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 Válvula termostática x cebolão ?? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Alexandre
MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 4:42 pm    Assunto: Válvula termostática x cebolão ?? Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Novembro de 2005
Mensagens: 9
Localização: SP-Interior

Boa tarde pessoal, sou novo aqui e finalmente ingressei no feliz "reino" dos proprietários de pick ups.
Comprei uma Silverado 4.1 gas. 96 e estou com a seguinte dúvida...acho que a temperatura está um pouco alta.
Chequei a válvula termostática e lá tem marcado a faixa de trabalho, que é mais alta do que eu encontrei no site da www.Thomson-net.com.br (fabricante) para este modelo de motorização (no site eles especificam 80 +/- 2 oC), ou seja estou realmente retendo água mais quente no motor e me assustei com isso.
Gostaría da ajuda de vocês em me dizer qual seria o correto para a faixa de trabalho deste motor na válvula termostática e também do cebolão do radiador que comanda a ventoinha. Acho que o meu foi modificado/trocado por outros valores.

Grato e um abraço a todos !
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Bem vindo Alexandre! Esteja a vontade no fórum.

Porque você está achando que a temperatura está muito alta? Está passando do meio do indicador?
Será que a sua Silverado não estava andando no álcool?

Não sei bem a temperatura ideal do motor 4.1i, mas o do Opala/C-20 a temperatura de abertura gira em torno de 75-79ºC e abertura total a 90ºC.

_________________
Abraços
Eduardo
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Alexandre
MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 8:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Novembro de 2005
Mensagens: 9
Localização: SP-Interior

Obrigado Eduardo;
Percebi pelo ponteiro e pelo número alto de vezes que a ventoinha liga, se comparado a caminhonete de um amigo. Com o preço da gasolina, é bem capaz que o antigo dono rodasse no álcool mesmo, mas como comprei de um estacionamento, agora não consigo mais saber....Algumas pessoas falam que o motor a injeção realmente trabalha em temperaturas mais altas que os motores carburados, por isso fiquei sem parâmetros com o Opala e a C20. Minha esperança é conseguir essa informação através de manuais ou especificações da GM....
mais uma vez obrigado a todos,
No aguardo,
Alexandre
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 7:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alexandre

O numero de paça é 93232441, e é o mesmo das C-20 e do Omega.
MTE Thompson = VT 242-80


Marca do Carro GM
Tipo de Produto VALVULA TERMOSTATICA
Modelo SILVERADO
Obs BR
Motor 4.1 MPFI
Ano 98/
Obs2 (Refil Gas.)
Número Original 93.232.441
Código MTE VT 242.80


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Alexandre, acredito a temperatura de trabalho dos motores não varia muito conforme o tipo de alimentação. O que vale é a concepção do motor. No caso do 4.1i, ele ainda é o bom e velho 6cc do Opala. O que acontece é que como a potência/rotação de corte subiu ele provavelmente vai trabalhar mais quente mesmo.

A sua dúvida é só por curiosidade mesmo??
Pois então, faça um teste. Retire a termostática e ande assim por um tempo e veja se a temperatura sobe mesmo ou fica bem baixo. Ou melhor ainda: já que você verificou e viu que a peça não é a indicada para a Silverado, troque e veja o resultado.

_________________
Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alexandre

Antes de mais nada vc tem que verificar a temoperatuura real, pois os marcadores de painel não são precisos.
Os mecanicos que mexem com injeção possui termometros.

Abraços

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Alexandre
MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 8:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Novembro de 2005
Mensagens: 9
Localização: SP-Interior

Obrigado pessoal; Já tenho bastante "dever de casa"
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Wander
MensagemEnviada: Dom Mai 28, 2006 7:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Kiko escreveu:
O numero de paça é 93232441, e é o mesmo das C-20 e do Omega.
MTE Thompson = VT 242-80
Marca do Carro GM
Tipo de Produto VALVULA TERMOSTATICA
Modelo SILVERADO
Obs BR
Motor 4.1 MPFI
Ano 98/
Obs2 (Refil Gas.)
Número Original 93.232.441


Bom Dia amigos !!!

Bem, o pessoal me pergunta o ano e modelo da picape para poder vender a valvula termostática.

O mesmo ocorreu com o cabo de embreagem, mas eu tinha o antigo para comparar com o novo a ser comprado.

No caso da válvula termostática, não tenho a antiga. Me digam uma coisa, se for possível (Very Happy): Minha picape é uma C14 ano 1968. Mas colocaram o motor diesel perkins 4.236, e me parece que a picape é toda D10.

Minhas dúvidas:

1. Como saber o que é D10 e o que é C14 ? Somente um mecânico experiente para identificar, não é mesmo?

2. Tem algo na picape que possa caracterizar que trata-se de uma C14 ou D10 ? O chassi por exemplo, onde fica marcado ? Ela está com os documentos em dia, mas aqui no Rio TUDO é possível... Já conferi a numeração do motor (anotado do bloco) e do chassi (anotado do documento) junto ao Detran e está tudo ok. Minha dúvida é apenas em relação às peças a serem adquiridas. . .

Se alguém puder ajudar . . .

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 28, 2006 7:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Wander

Quanto a valvula termostática, é só pedir por Perkins 4236 (D-10) pode dizer 1979~1984

O nº do chassi fica na ponta do chassi na parte de cima da longarina, ao lado do radiador no lado esquerdo visto de frente.

Abraços

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adalberto
MensagemEnviada: Dom Mai 28, 2006 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Wander não adianta você tentar ter uma definição sôbre c14 ou d10.
O negócio é o seguinte, seu carro é uma C14 e fim de papo mas ela sofreu algumas transformações, então você vai precisar apenas ter um pouco de paciencia nas buscas de pçs. Acredito que a unica mudança drastica tenha sido o motor e os demais componentes devem ser todos da C14, a não ser a suspenção dianteira que talvez mudaram tambem para aguentar o motor mais pesado e aí o ideal é você pedir para um mecanico tirar a duvida. Quando for possivel sempre leve a peça velha para servir como modelo. Só para ter uma ideia, meu pai tinha um jipe e procurava um jogo de rodas que ninguem tinha mas ai descobriu que a furação das rodas do jipe é a mesma da F1000, então foi só procurar por um jogo de rodas de F1000 e caso resolvido. Carro antigo é assim mesmo e é isso que dá o gostinho de possu-los, se bem que carro novo tambem tem suas frescuras, tente achar peças mecanicas de um Daweo Espero e vai precisar de um milagre. Agora tente achar pçs de Vectra, você consegue até em super mercado e o que poucos sabem é que o Espero é um vectra com outra roupa, ou seja, se precisar de pçs para o Espero procure por pçs do Vectra e o mesmo ocorria com os ladas que eram fiats com outra roupa.

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Adalberto
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César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2006 8:41 am    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 10057
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia Wander e Adalberto, inclusive aqui no RJ se você começar a perguntar no balcão de lojas de autopeças sobre peças de C-14, a resposta vai ser a mesma "Não tem", poe exemplo a cebolinha do freio da sua C-14(procure por peças de C-10), é de pressão e é a mesma do fusca.
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César Oliveira
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Wander
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2006 8:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
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Creio que o melhor é perguntar aqui primeiro, antes de ir às lojas Very Happy
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ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
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César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2006 8:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Vai poupar tempo com certeza.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 30, 2006 6:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Wander

Ou usar o catalogo de peças Chevrolet, achar o código original, pois a maioria dos catalogos tem indicação de código original GM.

Abraços

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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 30, 2006 8:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
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Kiko escreveu:
Ou usar o catalogo de peças Chevrolet


Onde consigo um ?

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