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 Direção DHB mais dura para um lado « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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jonathasw
MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2022 8:08 am    Assunto: Direção DHB mais dura para um lado Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 5 de Julho de 2012
Mensagens: 508
Localização: MG

Bom dia amigos.
Meu pai tem uma D20 94 custom Turbo, desde zero, hoje com 501 mil km.
Há uns 3 anos eu dirigi outra D20 pela primeira vez, uma turbo plus 95.. até assustei com a direção, foi a direção mais leve que peguei na vida, até então as stradinhas foram as mais leves que eu tinha pego.. até guiar um Renegade com a direção elétrica, foi quando eu me lembrei dessa D20, o esforço pra esterçar era mínimo, bem parecido com essa 95...
Já nessa época a do meu pai vazava um pouco de óleo e tinha uma pequena diferença de esforço para esterçar maior para a esquerda...
Eu suspeitava que era um desgaste dos componentes internos, sofridos pelo seguinte motivo: meu pai parado continua com a mão esquerda pendurada no volante e percebia que a direção ficava sempre trabalhando para a esquerda enquanto ela estava parada...
Só que meu pai está com 81 anos hoje, ele só arruma algo quando para de funcionar...
Recentemente até me preocupei com ele, ele mandou consertar a direção (acho que estava vazando tanto óleo que ele percebeu que estava ficando mais caro que o conserto)
Quando busquei ela na oficina, achei que estaria leve como essa D20 95, porém estava dura igual antes, só não vazava mais óleo e parecia estar com o mesmo esforço para ambos os lados..., o mecânico disse que só as com direção progressiva tem essa leveza 😕
Fiquei com isso na cabeça, queria ter vindo aqui pesquisar, porém não tive tempo antes.
Eu pensava que o sistema elétrico da progressiva apenas conseguia alterar a vazão/pressão de óleo para alterar a assistência em diferentes velocidades, mas que a simples poderia ser também tão leve quanto a progressiva, com algum ajuste na bomba ou setor, porém não existindo essa progressividade na assistência.

Gostaria e perguntar aos amigos se é isso mesmo, a simples (sem progressiva) é realmente mais dura assim? Não existe algum ajuste?
E outra dúvida, andei nela ontem e voltou a ficar mais dura pra esquerda, dessa vez parece até existir um calo na direção quando se passa o volante próximo ao centro... Mas só se sente as vezes, faz quando ela quer...
Logo o problema voltou agora com um agravante 😕
No meu raciocínio, a bomba não tem nada haver com isso, entao esse problema deve estar dentro do setor, correto?
É comum entre os setores DHB existir essa diferença de esforço maior para um dos lados?
Devemos trocar de mecânico?

Obrigado, ótima quinta a todos.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2022 10:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia Jonathas.

Não posso falar diretamente sobre direçãohidráulica DHB, pois só tive carros ( D-1-/Adaluz/D-20), com direção ZF.
Em primeiro lugar, sugiro ver o canal "clinica do barulhinho , que tem alguns vídeos sobre direção hidráulica de D-20/DHB, e pode ser que tire alguma de suas duvidas, pois o cora que apresenta o canal é old shcool, e explica muito bem, em fim da um bom caminho para achar o problema.
Quanto as questões que você colocou:

1- A direção da D-20 é muito boa em relação a sua leveza, pois leve de menos fica desconfortável e leve demais fica até perigoso ( vide d-1/20 adaptada com direção de Landau, parece que não tem roda da frente e que o caro esta suspenso. Mesmo a GM tendo usado tanto a DHB quanto a ZF,, não acredito que a nível de conforto tenha grande diferença, então eu acredito que não deve ser mais dura, porque pelo que entendo a progressiva vai pesando mais conforme a velocidade vai aumentando ate um limite "X", em fim não deve ser mais dura a ponto de se perceber.
2- Com relação ajuste, acredito que a caixa DHB também tenha aquele parafuso com porca em cima da caixa para tirar a folga do setor e um sangrador para se efetuar algum tipo de sangria, que na maioria das vezes não se utiliza pois se sangra a direção virando o volante para um lado e para o outro com o carro suspenso e o ar sai pelo reservatório, não conheço outros ajustes além dos que citei.
3- Não é normal pesar mais para um lado do que para o outro, este fato já determina que tem alguma coisa a ser corrigida.
4- Com relação ao calo, pode ser algum problema em alguma peça do conjunto mas pode ser outros fatores, requer análise.
5- Com relação a bomba de direção não pode inocentar ela , porque se revisar tudo na caixa e não encontrar pode ter sujeira ou alguma válvula obstruída dentro dela, no meu ver todo mundo é culpado por enquanto.
6- Não deve existir diferença de esterço de um lado para outro.
7- Não sei se você deve trocar de mecânico, porque normalmente este serviço é mais especializado e pode ser que falte algum equipamento ou ferramenta para analisar com precisão as causas. Não culpa o mecânico ainda.


Sugestões:

1- Assista alguns vídeos sobre este assunto no canal "clinica do barulhinho.
2- Faça uma sangria padrão da direção.
3- Verifique se a direção esta bem dividida, ou seja se tem mais ou menos o mesmo numero de voltas no volante de um lado e do outro.
4- verifique se tem algum pivô muito agarrando no giro. Faça o seguinte teste, levante a frente do carro, deixe as duas rodas dianteiras suspensas, em seguida solte a ponteira de direção de um lado, verifique se você consegue fazer com que a roda faça o seu esterço de um lado para outro usando a força de suas mãos se for tranquilo, só esforço do peso suspenso da roda é sinal que esta normal, se pesar muito e você tiver de fazer muito esforço é sinal que o pivô esta agarrando e faz diferença, repita a mesma operação na roda oposta.
5- Qual foi o serviço feito para retirar o vazamento? desmontou a caixa toda? trocou todos os reparos internos?
6- Das duas uma pode ter sido vacilo de montagem, as vezes se invertes um lado de alguma peça pode causar defeito.
7- Caso não encontre solução sugiro retira a caixa e a bomba e mandar revisar e local especializado, tipo recondicionadora de caixa e bomba.
8- Se for um homem de coragem e goste de desafios, compre os reparos de bomba e de caixa, e desmonte os dois e boa sorte, posso garantir que é um aprendizado incrível, principalmente se gosta de montar quebra cabeças.

Depois coloca aqui como resolveu e qual era o problema, pois seu relato pode ser útil para as gerações futuras de D,10 eiro, D vinteiros, e afins.

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César Oliveira
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2022 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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nãO a caixa ainda tem problemas, ela é mole, as progressivas ficam mais duras quando acelera é só, agora se ta pesada pra um dos lados é caixa e ainda mais vc falando que tem calo, entãi tem peca interna ferrada, sem fim, etc
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jonathasw
MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2022 7:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 5 de Julho de 2012
Mensagens: 508
Localização: MG

Entendo que não pode ser leve demais, principalmente em altas velocidades, mas até hoje só andei na D20 do meu pai que está bem dura e a que andei que tem progressiva, era possível esterçar usando apenas o dedinho, na nossa já não da pra fazer isso com tanta facilidade, principalmente para a esquerda, depois que da esse calo ela fica mais dura ainda pra esquerda..

A dúvida quanto a leveza é, a que não tem progressiva, pode ser tão leve como a que tem progressiva? com a única diferença sendo que a simples não vai ter essa progressividade no auxilio?

Pela resposta do Salles eu entendo que era isso então, ela devia ser macia também igual a progressiva, o mecânico me disse que só a progressiva era macia assim... infelizmente não me lembro como ela era nova, quando comecei a dirigir ela já estava mais dura já


Eu fui lá no mecânico e mostrei ele, eu achei que o setor tinha sido completamente refeito, pois vi ele desmontado e mandaram uma das peças para cromagem e imaginei que já seria aproveitado o setor estar aberto... mas de acordo com ele foi só trocado o reparo, que esse problema pode ser culpa das válvulas, porém, de acordo com ele não se encontra esses componentes novos...

Meu pai vai levar ela lá novamente, pois inclusive voltou a vazar óleo ali no eixo do braço pitman, ele esta com uma folga radial quando se mexe na roda... ficou ó, bom o serviço Sad
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delegado
MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2022 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
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jontan,vc é de onde?tambem sou de minas ipatnga
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2022 9:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Primeira providencia a ser tomada é procurar um MECANICO pois esse zé ruela pode ser qualquer coisa menos mecanico. Se insistir com esse cara ele vai ferrar mais coisas no carro.
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William
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2022 11:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2012
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Localização: São Paulo

Jonathas, a minha é 86/87, e é bem leve a direção para manobrar e segura o suficiente para rodar rápido, e olha que eu ando bem, e não é progressiva. A do seu pai está com problemas sérios, acho que a sugestão do Adalberto é valida, procura outro mecânico.
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Tá Nervoso? Vai Pescar ... de D-20!!!
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2022 8:22 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 10056
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A direção da D-20 é muito boa, já dirigi, a progressiva e a comum, em baixas velocidades não da para diferenciar.
Se o caboclo tivesse trocado o reparo completo e o setor não tivesse com folga, não haveria motivo para vazar novamente.
Recomendação, arranca essa caixa e leva em lugar especializado e pede orçamento , dali eles vão te dizer se tem de trocar alguma peça e caso tenha você pode fazer o orçamento do custo do concerto e comparar com o custo de outra caixa, se se for trocar por outra, faça as alterações e coloca uma ZF.

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César Oliveira
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sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2022 11:51 am    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 16112
Localização: SÃO PAULO

cesar DHB e mais parruda que zf, e um pouco mais pesada tb, mais nada como o jonathas fala, e pelo que ele fala tem problema nas esferas e ou no setor, onde elas giram, e ai sim é complicado de achar peças vale uma outra caixa completa
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