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 Válvula de prioridade, Válvula de alívio, espirro, assobi « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Floripano
MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 6:47 pm    Assunto: Válvula de prioridade, Válvula de alívio, espirro, assobi Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Junho de 2005
Mensagens: 3
Localização: Floripa-SC

Alguém saberia dizer se existe a possibilidade de se colocar alguma dessas vávulas na Silverado D-20 4.2 Turbodiesel????????????
Se alguém souber, poderiam colocar mais informações de como fazer essa adaptação............
Ouço dizer 1 monte de coisas............. Tem gente q fala em prego, outros falam em latas cortadas em forma de pente, a própria vávula de prioridade.......... Aliás a mesma dos carros a gasolina turbinados....
Mas até hoje não encontrei alguém q pudesse me dar certeza se existe a possibilidade real de fazer isso na caminhonete.

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Silverado D-20 4.2 Turbo Diesel
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 9:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá

Nos motores diesel não tem como fazer esse "espirro", eles não possuem borboleta...

Mas dá para fazer assoviar (vc já deve ter ouvido algum caminhão q faz), para tanto é necessário a colocação de um "pente" no escapamento.
Esse pente nada mais é que uma pequena chapa, que deverá ser soldada no cotovelo da saída da turbina.

A válvula de prioridade tem a mesma função da WG da turbina.

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Rodrigo
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adalberto
MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Floripano !
Primeiramente bem vindo ao site. Abaixo segue a descrição dada por um amigo do site (Rodrigo Luvison) quando tive a mesma duvida:

Citação:
Existem duas formas:
Uma é colocar o pente (pedaço de chapa), no escapamento logo na saída da turbina, soldando o pente na curva ou na flange q vai no turbo.
Eu tentei dessa forma na minha, mas não funcionou. Funcionaria se fosse turbo de fábrica (S4T) devido a angulação da saída do escapamento no turbo.
A outra forma é amassar a curva do escapamento, bem próximo da saída do turbo. E foi isso que foi feito na minha.


Espero que a descrição esclareça sua duvida. Por favor complete seus dados cadastrais no site para facilitar o entrosamento entre os participantes Wink

Abraço
adalberto
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2005 9:33 pm    Assunto: Válvula de alívio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Segue imagem com válvula de alívio no motor de uma Silverado.
Nesse caso, a Waste Gate do turbo foi alterada, ficando com pressão máxima, por isso foi colocada a válvula de alívio.

Abraços



V.Alivio.jpg
 Descrição:
detalhe da válvula de alívio
 Tamanho:  28.12 KB
 Visto:  52440

V.Alivio.jpg



V.Alivio.jpg
 Descrição:
detalhe da válvula de alívio
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V.Alivio.jpg



V.Alivio.jpg
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detalhe da válvula de alívio
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V.Alivio.jpg



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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2005 5:44 am    Assunto: Valvulas e barulhos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Em primeiro lugar, como Rodrigo disse, no motor diesel não se usa valvulas de alívio, pois não se faz necessário, pois não há sobrepressão na desaceleração.

Mesmo que o Turbo trabalhe em pressão máxima, não sei qual é esta pressão, a minha chegava a 1,5 kg, sem problema nenhum, qdo sem intercooler, é melhor ter um bom manometro e saber controlar no pé do que limitar a pressão, pois na hora da emergencia vc tem reserva.

Agoara qto a colocação de pente, isto causa uma restrição na saida da turbina e aumenta o consumo, uma por causa da restrição e outra por motorista querer acelerar mais para fazer o barulho na desaceleração.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Jun 09, 2005 5:44 am, num total de 1 vez
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Floripano
MensagemEnviada: Qua Jun 08, 2005 8:07 pm    Assunto: Re: Válvula de alívio Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Junho de 2005
Mensagens: 3
Localização: Floripa-SC

Rodrigo Luvison escreveu:
Olá pessoal

Segue imagem com válvula de alívio no motor de uma Silverado.
Nesse caso, a Waste Gate do turbo foi alterada, ficando com pressão máxima, por isso foi colocada a válvula de alívio.

Abraços


Caro amigo, conforme a foto, essa era a minha idéia, pois nos carros a gasolina funcionam dessa forma.
Mesmo estando c/ a turbina original essa adaptação funcionaria?
Os outros amigos estão dizendo q o motor a diesel naum tem a tal da borboleta.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2005 5:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

No caso de motor diesel não precisa, pois nos motores a gasolina, existe a borboleta do carbulador ou controlador de ar que ao tirar o pé do acelerador ela se fecha, e a turbina continua mandando o ar comprimido, e para o rotor da turbina não sofrer a frenagem estrangulando a saida dos gases existe esta valvula.
No caso de maioria dos motores diesel não existe a borboleta, o único que eu ví foi no motor da Toyota Bandeirante (motor Tuyota) e Hilux 2.8D, que deve fazer a função de freio motor.

Se caso motor tenha uma turbina capaz de dar pressões acima de 2,0 kg/cm², talvez seja bom ter esta valvula.

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Kiko (in-memorian)

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GoUkI
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 2:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 23 de Outubro de 2004
Mensagens: 135

opa, um amigo meu tem anova hilux TD, tem como colocar essa valvula de alivio fazendo ela espirrar legal?
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Marcus
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 9:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
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Localização: Campo Mourão - PR.

Olá,
Olha, no caso da Silverado, tinha um cara aqui na minha cidade, que colocou a valvula, no mesmo lugar que mostra na foto que o Rodrigo posto.
Como o Kiko mesmo disse, a sobrepressão na desaceleração é baixa, portanto, a descarga ficou bem fraca.... fazia um "psiiiiii...." mas parecia com a descarga de um Gol 1.0 Turbo(de fábrica).....

É isso ae,

Abraços,

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Se é pra fazer barulho, colocaria cano direto, e tem a alternativa do pente, acho que o Rodrigo pode te dá mais detalhes sobre o pente
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 11:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Oi pessoal

Tem que primeiro trabalhar o escapamento, já que com o original não é possível fazer o assovio.

[]'s

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Tem um tal de turbo virtual, um gerador de ruído com alto falante, que faz psiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

A unica coisa que a valvula de alivio vai fazer é aumentar o consumo.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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GoUkI
MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2005 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 23 de Outubro de 2004
Mensagens: 135

eita, esse turbo virtual é muito xuning, horrível!, é nojento!, vc v logo q ás vezes o cara esquece de apertar o botão pra espirrar e tal..., kkk, muito engraçado...!
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Cezar Sato
MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2005 11:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal.

Tem um mecânico aqui na Cidade que tem um Jeep Diesel, motor Kia da Sportage. Foi adaptado turbo e o mesmo espirra em desaceleração, foi adaptado solenóides e pressostatos no sistema, algo muito trabalhoso e de pouca confiança para se rodar longe, mas espirra alto, vou verificar mais detalhes e repasso, se der tempo.

Quanto ao consumo urbano, pode ter certeza que aumentará em +- 15%, isto porque vc vai querer acelerar ao máximo só para ver o sistema assoviar, digo por experiência própria pois tenho carro turbo com válvula de prioridade trocada (Variant 1.8T alemã).

Com relação à colocação de pente na saída, vale dizer que se a turbina apresentar qualquer problema durante a garantia, o fabricante não cobre. Normalmente esta prática faz com que apareça folgas excessivas no eixo do rotor, folgas no sentido longitudinal do eixo, foi o que me disse um representante da Bodipasa, um dos maiores revendedores Garret no mercado nacional.

Estou meio apertado no tempo, mas assim que tiver maiores detalhes do turbo do Jeep eu posto com detalhes, ok!

Abraços.

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