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 OTIMIZAR O DESEMPENHO DO S4T « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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HOMEMDEBEM
MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 5:52 pm    Assunto: OTIMIZAR O DESEMPENHO DO S4T Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2005
Mensagens: 31
Localização: RIO DAS OSTRAS/RJ


Caros, mal cheguei e já começo a importuná-los. A questao e que minha D-20 com motor s4t esta entornando no minimo 1 litro a cada 7 ou 8 km na estrada, e minha esposa resolveu deixá-la de lado até que possamos resolver o problema. Nao entendo nada de mecanica, apesar de ter boa vontade e ter aprendido alguma coisa com o forum. podem me ajudar ?



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EVANDRO JAVALI TURBO
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LeonanFL
MensagemEnviada: Sex Set 23, 2005 7:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos..........

Primeiramente seja bem vindo Evandro...........

Bom, vamos ao que interessa, os catedraticos do site jaja aparecem, mas eu vou dar meu palpite
Primeiro, acho que vc nao vai conseguir muito milagre nao, um motor desse nao faz mais do que 11 km/l, pelo menos eu nunca vi
A de casa eh uma 93 com o mesmo motor, e há um tempo estava gastando um pouco e perdendo força nas subidas, levamos à um bombista e ele revisou a bomba injetora e os bicos, no nosso caso a bomba tava ok, mas os bicos precisaram de uma repassada.
O serviço nao eh dos mais baratos, mas ela ficou o bicho, andando a 120 (vel de cruzeiro), com o ar ligado, ela ta fazendo em torno de 9,5 km/l. Pra mim eh uma boa marca, levando em conta o peso da viatura............

Abraços..........

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 1:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Evandro como o Leonan ja te falou o consumo vai depender do estado do veiculo e motor bem como da forma como é utilizado e feitas suas devidas manutenções, aqui em casa nunca tivemos nenhum turbinado, mas o consumo e como o Leonan falou em torno de 9km a 11 por litro, ja fizemos com veraneio S4 aspirada em BR 14km/l, eu recomendaria vc procurar um bombista como o Leonan falou e pedir pra ver a situação. Ah ia esquecendo isso a 90~100km/h, como diz o ditado cavalo que anda, cavalo que come, nao adianta andar a 140 e esperar o mesmo consumo obtido a velocidade menor (nao sei se e o seu caso)

Só uma pergunta no documento da sua viatura, consta como? D20 Envemo ou Veraneio M Envemo? Pq esse modelo é igual aos modelos conhecidos por Veraneio M.

Abraços

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 7:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Evandro e Nani

Antes de responder, vão as perguntas:

1- A sua D-20 é original de fábrica (motor, cambio diferencial)?
2- Qual o tipo de uso vc faz, uso urbano, misto ou estradas?
3- Como está a força do motor?
4- Solta muita fumaça?

Pois tenho uma Bonanza S4 turbo, com uso típicamente urbana (cidade antiga de interior), faz em média 6,5 a 7,0 km/l, rodando em média uns 500 km por mes.
Mas quando faz viagens longas de uns 500 km, faz de 10 a 11 km/l

Abraços

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HOMEMDEBEM
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 7:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2005
Mensagens: 31
Localização: RIO DAS OSTRAS/RJ

só usamos para viagens a partir de 250 km de distância, ás vezes um pouco na cidade. (Vila Velha/ES). Minha mulher pisa com força, já eu ando na media de 120 km/h, foi tirada uma entrada de ar do turbo e agora ficou bem melhor. Como ter certeza de procurar um bombista ?
respostas pela ordem:
1- É uma C-20 1995 adaptada para diesel e cabinada Envemo (acabei de compra-la), o motor é o S4T, agora vou verificar o cambio e o diferencial, me foi informado que toda a mecanica é da D-20
2- uso somente para viagens medias e longas
3-Acho que está com muita potência, a meu ver, mas nao tenho experiencia necessaria para afirmar
4-não faz fumaça

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EVANDRO JAVALI TURBO
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 7:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Evandro e Nani

Eu não entendi o"foi tirada uma entrada de ar no turbo"
Em picapes com motor diesel de grande torque, não há neccessidade de "esticar" as marchas intermediárias, somente a 5ª para andar na velocidade.

Vai mais umas perguntas:

O velocimetro está correto? (em lombadas eletronicas)
O carro tem conta giros, a que RPM atinge 120 km/h
O silencioso é original do modelo turbo?

Abraços

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HOMEMDEBEM
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 10:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2005
Mensagens: 31
Localização: RIO DAS OSTRAS/RJ

havia um parafuso solto no estojo do turbo, teve que sacar para refazer a rosca, nao sei direito mas o mecanico disse que isso fazia com que o turbo nao passasse de 0,3 de pressao, agora chega a 0,6.
respostas pela ordem
1- o velocimetro esta correto confere com as lombadas eletronicas;
2- o veiculo nao tem conta giros, vai a pergunta: eu preciso dele? e posso instalar ?
3-desconheço qual silencioso esta instalado. outra pergunta: interfere no consumo ?

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EVANDRO JAVALI TURBO
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LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 10:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos.........

Bom Evandro, camionete adaptada já eh dificil de analisar à distancia, pois tem muita coisa que vai influenciar.
Em casa tem outra que eh um S4(original), que depois foi turbinado, o cambio eh clarck e o diferencial eh mais curto, (tudo original), pra vc ter uma ideia, essa nao faz mais do que 8,5km/l na estrada.
Minha opinião eh que nao existe milagre, mas se a viatura estiver sem força ou algo do tipo, ai eh problema...........
Já a historia do turbo, eu nao entendo muito, mas o seu Kiko vai ajudar muito, tenho certeza

Abraço

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 10:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Evandro

O conta giros pode ajudar a analisar a relação de transmissão.

Quanto a transmissão, pode ser tudo da D-20, mas tem que ver de que ano.

Configuração original vc pode ver na pagina inicial do nosso site, lá traz especificações das picapes.

Mas adiantando:

Motor Maxion S4T 120 CV a 2800 RPM, torque de 38 kgfm a 1600 RPM
Cambio ZF S-5, 5 marchas com 5ª over drive
Diferencial: 3,55:1
Vel. max. aprox 145 km/h

Para D-20 aspirados,

Cambio Clark 5 marchas , 5ª 1:1
Diferencial: 3,15:1
Vel. max. aprox. 125 km/h

Abraços

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 10:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Leonan

8,5 km/l na estrada está muito abaixo da média, é com a D-20 carregada?
A que velocidade?
Qual a pressão da trurbina?

Abraços

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LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 10:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
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Bom dia amigos...........

Olá seu Kiko.
Então, tb achamos um pouco baixo, mas eh uma 92.
Ela carregada e vazia faz mais ou menos a mesma media, andando a 110km/h
Acima disso ela ja urra demais.
A pressao da turbina eu nao sei, só sei que eh turbina grande que demora pra encher.
Ela gasta bastante, mas com 1000kg de carga ela mantem 100-110 de cruzeiro em qualquer estrada, e a media nao cai quase nada.

Qual eh a opinião do senhor??

Abraços..........

ps.: o motor ja esta um pouco cansado tb.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 11:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Leonan

Os motores de baixa rotação, a velocidade máxima é obtida na rotação de potência máxima, e maioria não tem problemas em andar na rotação máxima (120 ~ 130 km/h).

Na maioria dos motores a rotação de desequilibrio (onde motor vibra mais) está na faixa de 1900 ~2100 RPM.

Agora, manter a velocidade de cruzeiro, de uns 110 km/h, a maioria dos motores turbinados de picapes conseguem.

Abraços

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação



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Como o Sr. Kiko falou pode haver alguma parte do conjunto de transmissao de modelo diferente, relação do diferencial por exemplo ou cambio (na minha opiniao é facil perceber isso) o carro fica no limite trabalhando com giros muito alto, mas como vc afirmou nao ter muita experiencia pode ser o caso.

Abraços

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LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Set 24, 2005 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação



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Boa tarde amigos..........

Entao seu Kiko, o que eu quis dizer eh que ela consegue manter essa velocidade de cruzeiro carregada, e mantem a media de consumo.
Ah, e tem um detalhe que eu eskeci de falar, eu acho que a bomba ta um pouco aberta, mas em casa nunca mexemos.
No começo do ano vamus tirar o cambio e o motor, mandar fazer embreagem e verificar o conjunto, acho que depois disso ela vai estar um pouco melhor, vamus ver.........

Abraços.........

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MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 9:20 am    Assunto: Responder com Citação



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Senhores, levei a picape para trocar as buchas da suspensao e aí pude ver que o cambio é clark, acompanhei o eixo cardã e vi escrito na caixa de engrenagem traseira " Rockwell" e mais alguns numeros, deve ser a relação eu acho, estou ficando mais familiarizado com a caminhonete, até mesmo desisti de vender. OBS: depois que trocaram um parafuso no estojo do turbo (4 parafusos, 1 quebrado) que fica na lateral superior direita do motor, o consumo está em 11 km/l. É isso que devo esperar ? Me parece bom e a impressao geral é que tudo esta em ordem. Achei tb uma oficina boa especializada em diesel que já me deram varios 'bizus'.
PS: obrigado por suas respostas e interesse fraterno em colaborar com minhas duvidas infantis, quero possuir picapes GM por muito tempo e ficar nessa comunidade tb.

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EVANDRO JAVALI TURBO
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