caro quanto abrir o motor.

Nunca percebi em motores GM família II a pré-ignição. Agora em motores AP e VHC... Será isso pré-disposição para o problema (no caso do AP)?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB