Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Diferenças na vedação do virabrequim - Motor 4.100 cm³ « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luca
MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 10:25 pm    Assunto: Diferenças na vedação do virabrequim - Motor 4.100 cm³ Responder com Citação

Olá amigos, sou novo em participação no Fórum, mas sou um apreciador silencioso, há muito tempo.
Estou à cata de um motor 4.100 cm³, álcool, para instalar no meu Engesa FII, e vejo que há uma infinidade de pequenas diferenças entre eles. Além da cor, do combustível utilizado, da carburação e do comando, parece que a partir de uma determinada data, o sistema de vedação do virabrequim deixou de ser por gaxeta de amianto e passou a ser por retentor. Alguém saberia me dizer a partir de qual ano de fabricação? É possível fazer a distinção sem desmontar o volante do motor? Existe também uma diferença no comprimento das varetas de acionamento dos balancins. Uns são vareta longa, e outros vareta curta. É isso mesmo? Por que há essa diferença?
Agradeço a todos.
Abraço

Luca

Sekiya
MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 11:49 am    Assunto: Responder com Citação

Bem vindo Luca!

Para maiores informações sobre o motor 6cc 4.1 procure no site www.opala.com que eles discutem bastante sobre isso.

Me parece que não há uma data/ano específico para a introdução do retentor. Alguns alegam que já em 87 o motor já começou a vir com o retentor (quando o opala mudou visualmente). Outros dizem que foi a partir de 90. Segundo o CEP Chevrolet o uso do retentor iniciou-se a partir de 89.

Se dá ou não para ver sem desmontar só perguntado para um mecânico ou uma retífica (desculpe, mas eu nunca vi). Talvez só retirando o volante do motor mesmo.