Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Adaptação de Alternador « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Ewerton, no alternador que eu tenho aqui, eu teria que cortar uns 2 cm somente da parte de trás do apoio. O problema é que os pontos de apoio só existem na extremidade. No meio, fica aquele rasgo sem função. Ou seja, não dá para cortar toda a parte do suporte atrás, teria que deixar um pouco para servir de apoio.

Teria que arrancar fora a parte marcada:


Na fase de estudos, eu imaginei que eu poderia desbastar um pouco de cada lado que daria certo, mas para alinhar a polia com as demais, eu tenho que deslocar o alternador para trás. Aí é onde lasca tudo... rsrsrs

Aí não sei se vai ser melhor pegar um suporte e alargar ou alguma outra alternativa, tal como cortar menos os suportes do alternador e ajustar todas as polias...

Esse alternador do Gol é da mesma família do que eu adquiri. Só não sei diferenciar o modelo B3 (do Gol) com o C3 (da F350/F4000). Se eu utilizasse este do Gol, eu teria que fazer um novo suporte esticador.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Sekiya escreveu:

.





Não sei se tem possibilidade de cortar ali onde marquei. Fazer a ponta do suporte encaixar ali.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Lembrei de uma peça que era da adaptação do alternador da simples. Vou ver se acho aqui. Uma peça bem fácil de fazer e não precisa modificar esse teu suporte. Uma barra chata em U com duas orelhas soldadas para baixo parafusa um lado nesse suporte e o outro no alternador. A peça é quase um H. kkk
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 5:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Entendi Ewerton! É uma boa possibilidade. Vou dar uma estudada. Obrigado.
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Essa a ideia. parafusa as orelhas no suporte e a peça em U vc marca a posição para soldar. Já deixa alinhado para a polia.


_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2018 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

A idéia de soldar o "U" eu não farei por causa da estética. É o mais fácil de fazer e mais barato, sem dúvidas. Mas quero manter o mais próximo do original possível.

Quanto a cortar parte do braço do alternador para encaixar no suporte, eu vi na peça e acredito que irá enfraquecer demais a parte final. Na parte traseira do braço do alternador não há muito material para sustentar. O braço mesmo é ligado na carcaça principal somente na frente do alternador, ficando a parte lateral interna livre, sem nada para apoiar.

O que eu tava pensando é o seguinte:

O suporte tem este formato: (imagens retiradas do Mercado Livre)



Aí eu cortaria somente esta parte final, um pouco antes da dobra e abriria uns 2 cm:


Aí era só colocar um pedaço de chapa grossa (deve ter uns 3mm de espessura) e soldar entre as duas partes:


O problema é:
- Quem faz este tipo de serviço?
- Qual o valor deste tipo de serviço?
- O alinhamento dos furos ficaria perfeito a ponto de não interferir na polia?

Sei que basicamente é só cortar, alinhar e soldar. Mas preciso encontrar um profissional bom pra fazer isso e que não cobre um absurdo pelo serviço... rsrsrsrsrs

Fora isso quero arrumar outro suporte, pois preciso montar tudo pronto, pois não dá para eu deixar o carro parado na garagem...

Se alguém souber de um suporte desse baratinho, me avise! hehe

Obs: Tem dois tipos de suporte. O utilizado no Opala, tem uma dobra em "S" na parte que se fixa ao motor, logo abaixo do pescoço da termostática. O utilizado nas A-20 / C-20 é igual ao da imagem acima e é reto, sem esta dobra.

O do meio é o da Veraneio, os laterais são do Opala:



_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2018 10:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Não vai soldar o U no suporte original. Faz duas orelhas e parafusa no suporte, no local onde é parafusado o alternador originalmente. Nessas orelhas vc solda o U. Vai fazer quase um H. Vou tentar achar a peça aqui.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2018 10:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

poe no correio e manda pra mim;te faço custo zer;só frete.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2018 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado Ewerton. Se encontrar a um preço bom me avise. Até encontrei alguns na internet, mas achei um pouco caro e tem o frete muito alto.

Obrigado Delegado, pela disposição em ajudar! Agradeço.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2018 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Sekiya escreveu:
Obrigado Ewerton. Se encontrar a um preço bom me avise. Até encontrei alguns na internet, mas achei um pouco caro e tem o frete muito alto.



Essa peça era caseira. Veio no alternador da simples quando comprei.


Tava conversando com o Sekiya, mas parece que ele quer procurar outro formato antes de partir para essa solução. De qualquer jeito vou mandar aqui para alguém que precise.


A peça que falei é igual fiz nessa foto.

A ideia é prender o U no alternador, encostar na frente do suporte original usando a correia para marcar o alinhamento da polia.

Por dentro do suporte original faz a marcação de onde deve soldar essas orelhas. Assim as pontas ficam escondidas e só aparece o U.

Depois de feita a solda, encosta a peça nova e marca para furar usando os furos de onde ficava preso o alternador anteriormente.



_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2018 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Sekiya escreveu:

Aí eu cortaria somente esta parte final, um pouco antes da dobra e abriria uns 2 cm:





Essa ideia é boa também se tem facilidade de conseguir a peça. Só precisa reforçar por baixo para poder dar acabamento na solda, senão ela pode quebrar novamente.

Quem vai fazer a peça? Você mesmo kkkkk. Corta e prepara tudo, só leva para fazer a solda que pode ser feita na hora.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2018 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Detesto novela mas o alternador do japa e a suspensão do Cesar to acompanhando cada capitulo
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2018 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Kkkkkkkkkkkkk, novela mexicana cheia de enroscos... Mas vai aí mais um capítulo.

Consegui um suporte original usado igual ao que está lá na Veraneio.




O amigo lbsoares (Lucio), achou um em sua cidade, mas era o original usado nos Opalas. Mesmo assim, obrigado Lucio!
O legal é que ele tirou uma fotos com uma trena medindo a distância entre furos do suporte. E no Opala, a medida é bem superior a que vem nos utilitários GM. Pelas imagens, o do Opala tem cerca de 7,4 cm. Já o das picapes tem 6,35 cm. Porém, esta diferença maior é em direção a frente do motor e isso não me ajudaria em nada. Fica aí documentado os valores a fim de ajudar quem queira fazer o mesmo.






Bom, como o suporte do alternador tem cerca de 7,6cm de largura, coloquei em prática o plano de alongá-lo. O sogro do meu irmão, que tem uma retífica, se prontificou a fazer o processo de alongamento. Expliquei mais ou menos como era para fazer, e como é simples acho que não terei grandes problemas.

Pedi para fazer um corte maior para que fique mais fácil de alinhar os furos depois. Se cortasse somente a ponta, acredito que fica bem mais complicado alinhar. Aí é só adicionar um retalho de 2 cm que o suporte tecnicamente ficaria com mais ou menos 8,3 cm de largura. Mais que suficiente para ajustar o alinhamento na polia. A chapa do suporte é bem grossa e tem aproximadamente 6,5mm de espessura.

Esta é uma imagem de comparação entre o suporte original e o ponto de fixação do alternador e a região de corte a adição de chapa:



Esta é uma simulação de onde a polia tem que ficar e onde um suporte se encaixa no outro:



Outra coisa que terei que fazer é aumentar o furo passante do parafuso de fixação. O parafuso original das picapes GM é na medida 3/8. O furo tem aproximadamente 9,5cm. Já o alternador utiliza a medida M10. Ou seja, vou ter que aumentar a bitola do furo e da bucha na broca.




Agora é aguardar o suporte ficar pronto e assim que estiver, dou continuidade a novela... rs

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2018 2:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

E o suporte ficou pronto.

O sogro do meu irmão conseguiu arranjar um pedaço doador de 6,5mm de espessura e fez os cortes, inclusive fazendo uma abertura em "V" nas bordas para que a solda ficasse perfeita. Apesar dele ter uma retífica, ele não faz o serviço de solda e depende de terceiros. Assim, não foi ele quem fez a solda. Disse que foi feita em MIG e me parece que ficou boa, apesar de aparecer nas imagens alguns locais em que poderia ter enchido mais de solda.

A parte de cima foi esmerilhada para ficar visualmente lisa. Já a de baixo ficou com a solda, como eu gostaria que ficasse. A solda parece ter ficado boa e resistente. Nem me preocupei muito com reforços, pois foi apenas um dos "braços" do suporte que foi mexido e é o que praticamente recebe menos peso.

A abertura, passou dos 6,3cm para 8,4cm aproximadamente.






Ainda falta abrir o furo do suporte e da bucha de 3/8 para M10, para que eu consiga passar o parafuso de fixação. Provavelmente ainda terei que cortar um pouco a bucha para que o comprimento do parafuso dê certo. Nestas fotos abaixo, utilizei um M8x110mm só para ilustrar:





Já fiz um mini chicote para aproveitar o conector da lâmpada piloto sem ter que cortar o seu terminal.




Já estou preparando também um cabo novo para ligar do alternador até o motor de arranque, assim como um terra do alternador até o bloco do motor. Utilizarei um cabo de 16mm², mas irei manter o original junto.



Agora é só encostar o carro e fazer a troca. Vou ver se consigo fazer isso o mais rápido possível.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
delegado
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2018 7:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
Mensagens: 2663
Localização: ipatinga mg

e o trem ta ficando bao.
_________________
amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 3 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB