Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Conversão Blazer 4.3 V6 Gasolina p Alcool « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 12:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

O tratamento é niquelar as partes que entram em contato com o combustível.
Comprar a bomba nova até pode ser caro, mas não deixa de ser uma solução simples.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ARISMAR
MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 2:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caros Amigos

Problemas com a corrosão no sitema de alimentação de veículos alimentados a ALCOOL ?

Para a solução desse problema, basta o seguinte procedimento:

1. ao reabastecer, um tanque de 60 a 80 litros de alcool, adicione o seguinte aditivo:
" em 1,5 litro de gasolina aditivada, 250 ml de óleo Out Board ( lubrificante para motores de popa)"
CUIDADO! não utilizar o lubrificante comum para motores 2 tempos.
O óleo lubrificante que para mim deu o melhor resultado, foi o da Mobil Oil (Out Board SAE 40).
2. essa adição é recomendável antes do reabastecimento, pois aproveitar-se-a uma perfeita mistura durante o reabastecimento do alccool.
3. recomendável também preparar esse aditivo separadamente e antes: em uma garrafa (de coca-cola) adicionar o óleo lubrificante e a gasolina aditivada, homogeinizar a mistura e adiconar no tanque.
4. faça esse procedimento em reabastecimentos alternados durante os 4 primeiros. Nos posteriores, após 3 reabastecimento no 4º adicione esse "aditivo".
5. evitar que esse combustível com o "aditivo" permaneça no tanque, parado, por período acima de 15 dias.

Possuo um Ford Belina GL 1986 à alcool, e desde a aquisição desse veículo, em Ago 1986, tomo esse procedimento. Nunca ocorreu qualquer problema, não foi alterado o seu consumo e rendimento e todos os componentes do sistema de alimentação, do tanque ao carburador, estão novos; digo igual a zero KM, sem qualquer indício de corrosão. E já se passaram mais de 20 anos.

Tenho utilizado também esse óleo, puro, em proporções menores (150 ml), com intervalos de 3 meses, no Ford Fiesta com injeção, com a finalidade de uma lubrificação e limpeza geral. O mesmo já está com 120.000 Km, sem nenhuma limpeza ou regulagem do sistema, até aqui.

Os aditivos, de todas as marcas, encontrados no mercado, parece-me que não contribuíram para o fim que se destinam, isto é, evitar essa corrosão. Essa afirmação é comprovada através dos veículo à alcool de vários Amigos meus os quais utilizaram esses aditivos, na proporção recomendada e constante, e num prazo de aproximadamente 5 anos tiveram que substituir componentes do sistema.
Os carburadores, mesmo zincados ou cromados, foram atacados por essa corrosão.

Sucesso, meu Amigo. ARISMAR (914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jan 30, 2007 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Fernando, no caso a caixinha flex não aidantaria/atrasaria o ponto do motor? Ou se faz isto de outra forma?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 1:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Thales, a caixinha só muda a quantidade de combustível injetado, e de forma muito grosseira, ainda por cima. Tanto que tem casos em que não dá certo. Ponto se altera pelo chip, aliás, conversão correta se faz pelo chip, que além de funcionar corretamente, acaba rendendo uns cv a mais.
_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Pois eh, depois q coloquei os bicos originais e chipei o Omega, vish, melhoro um monte.... Very Happy
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
catão
MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007
Mensagens: 7
Localização: Jaguariuna-SP

Srs. Essas coisas realmente são muito complicadas, pois eu consultei vários mecânicos antes de colocar a caixinha em minha s10 4.3, optei em primeira instancia em chipar, porem todos me aconselharam ao contrario. Resumindo me informaram que era impossível fazer o motor vortec trabalhar com álcool, porem consegui.
O aparelho que instalei é o melhor que encotrei no mercado, pois faz a leitura da sonda quando solicitado e corrige o sistema.
Outro coisa, mudar um bomba de combustivel a gasolina para trabalhar com alcool, atualmente é muito facil de encontrar empresas que fazem isso, e ja não é tão caro como antes. Em uma simples pesquisa na net, encontrei varias.

_________________
S10 4.3 V6 est - S10 2.2 mpfi Dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 1:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

catão escreveu:
eu consultei vários mecânicos antes de colocar a caixinha em minha s10 4.3, optei em primeira instancia em chipar, porem todos me aconselharam ao contrario. Resumindo me informaram que era impossível fazer o motor vortec trabalhar com álcool, porem consegui.

E eles deram motivo pra afirmar que era impossível usar álcool? Se eu fosse você, eu voltava nessas oficinas e mostraria pra eles que está rodando com álcool. Não sei de onde tiram essa que não pode converter... Se tiver combustível inflamável vaporizado e oxigênio no cilindro, por que não funcionaria?
Mas te digo, pode ser que o resultado que você obteve tenha sido satisfatório, mas ideal eu garanto que não é.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
catão
MensagemEnviada: Qui Fev 01, 2007 8:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007
Mensagens: 7
Localização: Jaguariuna-SP

Voce tem razão, com certeza o ideal para a modificação é realmente mudar ponto de ignição, etc.
Mostrei para um dos mecanicos, o cara ficou quietinho, sem ter o que falar rss

_________________
S10 4.3 V6 est - S10 2.2 mpfi Dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Fev 04, 2007 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

e partida a frio, como fica? Pega bem, ou dá trabalho?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 1:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

A pergunta é pra mim ou pro catão? Embarassed
De qualquer forma, hoje em dia o mais simples ainda é instalar a partida a frio com o injetor de gasolina.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Pois eh, mas no meu ex-omega eu num cheguei a instalar, por causa do preço... e tb pq num tinha certeza se ia ficar com o carro... tava meio enrrolado.... Very Happy
Mas fica muito com, principalmente com injeção na partida... elétrica... Very Happy

Fernando, teu Omega ta no alcool ?! Imagino que sim, me lembro de vc ter passado uns valores absurdos do preço da gasolina aih.... Shocked

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 8:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Inicialmente a pergunta seria ao catão, mas já que você experiência no assunto, conte-nos.

Eu fico em dúvida quanto a converter um carro para álcool. Se o carro fosse meu, somente do meu uso, com certeza faria. Mas se fosse para uso familiar, fico com receio... minha mãe e irmãs não tem muitas manhas com o carro.

Uma dúvida maior seria quanto a partida a frio. Aqui em casa tivemos um Gol caixa 86 a álcool(acho que era CHT) que só viu gasolina no reservatório quando saiu da concessionária. Depois nunca mais. Nem judiar da bateria judiava, pois a original durou 5 anos e a segunda vendemos o carro com ela(2 anos).

Minha tia tinha uma Quantum com 1.8, mesma coisa... tava o maior frio, algo em torno de 12°. Ia ligar a bichinha, ela gemia um pouco mais ia de boa. Em compensação tivemos um 147 pick-up que com ou sem gasolina na partida era um parto pra pegar!!!

hoje com os reservatórios dando tantos problemas, tem hora que penso que se tivesse uma carro flex, já teria dado bicuda nele há tempos...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Fev 06, 2007 1:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Marcus escreveu:
Fernando, teu Omega ta no alcool ?! Imagino que sim, me lembro de vc ter passado uns valores absurdos do preço da gasolina aih.... Shocked

Tá original, na gasolina. Não pretendo converter. Primeiro porque não quero perder a originalidade e segundo porque aqui o álcool também é caro, custa a mesma coisa pra rodar com álcool ou com gasolina.
Thales Pimenta escreveu:
Eu fico em dúvida quanto a converter um carro para álcool. Se o carro fosse meu, somente do meu uso, com certeza faria. Mas se fosse para uso familiar, fico com receio... minha mãe e irmãs não tem muitas manhas com o carro.

No caso de carros injetados originais a álcool, o motorista simplesmente não percebe diferença entre este e o motor a gasolina. Nos convertidos, teria que fazer um esquema legal de partida a frio, mas concordo com você, existe chance de alguém menos experiente ter problemas.
O CHT é provavelmente o melhor motor a álcool carburado do mundo!
E é verdade, hoje em dia os flex tão dando bastante problema no reservatório... Mas tudo parece ser a baixa qualidade dos carros atuais. As coisas ficaram tão caras, que pra um carro manter a qualidade que tinha até o final da década de 90, acho que ele custaria uns 30% mais.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cosmo José Pereira
MensagemEnviada: Qui Fev 08, 2007 11:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Março de 2006
Mensagens: 1224
Localização: São Paulo

Oi Thales, tudo bem com vc, eu tenho essa Pickup A 10 a 21 anos,ja vão uns 15 anos que pega só no alcool,nunca deu dor de cabeça, tá certo que no frio ela demora um pouco,mas depois que pega ai vai embora,ela já teve um motor preparado que tinha mais ou menos 300 cv,o preparador dela foi o Rogerio da Allen, o cara prepara motor 6 cc, só pra arrancada,mesmo com as tres 45 ela pegava,facil,saudades desse motor que quebrou,tá jogado aqui na garagem de casa,se um dia eu tiver coragem de novo,vou abrir e montar de novo, abraços
_________________
cosmãojp - 549 ___________________ Pickup A 10 1984
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Ter Fev 13, 2007 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Cosmo,

Demorou, poe esse motor pra girar....

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB