Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
 Reforma TOTAL de uma Veraneio 1977 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Garmin
MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 10:09 am    Assunto: Reforma TOTAL de uma Veraneio 1977 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Pra vocês que não me conhecem, meu nome é Paulo Guilherme.
Sou de Piracicaba, SP e eu e meu pai estamos reformando um veraneio 1977 e fazendo vários up-grades nela. Nesses up-grades, está incluído até mesmo uma instalação de um Kit Tração Total (4x4) da Engesa. Além do Kit, será instalado um motor S4T Plus e um cambio ZF 5a drive!

A camionete será usada para viagens longas e diferentes. Ela foi escolhida devido a sua elegância, durabilidade, robustez, ter 4 portas, poder ser traçada, poder ser modificada a mecânica, baixa manutenção, baixíssimo custo comparado a qualquer outra camionete do porte e especialmente por ser menos admirada por ladrões!

Ela foi comprada no inicio do ano e possuía as seguintes características:

Veraneio 1977
- Motor perkins diesel
- Cambio 4 marchas
- 4x2 com susp dianteira da D20
- Susp traseira helicoidal
- Pneus 31" pirelli
- Muita ferrugem
- Pintura muito feia
- Bancos originais
- Tanque de 120 L
- Volante de corrente cromada!!! haha

Atualmente ela foi totalmente desmontada, sendo que chassis e mecânica estão na oficina e a lata está do outro lado da rua no funileiro. Por enquanto foram feito os seguintes:

- Desmontada TODA mecânica
- Inicio da instalação do Kit 4x4
- Motor novo (S4T Plus) colocado em cima do chassis
- Inicio do reparo da lataria

A Veraneio deverá ficar (um dia) com a seguinte configuração:

Veraneio 1977
- Motor S4T Plus
- Cambio ZF 5ª Drive
- Tração 4x4 engesa
- Susp Traseira feixes de mola
- Segundo jogo de pneus para lama
- Bancos individuais (4)
- Console central/ banco pequeno removível entre os pares de bancos
- Bagageiro
- Coluna de direção da silverado
- Farol duplo
- Faróis auxiliares com capa no bagageiro
- Pára-choques originais cromados com goleiras
- Alarme / Sistema de rastreamento

Ao longo do tempo irei postando fotos e descrevendo os “ocorridosâ€, além é claro de pedir ajuda, muita ajuda!

Abraço a todos!



DSC00667.JPG
 Descrição:
o eixo dianteiro
 Tamanho:  219.95 KB
 Visto:  72003

DSC00667.JPG



DSC00667.JPG
 Descrição:
o eixo dianteiro
 Tamanho:  219.95 KB
 Visto:  72003

DSC00667.JPG



DSC00667.JPG
 Descrição:
o eixo dianteiro
 Tamanho:  219.95 KB
 Visto:  72003

DSC00667.JPG



DSC00462.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  215.45 KB
 Visto:  72003

DSC00462.JPG



DSC00462.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  215.45 KB
 Visto:  72003

DSC00462.JPG



DSC00462.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  215.45 KB
 Visto:  72003

DSC00462.JPG



DSC00460.JPG
 Descrição:
Eis a barca!
 Tamanho:  210.5 KB
 Visto:  72005

DSC00460.JPG



DSC00460.JPG
 Descrição:
Eis a barca!
 Tamanho:  210.5 KB
 Visto:  72005

DSC00460.JPG



DSC00460.JPG
 Descrição:
Eis a barca!
 Tamanho:  210.5 KB
 Visto:  72005

DSC00460.JPG



_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)


Editado pela última vez por Garmin em Sex Ago 05, 2005 10:27 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Garmin
MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 10:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Os acessórios originais: ferrugem!


DSC00657.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  183.36 KB
 Visto:  72002

DSC00657.JPG



DSC00657.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  183.36 KB
 Visto:  72002

DSC00657.JPG



DSC00657.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  183.36 KB
 Visto:  72002

DSC00657.JPG



DSC00664.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  134.26 KB
 Visto:  72002

DSC00664.JPG



DSC00664.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  134.26 KB
 Visto:  72002

DSC00664.JPG



DSC00664.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  134.26 KB
 Visto:  72002

DSC00664.JPG



DSC00666.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  222.66 KB
 Visto:  72002

DSC00666.JPG



DSC00666.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  222.66 KB
 Visto:  72002

DSC00666.JPG



DSC00666.JPG
 Descrição:
 Tamanho:  222.66 KB
 Visto:  72002

DSC00666.JPG



_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
adalberto
MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7420
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Paulo !
Apenas uma curiosidade, pelo que voce fala acima a viatura vai ficar uma maravilha mas porque não optou por um carro em melhor estado que não precisasse de uma reforma tão drastica ?
Sem duvida que levantar um veiculo é motivo de muito mais orgulho mas tambem é motivo de mais gastos.

adalberto
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
LeonanFL
MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos......

Paulo, na minha opinião a viatura vai ficar chic demais.... ja pensou em colocar bancos de couro?? hahah
Vcs fizeram a previsao de custo total?? pois na minha opiniao vai ficar meio salgado hein.....
Fazendo bem feitinho, eh carro pra vida toda, seus netos iram andar nele ainda.... hahaha
Boam sorte na sua empreitada ai....

Abraços.......

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 5:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Adalberto, compartilho da mesma idéia que você...

Quando se vai comprar um carro antigo, tem de todos os tipos/gosto/estado à venda. No caso do Paulo, ele vai fazer uma reforma geral, por isso um carro mais judiado. A única coisa que eu teria zelado mais seria na parte da lata, pelas fotos deu pra ver que tá bem corroída. Neste caso eu preferiria uma que estive boa de lata e não necessariamente de pintura, pois manteria a originalidade do carro e gastaria menos com chapeação e faria a pintura do meu gosto.

Mas no caso do colega tem a vantagem do carro ser totalmente revisado, ou seja, garantia de que foi feito todo o serviço e de boa qualidade, evitando problemas futuros.

Abraços,

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Paulo,

Com certeza vc terá diversão por um bom tempo. Os pontos de ferrugem, de fato, são os originais do veículo.

Nosso amigo Machado tem boas dicas dessa parte de tratamento de chapa e pintura.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 6:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Se seguirmos o princípio do pessoal dos carros antigos, para eles quanto mais o carro estiver ruim, maior é o orgulho de ter o carro recuperado.

Agora Paulo, volante de corrente...., de quem era o Veraneio, carro de apoio dos Abutres??

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Hahahahaha... rolei de rir com essa, Kiko! Carro de apoio dos Abutres foi demais.... Very Happy

Ou entao era algum proprietario meio sado-maso.... Twisted Evil

Falando serio: Paulo, esses dias eu estava em Sampa com a Bonanza e apareceu uma Verana do jeito que vc esta querendo fazer na sua: 4x4, toda restaurada, pneuzao, guincho... so que ele militarizou, verde oliva fosco. Eu achei que deixou o carro meio "apagado".

Parei do lado dele no farol e falamos rapidamente. Ele e da zona norte, costuma ir sempre ao Ibira nas quintas-feiras. Se vc puder ir ate la, de repente encontra o cara e troca umas ideias. O mais engracado foi ver a cara dos camelos olhando o tamanho das duas viaturas juntas, hehehe..

Abraco e boa sorte no trabalho!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garmin
MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2005 9:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

E ai pessoal!

Então, a idéia de pegar uma veroca toda maltratada foi meio ao acaso!
Acontece que essa ai apareceu, barata, e com motorização a diesel. E desde o começo a gente já sabia que iria desmontar a camionete inteirinha pra fazer ela ao nosso agrado, então, fazer a lataria ou não era uma questão de querer ou não ter um pouco mais de dor de cabeça!

Eu até fui a procura de outra lata pra ela, inclusive pensei em colocar uma lata de veraneio modelo M (mais curta) em cima, mas por enquanto não achei nada que me agradace.

Um dia ela vai ficar nova! hehehe porque realmente, estamos fazendo ela toda de novo, e é justamente ai que está o chic da coisa!

Quanto ao custo final, te garanto que não vai ficar mais caro que uma Veraneio 93-94 com motor S4T! E ainda por cima, vai ter todos os itens de conforto possiveis, a tração 4x4, motor S4T Plus, cambio ZF...etc ...etc

Já, para os curiosos do volante, hehehe, é o tchan dessa camionete! hahahaha Todo mundo conhece essa camionete em Piracicaba porcausa desse volante! hahaha O antigo dono viu numa revista esse volante, e como ele era mecânico, foi na oficina, soldou uns elos, mandou cromar e tchananam! Eis um volante de corrente!

Muito massa o volante, mas perigoso tbm... em estrada de Terra, se eu pegar um buraco ou erosão, e meu dedo estiver dentro do elo, xau-xau dedos! Sem falar que é liso pra caramba!

Eu não sei o que fazer com o volante, acho que vou pendurar na parede, de recordação! Esperar o dia que montar um Hot-rod hehehe


Abração

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Marcus
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 10:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Kra... muito boa a idéia.... com certeza vai ficar uma camionete perfeita... ja que estão fazendo ela inteira, e também ja estão fazendo um upgrade nela em muitas coisas.....
Vocês prentendem trocar o sistema de freio para um mais atual também né? pois eu não vi você falar sobre isso....
O disco de freio da Silverado D-20, ja vem com o cubo da roda junto.... é meio que um kit completo, e o disco eh gigante tb.... ehehehhehe.... boa durabilidade... Very Happy pena custar uns R$ 450-500 cada disco.... e mais uns 200taum de pastilhas....
Mas boa sorte, garanto que tem muita gente que saber t informar melhor sobre isso aqui no forum...

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

de fato a Vera do amigo Paulo vai ficar filé... Meu sonho era ter uma na mesma configuração da dele(roubou minha idéia hein? eu achava que era o único doido a querer uma maravilha dessas!!).... quem sabe um dia...

Abraços,

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Garmin
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

perguntinha aos meus queridos colegas,

Que coluna de direção vcs colocariam na veroca?
Eu queria alguma com todos os comandos na mão, inclusive limpador do parabrisa traseiro (vou adaptar um). Portanto a da Silverado já tá fora....

Teria que ter então,

limpadores diant e tras
esguicho diant e tras
farol alto
setas
escamotivel

O que me sugerem?

abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Garmin(cada hora te chamo de um nome... cê num importa não?),

então aqui no site até tem fotos de algumas picapes da série 10 que tem coluna de direção da D-20 93~96(adaptada). fica bem legal e parece ser bem simples de por. Cai melhor com as picapes que tem painel de plástico: A/C/D-10 e Veraneio 79~, mas nada que uma pintura da coluna na cor do painel de lata não resolva.

Acho que os únicos problemas é que ela não tem limpador/lavador do vidro traseiro, talvez da Veraneio 93~94 dessa mesma época tenha, mas vai ser bem mais difícil de achar... aí você pode comprar apenas a chave e alavanca do limpador da Veraneio. Não sei te dizer se é escamoteável e se for vai ter que trocar a coluna inteira: desde o encaixe da caixa até o cubo da direção.

Abaixo vai o link das fotos.

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=803

Abraços,

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2005 5:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Vc tem que usar neste caso, a da Bonanza e Varaneio, pois estes tem acionamento para lavador/limpador traseiro. ou comprar da D-20 e trocar só o comamdo do limpador.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garmin
MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2005 2:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

E pra achar essas "peças" de camionete!?!?!

Tá complicado aqui em Pira, nem o famoso Toninho ferro-velho tem! Por isso que tava pensando num de corsa ou kadett ou algo assim... Nem Blazer eu tô achando aqui!

negócio é ir pra Sampa um dia e pegar tudo que preciso de uma só vez...

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 10
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB