Autor |
Mensagem
|
mgacla |
Enviada: Qui Jul 21, 2005 2:06 am Assunto: motor s10 2.2 mpfi grilando |
|
|
|
Olá comunidade este é meu primeiro post ...Estou com o motor da minha s10 grilando levemente (ou será outra coisa? embreagem p. ex. como foi citado em outro tópico). Acontece(algumas vezes) quando o motor está quente e acelerando-se de LEVE em retas e em subidas, qdo o motor está em média e alta rotação não acontece nada. Foi passado scanner e não há problema aparente na injeção. O motor foi retificado faz um ano(c/86000KM), e sempre apareceram estes grilinhos, também foi instalado uma válvula termostática(não original) na época pois não havia antes( comprei a s10 sem a peça) .
Será problema da retÃfica ou será outra coisa, ou será normal( li em >>>http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/vhc.htm<<<que é normal !!!???
Antes havia um problema de aceleração intermitente e o motor grilava muito mais inclusive em média rotação, e foi resolvido com a troca do sensor de posição da borboleta e do sensor de temperatura. [/b] |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jul 21, 2005 8:40 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá amigo,
editado pois continha muitas besteiras escritas por mim...
[]'s
Editado pela última vez por Thales Pimenta em Sáb Jul 23, 2005 6:14 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Siewerdt |
Enviada: Sex Jul 22, 2005 8:31 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
|
Não pode ser regulagem de válvulas??? _________________
 |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Sáb Jul 23, 2005 8:08 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Amigo,
Seja bem vindo ao fórum. Vc realmente está com sintomas tipicos de pre-ignição (grilando em acelerações e subidas). As causas mais comuns são:
- Ponto muito adiantado (improvável, pois a i.e. do 2.2 não usa distribuidor).
- Velas com grau termico inadequado (mais quentes).
- Combustivel ruim (experimentou mudar de posto ).
- Formação de ponto quente no cabeçote.
Este ultimo Ãtem é relevante no seu caso, pois vc citou que o motor já foi retificado. O que pode estar ocorrendo é que a taxa subiu muito (normalmente, na retifica, o cabeçote leva um "passe", para acomodar a junta corretamente), causando a pré-ignição.
Experimente usar velas mais frias (por exemplo, se a vela atual é uma NGK BP5ES, troque para NGK BP6ES), existe uma grande chance da pre-ignição cessar.
Qto ao ponto de ignição, ele não tem como ser regulado, na realidade, ele é ajustado pela injeção de acordo com os parametros dos sensores. Vc citou que o scanner não acusou nada, mas frequentemente um defeito de injeção não aparece no scanner, os valores de cada sensor devem ser comparados com as especificações do fabricante. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
mgacla |
Enviada: Sáb Jul 23, 2005 10:00 am Assunto: |
|
|
|
OLà DE NOVO, GOSTARIA DE COMPLEMENTAR AS MINAS INFORMAÇÕES DEPOIS DE LER O POST DA TÉCNICA POIS FOI CITADO 4 PONTOS.
QTO ÀS VELAS EU USO AS ORIGINAIS POIS FORAM INSTALADAS NA CONCESSIONÃRIA E ESTÃO COM 18000KM DE USO, SE ESTE FOR O PROBLEMA GOSTARIA QUE INDICASSEM QUAL A MAIS RECOMENDADA OK. QTO À GASOLINA EU ABASTEÇO SEMPRE EM POSTOS DE BANDEIRA E QUE TENHAM CONTROLE DE QUALIDADE APARENTE, Jà EXPERIMENTEI TODAS AS MARCAS COMUNS E ADITIVADAS MAS DEPENDENDO DO DIA E A ATMOSFERA(CALOR) OS GRILOS APARECEM DO MESMO JEITO.
MESMO ASSIM QUAL O MELHOR PROCEDIMENTO A TOMAR CASO VENHA A LEVAR A PICAPE NA OFICINA, OU SEJA O QUE DEVO PEDIR PARA CHECAREM OU REPARAREM.
OBRIGADO POR ENQUANTO,
AGUARDO... |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Dom Jul 24, 2005 1:02 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Acho que esta S10 tem sensor de detonação... Isto deve ser lembrado. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
|
 |
mgacla |
Enviada: Dom Jul 31, 2005 12:18 pm Assunto: HELP ME DE NOVO - s10 2.2 mpfi batendo pino |
|
|
|
OLà COMUNIDADE, Jà POSTEI ANTERIORMENTE E COMENTEI Q O MOTOR DA S10 (2.2 MPFI)ESTAVA GRILANDO LEVEMENTE. O MOTOR Jà FOI RETIFICADO, REVISADO, USA VELAS ORIGINAIS, USA GASOLINA DE BOA PROCEDENCIA...Jà FIZ DE TUDO. PELO Q Jà FOI DITO O PROBLEMA DOS GRILOS SERIA O PASSE A MAIS QUE HOUVE NO CABEÇOTE ALÉM DOS PISTÕES ESTAREM COM UMA SOBRE-MEDIDA, Q ACREDITO SER ESSE O PROBLEMA.
