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Regulagem do Ponto de Ignição GM 4.1 |
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Sekiya |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 2:15 am Assunto: Regulagem do Ponto de Ignição GM 4.1 |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Caro Colegas,
Primeiramente, o que significa a sigla AMPS (sei lá se é isso mesmo) designado para a regulagem do ponto de ignição do motor GM 4100???
O problema é o seguinte: toda vez que piso no acelerador até o fim do curso, tanto em acelerações quanto em retomadas - principalmente em 3ª ou 4ª, o carro dá uma falhada rápida em uma certa rotação - cerca de 1800 RPM - e depois continua a acelerar normalmente. Não sei, mas acho que o problema está no ponto de ignição (ou na carburação). Já pedi para mecânicos regularem, mas o carro ficou muito pior. Tentei assim, regular eu mesmo, mas os resultados ainda não foram satisfatórios.
Desta forma, alguém poderia me informar como regular o ponto de ignição em conjunto com a carburação??? Sei que na polia da árvore de manivela há uma marca e que no bloco do motor há três pontos: 0 (zero), A e B. Para tal regulagem, em que local devo posicionar a polia? Informo que a polia já fora trocada e não tenho certeza se esta fora posicionada corretamente.
Obrigado
Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:40 pm, num total de 1 vez |
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tecnica |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 3:20 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Edu,
A sigla APMS significa Antes do Ponto Morto Superior, e normalmente acompanha uma indicação do avanço em graus, por exemplo 9o. APMS, que deve ser interpretado como 9 graus antes do ponto morto superior.
O 0 (Zero) na polia indica o PMS. As marcas A e B indicam os avanços, no caso A=10 graus.
O manual da Bosch ( estou encaminhando a página scaneada para vc), indica o avanço inicial entre 12 e 16 graus, ou seja, entre as marcas A e B da polia, com o avanço a vácuo desconectado.
O jeito mais simples de regular, sem pistola de ponto, é o seguinte:
1) Ligue o motor, e deixe chegar até a temperatura de trabalho.
2) Deixe em marcha lenta, desconecte o avanço a vácuo.
3) Solte o distribuidor. Bem vagarosamente, vá girando-o no sentido anti-horario. Note que a rotação vai subindo, até que, em certo ponto, o motor vai começar a vibrar e baixar a rotação. Volte, devagar, o distribuidor até que rotação volte a subir. Então fixe o distribuidor.
4) Reconecte o avanço à vácuo e regule a marcha lenta.
O motor então apresentara um funcionamento muito suave. Com o procedimento acima, o ponto está bem avançado. Ao andar, fique atento apenas às batidas de pino (grilar) qdo estiver em carga (por exemplo, subindo uma ladeira com o pé no fundo, em baixa rotação).
Com a nossa super gasool, isso não deverá acontecer. Mas, caso aconteça, atrase ligeiramente o ponto, girando o distribuidor no sentido horário.
Na tabela que eu estou te enviando, segue vários valores de regulagem que são interessantes, bem como o número dos componentes da ignição que devem ser conferidos.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Eduvelo |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 10:00 am Assunto: regulagem |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Oi pessoALL , vamos aproveitar essa verdadeira aula do Kiko ...
Sekiya , acho que além do ponto vc está com problema na regulagem de entrada de ar , pelo menos nos carburados que já tive esse problema de acelerar e não corresponder de imediato era regulagem mal feita no parafusinho da entrada de ar , depois de proceder com descrito pelo Kiko aconselho fazer essa regulagem , já tive problema tbm por estar com giclagem incorreta , veja se os gicles estão corretos tbm .
Abraços e boa sorte ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 1:26 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Edu,
Desculpe, não desmerecendo o Kiko, mas quem escreveu o artigo foi o Alexandre.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Eduvelo |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 2:13 pm Assunto: regulagem |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Valeu aà , desculpe o engano :oops: :oops: ...
De qqer maneira foi uma boa aula :D :D ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 6:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Estou procurando nas minhas bagunças as tabelas dos giclês. Um hora eu encontro
Abraços |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 10, 2003 7:52 pm Assunto: Motores a gasolina |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Estou chegando agora, e eu num sei de nada o que estava acontecendo.
Eu não conheço muito do motores a gasolina, pois a maioria da convivencia minha é com motores Diesel.
No passeio da Ford, perguntei para pessoal da Ford sobre o lançamento da F-250 cabine dupla, pareca que vão lançar, ou melhor deixar alguns por aqui do lote de exportação para Australia, mas sem data prevista, e o motor não vai ser V-8 powerstroke 6,0 litros, e sim MWM 6,07, o mesmo da F-250 atual, só que vai ser uma barcaça, pois utilizará a mesma caçamba da F-250, com mais de 6 metros de comprimento.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Sekiya |
Enviada: Seg Ago 11, 2003 12:48 am Assunto: Regulagem do Ponto de Ignição |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá Colegas,
Muito obrigado pelas informações. (Alexandre, valeu pelas tabelas!)
Quantos aos giclês, eu acredito que não haja grandes problemas, pois o carburador Brosol 3E é novo e original de fábrica, e foi limpo e regulado apenas uma vez, tanto que a marcha lenta está 10. (Mas qualquer informação a mais é bem vinda!)
Quanto à regulagem da mistura ar/combustÃvel, qual o procedimento correto para a sua regulagem? E quais os sintomas de uma mistura muito rica ou muito pobre? Pois não senti muita diferença no consumo ou nas velas apertando ou abrindo o bendito parafuso!
Quanto ao ponto de ignição, pergunto:
Como sou um pouco leigo nisso, se eu posicionar a polia entre as marcas do bloco do motor (A e B) e abrir o distribuidor, o cachimbo deve estar no ponto do 1° cilindro ou pode estar em uma outra posição??? Componentes como tampa do distribuidor ou cachimbo desgastados, ou terminais oxidados também podem levar ao sintoma descrito por mim??? |
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Eduvelo |
Enviada: Seg Ago 11, 2003 5:51 pm Assunto: regulagem |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Pessoal , vai eu me meter de novo , mas só estou querendo ajudar ...
Sekiya , se vc mexeu no parafuso de entrada de ar e não aconteceu nada é porque vc está com entrada de ar falsa , pode ser na base do carbura ou pelo corpo , os problemas com distribuidor deixam o carro fraco , sem potência , mas não causam atraso de aceleração , isso é mais problema na regulagem no carburador , passa a mão na base do carburador com ele funcionando e veja se acha algum chiado .
Abraços e boa pesquisa ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Seg Ago 11, 2003 8:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Sekiya,
Sim, ele pode estar em outra posição. Todo motor de 4 tempos leva 2 voltas do virabrequim para fazer um ciclo completo. Na tabela que eu te enviei tem um esquema do 1o cilindro (parece um disco de telefone, do lado das marcacoes de polia). É o que aponta para a frente do motor.
Como o Eduvelo falou, se mexendo no parafuso vc não percebe qq alteração, vc pode estar com entrada de ar falsa. Além dos citados por ele, observe mangueiras do hidravácuo, a mangueirinha do avanço, thermac e etc.
Eduvelo, desculpa discordar, mas falhas podem ser causadas por ignição ruim também.
Uma dica que ajuda (bastante) é, usando um multimetro automotivo (é um instrumento muito útil, principalmente nesta nova era da Injeção Eletrônica), medir a rotação do motor com a garra de indução.
Com a parte de ignição em ordem, o multimetro irá indicar a mesma rotação independente do cabo de vela que vc espetar a garra.
Se estiver havendo fuga de corrente, a rotação apontada por aquele cilindro estará menor ou maior. Macete: vc normalmente encontra um par bixado, um apontando menos e o outro mais ( faisca de um pula para o outro).
O procedimento para acertar a marcha lenta é bem parecido com a do distribuidor. Abra até a rotação começar a cair e o motor vibrar, depois volte um pouco.
Para confirmar, dê 2 toques rápidos no acelerador, como se vc tivesse tentando afogar o motor... ele não deverá ratear ao voltar para a lenta.
Para o teste definitivo é necessário um maço de cigarros (não serve caixinha): coloque de pé em cima da tampa de valvulas. Ele não pode cair
Espero que as dicas ajudem.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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