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 Perkins 4.236 x Q20B4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 11:13 am    Assunto: Perkins 4.236 x Q20B4 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Alguem saberia me dizer quais as diferenças entre estes motores .
Abraço a todos
Carlos Eduardo
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LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos........

Bom, eu nao sei quase nada, jaja os mestres do forum aparecem.........
Mas o que eu sei eh que o 4.236 usa afogador ainda, e o q20b ja nao tem mais esse dispositivo
O q20b foi usado em D20 a partir de 88 eu acho, antes era usado o 4.236, inclusive nas D10......

Abraços........

_________________
Potência não é nada sem controle
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 5:16 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:57 pm, num total de 1 vez
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cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Oi Daniel , grandes esclsrecimentos tenho um 4236 em uma D10 ano 83 a minha bomba inj. já é bosh mas com parada no estrangulador já fiz o motor dela completo e agora quero ver se dou uma modernizada nela como DH, parada na chave e outras coisas que como tempo vou descobrindo que dá para fazer só depende do $$$tempo .
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 10:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Daniel,

só uma correção; os 4.236 usavam bomba Bosch com corte mecânico também. Quanto a diferença entre os dois, a única que notei visualmente foi o filtro de diesel deslocado para frente.

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Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 7:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

O Carlos falou certo, aquele comando que vc tem nos picapes Diesel antigos, parecido com afogador, na verdade é um estrangulador, pois o que ela faz é zerar o débito da bomba (estrangula).

Lembrando que a denominação do motor Q-20B é "4236 Q-20B" e também a vinda do fixação dos filtros de lateral (pessimo lugar) para frente foi com a vinda do Q-20B.

Tem diferença de potência entre eles, de menos de 80 CV no 4236 para 90 CV na Q-20B.(tem um tópico que comenta isto postado pelo Alexandre)

Abraços

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cepalopoli
MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2005 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Só complementando o que o amigo KIKO postou o 4.263 tem exatos 77 CV a 2800 RPM, com 3.8 litros de cilindrada, atinge torque máximo com 1400 rpm(25,9Kgf.m), taxa de compressão 16:1 é uma paulada, já do Q20B4 não sei nada.
Abraço a todos
CarlosEduardo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Ago 16, 2005 3:44 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 9:05 pm, num total de 1 vez
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Kiko escreveu:
Olá Pessoal

O Carlos falou certo, aquele comando que vc tem nos picapes Diesel antigos, parecido com afogador, na verdade é um estrangulador, pois o que ela faz é zerar o débito da bomba (estrangula).


Kiko, quer dizer que se eu andar com estrangulador puxado ao meio, o débito vai ser diminuído?

Quanto à potência dos motores vejam só:

    Retirados do site(página principal):

    Perkins D-10(4.236): 30,0 kgf.m a 1500 rpm/77 CV a 2800 rpm(norma:ABNT-NBR 5484)

    Perkins D-20(4.236-Q20b4): 26,1 kgf.m a 1400 rpm/79 CV a 2200 rpm(norma:ABNT-NBR 5484)

    Maxion S4: 27,5 kgf.m (270 N.m) a 1600 rpm/90CV (66kW) a 2800 rpm(norma:ABNT-NBR 5484)


    Carlos:

    Perkins D-10: 25,9 kgf.m a 1400 rpm/77CV a 2800(norma:?)


    Daniel:

    Perkins D-20: 28 kgf.m a 1600rpm/87CV a ?(norma:?)

    Maxion: ? /92CV ?(?)


    Kiko,

    Perkins D-20: 28,1 kgf.m a 2800rpm/90CV a 1600rpm (norma:?. Retirado do manual de manutenção de 1987, ver tópico.)


Resumindo: nenhum dado bate!!! to perdido... dá pra ver que na teoria o Maxion não é tão melhor que o Q20b não... no máximo 2CV a mais e 0,6 de troque a menos, será que as curva de troque e potência é mais plana no Maxion?

Mudando de assunto: não dá para deslocar o filtro de diesel para frente nops 4.236 como no Q20b?

[]'s

Thales

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Editado pela última vez por Thales Pimenta em Seg Ago 22, 2005 12:04 am, num total de 3 vezes
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 21, 2005 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Sei lá Thales, mas tem manuais técnicos que afirmam que tem 77cv, outros 79cv.
No manual de Abril de 91 da Veraneio está como na figura, com a norma.

Assim como no Maxion S4A uns dizem que tem 90cv, outros 92cv e S4T 120cv outros 115cv... ... ...



Q20B-4.JPG
 Descrição:
Informações do Manual Veraneio/Bonanza Abril/91
 Tamanho:  31.18 KB
 Visto:  50264

Q20B-4.JPG



Q20B-4.JPG
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Informações do Manual Veraneio/Bonanza Abril/91
 Tamanho:  31.18 KB
 Visto:  50264

Q20B-4.JPG



Q20B-4.JPG
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Informações do Manual Veraneio/Bonanza Abril/91
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Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 5:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Para mudar o filtro para frente, vc tem que providenciar o suporte, e modificar as tubulações.

Vale lembrar que, os modelos de filtros da Maxion, possuem bomba manual acoplada, facilitando o bombeamento manual do diesel na manutenção.

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2005 12:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

olhando no meu motor, parece que já tem um suporte... só não sei se era de DH. Vou ver se tiro uma foto.

Essa bomba dos Maxion serve para quando trocar o filtro? Serve nos filtros do perkins ou tem que trocar o conjunto?

Grato,

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 5:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Este modelo que estou falando, tem que trocar o conjunto todo, mas existe possibilidade de instalar a bomba manual tipo Mercedes, neste cado na mesma carcaça.

Abraços

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 4:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
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Thales e Kiko,
Para que trocar os filtros por causa do acionador manual se o Q20B4236 tem acionador manual na bomba alimentadora ?
Att,
Paulo

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2005 6:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Vc já teve problema de entrada de ar na bomba, num modelo turbinado com motor quente??

A bomba manual fica atrás do caracol quente.

Conheço muitas pessoas que tem cicatriz de queimado no braço.

Abraços

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