FOI SUGERIDO VELAS MAIS FRIAS, MAS GOSTARIA DE SABER SE Hà ALGUMA OUTRA POSSIBILIDADE DE REPARO MECANICO E/OU TROCA DE ALGUMA(S) PEÇA(S)??? |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Jul 31, 2005 7:21 pm Assunto: Olá |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Olá amigo, sugiro que antes de postar de uma lida Aqui
Citação: |
1. Antes de postar uma mensagem, ou iniciar uma discussão no Fórum PicapesGM, aconselhamos procurar uma resposta através da ferramenta de Pesquisa, pois ela poderá já estar disponÃvel. Muitas vezes, as perguntas poderão já estar respondidas em algum outro tópico, em outro fórum, ou em outros recursos. Quando você notar que nenhuma mensagem foi postada no seu tópico depois de algum tempo, experimente fazer uma busca mais completa pela solução, pois é bastante desconfortável para os membros repetir várias vezes uma mesma resposta.
2.2 TÃtulos e Mensagens em CAIXA ALTA
Não poste mensagens com tÃtulo, descrição, ou conteúdo em letras maiúsculas; isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais na listagem dos tópicos. |
E creio que este tópico Aqui já é util pra vc. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Jul 31, 2005 8:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Oi mgacla
Você, ao invés de criar um novo tópico sobre o mesmo assunto, poderia ter continuado a postar sua dúvida sobre o seu motor no seu primeiro tópico.
Você poderia tentar um remapeamento da central de injeção, a fim de atrasar o ponto de ignição...
(Não sei se estou falando besteira, mas acho que daria para fazer isso) _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
mgacla |
Enviada: Seg Ago 01, 2005 1:56 pm Assunto: |
|
|
|
OLà COMUNIDADE, EU SEI Q Jà POSTEI ANTERIORMENTE ESTE ASSUNTO EM OUTRO TÓPICO, MAS NO FINAL DELA EU Jà HAVIA QUESTIONADO DE NOVO MAS NINGUÉM RESPONDEU, OU SEJA O TÓPICO PARECE TER CADUCADO E ENTÃO RESOLVI CRIAR UM OUTRO.
OBRIGADO MESMO ASSIM... |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Seg Ago 01, 2005 8:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Grande,
Por gentileza, só diga o seu nome, para facilitar a comunicação.
Não aconselho remapeamento da injeção, apesar de funcionar, pois sua central está original, e não vale a pena. O motor originalmente não grila, então, a causa não é o sistema de injeção ou ignição.
Como falamos nos outros tópicos, a causa está na formação dos pontos quentes na camara de combustão, seja por carbonização, excesso de taxa ou velas de graduação incorreta.
Se for excesso de taxa, experimente usar a gasolina podium, para motores importados. E conte o resultado. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Seg Ago 01, 2005 11:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
O rebaixamento do cabeçote só causaria os grilos se fosse rebaixado demais. Em condições normais não haveria motivo pra isso acontecer, sendo que os motores já são feitos para um dia passarem por isso.
Talvez haja carbonização.
Se as velas são originais, não deveria estar acontecendo isso.
Se for mesmo excesso de taxa, há algumas alternativas:
- Como já foi dito, teste o resultado da gasolina pódium.
- Teste uma vela que diminua a taxa ou mude a graduação delas.
Se essas coisas básicas não resolverem, eis aqui sugestões mais drásticas:
Abrir o motor pra medir a taxa, e no caso de ser constatado excesso de taxa, fazer o seguinte:
- Verificar se o cabeçote não foi rebaixado demais. Se foi, pode ser trocado ou então usar uma junta de cabeçote mais alta, mas não usar duas.
- Verificar se os pistões usados não são os do motor 2.0. Se forem, é melhor usar os de 2.2 do que ficar fazendo truques pra destaxar.
- Verificar se está usando a junta correta. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
mgacla |
Enviada: Ter Ago 02, 2005 1:08 am Assunto: |
|
|
|
OLÃ, OBRIGADO PELAS RESPOSTAS. A PROPOSITO MEU NOME É CLAUDIO OK. VAMOS LÃ, QTO A GASOLINA EU Jà USEI TODAS AS ADITIVADAS DESDE PODIUM, SHELL V-POWER, ESSO MAXXI, IPIRANGA MASTER DA IPIRANGA... SÓ TEXACO Q NÃO, ALÉM DE POUCAS VEZES USAR A COMUM, DIGAMOS Q MUDA UM E OUTRO MAS O PROBLEMA CONTINUOU ATÉ OS DIAS DE HOJE.
SERà QUE VOU TER QUE MANDAR DESMONTAR O MOTOR PARA VERIFICAR A JUNTA? EM OUTRO SITE ME DISSERAM TBÉM Q DEVERIA TROCAR A JUNTA POR UMA DE MEDIDA MAIOR. SERIA UM SERVIÇO COMPLICADO?
OBRIGADO POR ENQUANTO COMUNIDADE DA PICAPEGM... |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Ter Ago 02, 2005 1:12 am Assunto: |
|
|

|
Tá parecendo que vai ter que abrir o motor mesmo. Mas se for abrir, pede pra alguém ver a taxa, pois tem algo de errado.
Trocar a junta é fácil, mas aconselho a descobrir qual é o problema pra só então pensar numa solução. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Ago 02, 2005 1:43 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Claudio
Só uma pergunta: Porque você teve que fazer a retÃfica no motor da S10? Foi desgaste/borra/etc.? Já deu superaquecimento?
Você citou também a válvula termostática não original: O carro esquenta muito ou aparentemente está normal a temperatura?
No outro post você disse que as velas estão com 18mil km de uso. Vc já verificou a folga do eletrodo? Com essa km já dá um desgaste bom...
Antes de mexer no motor tente as velas + frias. É fácil e não sai tão caro quanto abrir o motor.
Nunca percebi em motores GM famÃlia II a pré-ignição. Agora em motores AP e VHC... Será isso pré-disposição para o problema (no caso do AP)? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
|