Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Diferenças na vedação do virabrequim - Motor 4.100 cm³ « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luca
MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 10:25 pm    Assunto: Diferenças na vedação do virabrequim - Motor 4.100 cm³ Responder com Citação

Olá amigos, sou novo em participação no Fórum, mas sou um apreciador silencioso, há muito tempo.
Estou à cata de um motor 4.100 cm³, álcool, para instalar no meu Engesa FII, e vejo que há uma infinidade de pequenas diferenças entre eles. Além da cor, do combustível utilizado, da carburação e do comando, parece que a partir de uma determinada data, o sistema de vedação do virabrequim deixou de ser por gaxeta de amianto e passou a ser por retentor. Alguém saberia me dizer a partir de qual ano de fabricação? É possível fazer a distinção sem desmontar o volante do motor? Existe também uma diferença no comprimento das varetas de acionamento dos balancins. Uns são vareta longa, e outros vareta curta. É isso mesmo? Por que há essa diferença?
Agradeço a todos.
Abraço

Luca

Sekiya
MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 11:49 am    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo Luca!

Para maiores informações sobre o motor 6cc 4.1 procure no site www.opala.com que eles discutem bastante sobre isso.

Me parece que não há uma data/ano específico para a introdução do retentor. Alguns alegam que já em 87 o motor já começou a vir com o retentor (quando o opala mudou visualmente). Outros dizem que foi a partir de 90. Segundo o CEP Chevrolet o uso do retentor iniciou-se a partir de 89.

Se dá ou não para ver sem desmontar só perguntado para um mecânico ou uma retífica (desculpe, mas eu nunca vi). Talvez só retirando o volante do motor mesmo.

O lance das varetas longas/curtas eu nunca ouvi falar. O que eu sei é que utilizaram bielas mais longas nos modelos a partir de 91. Eu acho que foi para suavizar o motor e para economia.

Se você quer um motor mais novo procure os de cor cinza, repare se a tampa de abastecimeto de óleo possui uma trava em cima (antes eram só a borracha), verifique a vareta de nível do óleo (+ novos é em forma de "T") e verifique a carburação (+ novos usam Brosol 3E). O resto é igual para todos (exceto a graxeta/retentor Wink)

Espero ter ajudado

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 7:04 am    Assunto: Responder com Citação

Um dos maiores Opaleiros do Brasil, tinha me dito que a gaxeta veio em 87. Mas um mecânico, preparador de Opala, diz que foi em 90, junto com as bielas longas. Resumindo, tem que pesquisar mais pra descobrir.
A diferença nas varetas pro motor 4100, é só pra Omega/Silverado. Estas são mais grossas e resistentes que as anteriores.
De resto é isso mesmo, dar preferência pro motor cinza, que são os a partir do meio do ano de 87.

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luca
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 8:37 am    Assunto: Responder com Citação

Sekyia e Fernando,
Desde já, agradeço a ajuda de vocês. Acho que vou ter que tirar o volante do motor Evil or Very Mad antes de comprar. A menos que eu tenha certeza, de antemão, que o motor é pós 90´s.

Abraço
Luca SP/SP

Luca
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 10:14 am    Assunto: Responder com Citação

Sekiya escreveu:
.. Para maiores informações sobre o motor 6cc 4.1 procure no site 'www.opala.com' ... Se você quer um motor mais novo procure os de cor cinza...
Valeu, Sekyia, boas dicas. Vou seguir.

Fernando furini escreveu:
Estas são mais grossas e resistentes que as anteriores.
Pode ser, Fernando, faz sentido. Meu meca deve estar trocando as bolas.

Vou abusar da paciência de vocês, pois surgiram mais dúvidas. Very Happy

Sekiya escreveu:
... Segundo o CEP Chevrolet o uso do retentor iniciou-se a partir de 89.
O que é o CEP Chevrolet. Sekyia?

Sekiya escreveu:
... eu sei é que utilizaram bielas mais longas nos modelos a partir de 91.
Como assim, Sekyia, biela longa? Reduziram a altura dos pistões? Ou elevaram a altura do bloco?

Abraço
Luca SP/SP

Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 11:11 am    Assunto: Responder com Citação

Luca,

CEP Chevrolet é o "Catálogo Eletrônico de Peças Chevrolet" que consta os códigos das peças GM e os seus respectivos veículos, além do ano de sua aplicação.

Quanto a biela longa eu sei que mexeram no pistão, pois se fosse no bloco a cilindrada aumentava. Essa biela era do motor 4cc. Isso foi para suavizar o motor e para aumentar a taxa de compressão.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 7:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Antes de 90, os motores tinham bielas de 5,7 polegadas. Depois passaram a 6 polegadas. Os pistões mudaram um pouco pra se adequarem a isso e aumentarem um pouco a taxa, que passou de 7,5:1 pra 8:1.
Quando você encontrar um motor, tente descobrir detalhes dele, daí a gente te ajuda a descobrir o ano.

No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luca
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Sekiya escreveu:
... biela era do motor 4cc. Isso foi para suavizar o motor e para aumentar a taxa de compressão.

Fernando furini escreveu:
Antes de 90, os motores tinham bielas de 5,7 polegadas. Depois passaram a 6 polegadas.... tente descobrir detalhes dele, daí a gente te ajuda a descobrir o ano.

Valeu, amigos. Já ajudaram muito. Espero para breve estar de posse de um 6 canecos.
Forte abraço.
Luca SP/SP

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu