Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Pré-Aquecer o Alcool antes do carburador « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 6:48 pm    Assunto: Pré-Aquecer o Alcool antes do carburador Responder com Citação

Olá,

QUando faz frio, o carro perde força sensivelmente. Então eu estava pensando em fazer o seguinte:

Colocar um tudo de 10mm de cobre (tipo utilizado em refrigeração) com 30 cm entre o aquecimento do coletor e o radiador. Colocar um aspiral em volta desse tubo, de 6mm por onde passará o alccol antes de chegar ao carburador.

Então, com o aquecimento da água do motor, o tubo aquece e dissipa calor para a cerpentina que contém alcool. Esse alcool chega quente ao carburador, onde em pouco tempo ficará sempre aquecido.

Também, para garantir um fornecimento constante de água, pretendo colocar um recipiente tipo das Fiats com um litro e meio, colocado na base do radiador e no nível da tampa.

Será que o alcool mais quente melhorará o desednpenho e consequentemente a economia de combustível ?

Minha Brasinca a Alcool 4.1 está fazendo 4km/ litros na cidade 5km/litro na estrada.

Essas velas com três pontos e essas bobinas de alta tensão melhorarão a queima ? Podem ser utilizads sem problemas ?

Obrigado a todos,

Neemias
Rio de Janeiro - RJ
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 8:45 am    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos,

Esa idéia ficou na minha cabeça, um bom tempo, até que resolvi procrar na web se alguém já havia feito isso. Então achei um artigo muito interessnte em http://www.marcoscamerini.com.br/projetos.php

É um aquecedor que evapora o alcool, que entra em ebulição a 74 graus (+-), então o vapor é enviado diretamente ao pé do carburador, como é feito no Kit Gas. Nos testes, um monza 2.0 faz 16 km/l e aumenta 40% de força.

O Kit custa em tordo de R$2000,00. Fica mais barato e mais econômico que um Kit Gás.

Sem falar que o KIt gás não aumenta o rendimento do motor.

VCs já ouviram sobre isso ?

Neemias
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
fontana
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 10:24 am    Assunto: Re: Pré-Aquecer o Alcool antes do carburador Responder com Citação

NeemiasCruz escreveu:
Olá,

QUando faz frio, o carro perde força sensivelmente. Então eu estava pensando em fazer o seguinte:

Colocar um tudo de 10mm de cobre (tipo utilizado em refrigeração) com 30 cm entre o aquecimento do coletor e o radiador. Colocar um aspiral em volta desse tubo, de 6mm por onde passará o alccol antes de chegar ao carburador.

Então, com o aquecimento da água do motor, o tubo aquece e dissipa calor para a cerpentina que contém alcool. Esse alcool chega quente ao carburador, onde em pouco tempo ficará sempre aquecido.

Também, para garantir um fornecimento constante de água, pretendo colocar um recipiente tipo das Fiats com um litro e meio, colocado na base do radiador e no nível da tampa.

Será que o alcool mais quente melhorará o desednpenho e consequentemente a economia de combustível ?

Minha Brasinca a Alcool 4.1 está fazendo 4km/ litros na cidade 5km/litro na estrada.

Essas velas com três pontos e essas bobinas de alta tensão melhorarão a queima ? Podem ser utilizads sem problemas ?

Obrigado a todos,

Neemias
Rio de Janeiro - RJ

não perca tempo fazendo isso....vc só vai gasta dinheiro.....
o aquecimento do alcool tem q ser feito no coletor de admissão pra q o alccol não congele em contato com ele, o resto é bobagem....
o teu motor tem valvula termostatica correta???
o suistema de aquecimento de ar no filtro ta ligado???
qual carburador vc usa??? o solex H34???
velas de 3 pontos são uma porcaria...
bobina de alta tensão sem amplificador não adianta....é a mesma coisa q vc ligar um alto falante de 15" 1000W na saida do teu radio toca fitas...
depois existem outras variaveis pra economizar comb....
rodas e peneus???? calibragem correta???
geometria???
nem vo fala do estilo de andar.....hehehehehe....
só uma ultima pergunta, o teu motor é original a alcool???

Mecanica Fontana
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 11:06 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo com Fontana. Não existem milagres...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 11:29 am    Assunto: Responder com Citação

Está tudo OK. Assim que o carro esquenta, fica tudo OK. A idéia era somente agilizar o processar de esquentar o alcool, para esquentar mais rápido. Mas, e sobre o KIT de vaporizar o Alcool antes do carburador ? Vcs leram o projeto ? Teoricamente parece interessante.
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

Teoricamente a coisa pode até funcionar. Mas questiono algumas coisas:
- O álcool combustível é hidratado. Se evaporar o etanol vai sobrar água. E essa água? Vai ser injetada pelo bico e zicar a combustão... (hipótese?)
- Existem variações entre os combustíveis experimentais e aquele do posto da esquina. Como garantir funcionamento e economia com essas variações?
- Como garantir que os valores de consumo obtidos e divulgados são fidedignos? Durante testes existem variações de temperatura, vento, e outros que podem determinar diferentes margens de diferença entre consumo (só se fizeram em dinamômetro).

Isso está me parecendo coisa de "Prof. Pardal".
Mas uma coisa é certa: aquecer o álcool melhora principalmente a questão da partida a frio, tanto que nos carros flex, me parece que estão tentando desenvolver uma resistência para aquecer o álcool na bomba e eliminar o sistema de partida a frio.

fontana
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

NeemiasCruz escreveu:
Está tudo OK. Assim que o carro esquenta, fica tudo OK. A idéia era somente agilizar o processar de esquentar o alcool, para esquentar mais rápido. Mas, e sobre o KIT de vaporizar o Alcool antes do carburador ? Vcs leram o projeto ? Teoricamente parece interessante.

tudo bem, vamos por partes como diria Jack.....

vc vai investir 2000 num negocio desses, tudo bem pode até funcionar, mas dai vem a questão custoxbeneficio....quanto tempo demora pra se pagar???
coloca os 2000 numa aplicação e faz a conta de quanto tempo vc abastece...

existe outras maneiras de melhorar o teu motor.....isso eu não vo comenta aqui pq da muita polemica.....
posso te passar em pvt os dados...

agora xutando o balde:
vc quer economia??? faz como eu fiz....compra uma CG...45 dias com 33 reais.....

Mecanica Fontana
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação

fontana escreveu:
(...)existe outras maneiras de melhorar o teu motor.....isso eu não vo comenta aqui pq da muita polêmica.....
posso te passar em pvt os dados(...)

Porque Fontana. Diz para nós! Very Happy

fontana
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 12:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Sekiya escreveu:
fontana escreveu:
(...)existe outras maneiras de melhorar o teu motor.....isso eu não vo comenta aqui pq da muita polêmica.....
posso te passar em pvt os dados(...)

Porque Fontana. Diz para nós! Very Happy

pq sempre q eu comenbto isso da guerra....ta eu falo.....
mas primeiro leia esse link: www.cmracing.com.br leia a parte sobre ignição,conversão de motor....não precisa ler sobre turbo.....
depois nóis conversa......hehehehehehe....
só não vale volta me xingando.....

Mecanica Fontana
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Fontana, sei que o assunto é outro e coisa e tal...
Mas, só pra constar, com relação aos números e conclusões do site www.cmracing.com.br, lhe digo o seguinte:

Comprei um fiat uno 1.3 gasolina ano 90 em 1999, por R$ 4.000,00.
Percorria média de 4000 km/mes, a um custo, atual, de aproximadamente R$ 800,00.

Instalei Kit Gas por R$ 2.000,00.
Passei a percorrer os mesmos 4mil km/mes gastando R$ 341,40, economizando R$ 458,58 /mensais.
Nota: Paguei o kit em 10xR$200,00. Só a economia de R$ 458,58 pagou o kit e me deu uma sobra de outros R$ 258,58.

Rodei com o carro durante 04 anos (4x12x4000=192.000kms).
Economizei 4x12xR$458,58 = R$ 22.011,65

Vendi o carro mes passado por R$ 4.000,00.

Se tirar os 2.000,00 do kit (nem vou acrescentar os IPVAS 75% mais baratos), meu lucro foi de R$ 20mil aproximadamente..

Não posso dizer que guardei todo este dinheiro, mas posso dizer, seguramente, que pagou a escola das crianças.
Caso contrário, teria dado esta grana para os árabes, de uma forma ou de outra, mesmo com o "nosso" petróleo...

Resumo: Poderia ter dado a uno de presente e comprado um gol zero km (em novembro/2005) só com a economia de combustível !!!

Estes números eu conheço.
Só me desfiz do carro porque hoje já não viajo tanto quanto antes...
No meu gol, ainda não coloquei o kit.

Sei que meu caso é atípico pois andava MUUUIIITTTTOOOO ... Very Happy

Ah, sim, legal o vídeo de um motor 4tempos: http://www.cmracing.com.br/4tempos.zip Very Happy

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fontana
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 6:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Wander escreveu:
Fontana, sei que o assunto é outro e coisa e tal...
Mas, só pra constar, com relação aos números e conclusões do site www.cmracing.com.br, lhe digo o seguinte:

Comprei um fiat uno 1.3 gasolina ano 90 em 1999, por R$ 4.000,00.
Percorria média de 4000 km/mes, a um custo, atual, de aproximadamente R$ 800,00.

Instalei Kit Gas por R$ 2.000,00.
Passei a percorrer os mesmos 4mil km/mes gastando R$ 341,40, economizando R$ 458,58 /mensais.
Nota: Paguei o kit em 10xR$200,00. Só a economia de R$ 458,58 pagou o kit e me deu uma sobra de outros R$ 258,58.

Rodei com o carro durante 04 anos (4x12x4000=192.000kms).
Economizei 4x12xR$458,58 = R$ 22.011,65

Vendi o carro mes passado por R$ 4.000,00.

Se tirar os 2.000,00 do kit (nem vou acrescentar os IPVAS 75% mais baratos), meu lucro foi de R$ 20mil aproximadamente..

Não posso dizer que guardei todo este dinheiro, mas posso dizer, seguramente, que pagou a escola das crianças.
Caso contrário, teria dado esta grana para os árabes, de uma forma ou de outra, mesmo com o "nosso" petróleo...

Resumo: Poderia ter dado a uno de presente e comprado um gol zero km (em novembro/2005) só com a economia de combustível !!!

Estes números eu conheço.
Só me desfiz do carro porque hoje já não viajo tanto quanto antes...
No meu gol, ainda não coloquei o kit.

Sei que meu caso é atípico pois andava MUUUIIITTTTOOOO ... Very Happy

Ah, sim, legal o vídeo de um motor 4tempos: http://www.cmracing.com.br/4tempos.zip Very Happy

eu não falei em GNV.....falei em melhorar o consumo com Alcool ou Gasolina....mas como eu disse anteriormente, isso da muita polemica...
vo fica quieto não falo mais nada....

fui....

Mecanica Fontana
Wander
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Fontana,

Minhas primeiras palavras foram ... "Fontana, sei que o assunto é outro..."
E, em seguida, na 2a linha, ainda disse que era "... só pra constar..."
E, na mesma 2a linha, reforcei "... com relação aos números e conclusões DO SITE www.cmracing.com.br..."

E encerrei dizendo "Sei que meu caso é atípico pois andava MUUUIIITTTTOOOO "

Ficou bem claro que não era sobre o que vc estava falando, mas sobre o que a matéria do site indicado por sua pessoa colocou....

Estou do seu lado... não me leve a mal, por favor...

Apenas quis relatar uma experiência minha relacionada ao assunto, mesmo que tangencialmente, aqui para os amigos ... Very Happy

Não foi minha intensão criar polêmica...

Amigo, um abração e desculpa qualquer coisa, hein ??? Very Happy

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
NeemiasCruz
MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Enviei um e-mail para a pessoa do alcool vaporizado, ele retornou que está em fase final de produção e em breve entrará na comercialização, num preço bem em conta.

O processo já funciona industrialmente em http://www.gasalcool.com.br/

Se eu colocar esse vaporizador, o kit de ignição de potÊncia, e trocar a coroa e o pihão do diferencial, então, teoricamente, vai passar fácil dos 10km/l, e mais barato que um kit gás.

Vou tentar,

O pior que acontecer é eu vender a Brasinca pra pagar a dívida... hehhehhe he h eh eh eh eh
fontana
MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 4:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Wander escreveu:
Caro Fontana,

Minhas primeiras palavras foram ... "Fontana, sei que o assunto é outro..."
E, em seguida, na 2a linha, ainda disse que era "... só pra constar..."
E, na mesma 2a linha, reforcei "... com relação aos números e conclusões DO SITE www.cmracing.com.br..."

E encerrei dizendo "Sei que meu caso é atípico pois andava MUUUIIITTTTOOOO "

Ficou bem claro que não era sobre o que vc estava falando, mas sobre o que a matéria do site indicado por sua pessoa colocou....

Estou do seu lado... não me leve a mal, por favor...

Apenas quis relatar uma experiência minha relacionada ao assunto, mesmo que tangencialmente, aqui para os amigos ... Very Happy

Não foi minha intensão criar polêmica...

Amigo, um abração e desculpa qualquer coisa, hein ??? Very Happy

Wander, quem pede desculapas aqui sou eu, arrecem xeguei e ja fiz fulia....vo fica bem quieto e não falo mais nada....hehehhehehee....

Mecanica Fontana
Wander
MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 9:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado, Fontana. Foi bem esclarecedora a sua participação... Valeu !!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu