Autor |
Mensagem
|
Rafagoulart |
Enviada: Qui Ago 18, 2005 8:07 pm Assunto: Mudei a relação!!!! |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2005 Mensagens: 13 Localização: Brasilia
|
Obrigado amigos, pela orientação. Mudei a relação da minha camionete e estou feliz. Ela relamente esta mais solta, mas ainda não chegou onde eu queria. Outra coisa que me deixou meio tenso foi o fato de que o diferencial ficou roncando e olha que coloquei tudo novo, mas quando ela esta parada e coloco a 1ª ela da um ronco e depois para; na marcha ré também mas só quando ta parada. Alguém pode me ajudar com mais esse problema  |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qui Ago 18, 2005 11:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
E ae Rafael,
Colocou qual relação? 3,15:1?
Parece-me que você ainda não ficou satisfeito, mas lembre-se que o câmbio ainda é de 4 marchas, que é um fator limitante e o motor... Não dá para fazer milagres com um Perkinho.
O diferencial ronca ou quando os rolamentos já eram ou quando o ajuste da coroa/pinhão fora mal executado. Se você questiona o ronco com o veÃculo parado, então não provém do diferencial, é bem mais provável que o ruÃdo venha da embreagem ou problemas nos sincronizadores. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Ago 19, 2005 5:37 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Raafael
Eu não entendi, diferencial ronca quando está parado???
Normalmente o ronco aparece em velocidade.
Na montagem de coroa pinhão, a folga deve ser ajustada, atráves dos calços no pinhão, mas dependendo da qualidade do conjunto até os dentes tem que ser ajustados.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 12:58 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
|
Prezado Rafael,
se o ronco aparece ao engatar a marcha e depois para, com certeza é no câmbio, uma vez que com o carro imobilizado o diferencial tb está. Os engates estão normais?
Talvez possa ser na embreagem, o ronco para qdo vc solta o pedal? Ou ele aparece justamente qdo vc solta o pedal?
Abraço! |
|
|
 |
Rafagoulart |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 4:44 pm Assunto: Relação 3,15:1 |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2005 Mensagens: 13 Localização: Brasilia
|
Eu mudei a relação, mas o que está ocorrendo é que quando está parada, para começar a andar, tenho que soltar a embreagem engatada ou para frente ou de ré, é aà que o ronco vem. Quando ela começa a andar, é que dá o ronco, mas quando ganha um pouquinbho de velocidade, ela pára aà é que não entendo. Outra coisa que está me deixando intrigado é que a velocidade do velocÃmetro não bate com a velocidade real. O velocÃmetro tá marcando em média de 22 km a menos. O que faço? |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 11:38 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Com relação ao velocÃmetro, dá uma olhada no tópico:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=181
Sugiro a você procurar algum local especializado em velocÃmetros/tacógrafos que eles poderão te sugerir calibrar o velocÃmetro. Ou eles mexem no instrumento (o que não recomendo) ou eles instalam um "redutor" que compensa a velocidade no cabo, logo na saÃda do câmbio.
Esse barulho de ronco, uma vez eu pensava que era no diferencial, mas era no escapamento. O miolo do silencioso que fazia barulho de um ronco embaixo do carro. Era audÃvel principalmente nas arrancadas e parava depois. Dá uma verificada: p.ex. dá umas "porradas" no silencioso e veja se ele está fazendo barulho. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Dom Ago 21, 2005 11:59 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
|
Nesse caso, realmente pode ser alguma coisa solta, conforme falou o Sekiya. Na Bonanza teve algo parecido qdo afrouxou uma abraçadeira do escapamento. Mas era mais uma vibração do que ronco... se bem que assim, por escrito, fica meio difÃcil a gente definir ronco, vibração, ruÃdo, etc.
Pode tb ser algo relacionado com o alinhamento do eixo/diferencial na montagem, pois nas arrancadas o eixo tende a girar no sentido contrário das rodas. Se o conjunto do diferencial não estiver bem ajustado na carcaça, o torque gerado pode causar esse barulho, desaparecendo com a redução da inércia.
Já o erro do velocÃmetro não deveria ocorrer, pois mudar a relação não altera a leitura de velocidade, somente a rotação do motor na mesma velocidade é que será outra. A leitura do contagiros, inclusive, estará correta tb. Para ocorrer distorção, teria que ter mexido no câmbio ou trocado os pneus por outros de diâmetro diferente.
Como regra geral, verifique primeiro o que for mais fácil. Em todo caso, o seu mecânico tem que dar garantia do serviço.
Abraço!
Abraço! |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 12:18 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
Ulysses, discordo quanto ao diferencial não alterar o velocimetro. Dá diferença sim, pois troca-se a relação do diferencial e como a 'leitura' é feita no câmbio, vai dar um diferença sim.
Quanto a solução, pode-se usar outro tipo de relação para as engrenagens do velocÃmetro no câmbio, basta calcular, só não sei como...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 12:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Falando em barulho, outro dia meu pai mandou trocar o rolamento do alternador pois estava escutando um barulho estranho ao substituir nao mudou em nada o barulho continuou, adivinhem o que era? A ponteira do parachoque frouxa vibrava em marcha lenta _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 1:07 am Assunto: |
|
|

|
Putz, Thales falei besteira...
Vai ver eu esqueci que o câmbio fica entre motor e o diferencial, hehehe... perdão pela braçada
Realmente, se o conjunto motor + transmissão gira mais rápido, a velocidade indicada será diferente da real.
Já o cálculo das engrenagens eu acho que não complicaria tanto, acredito que a troca do pinhão onde vai o cabo do velocÃmetro deva resolver. O problema deve ser encontrar as peças. Um lugar bom em SP para consertar essas coisas é a Takvel (http://www.takvel.com.br), eles são especializados em velocÃmetros e tacógrafos. Só não sei se o hodômetro vai ficar certo tb, pois o erro não é igual ao do velocÃmetro.
Dependendo do custo disso, uma solução mais prática seria colocar um velocÃmetro eletrônico, o qual é aferÃvel para qquer veÃculo. Veja em:
http://www.totemonline.com.br ou
http://www.encotec.com.br é o que eu uso, Compass Minitrip
Abraço! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 6:06 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Andreson
Para verificar ruÃdo dos rolamentos, vc pode utilizar estetoscópio mecanico ou simplesmente uma chave de fenda grande, encoste a ponta da chave de fenda no local do rolamento e encoste ouvido no cabo, vc ouvira o barulho do rolamento, se estiver suave fsssiiii esta bom e se tiver grrrrruuuuuu está ruim. (é bom praticar para poder saber melhor, pois o ruido se ouve, e um pouco dificil de escrever)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Gerson Lage |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 8:44 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF
|
Prezado Rafael,
Aqui em BrasÃlia tem uma loja no SOF sul, que instala o "redutor" no cambio para corrigir esta diferença, fica na rua do antigo "Padre CÃcero", bem na esquina do último conjunto. Qual a relação que você está usando. Como ficou o comportamento do veÃculo após a troca.
Abraços
Gerson _________________ Bonanza 94 S4T |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 12:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
tem dois tipos de redutores: um que vai entre o câmbio e o cabo do velocÃmetro e outro que vai entre o cabo do velocÃmetro e este no painel.
Já utilizei o do câmbio e não gostei. Não há uma boa fixação, ele fica preso no cabo e na engrenagem que sai do câmbio e cai com o tempo. Depois que caiu uma vez, cai frequentemente... Pode ser que no meu caso tenha ficado ruim a adaptação. De qualquer maneira, prefiro a alteração das engrenagens do velocÃmetro(coroa e pinhão) que vai no câmbio.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Rafagoulart |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 6:33 pm Assunto: relação e velocimetro |
|
|

|
Gente obrigado pelas dicas sobre a relação. Agora vou ver as dicas sobre velocimetro.
Ah!!! É bom saber que tem alguém de BrasÃlia (Gerson Laje) aqui fora eu.
Gente, não sei se faço certo, mas faço propaganda do fórum para todos os donos de picapes GM que conheço pois adorei participar.
Abraços
Rafa |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Seg Ago 22, 2005 11:04 pm Assunto: |
|
|

|
Thales, como era examente este redutor??? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
|