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 Direção jogando pra dentro da curva « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Brucutu
MensagemEnviada: Qua Out 26, 2022 8:11 am    Assunto: Direção jogando pra dentro da curva Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Bom dia pessoal!
Algo que eu adorava no velho Brucutu (D20 4x4 original GM), era a direção direta dele. Também, pudera, a frente era toda amarrada por causa da tração. Havia reforço pra todo lado. Ja a Jamaica não. Ela parece navegar como se vivesse numa ilha caribenha. A direção não é precisa e tenho que ficar fazendo correções o tempo todo. Sim, também tem alguma folga mas nem é tanta. O chassis, aonde é fixada a caixa de direção, tem sinais de trincas reparadas por donos anteriores mas nenhum reforço visível. O que mais incomoda, é a tendência que ela tem de mergulhar nas curvas. Viro um pouco e ela se atira na direção do apex a ponto de eu ter que puxar pra fora o tempo todo. Sim, é um carro de construção e projeto antigos.
Mas me digam: Vocês colocam algum reforço no chassis de vocês? Qual material usam? Devo me habituar ou tenho mesmo que fazer algo a esse respeito?
Saudações cordiais a todos!

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William
MensagemEnviada: Qua Out 26, 2022 11:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2012
Mensagens: 588
Localização: São Paulo

Bom dia, Eu tenho um reforço no chassi, por causa da caixa de direção. Adalberto vai publicar uma foto
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Tá Nervoso? Vai Pescar ... de D-20!!!
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Out 26, 2022 11:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Boa tarde, Brucutu.
Só não recordo se a Jamaica é linha 20 ou blazer.
Vou passar a minha experiência, a algum tempo eu troquei a suspensão dianteira da minha d-20/89, por uma suspensão moderna (94). depois que coloquei fique bastante contente com o resultado e conforme você descreveu eu sentia a frente muito leve e um pouco solta demais para o meu gosto. Resolvi então colocar um amortecedor de direção, pois os modelos mais antigos da D-20 não costumavam vir com o amortecedor de direção.
Fiz as modificações necessárias e coloquei o sistema original da D-20, o resultado foi surpreendente.
Então se por acaso o seu carro possuir o tal amortecedor de direção, verifique se ele esta cumprindo o seu papel e caso o modelo da sua não tenha o amortecedor, verifique se existe alguma alteração nos pneus, sistema de freio,ponteiras de direção, barras e etc. e caso a suspensão seja a da moderna e não possuir o amortecedor, sugiro avaliar a possibilidade de instalar, vale a pena.

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delegado
MensagemEnviada: Qua Out 26, 2022 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
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E caster sempre positivo.a minha não tem amortecedor de direção ,usa pneus 235 e posso soltar as mãos do volante.
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Out 26, 2022 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

William escreveu:
Bom dia, Eu tenho um reforço no chassi, por causa da caixa de direção. Adalberto vai publicar uma foto



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Adalberto
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Out 26, 2022 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16112
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a minha se reforço e tb faz curva bem, quem ja andou comigo confirma KKKK, isso pode ser trinca, terminal ferrado braço pitman e auxiliar, e depois as medidas corretas de caster camber e convergencia de acordo com otipo de penus que usa
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Brucutu
MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

César Oliveira escreveu:
Boa tarde, Brucutu.
Só não recordo se a Jamaica é linha 20 ou blazer.
Vou passar a minha experiência, a algum tempo eu troquei a suspensão dianteira da minha d-20/89, por uma suspensão moderna (94). depois que coloquei fique bastante contente com o resultado e conforme você descreveu eu sentia a frente muito leve e um pouco solta demais para o meu gosto. Resolvi então colocar um amortecedor de direção, pois os modelos mais antigos da D-20 não costumavam vir com o amortecedor de direção.
Fiz as modificações necessárias e coloquei o sistema original da D-20, o resultado foi surpreendente.
Então se por acaso o seu carro possuir o tal amortecedor de direção, verifique se ele esta cumprindo o seu papel e caso o modelo da sua não tenha o amortecedor, verifique se existe alguma alteração nos pneus, sistema de freio,ponteiras de direção, barras e etc. e caso a suspensão seja a da moderna e não possuir o amortecedor, sugiro avaliar a possibilidade de instalar, vale a pena.


Nem linha 20 e nem Blazer. É uma veraneio 84. Ela tem a suspensão dianteira da D40 94. Coloquei o mais reforçado possível pois sempre ouço gente falando da fragilidade da suspensão da linha 10, que solta pivo, etc. Ela está calçando pneus 255.
Não tenho amortecedor de direção (Brucutu também não tinha). Vou por na lista de modificações prioritárias.

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Editado pela última vez por Brucutu em Qui Out 27, 2022 12:29 pm, num total de 1 vez
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delegado
MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação



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primeiro passo é mandar alinhar seu carro .pode ter certeza que vao trocar todos os pivôs e ponteiras folgadas alem da conexao entre caixa de direção e coluna de direção,aquele pedaço de pneu,mas vai ficar andando reto.
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Brucutu
MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação



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adalberto escreveu:
William escreveu:
Bom dia, Eu tenho um reforço no chassi, por causa da caixa de direção. Adalberto vai publicar uma foto




Vou acabar usando algo assim. Penso que o ideal seria reforço dos dois lados e alguma travessa ligando um a outro reforço. Isso impediria o chassi de flertir, logo, além de mais rígido, deixaria a direção mais firme.

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Brucutu
MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
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delegado escreveu:
primeiro passo é mandar alinhar seu carro .pode ter certeza que vao trocar todos os pivôs e ponteiras folgadas alem da conexao entre caixa de direção e coluna de direção,aquele pedaço de pneu,mas vai ficar andando reto.


Tudo novo (com menos de 10 meses). Fiz questão de trocar logo junto ao serviço que fiz nos freios (que aliás estão ótimos).

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação



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Brucutu, a sua é linha 10 com suspensão da D-20/94, é exatamente igual a que estou usando na d-20.
Se colocar o amortecedor vai sentir uma boa melhora.
Se a barra central de direção já tiver o furo para uma das pontas do amortecedor, é só você fabricar uma cantoneira para casar com os furos que já devem estar no chassis.
No meu caso eu tive de trocar a barra central, pois a minha não tinha o furo. Na realidade da até para furar a barra, só que o furo tem de ser cônico, para casar com a ponta de rosca do amortecedor, eu achei melhor comprar uma barra nova já com o furo, pois a mão de obra aqui na minha região para torneiro é caro e ruim.

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MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação



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aminha nao tem problema de chassis mas vou colocar esse reforço tambem atras da caixa de direção.ja tenho ate a chapa de 1 quarto..o amortecedor de direção futuramente tambem vou colocar,pois evita que vc tome um tranco no braço se a roda cair numa valeta ou num terreno irregular;em linha reta nao faz falta ,mas na estrada de terra ,faz a diferença.
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MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação



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algum de vcs troca lona do disco de embreagem,ou sempre troca os tres juntos por novos?
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adalberto
MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação



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Vou acabar usando algo assim. Penso que o ideal seria reforço dos dois lados e alguma travessa ligando um a outro reforço. Isso impediria o chassi de flertir, logo, além de mais rígido, deixaria a direção mais firme.[/quote]

acho o reforço bom mas a ligação que vc menciona deixa duvidas. se deixar o chassis rigido demais não é bom, ele precisa ter uma certa elasticidade. já ouvi relatos de jipeiros que fazem trilha e reforça demais o chassis acabando por piorar e gerar mais trincas

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MensagemEnviada: Qui Out 27, 2022 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação



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eu quero recolocar ao menos a travessa debaixo do cambio,que retirei qdo troquei o motor.meu chassis torce a ponto da porta nao abrir e algumas situações!
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